Início

Questões de Concursos UFMT

Resolva questões de UFMT comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1021Q1074825 | Filosofia, O Sujeito Moderno, Auxiliar do Serviço de Trânsito, DETRAN MT, UFMT

A ética ambiental trata das relações do ser humano com a natureza, a fim de garantir sua sustentabilidade. Por sua vez, também se ocupa com as consequências nefastas dessa relação, como a poluição industrial e agrícola, o esgotamento de recursos naturais, agressões que provocam o desequilíbrio do ecossistema [...] e colocam em risco o destino do planeta. Também entra na discussão sobre ecologia e má distribuição de renda, que obriga grande parcela da população mundial a viver em estado de fome e de miséria.

(ARANHA, M. L. de A., MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à

filosofia. São Paulo: Moderna, 2013.)

Sobre a ética ambiental, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Diz respeito exclusivamente às relações entre seres humanos.

( ) Discute problemas relacionados aos ecossistemas naturais e à ação humana.

( ) Participa de questões alusivas à poluição industrial e às consequências que ocasiona na natureza e no ser humano.

( ) Está envolvida com temas da educação ambiental.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1022Q1057444 | Português, Interpretação de Textos, Edital n 003, PM MT, UFMT, 2022

Texto associado.
Instrução: Leia o texto a seguir para responder à questão.

A segurança pública e a sociedade

Aos olhos do povo, parece ser a Polícia a única responsável pela segurança da sociedade, quando em verdade tem essa instituição somente a função mais árdua de todas, vez que atua na linha de frente em prevenção ao crime ou na garimpagem de criminosos e na execução das leis penais, a fim de torná-las efetivas ao exigir o cumprimento das regras sociais e solucionar os seus conflitos. [...]
Agora que a epidemia da insegurança se alastrou por todo o Brasil, a própria sociedade se mostra preocupada com o problema e até já comunga com o preceito constitucional de que a segurança pública é responsabilidade de todos, e com isso já se formam movimentos diversos que objetivam maior interatividade com a Polícia para uma consequente união de forças de combate ao crime. [...]
Entretanto, essa necessária e importante interação ainda aparece de maneira emperrada, pois existe a tradição arraigada no seio de grande parte da sociedade em generalizar, colocando-se como regra ao invés da exceção, que a Polícia é ineficiente e criminosa, que todo policial é ignorante, arbitrário, violento e irresponsável, quando em verdade, de uma maneira geral, tais entendimentos não passam de pensamentos ilógicos e insensatos [...].
A eficiência do trabalho policial está intimamente ligada ao bom relacionamento entre cidadãos e policiais. Um deve ver e sentir o outro no valor da amizade, como elemento de apoio, de confiança nos seus recíprocos atos. Os policiais dependem da iniciativa e da cooperação das pessoas e estas dependem da proteção dos policiais. [...].

(MARQUES, A.J.M. Disponível em: https://www.algosobre.com.br/interesse-publico/a-seguranca-publica-e-a-sociedade.html. Acesso em: 30/10/21.)
Assinale o trecho que revela a tese defendida pelo autor sobre o assunto abordado no texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1023Q1057449 | Português, Sintaxe, Edital n 003, PM MT, UFMT, 2022

Texto associado.
Instrução: Leia o texto a seguir para responder à questão.

Primeiro surge a preocupação com um problema. Depois vêm as tentativas de resolvê-lo em pensamento. Quando você se dá conta, a mente passou o dia (ou a noite) acelerada, estudando mil cenários que podem nem acontecer. Essa ação tem nome – ansiedade – e integra a natureza humana, pois nos torna capazes de enfrentar desafios. Mas vira um transtorno quando toma conta da rotina, fazendo a gente carregar o peso do mundo nas costas.
[...]
Entre as boas medidas a serem tomadas para voltar aos trilhos está a adoção de hábitos saudáveis. “Cuide de seu sono, pratique atividades físicas, procure se alimentar de modo adequado e, se possível, busque tratamento”, afirma o psiquiatra A. C. A. Mas seja gentil com você. Tente não se cobrar demais, porque é andando que se aprende o caminho.

