Início

Questões de Concursos UFPR

Resolva questões de UFPR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1651Q228377 | Direito Processual Civil, Procurador, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

No que toca ao procedimento cautelar do Código de Processo Civil de 1973, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1652Q184358 | Economia, Economista, UFPR, UFPR

Mantendo-se outras variáveis constantes, espera-se que uma depreciação do Peso uruguaio frente ao Real brasileiro acarrete:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1653Q783665 | Agrimensura, Técnico em Agrimensura, COPEL PR, UFPR

Com relação à estrutura de arquivos do tipo DGN (Versão V8i), considere as seguintes afirmativas:

1. Arquivos DGN podem armazenar informações em formato bidimensional e tridimensional.

2. Arquivos DGN utilizam a estrutura em camadas (layers), tal qual os arquivos em formato DWG (AutoCAD).

3. Arquivos DGN podem comportar 3 tipos de modelos diferentes: “Design”, “Sheet” e “Drawing”.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1654Q548672 | Informática, Windows, Técnico Judiciário, TJ SC, UFPR

Assinale a alternativa que apresenta somente programas do Painel de Controle do Windows:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1655Q161088 | Medicina, Atendente Médico, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

Você recebe carta da escola municipal solicitando que Ana Paula, sete anos, seja encaminhada a neurologista, psicólogo e otorrinolaringologista. A justificativa é dificuldade de aprendizagem. Nessa situação, o correto é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1656Q529255 | Engenharia Civil, Engenheiro, Companhia de Saneamento do Paraná SANEPAR PR, UFPR

Em estruturas de aço, quais as verificações de Estado Limite Último que devem ser feitas nas barras axialmente tracionadas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1657Q643741 | Informática, Arquitetura de Computadores, Assistente Técnico I, ITAIPU Binacional, UFPR

“Um disco é utilizado exclusivamente para armazenar os códigos de paridades; os dados são distribuídos entre os demais discos”. Essa caracterização corresponde a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1658Q627384 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistema Júnior, ITAIPU Binacional, UFPR

São classificadores de requisitos não funcionais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1659Q601789 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Bibliotecário, TCE PR, UFPR

Assinale a alternativa que apresenta o cabeçalho correto para o material bibliográfico cujo conteúdo seja Direito Tributário.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1660Q739008 | Economia, Produção, Economista Júnior, COPEL PR, UFPR

Espera-se, diante das condições de operação de um monopsônio, que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1661Q718280 | Arquitetura, Conforto ambiental, Arquiteto, TJ PR, UFPR

As fachadas duplas ventiladas promovem a circulação de ar entre seus dois planos e contribuem para o conforto térmico no interior dos edifícios. Sobre esse tema, considere as seguintes afirmativas:

1. Contribuem para a busca pela eficiência energética e por certificações de sustentabilidade.

2. Têm seu desempenho diretamente relacionado a fatores de orientação e implantação do edifício, incidência de ventos, dimensão e posicionamento das aberturas e proporção de áreas opacas e transparentes.

3. São compostas por duas peles de vidro com uma separação mínima de 50 cm, cujo vazio é ventilado de modo natural ou mecânico.

4. Uma das funções é contribuir para a redução dos ruídos externos.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1662Q600010 | Agricultura e Agropecuária, Técnico Ambiental, ITAIPU Binacional, UFPR

Os incêndios florestais têm provocado vários impactos sobre o solo, vegetação, fauna silvestre e ar atmosférico, entre outros. Particularmente no estado do Paraná, no período de 2005 a 2010, foram registrados 54.793 incêndios, que afetaram 172.130 hectares. Considerando os aspectos relacionados aos incêndios florestais, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1663Q558575 | Informática, Word, Arquiteto, TJ PR, UFPR

Considere o texto a seguir:

A madeira do pinheiro-do-paraná (Araucaria angustifolia) apresenta boas características físicas e mecânicas em relação à sua massa específica, sendo indicada para construções em geral, caixotaria, móveis, laminados e vários outros usos, entre os quais: tábuas para forro, ripas, caibros, fôrmas para concreto, palitos para fósforo, lápis, carpintaria comum, marcenaria, tanoaria, molduras, guarnições, compensado, mastros de navios, pranchões, postes, cabos de vassouras e tabuinhas para telhados, entre inúmeros usos (MAINIERI; CHIMELO, 1989).

