Início

Questões de Concursos UFMG

Resolva questões de UFMG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q982780 | Eletrotécnica, Área Eletrotécnica, UFMG, UFMG, 2025

Com relação às propriedades dos materiais utilizados em instalações elétricas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

202Q982807 | Estatuto da Pessoa com Deficiência PCD, Lei nº 10048 de 2000, Área Medicina do Trabalho, UFMG, UFMG, 2025

Assinale a seguir, a condição que nos termos do Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004 é caracterizada como deficiência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

203Q982906 | Química, Área Química, UFMG, UFMG, 2025

De acordo Mortimer, E. F.; Machado, A. H., em “Química” (2017), acerca do modelo cinético molecular, os estados físicos da matéria e suas propriedades, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) diante de cada afirmativa a seguir.

( ) As partículas não são capazes de se movimentarem no estado sólido. ( ) As partículas no estado sólido não possuem espaços vazios entre elas. ( ) As partículas no estado líquido possuem espaços vazios entre elas. ( ) As partículas expandem suas dimensões ao alcançarem o estado gasoso.

Assinale a alternativa com a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

204Q982796 | Direito Administrativo, Área Medicina do Trabalho, UFMG, UFMG, 2025

De acordo com o Artigo 5º da Lei nº11.091/2005, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, são verdadeiros os conceitos, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

205Q980321 | Química, TeóricoPrática, UFMG, UFMG, 2025

Ao dissolver-se 60 g de cloreto de sódio em 390 mL de água, é obtida uma solução cuja densidade é igual a 1,5 g/mL. Considerando-se a densidade da água igual a 1,0 g/mL, a concentração dessa solução em g/L é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

206Q982947 | Engenharia Agronômica, Tecnologia e Produção de Sementes Agrícolas, Engenheiro Agrônomo, UFMG, UFMG, 2025

No mercado de sementes de milho, há disponibilidade de variedades e híbridos. Sobre as variedades e híbridos da cultura do milho, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

207Q982818 | Medicina, Área Medicina do Trabalho, UFMG, UFMG, 2025

Os agentes físicos presentes nos ambientes de trabalho podem constituir causas de dermatoses ocupacionais, determinando vários quadros clínicos. O quadro clínico que pode ser provocado tanto pela exposição ao frio quanto pela exposição ao calor é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

208Q982778 | Eletrotécnica, Instalações Elétricas em Eletrotécnica, Área Eletrotécnica, UFMG, UFMG, 2025

Em relação às instalações elétricas de baixa tensão, analise as afirmativas a seguir:

I. A simbologia elétrica utilizada em projetos deve seguir normas técnicas específicas para garantir uniformidade e interpretação correta.
II. Em projetos unifilares, a representação de todos os condutores fase, neutro e proteção devem ser feita individualmente.
III. A NBR 5410 permite o uso de condutores com seção inferior a 1,5 mm² em circuitos de iluminação, desde que protegidos adequadamente.
IV. A representação multifilar é mais comum em diagramas de comando e força, sendo menos utilizada em projetos residenciais.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

209Q982790 | Português, Área Medicina do Trabalho, UFMG, UFMG, 2025

Texto associado.
INSTRUÇÃO: Leia o texto I para responder à questão.

