Questões de Concursos UFES

Resolva questões de UFES comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q896148 | Nutrição, Custos, Nutricionista, UFES, UFES, 2024

Os serviços de alimentação possuem cada vez mais a necessidade de ter uma boa gestão de seus custos, o que possibilita maior controle de gastos e de desperdícios e possibilidades de investimentos. Sobre a gestão de custos, é CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q896149 | Geologia, Geologia Estrutural, Oceanólogo, UFES, UFES, 2024

Sobre a estrutura geológica do planeta Terra, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q896150 | Odontologia, Odontólogo, UFES, UFES, 2024

Sobre a doença peri-implante e os métodos de tratamento relacionados, é CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q896151 | Odontologia, Odontologia PréClínica, Odontólogo, UFES, UFES, 2024

Uma paciente procurou um profissional para fazer sua avaliação odontológica. Ao entrar no consultório, o profissional já observou que a paciente apresentava um nervosismo acentuado e buscou, no ato da anamnese, aprofundar sua observação, descobrindo que a paciente tinha muita ansiedade, chegando ao ponto de não conseguir dormir na véspera de uma consulta odontológica. Depois do exame clínico, foi constatado que, durante o tratamento, que foi aprovado, haveria a necessidade de uma cirurgia periodontal. Para permitir que houvesse um controle da ansiedade seria necessário a utilização de medicação específica ansiolítica. Considerando as normas de prescrição e receituário na Odontologia, sobre a obrigatoriedade para a emissão de uma receita de um medicamento controlado, é CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q896152 | Odontologia, Odontólogo, UFES, UFES, 2024

A prática baseada em evidência (PBE) é uma abordagem de atendimento ao paciente, que preconiza, dentro de seus fundamentos, a atenção aos valores do paciente, à melhor evidência disponível e à expertise do profissional. Para tanto, é necessário que o profissional de saúde busque cumprir todas as etapas da PBE, estando treinado para
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q896153 | Odontologia, Cistos e Tumores, Odontólogo, UFES, UFES, 2024

Uma lesão oral, que pode requerer uma biópsia para diagnóstico definitivo, enquadra-se no tipo de lesões
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q896154 | Odontologia, Cistos e Tumores, Odontólogo, UFES, UFES, 2024

No preparo e no envio de uma amostra para análise histopatológica após uma biópsia oral, deve ser observado o seguinte princípio geral fundamental:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q896155 | Odontologia, Cistos e Tumores, Odontólogo, UFES, UFES, 2024

Para garantir uma amostra adequada e representativa de uma lesão oral durante uma biópsia incisional, recomenda-se a seguinte técnica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q896156 | Odontologia, Odontólogo, UFES, UFES, 2024

A Imaginologia integra as informações complementares para um correto diagnóstico. O Cirurgião-Dentista deve conhecer profundamente o assunto para poder fazer uso das informações, tanto para a indicação das técnicas de obtenção de imagens quanto para sua execução e interpretação. Sobre a Imaginologia, analise as afirmativas a seguir:

I. A técnica do paralelismo só pode ser executada com o uso de posicionadores específicos, tanto para uso em filmes radiográficos, quanto para uso de receptores digitais, além do uso de cilindros localizadores de 40 cm, com redução do diâmetro do diafragma de chumbo e colimação adequada.

II. Com a maior facilidade de obter informações nas Tomografias Cone Beam, as técnicas de localização, como Clark e Richards (do objeto por vestibular), caíram em desuso, principalmente durante os procedimentos endodônticos, enquanto se desenvolvem as ações de tratamento em dentes multirradiculares.

III. O processo zigomático da maxila, o seio maxilar do lado direito e o túber da maxila são acidentes radiográficos radiopacos, observáveis na radiografia dos dentes 16/17/18.

IV. Quanto à justificativa para um exame radiográfico, é importante ressaltar que os achados de imagem devem ajudar potencialmente a direcionar o diagnóstico e/ou o plano de tratamento do paciente. No entanto, também podem ser realizadas radiografias administrativas (aquelas obtidas por outras razões que não o diagnóstico), embora não beneficiem o paciente, seja para o diagnóstico ou para o plano de tratamento do paciente, desde que seja autorizado pelo gestor do plano de saúde.