Tendo como referência o MS Word 2007 em português, avalie as seguintes afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1664Q176144 | Direito Penal, Legislação Penal Especial, Defensor Público, DPE PR, UFPR

A Permissão de Saída do estabelecimento penal (art. 120 da Lei de Execução Penal) é possível para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1665Q185164 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, UFPR, UFPR

­A classificação climática mais amplamente conhecida é a de Köppen. Essa classificação está baseada fundamentalmente nos seguintes elementos meteorológicos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1666Q170598 | Português, Bibliotecário Documentalista, UFPR, UFPR

Texto associado.

O texto a seguir é referência para as questões 01 a 05.
Darwin: o super­herói

Em seu brilhante trabalho de mitologia comparativa, Joseph Campbell (1904­1987) verificou que os heróis de todas as culturas e religiões humanas compartilham um arco de vida similar, que ele chamou de "monomito". No livro O herói de mil faces, ele descreve que, no processo de se transformar de humano em herói, o personagem universalmente passa por três estágios previsíveis: separação – iniciação – retorno.
O arco de vida de Darwin acidentalmente seguiu de maneira fiel o script monomítico de Campbell. Separação: o jovem destinado a se tornar pároco na Inglaterra vitoriana e ter uma vida monótona abandona seu país para uma aventura de volta ao mundo no navio Beagle. Iniciação: na viagem de cinco anos (dos quais ele passou 2/3 do tempo em terra), Darwin vence várias agruras, como constante enjoo no mar, perde a fé religiosa, descobre sua vocação de naturalista e coleta uma fantástica coleção de espécimes biológicos. Retorno: Darwin completa sua aventura no isolamento de sua mansão campestre e emerge como autor da Origem das espécies, um livro contendo ideias que deram novo sentido à biologia e modificaram radicalmente a visão que a humanidade tem de si própria e de seu lugar no universo. Certamente uma trajetória mitológica perfeita – não é de se surpreender que Darwin tenha se tornado um super­herói.
Muita gente pensa erroneamente que evolução por seleção natural é algo hipotético, em que uma pessoa pode acreditar ou não. Pelo contrário, a evolução darwiniana hoje é uma verdade científica. Poucas teorias científicas conseguiram amealhar tanta evidência a seu favor. Em alguns casos, podemos observar a evolução darwiniana ocorrendo bem em frente dos nossos olhos! Vejamos um exemplo.
Um dos maiores flagelos atuais da humanidade, a pandemia de Aids, paradoxalmente nos dá uma oportunidade única: ver a evolução por seleção natural ocorrendo em tempo real. Isso acontece porque o vírus HIV replica­se com enorme rapidez e também porque a enzima responsável, a transcriptase reversa, é predisposta a erros. Em consequência, o HIV está constantemente sofrendo mutações, gerando no paciente um enxame de variantes virais sujeitas às forças da seleção natural. Quando um medicamento anti­HIV entra na corrente sanguínea, a seleção natural favorece as variantes resistentes do vírus, que então sobrevivem, se multiplicam e passam a predominar em pouco tempo. Este processo darwiniano é basicamente o mesmo que ocorreu nas centenas de milhões de anos da evolução da vida na Terra, só que agora é medido em dias e horas. Não há desenho nem direcionalidade, apenas as forças combinadas do acaso e da necessidade gerando cepas cada vez mais resistentes.
Uma estratégia para tentar driblar esse processo de seleção é o uso concomitante de vários fármacos antirretrovirais com alvos diferentes, a chamada terapia tríplice. Assim, para sobreviver, o vírus precisaria ter múltiplas resistências simultaneamente, o que é muito improvável. Infelizmente a variabilidade genética é tamanha que tal multirresistência ocorre em alguns casos. Dessa maneira, para doentes com Aids, a evolução por seleção natural é uma inimiga! Entretanto, recentemente foi descoberto que ela pode ser manipulada a favor do paciente. Isso, como sói acontecer, foi descoberto acidentalmente.
Em 1997 a médica alemã Veronica Miller, da Universidade Goethe, em Frankfurt, estava tratando um paciente simultaneamente com vários medicamentos anti­HIV quando observou que não só havia resistência do vírus a todos eles, como também o paciente já estava apresentando sinais de toxicidade medicamentosa. Na falta de alternativas, ela decidiu suspender todos os medicamentos até que os sintomas tóxicos desaparecessem. Após três meses sem tratamento o paciente foi reexaminado e, para surpresa de todos, a resistência viral havia desaparecido! Em outras palavras, em 90 dias a população do HIV havia evoluído de um estado de resistência a todos os fármacos a um estado de suscetibilidade a todos eles. O que havia ocorrido?
Logo se constatou a razão. Na presença dos medicamentos, as cepas resistentes predominavam, mas algumas cópias do vírus infectante original não resistente (o chamado tipo selvagem) sobreviviam nos linfócitos. Quando os medicamentos foram suspensos, a vantagem seletiva das cepas resistentes desapareceu e o tipo selvagem, melhor adaptado a esse ambiente sem fármacos, começou a se replicar com enorme velocidade e logo substituiu as mutantes resistentes. A partir dessa constatação, nasceu o chamado "tratamento de interrupções estruturadas" da Aids, uma nova arma na guerra contra a doença, alicerçado ortodoxamente em princípios darwinianos!
> (PENA, Sérgio Danilo. Ciência Hoje on line – 12 jan. 2007 – adaptado.)