Texto I

A inveja sempre foi um assunto das religiões monoteístas e politeístas. Sua força foi constantemente observada e combatida. Na Bíblia, a inveja está na serpente que aborda Adão e Eva no paraíso, mas também no gesto dos irmãos de José que vendem o irmão caçula para mercadores egípcios, assim como no ato de Caim matando Abel ou no de Pilatos entregando Jesus para ser morto em vez de Barrabás. A própria rivalidade de Esaú e Jacó carrega algo de inveja.
Na mitologia grega, ela é personificada pelo deus Phthónos, causador de danos. No candomblé, a inveja é Ilara, uma força maléfica que deve ser evitada a todo custo. Afeto fundador da cultura ocidental, no Gênese bíblico, a inveja é o sentimento do diabo, personificado na serpente que se move para corromper a inocência do casal criado por Deus. A tentação do mal nada mais é do que a armadilha da intriga, tática habitual do invejoso em seu gesto de provocar destruição por meio de manipulações psíquicas e linguísticas.
A queda da inocência, posição de felicidade de quem vive no Paraíso, resulta no conhecimento, e não se pode dizer que ela não tenha sido provocada pelo cinismo insidioso, rastejante e vil da cobra invejosa. Mesmo que alguém ache que valha a pena pagar o preço pelo conteúdo descoberto, a saber, o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, ninguém poderá dizer que a intenção da cobra fosse boa.
A história da inveja confunde-se com a história de outras paixões tristes como o ódio, em cujas manifestações ela se torna conhecida. Na contramão, a inveja é algo que se esconde. Vivida por muitos como um tormento silencioso, ela expõe a verdade do invejoso para ele mesmo. Trata-se, portanto, de uma afetividade profundamente paradoxal que muitas pessoas exercitam ao longo da experiência humana e responde à questão sobre quem se é diante dos outros quando a existência de alguém traz sofrimento porque, não sendo esse alguém, o invejoso já não é ninguém.
A inveja é um afeto impopular. Admiração sem amor, êxtase sem prazer, apetite sem desejo, disposição sem amizade, fascínio sem admiração, olhar que devora sem fome que o desculpe. Paixão envergonhada, a inveja é um sentimento que causa mal-estar em quem o sente, tendo como alvo um outro que, na posição de invejado, não sentirá nada parecido com seu algoz. Com sorte, o invejoso permanecerá inativo e em silêncio, afogado em seu próprio mal-estar. Infelizmente, nem sempre é assim, e os efeitos funestos dessa condição podem ser experimentados da pior forma por vítimas envenenadas até a morte.
Fingida, a inveja flutua na linguagem, maculando e construindo verdades, sempre parceira da intriga e da mentira. A inveja é o contrário da coragem sem ser a mera covardia do amedrontado, pois ela implica a trama, cheia de métodos. Como o Iago de Shakespeare, o invejoso faz desvios para alcançar seu objetivo, que é destruir o outro que ele não pode ser. Ele atalha, sorrateiro, como a menina Ofélia, de Clarice Lispector, corroborando a miséria que toma conta dos sentidos.
A inveja está na base do ódio, efeito de um abandono original, de um lugar desamado, de uma má acolhida no mundo. Uma estética e uma iconografia da inveja, assim como uma psicanálise e uma política desse sentimento, podem ser elucidativas a respeito da sua envergadura fenomenológica no todo da experiência humana em sua vocação para a infelicidade.

TIBURI, Márcia. Dossiê sobre a inveja. Revista Cult, São Paulo, p. 3-5, 2024. (Adaptado).
No processo de comunicação, a linguagem desempenha diferentes funções. Ao abordar a questão da inveja no primeiro parágrafo do texto, é correto afirmar que a autora faz uso da função
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

210Q982792 | Português, Sintaxe, Área Medicina do Trabalho, UFMG, UFMG, 2025

Texto associado.
INSTRUÇÃO: Leia o texto I para responder à questão.