V. Quando o ângulo do feixe central de raios x é direcionado para a bissetriz do ângulo formado entre plano oclusal e longo eixo do dente, a imagem obtida será deformada, apresentando encurtamento da imagem dos dentes da região.


É INCORRETO o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q896157 | Odontologia, Odontólogo, UFES, UFES, 2024

A prática odontológica gera diversos riscos à saúde dos profissionais envolvidos e também pode gerar riscos aos pacientes, em caso de contaminação cruzada. Em um consultório odontológico, o dentista está revisando o protocolo de biossegurança para garantir que todos os procedimentos estejam alinhados com as melhores práticas para prevenção de infecções, a medida que representa a abordagem adequada e baseada em evidências para garantir a máxima segurança durante a manipulação e descontaminação de instrumentos críticos e semicríticos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q896158 | Odontologia, Diagnóstico Clínico e Radiográfico da Cárie, Odontólogo, UFES, UFES, 2024

A cárie é uma doença multifatorial e acomete uma grande parcela da população brasileira. As lesões de cárie podem ser paralisadas em qualquer estágio, por meio do controle da ingestão de açúcares e do retorno à homeostase do biofilme. Sobre as lesões de cárie, é CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q896159 | Odontologia, Odontólogo, UFES, UFES, 2024

Sabe-se que para se executar procedimentos cirúrgicos em um paciente, alguns passos são essenciais, como fazer um bom exame clínico, depois de uma anamnese bem feita, identificar os riscos, além do conhecimento e da habilidade para executar bem a técnica cirúrgica. No entanto, podem acontecer acidentes durante o procedimento. Sobre os aspectos que o Cirurgião Dentista deve conhecer e aplicar, analise as afirmativas a seguir:


I. Todos os pacientes esperam certo desconforto depois de qualquer procedimento cirúrgico e isso não precisa ser discutido com o paciente antes do início do procedimento. A primeira dose da medicação analgésica deve ser administrada só depois de os efeitos da anestesia local diminuírem, quando o paciente chegar em casa. A dor pós-operatória não é difícil de se controlar, mesmo se a administração da medicação analgésica for adiada.


II. Se no momento da extração houver a fratura do dente, o ideal é interromper o procedimento, devendo-se administrar antibióticos profiláticos e encerrar o procedimento para evitar infecção secundária, e agendar outro momento para remoção do fragmento a fim de evitar ampliação do campo cirúrgico e possível hemorragia.


III. Caso durante um procedimento cirúrgico oral, um paciente apresente um quadro de hemorragia inesperada e significativa, deve-se interromper imediatamente o procedimento, aplicar pressão direta na área de sangramento e avaliar a causa da hemorragia antes de decidir os próximos passos.


IV. Embora não seja corriqueiro, pois identifica uma atenção inadequada na avaliação préoperatória, pode ocorrer a extração do dente errado, quando solicitado por outro profissional. Se o dente errado for extraído e o cirurgião-dentista perceber esse erro imediatamente, o dente deve ser logo reimplantado no alvéolo.


V. A técnica recomendada para garantir uma amostra adequada e representativa de uma lesão oral durante uma biópsia incisional consiste na realização de cirurgia para remover toda a lesão para análise e a realização de uma sutura oclusiva para evitar hemorragia.


VI. Os ramos do quinto nervo craniano, que proporcionam inervação à mucosa e à pele, são as estruturas neurais adjacentes com maior probabilidade de serem lesionadas durante a exodontia. Se o nervo mentoniano for lesionado, o paciente experimentará parestesia ou anestesia do lábio e do queixo, mas se ele for seccionado em sua saída do forame mentual ou rompido ao longo de seu curso, é provável que a função do nervo mentoniano não retorne.


