Início

Questões de Concursos UFMA

Resolva questões de UFMA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q681310 | Engenharia Elétrica, Engenheiro Elétrica, UFMA, UFMA, 2019

Com base nas informações e características dos fluxo linearizado e método de Newton-Raphson desacoplado
rápido para fluxo de carga, avalie os itens a seguir indicando a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

182Q686035 | Português, Interpretação de Textos, Engenheiro Civil, UFMA, UFMA, 2019

Texto associado.

                 Em seu relatório com os dez maiores desafios de saúde para 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o movimento antivacina. O problema, que vem crescendo nos últimos anos, envolve a mobilização de pessoas e pais que afirmam que as vacinas não são seguras nem eficazes. Essas pessoas não se vacinam e nem imunizam seus filhos, o que causa um grande problema de saúde pública e pode colocar em risco a vida de outras pessoas.

                Segundo a OMS, o boicote à vacina tem várias causas, que variam de indivíduo para indivíduo. Para algumas pessoas, o problema reside na segurança das vacinas, principalmente em decorrência de casos isolados em que um cientista mal intencionado divulgou informações falsas para autopromoção. Outras acreditam que o período entre uma vacina e outra – especialmente no caso das crianças – é muito pequeno e deveria ser mais espaçado. Existem ainda as “teorias da conspiração” que consideram as vacinas como um método de controle populacional utilizado pelos governos.

                Qualquer que seja o motivo, as consequências já estão sendo sentidas em todo o mundo, ameaçando reverter décadas de progresso na erradicação de doenças evitáveis e trazendo riscos de vida. Em 17 anos, a vacina contra o sarampo, por exemplo, foi capaz de salvar a vida de 21 milhões de pessoas, diminuindo o número de mortos em 80%. 

                 No entanto, a doença retornou em países que estavam próximos de erradicar a doença. O número de casos globais cresceu em 30% nos últimos anos – e um dos motivos é a hesitação vacinal. Especialistas acreditam que a inclusão do movimento antivacina na lista da OMS evidencia os perigos que ele pode representar à saúde global. 

                                                                        (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Com base no texto, especifique quantos são os motivos que determinam o boicote à vacinação 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q685366 | Ética na Administração Pública, Analista de Tecnologia da Informação, UFMA, UFMA, 2019

Palhares, servidor público federal, lotado numa autarquia, sabe que há uma determinação legal para que em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público. E que essa Comissão tem, por lei, o poder de aplicar nos casos cabíveis a pena de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q688360 | Comunicação Social, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

“Em um job, as duplas de criação são movidas pelo espírito bricoleur precisamente na hora do(a) (______________), prática em que o redator e o diretor de arte lançam livremente ideias para depois aperfeiçoálas, adequando-as ao pedido de trabalho.” (CARRASCOZA; SANTARELLI, 2008). Preencha a lacuna com a palavra correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q693867 | Informática, Analista de Tecnologia da Informação, UFMA, UFMA, 2019

Sobre arquitetura de microcomputadores é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q693371 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, UFMA, UFMA, 2019

Em se tratando de legalização de obras de engenharia, qual alternativa é correta?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q707220 | Português, Interpretação de Textos, Administrador, UFMA, UFMA, 2019

Texto associado.
Texto 02 
                                                                                Festa junina à maranhense: conheça a tradição 
                                                                                                        do bumba meu boi
Murilo Busolin, São Luís 
22 de maio de 2018 | 04h00 
        Esqueça a paçoca em formato de rolha e a quadrilha com casamento do noivo e da noiva. Substitua o emblemático “olha a cobra/ é mentira” por “foi em uma noite estrelada de São João / que eu encontrei meu boizinho encantado”. Pronto: você chegou à festa junina de São Luís, que este ano ocorre, oficialmente, de 15 de junho a 1.º de julho. A capital maranhense não segue exatamente o roteiro das celebrações que estamos acostumados por aqui. Começando pelo básico: a estrela, ali, é o boi.
         Não qualquer boi: o bumba meu boi, cuja lenda, estima-se, venha lá do século 18, repleta de folclore indígena e negro. Conta-se que Catirina, grávida, sentiu desejo de comer a língua do boi mais precioso da fazenda onde trabalhava. Para satisfazer as vontades da amada, Pai Chico matou o boi – causando a ira de seu patrão. Mas, com ajuda de seres mitológicos, o boi ressuscitou, deixando todos felizes. [...] 
In: https://viagem.estadao.com.br/noticias/geral,festa-junina
 a-maranhense-conheca-a-tradicao-do-bumba-meuboi,70002317862 
Esqueça a paçoca em formato de rolha e a quadrilha com casamento do noivo e da noiva.” A regência do verbo grifado também está correta em: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q683788 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Tecnologia da Informação, UFMA, UFMA, 2019