Texto I

A inveja sempre foi um assunto das religiões monoteístas e politeístas. Sua força foi constantemente observada e combatida. Na Bíblia, a inveja está na serpente que aborda Adão e Eva no paraíso, mas também no gesto dos irmãos de José que vendem o irmão caçula para mercadores egípcios, assim como no ato de Caim matando Abel ou no de Pilatos entregando Jesus para ser morto em vez de Barrabás. A própria rivalidade de Esaú e Jacó carrega algo de inveja.
Na mitologia grega, ela é personificada pelo deus Phthónos, causador de danos. No candomblé, a inveja é Ilara, uma força maléfica que deve ser evitada a todo custo. Afeto fundador da cultura ocidental, no Gênese bíblico, a inveja é o sentimento do diabo, personificado na serpente que se move para corromper a inocência do casal criado por Deus. A tentação do mal nada mais é do que a armadilha da intriga, tática habitual do invejoso em seu gesto de provocar destruição por meio de manipulações psíquicas e linguísticas.
A queda da inocência, posição de felicidade de quem vive no Paraíso, resulta no conhecimento, e não se pode dizer que ela não tenha sido provocada pelo cinismo insidioso, rastejante e vil da cobra invejosa. Mesmo que alguém ache que valha a pena pagar o preço pelo conteúdo descoberto, a saber, o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, ninguém poderá dizer que a intenção da cobra fosse boa.
A história da inveja confunde-se com a história de outras paixões tristes como o ódio, em cujas manifestações ela se torna conhecida. Na contramão, a inveja é algo que se esconde. Vivida por muitos como um tormento silencioso, ela expõe a verdade do invejoso para ele mesmo. Trata-se, portanto, de uma afetividade profundamente paradoxal que muitas pessoas exercitam ao longo da experiência humana e responde à questão sobre quem se é diante dos outros quando a existência de alguém traz sofrimento porque, não sendo esse alguém, o invejoso já não é ninguém.
A inveja é um afeto impopular. Admiração sem amor, êxtase sem prazer, apetite sem desejo, disposição sem amizade, fascínio sem admiração, olhar que devora sem fome que o desculpe. Paixão envergonhada, a inveja é um sentimento que causa mal-estar em quem o sente, tendo como alvo um outro que, na posição de invejado, não sentirá nada parecido com seu algoz. Com sorte, o invejoso permanecerá inativo e em silêncio, afogado em seu próprio mal-estar. Infelizmente, nem sempre é assim, e os efeitos funestos dessa condição podem ser experimentados da pior forma por vítimas envenenadas até a morte.
Fingida, a inveja flutua na linguagem, maculando e construindo verdades, sempre parceira da intriga e da mentira. A inveja é o contrário da coragem sem ser a mera covardia do amedrontado, pois ela implica a trama, cheia de métodos. Como o Iago de Shakespeare, o invejoso faz desvios para alcançar seu objetivo, que é destruir o outro que ele não pode ser. Ele atalha, sorrateiro, como a menina Ofélia, de Clarice Lispector, corroborando a miséria que toma conta dos sentidos.
A inveja está na base do ódio, efeito de um abandono original, de um lugar desamado, de uma má acolhida no mundo. Uma estética e uma iconografia da inveja, assim como uma psicanálise e uma política desse sentimento, podem ser elucidativas a respeito da sua envergadura fenomenológica no todo da experiência humana em sua vocação para a infelicidade.

TIBURI, Márcia. Dossiê sobre a inveja. Revista Cult, São Paulo, p. 3-5, 2024. (Adaptado).
Com base na modalidade padrão escrita da Língua Portuguesa, analise os trechos extraídos do texto I e as justificativas apresentadas sobre eles. Em seguida, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

211Q982804 | Segurança e Saúde no Trabalho, Área Medicina do Trabalho, UFMG, UFMG, 2025

Estima-se que 16% dos casos de asma em adultos sejam causados pela inalação de substâncias encontradas no ambiente de trabalho. Com relação à asma relacionada ao trabalho, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

212Q982901 | Química, Área Química, UFMG, UFMG, 2025

Considerando o “Guia de Laboratório para o Ensino de Química: Instalação, Montagem e Operação. Conselho Regional De Química – IV Região SP, 2022”, acerca das bancadas de laboratório, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) diante de cada afirmativa a seguir.

( ) “Parede”: é quase sempre usada para colocação de estufas, muflas, balanças, dentre outros.
( ) “U”: é mais utilizada para colocação de aparelhos por deixar apenas um dos seus lados para os usuários.
( ) “Ilha”: é totalmente isolada e quase sempre tem pias nas extremidades e uma prateleira central.
( ) “Península”: é uma variação do tipo ilha por estar acoplada a uma parede por um dos seus lados.