(AIKAWA, Romy. Revista TODOS, 10/21.)
Nas frases Primeiro surge a preocupação com um problema. Depois vêm as tentativas de resolvê-lo em pensamento., a concordância dos verbos surgir e vir obedece à seguinte regra da norma culta da língua escrita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1024Q1041838 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário, TJ MT, UFMT

A coerência refere-se aos nexos de sentido estabelecidos entre as informações ou argumentos de um texto. A falta de coerência pode prejudicar o entendimento do leitor. Assinale o trecho que NÃO apresenta problema de coerência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1025Q908743 | Pedagogia, Ensino e Participação Discente, Técnico em Assuntos Educacionais, UFMT, UFMT, 2024

Texto associado.
Instrução: Leia atentamente o texto e responda à questão.

As políticas públicas em Educação consistem em programas ou ações elaboradas em âmbito governativo que auxiliam na efetivação dos direitos previstos na Constituição Federal; um dos seus objetivos é colocar em prática medidas que garantam o acesso à Educação para todos os cidadãos. Nelas estão contidos dispositivos que garantem a Educação a todos, bem como a avaliação e ajuda na melhoria da qualidade do ensino no país. A partir dessa definição de políticas públicas educacionais, é preciso avaliar criticamente em que medida, no que se refere a direito à Educação, elas têm sido concretizadas, isto é, se de fato têm sido corporificadas.

(SMARJASSI, Celia; ARZANI, Jose Henrique. As políticas públicas e o direito à educação no Brasil: uma perspectiva histórica. Revista Educação Pública, v. 21, nº 15, 27 de abril de 2021.)
Em relação à formação de professores para o ensino superior, analise as afirmativas.

I. O estágio docência realizado pelos estudantes de pós-graduação stricto sensu que são bolsistas da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tem como objetivo prepará-los para a profissão.
II. A preparação para o exercício do magistério superior, de acordo com a legislação em vigor, se dá em nível de pós-graduação, prioritariamente em programas de mestrado e doutorado.
III. Conforme o Conselho Nacional de Educação, os cursos destinados à qualificação de docentes para o magistério superior do Sistema Federal de Ensino devem privilegiar, em sua carga horária, o enfoque pedagógico em detrimento dos conteúdos específicos da área dos cursos.

A respeito da formação de professores para o ensino superior, estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1027Q893522 | Segurança e Saúde no Trabalho, Normas Regulamentadoras de Ministério do Trabalho e Emprego, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

A NR 32, que trata da segurança e saúde no trabalho em serviços de saúde, estabelece a obrigatoriedade da vacinação de forma gratuita de todos os trabalhadores dos serviços de saúde. São vacinas obrigatórias, de acordo com a NR 32, para um trabalhador de saúde iniciar as suas funções em um estabelecimento de saúde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1028Q895059 | Secretariado, Técnico Administrativo Educacional, Prefeitura de Apiacás MT, UFMT, 2024

Em relação ao documento Ata, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Documento exclusivamente manuscrito pelo responsável em secretariar a reunião, registrado em livro próprio, com folhas numeradas e rubricadas pela autoridade máxima da entidade, contendo um termo de abertura e um termo de encerramento.
( ) Documento no qual são registrados resumo dos fatos e decisões de uma reunião para um determinado fim, devendo os números serem registrados por extenso, evitando-se abreviações.
( ) Documento redigido sem parágrafo, e o tempo verbal utilizado é o futuro do pretérito em virtude do seu valor jurídico.
( ) Quando o responsável em secretariar a reunião cometer algum equívoco durante a lavratura, deverá ratificar a escrita recorrendo à expressão “Em tempo: Onde se lê... digo...”.
( ) Quanto à assinatura, deverão fazê-lo todas as pessoas presentes ou, quando deliberado, apenas o presidente e o secretário(a) responsável por sua lavratura.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1029Q893553 | Radiologia, Operação de Equipamentos e Posição Radiológica, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

A radiografia periapical pode ser realizada por duas técnicas: bissetriz e paralelismo. Com relação às técnicas periapicais, analise as afirmativas.

I. Na técnica do paralelismo, o filme é sustentado por um posicionador, facilitando o paralelismo entre o filme e o dente.