É CORRETO o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1027011 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Área Segurança do Trabalho, UFES, UFES, 2024

Um dado é dito honesto quando, após ser lançado, cada uma das suas seis faces tem a mesma probabilidade de aparecer virada para cima. Um certo dado honesto é lançado 5 vezes. A probabilidade de que uma face com número par apareça virada para cima exatamente 2 vezes é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q1027012 | Raciocínio Lógico, Diagramas de Venn Conjuntos, Área Segurança do Trabalho, UFES, UFES, 2024

Sejam A, B, C e D conjuntos tais que A, B e C são subconjuntos de D, sendo A ⊂ B, A ∩ C ≠ ∅ e (D − B) ∩ C ≠ ∅ e ∅ o conjunto vazio. Considere as afirmativas a seguir:

I. Existe elemento de D que não é elemento de A ∪ C. II. Existe elemento de A que não é elemento de C. III. Todo elemento de A é elemento de C. IV.Todo elemento de B é elemento de A. V. Existe elemento de C que não é elemento de A.
Entre as afirmativas acima, a única VERDADEIRA é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1027013 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Área Segurança do Trabalho, UFES, UFES, 2024

Os habitantes da cidade de Veracidade sempre falam a verdade e os habitantes da cidade de Falsidade nunca falam a verdade. Antônio, Bruno, Carlos, Daniel e Edson são amigos e cada um deles é habitante de uma dessas duas cidades. Eles fizeram as seguintes afirmações a respeito deles mesmos:

Antônio: “Nenhum de nós é habitante de Falsidade”. Bruno: “Exatamente um de nós é habitante de Falsidade”. Carlos: “Exatamente três de nós são habitantes de Falsidade”. Daniel: “Exatamente quatro de nós são habitantes de Falsidade”. Edson: “Todos nós somos habitantes de Falsidade”.

Entre os cinco amigos, o único que é habitante de Veracidade é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1027014 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Área Segurança do Trabalho, UFES, UFES, 2024

Em uma sala há 10 pessoas: A1, A2, A3, A4, A5, B1, B2, B3, B4 e B5. Para cada i ∈ {1, 2, 3, 4, 5}, a pessoa Ai não conhece a pessoa Bi . Para cada i ∈ {1, 2, 3, 4, 5}, sejam ai o número de pessoas da sala que a pessoa Aiconhece e bi o número de pessoas da sala que a pessoa Biconhece. Supondo-se que: os números a2, a3, a4, a5, b1, b2, b3, b4 e b5 sejam dois a dois distintos, que nenhuma pessoa conhece a si mesmo, e que se uma pessoa P conhece uma pessoa Q, então a pessoa Q conhece a pessoa P, conclui-se que b1 é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1027015 | Raciocínio Lógico, Problemas Lógicos, Assistente Administrativo, UFES, UFES, 2024

Quando escritos em ordem crescente, os cinco números inteiros x, y, z, w e r formam uma sequência tal que cada termo dessa sequência, a partir do segundo termo, é igual ao anterior adicionado de 4. Além disso, w é o maior dos cinco números, x é o menor dos cinco números, z > y > r e a soma de todos os cinco números é igual a r. Considerando isso, o produto x ∙ y ∙ z ∙ w ∙ r dos cinco números é igual a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1027016 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Assistente Administrativo, UFES, UFES, 2024

Amanda, Bruna, Carolina, Daniela, Eduarda e Fernanda são amigas que nasceram em cidades diferentes. Elas nasceram em Aracruz, Colatina, Guarapari, Linhares, São Mateus e Vitória, não necessariamente nessa ordem. Cada amiga pratica um único esporte. Considere as afirmativas a seguir:

I. Amanda e outra das amigas, que nasceu em Aracruz, praticam capoeira. II. Eduarda e outra das amigas, que nasceu em Colatina, praticam canoagem. III. Carolina e outra das amigas, que nasceu em Guarapari, praticam voleibol. IV. Bruna e Fernanda praticam judô. V. A amiga que nasceu em Guarapari não pratica judô. VI. A amiga que nasceu em São Mateus é mais velha do que Amanda. VII. A amiga que nasceu em Vitória é mais velha do que Carolina. VIII. Bruna não nasceu em Aracruz e pratica tênis. IX. Carolina não nasceu em São Mateus.

Considerando as afirmativas acima, o esporte praticado pela amiga que nasceu em Guarapari é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1027017 | Raciocínio Lógico, Fundamentos de Lógica, Assistente Administrativo, UFES, UFES, 2024

Cada uma das mulheres Ana, Beatriz e Celina ou sempre fala a verdade ou sempre mente. Elas fizeram as seguintes afirmações:

Ana: “Beatriz sempre mente”. Beatriz: “Ana sempre mente”. Celina: “Ana sempre mente”.

A respeito das três mulheres, pode-se garantir, com certeza, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.