Assinale a alternativa com a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q982907 | Química, Área Química, UFMG, UFMG, 2025

Ao trafegar por uma distância de 416 km, um veículo consumiu um tanque completo de combustível, cuja capacidade é igual a 40 litros, de etanol anidro. Nesse trajeto, cerca de 15% da combustão ocorreu de forma incompleta, produzindo monóxido de carbono como produto.
Se a densidade do etanol anidro é igual a 0,8 g.cm-3, a quantidade média de matéria de monóxido de carbono liberada por quilômetro trafegado por esse veículo é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

214Q982781 | Eletrotécnica, Área Eletrotécnica, UFMG, UFMG, 2025

A classificação IP (Ingress Protection), definida por normas técnicas, indica o grau de proteção proporcionado por invólucros de equipamentos elétricos contra a entrada de corpos sólidos e líquidos. Com base nessa classificação, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

215Q982966 | Enfermagem, Técnico em Enfermagem TeóricoPrática, UFMG, UFMG, 2025

Em relação ao uso seguro de medicamentos, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) diante das afirmativas a seguir.

( ) Verificar a identidade do paciente antes da administração de medicamentos é uma prática essencial para evitar erros de medicação.
( ) É aceitável administrar medicamentos prescritos sem questionar, mesmo que haja dúvidas sobre a dosagem.
( ) A técnica asséptica durante a preparação e administração de medicamentos por via parenteral é fundamental para prevenir infecções.
( ) A administração de medicamentos deve ser registrada no prontuário do paciente apenas se ocorrer alguma reação adversa.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

216Q980314 | Química, TeóricoPrática, UFMG, UFMG, 2025

O armazenamento de produtos químicos deve levar em consideração o tipo do produto a ser armazenado e também a incompatibilidade entre eles. Considerando-se apenas a incompatibilidade entre os compostos químicos, de acordo com Del Pino J.C, e Kruger, V. em “Segurança no Laboratório”, (1997), o reagente permanganato de potássio, KMnO4 (s), poderá ser armazenado e estocado em um mesmo local com os seguintes reagentes e compostos químicos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

217Q980210 | Eletrotécnica, TeóricoPrática, UFMG, UFMG, 2025

Um motor de indução trifásico de quatro pólos, alimentado com tensão de 220 V em 60 Hz e funcionando com escorregamento de 5%, está movimentando uma carga que gira a uma velocidade angular de 450 RPM. O movimento mecânico do motor está sendo transferido para a carga usando um conjunto de duas polias e uma correia.
Considerando que a polia acoplada ao eixo do motor tenha diâmetro de 20 cm, o diâmetro da polia acoplada à carga é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

218Q982785 | Eletrotécnica, Área Eletrotécnica, UFMG, UFMG, 2025

De acordo com a Norma Regulamentadora no 10 (NR 10), em seu subitem 10.5.2, o estado de instalação desenergizada deve ser mantido até a autorização para reenergização. Quando autorizada, a reenergização deve ser feita respeitando uma sequência de procedimentos.
Considerando os procedimentos de reenergização, assinale a alternativa que não representa um procedimento estabelecido no subitem 10.5.2.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

219Q982808 | Medicina, Área Medicina do Trabalho, UFMG, UFMG, 2025

Considerando o que é vedado ao médico no Código de Ética Médica, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) diante de cada afirmativa a seguir.
( ) Deixar de esclarecer o trabalhador sobre as condições de trabalho que ponham em risco sua saúde, devendo comunicar o fato aos empregadores responsáveis.
( ) Revelar informações confidenciais obtidas quando do exame médico de trabalhadores, exceto para os dirigentes de empresas, que devem ser sempre informados.
( ) O médico empenhar-se-á pela melhor adequação do trabalho ao ser humano.
( ) Ser perito ou auditor do próprio paciente, de pessoa de sua família ou de qualquer outra com a qual tenha relações capazes de influenciar em seu trabalho ou de empresa em que atue ou tenha atuado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

220Q980315 | Química, TeóricoPrática, UFMG, UFMG, 2025

O procedimento utilizado numa análise gravimétrica por precipitação pode ser bem entendido através do estudo das várias etapas sucessivas que compõem este tipo de análise. Qual das etapas a seguir não está presente nos métodos gravimétricos por precipitação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.