II. O filme usado de tamanho 3x4 cm, deve ter o picote voltado para as coroas dentárias oclusal ou incisal.


III. O raio central deve incidir perpendicular à bissetriz do ângulo formado entre o eixo do dente e o do filme radiográfico.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1030Q893561 | Radiologia, Sistema Esquelético, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

O carpo é a porção proximal da mão, que se articula com os ossos do antebraço e dos metacarpos. A região do carpo possui a fileira proximal e distal para melhor identificação das estruturas ósseas. Quais ossos fazem parte da fileira distal do carpo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1031Q910208 | Veterinária, Médico Veterinário, UFMT, UFMT, 2024

Os fixadores esqueléticos externos lineares são métodos populares e muito empregados na rotina cirúrgica ortopédica veterinária, isso acontece dada a sua versatilidade e custo-benefício. Embora fáceis de manejar, apresentam diferentes classificações e configurações. Desta forma, assinale a afirmativa correta acerca deste método.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1032Q910210 | Veterinária, Médico Veterinário, UFMT, UFMT, 2024

A seleção e a preparação de pacientes cirúrgicos requer atenção a diversos detalhes. O animal deve ser submetido a exame físico, seguido de uma avaliação laboratorial apropriada. O histórico completo, bem como a obtenção de informações pré-operatórias permite uma comparação da condição do animal, antes e após a cirurgia. Com relação aos cuidados pré e pós-operatórios do paciente cirúrgico, assinale a afirmativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1033Q908689 | Nutrição, Habilitação, UFMT, UFMT, 2024

Sobre a ingestão de micronutrientes, analise as afirmativas.

I. Quando a ingestão de vitamina C está na faixa de 30 a 180mg/dia, a absorção é de 70 a 90%, mas quando é de 1g/dia, a absorção cai para cerca de 50%.
II. As fontes alimentares de vitamina B12 são limitadas aos produtos de origem animal, como carnes, leite e ovos.
III. A absorção do zinco é maior em dietas ricas em proteína animal do que nas ricas em proteína vegetal devido à presença de fitatos nos vegetais.
IV. Ao contrário da vitamina A, o consumo da vitamina C não precisa ser diário, pois ela é armazenada no organismo e atende às necessidades diárias.

Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1034Q1057447 | Sem disciplina, Pontuação, Edital n 003, PM MT, UFMT, 2022

Texto associado.
Instrução: Leia o texto a seguir para responder à questão.

Primeiro surge a preocupação com um problema. Depois vêm as tentativas de resolvê-lo em pensamento. Quando você se dá conta, a mente passou o dia (ou a noite) acelerada, estudando mil cenários que podem nem acontecer. Essa ação tem nome – ansiedade – e integra a natureza humana, pois nos torna capazes de enfrentar desafios. Mas vira um transtorno quando toma conta da rotina, fazendo a gente carregar o peso do mundo nas costas.
[...]
Entre as boas medidas a serem tomadas para voltar aos trilhos está a adoção de hábitos saudáveis. “Cuide de seu sono, pratique atividades físicas, procure se alimentar de modo adequado e, se possível, busque tratamento”, afirma o psiquiatra A. C. A. Mas seja gentil com você. Tente não se cobrar demais, porque é andando que se aprende o caminho.

(AIKAWA, Romy. Revista TODOS, 10/21.)
A respeito das ideias e dos recursos linguísticos e discursivos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os termos Primeiro e Depois constituem operadores argumentativos que ligam partes do texto com ideia de enumeração.
( ) Os trechos estudando mil cenários e a gente carregar o peso do mundo nas costas exemplificam uma figura de linguagem denominada hipérbole.
( ) No primeiro parágrafo, é apresentada uma situação que pode prejudicar o ser humano e, no segundo, maneiras de resolvê-la. ( ) Os travessões (linha 3) podem ser substituídos por aspas para enfatizar o termo ansiedade.

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1035Q1041837 | Português, Morfologia, Técnico Judiciário, TJ MT, UFMT