Texto associado.
Em seu relatório com os dez maiores desafios de saúde para 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o movimento antivacina. O problema, que vem crescendo nos últimos anos, envolve a mobilização de pessoas e pais que afirmam que as vacinas não são seguras nem eficazes. Essas pessoas não se vacinam e nem imunizam seus filhos, o que causa um grande problema de saúde pública e pode colocar em risco a vida de outras pessoas. Segundo a OMS, o boicote à vacina tem várias causas, que variam de indivíduo para indivíduo. Para algumas pessoas, o problema reside na segurança das vacinas, principalmente em decorrência de casos isolados em que um cientista mal intencionado divulgou informações falsas para autopromoção. Outras acreditam que o período entre uma vacina e outra – especialmente no caso das crianças – é muito pequeno e deveria ser mais espaçado. Existem ainda as “teorias da conspiração” que consideram as vacinas como um método de controle populacional utilizado pelos governos. Qualquer que seja o motivo, as consequências já estão sendo sentidas em todo o mundo, ameaçando reverter décadas de progresso na erradicação de doenças evitáveis e trazendo riscos de vida. Em 17 anos, a vacina contra o sarampo, por exemplo, foi capaz de salvar a vida de 21 milhões de pessoas, diminuindo o número de mortos em 80%. No entanto, a doença retornou em países que estavam próximos de erradicar a doença. O número de casos globais cresceu em 30% nos últimos anos – e um dos motivos é a hesitação vacinal. Especialistas acreditam que a inclusão do movimento antivacina na lista da OMS evidencia os perigos que ele pode representar à saúde global. 
(Marcelo Camargo/Agência Brasil)
No enunciado extraído do último parágrafo... “que ele pode representar à saúde global.” O pronome ele referese a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

189Q687779 | Legislação Federal, Enfermeiro, UFMA, UFMA, 2019

Texto associado.

Clarissa ocupa o cargo de técnico-administrativo numa das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação. Foi questionada por sua colega de trabalho Paola acerca de como se dá o desenvolvimento do servidor no âmbito do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, nas Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, de acordo com o que estabelece a Lei
Nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Clarissa respondeu que:
I - O desenvolvimento do servidor na carreira darse-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão por
 Mérito Profissional.
II– A progressão por Mérito Profissional é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subsequente, a cada 2 (dois) anos de efetivo exercício, desde que o servidor apresente resultado fixado em programa de avaliação de desempenho, observado o respectivo nível de capacitação.
III– A mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento acarretará mudança de nível de classificação. Estão corretas as seguintes afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

190Q709065 | Direito Administrativo, Licitações Públicas Lei 8666 93, Administrador, UFMA, UFMA, 2019

Sobre o processo de compras realizado pela Administração Pública a que se refere o Art. 15, da Lei 8.666, de 21 de junho de 1993, analise os enunciados abaixo e coloque V para as sentenças verdadeiras e F para as sentenças falsas. A seguir, marque a opção que contém a sequência correta. 
( ) As compras, sempre que possível, deverão atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas. 
( ) As compras devem ser sempre realizadas em sua totalidade não devendo ser subdivididas, visando assim uma maior economicidade, independentemente das peculiaridades do mercado. 
( ) As compras realizadas pela Administração Pública em hipótese alguma devem submeter-se às condições de aquisição e pagamento semelhantes às do setor privado. 
( ) As compras devem ser processadas através de sistema de registro de preços, sempre que possível. 
( ) As compras devem balizar-se, na medida do possível, pelos preços praticados no âmbito dos órgãos e entidades da Administração Pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

191Q681197 | Enfermagem, Enfermeiro, UFMA, UFMA, 2019

Constituem diretrizes da política nacional do idoso: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

192Q685852 | Governança de TI, Analista de Tecnologia da Informação, UFMA, UFMA, 2019

Qual processo faz parte da Transição de Serviços
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q682704 | Português, Interpretação de Textos, Engenheiro Civil, UFMA, UFMA, 2019

Texto associado.

                Em seu relatório com os dez maiores desafios de saúde para 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu o movimento antivacina. O problema, que vem crescendo nos últimos anos, envolve a mobilização de pessoas e pais que afirmam que as vacinas não são seguras nem eficazes. Essas pessoas não se vacinam e nem imunizam seus filhos, o que causa um grande problema de saúde pública e pode colocar em risco a vida de outras pessoas.