Texto associado.
Data show

Sempre que vou falar em algum lugar, o pessoal técnico me pergunta, com antecedência, se vou usar data show. Se você não sabe, data show é uma expressão americana. Falar inglês é mais adequado tecnologicamente. Show quer dizer mostrar. E data quer dizer dados. Trata-se de um artifício para mostrar dados, que são projetados em uma tela numa sala escura. Acho que o data show pode ser útil para mostrar dados. Mas o uso que dele se faz é horrível: os palestrantes o usam para projetar na tela o esboço da sua fala, eliminando dela qualquer surpresa, pois é claro que os ouvintes, de saída, leem o esboço até o fim. É como contar o fim da piada no início... Apagam-se as luzes, o palestrante e os ouvintes olham todos para a tela, e ele vai falando. Ninguém presta atenção. Mas todos acham que usar data show é prova de ser avançado, tecnologicamente. Quem não usa é atrasado. Quem leva suas notas num caderninho é como alguém que anda de carro de boi num mundo de Fórmula Um. Assim vão os palestrantes, todos com seus laptops, para a sessão de cineminha sem graça. Falando sobre isso, uma mulher que trabalha numa firma promotora de eventos contou-me qual a maior vantagem dos data show, uma coisa em que eu não havia pensado: com as luzes apagadas, longe do olhar do palestrante, os ouvintes podem dormir à vontade. Contou-me de uma ocasião em que um homem dormiu e roncou tão alto que chegou a perturbar palestrante e ouvintes. Todo mundo se pôs a rir. Barulho de ronco é muito divertido... Mas ela foi obrigada a tomar providências. E o que ela fez, sádica e humoristicamente, foi colocar um microfone perto da boca do roncador. Aí ele acordou-se a si mesmo.

(Ostra feliz não faz pérolas. São Paulo: Planeta, 2008.)


Sobre as ocorrências da conjunção mas no texto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Em Mas o uso que dele se faz é horrível, a conjunção inicia oração com sentido de oposição ao que foi dito anteriormente em que o autor fala de forma positiva do data show.

( ) Em Mas ela foi obrigada a tomar providências, a conjunção pode ser substituída pela conjunção E, pois apresenta sentido de adição.

( ) Em Mas todos acham que usar data show é prova de ser avançado, tecnologicamente, a conjunção pode ser substituída por Portanto, sem alteração de sentido.

( ) Nas três ocorrências da conjunção mas, o sentido apresentado é o mesmo: oposição a alguma ideia já exposta no texto.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1036Q1040199 | Direito Constitucional, Ordem Econômica e Financeira, Técnico Judiciário, TJ MT, UFMT

Dispõe a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 que NÃO é competência do Município instituir imposto sobre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1037Q909902 | Programação, Python, Analista de Tecnologia da Informação, UFMT, UFMT, 2024

Qual afirmativa descreve um método mágico em Python?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1038Q893526 | Biomedicina, Técnico em Análises Clínicas, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

Para realizar a contagem de reticulócitos de um paciente com suspeita de anemia, o Técnico deve misturar uma alíquota de sangue total com o corante
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1039Q909916 | Enfermagem, Enfermeiro/Enfermagem do Trabalho, UFMT, UFMT, 2024

A emissão de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), além de se destinar para fins de controle estatístico e epidemiológico junto aos órgãos Federais, visa, principalmente, à garantia de assistência acidentária ao empregado junto ao INSS. Sobre a CAT, analise as afirmativas.

I. A empresa deve informar à Previdência Social todos os acidentes de trabalho ocorridos com seus empregados, mesmo que não haja afastamento de suas atividades, até o primeiro dia útil seguinte da ocorrência. II. A CAT deverá ser preenchida em quatro vias, sendo a 2º via destinada ao segurado ou dependente. III. Se a empresa não fizer o registro da CAT, somente poderão efetivar o registro deste instrumento junto à Previdência Social o próprio trabalhador, a entidade sindical ou o médico assistente. IV. A emissão da CAT deve ser realizada apenas se o trabalhador necessitar se afastar do trabalho por um período superior a 15 (quinze) dias. V. A CAT deve ser emitida imediatamente para todos os casos de acidente de trabalho, sob pena de multa.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1040Q893552 | Radiologia, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Cáceres MT, UFMT, 2024

A imagem radiográfica não pode sofrer interferência de nenhum fator que venha a alterar a sua qualidade, portanto o Programa de Controle de Qualidade deve identificar as falhas, para serem corrigidas e garantir uma boa qualidade de imagem radiológica. Sobre os fatores de qualidade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) O fator de distorção é uma certeza do tamanho real e uma morfologia exata da estrutura radiografada.

( ) Uma imagem radiográfica com boa resolução de imagem garante nitidez das estruturas registradas, que permite distinguir as linhas estruturais e as bordas entre os tecidos.

( ) A resolução pode ser controlada por alguns fatores, sendo um deles o foco fino que melhora a nitidez geométrica, que reduz o efeito de penumbra.

( ) A penetração dos raios X em um objeto, assim como o contraste resultante, depende do espectro de energia dos fótons, que é influenciado pelo mAs (miliampere por segundos).

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.