                Segundo a OMS, o boicote à vacina tem várias causas, que variam de indivíduo para indivíduo. Para algumas pessoas, o problema reside na segurança das vacinas, principalmente em decorrência de casos isolados em que um cientista mal intencionado divulgou informações falsas para autopromoção. Outras acreditam que o período entre uma vacina e outra – especialmente no caso das crianças – é muito pequeno e deveria ser mais espaçado. Existem ainda as “teorias da conspiração” que consideram as vacinas como um método de controle populacional utilizado pelos governos.

                Qualquer que seja o motivo, as consequências já estão sendo sentidas em todo o mundo, ameaçando reverter décadas de progresso na erradicação de doenças evitáveis e trazendo riscos de vida. Em 17 anos, a vacina contra o sarampo, por exemplo, foi capaz de salvar a vida de 21 milhões de pessoas, diminuindo o número de mortos em 80%. 

                 No entanto, a doença retornou em países que estavam próximos de erradicar a doença. O número de casos globais cresceu em 30% nos últimos anos – e um dos motivos é a hesitação vacinal. Especialistas acreditam que a inclusão do movimento antivacina na lista da OMS evidencia os perigos que ele pode representar à saúde global. 

                                                                        (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

No enunciado extraído do último parágrafo... “que ele pode representar à saúde global.” O pronome ele referese a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q686305 | Legislação Federal, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

Clarissa ocupa o cargo de técnico-administrativo numa das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação. Foi questionada por sua colega de trabalho Paola acerca de como se dá o desenvolvimento do servidor no âmbito do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, nas Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, de acordo com o que estabelece a Lei Nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005. Clarissa respondeu que:
I - O desenvolvimento do servidor na carreira darse-á, exclusivamente, pela mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento mediante, respectivamente, Progressão por Capacitação Profissional ou Progressão porMérito Profissional.
II– A progressão por Mérito Profissional é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subsequente, a cada 2 (dois) anos de efetivo exercício, desde que o servidor apresente resultado fixado em programa de avaliação de desempenho, observado o respectivo nível de capacitação.
III– A mudança de nível de capacitação e de padrão de vencimento acarretará mudança de nível de classificação. Estão corretas as seguintes afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q684013 | Português, Interpretação de Textos, Enfermeiro, UFMA, UFMA, 2019

No enunciado extraído do último parágrafo... “que ele pode representar à saúde global.” O pronome ele referese a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

196Q693974 | Enfermagem, Enfermeiro, UFMA, UFMA, 2019

Com relação ao uso de dispositivos para oxigenoterapia ao neonato com Síndrome do Desconforto Respiratório, qual dos cuidados abaixo não se refere ao CPAP nasal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q710232 | Legislação Federal, Administrador, UFMA, UFMA, 2019

Texto associado.
O Art. 1º, §2º, da Lei n°12.772, de 28 de dezembro de 2012, revela que as classes da Carreira de Magistério Superior receberão denominações de acordo com a titulação do ocupante do cargo. Sobre essa convenção, relacione a primeira coluna com a segunda e, em seguida, marque a alternativa que contém a sequência correta. 
1ª Coluna 
(1)Classe A 
(2)Classe B 
(3)Classe C 
(4)Classe D 
(5)Classe E
2ª Coluna 
( ) Professor Titular 
( ) Professor Adjunto A, se portador do título de doutor 
( ) Professor Assistente 
( ) Professor Assistente A, se portador do título de mestre 
( ) Professor Adjunto 
( ) Professor Auxiliar, se graduado ou portador de título de especialista 
( ) Professor Associado 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

198Q709765 | Direito Administrativo, Licitações Públicas Lei 8666 93, Administrador, UFMA, UFMA, 2019

A Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências. Sobre essa modalidade de licitação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q690425 | Enfermagem, Enfermeiro, UFMA, UFMA, 2019

A institucionalização do Sistema Único de Saúde define a organização da rede de atenção à saúde e as ações de saúde tanto no âmbito hospitalar e ambulatorial. Dentre os procedimentos a seguir, quais os que podem ser realizados em ambulatório?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

200Q687226 | Português, Interpretação de Textos, Enfermeiro, UFMA, UFMA, 2019

Texto associado.

Marque a alternativa que pode substituir o conectivo destacado, sem alterar o sentido original do enunciado: “ No entanto, a doença retornou ...”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.