Que argumento(s) fundamenta(m) o ponto de vista do autor de que Darwin é um super­herói?

1-A similaridade entre seus dados biográficos e os estágios da metamorfose homem/herói mítico estudada por Campbell.
2- Os superpoderes adquiridos por Darwin a partir da formulação da teoria da evolução por seleção natural.
3-A contribuição do biólogo para o desenvolvimento de terapias inovadoras para a Aids.
4- A importância para a biologia e para a humanidade da obra Origem das espécies.
5- A perda da fé durante a volta ao mundo no navio Beagle.

Estão corretos os argumentos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1667Q550781 | Informática, Internet, Jornalista, ITAIPU Binacional, UFPR

Quando os blogs surgiram na década de 90 do século XX, a idéia inicial era disponibilizar os diários em forma de páginas de Internet, preservando o anonimato, quando desejado. Entretanto, editar páginas para a publicação de um diário era um processo moroso que não justificava a relação custo e benefício de tal operação. Foi nesse momento que surgiram os primeiros servidores a oferecer utilitários on-line capazes de editar páginas de maneira rápida e bastante fácil. No jargão utilizado pelos blogueiros, qual é a denominação de uma publicação de foto ou texto em um blog?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1668Q800131 | Fisioterapia, Profissional de Nível Superior, ITAIPU Binacional, UFPR

O "strain index" de Moore e Garg (1995) foi proposto como uma forma de determinar o risco de desordens músculoesqueléticas relacionadas ao trabalho das extremidades distais superiores (mão, punho e cotovelo). Em relação a essa ferramenta de análise, considere as seguintes afirmativas: 1. A percepção subjetiva do esforço (Escala de Borg) é fortemente considerada. 2. A duração do ciclo, número de esforços por minuto e a velocidade de execução compõem a análise do risco dessa ferramenta. 3. É possível realizar análises separadas referentes aos lados direito e esquerdo do corpo. 4. O número de horas diárias possui o menor fator de menor impacto quando comparado aos demais fatores. 5. Tarefas com índices acima de 7 são consideradas perigosas ao desenvolvimento de problema músculoesquelético. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1669Q643472 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Suporte Júnior, ITAIPU Binacional, UFPR

De acordo com a NBR ISSO/IEC 17799:2005, considere as seguintes afirmativas: 1. Evento de segurança da informação é a ocorrência identificada de um sistema, serviço ou rede que indica uma possível violação da política de segurança da informação ou falha de controle, ou uma situação previamente desconhecida, que possa ser relevante para a segurança da informação. 2. Risco é causa potencial de um incidente indesejado que pode resultar em dano para um sistema ou organização. 3. Um incidente de segurança da informação é indicado tanto por um simples evento quanto por uma série de eventos de segurança da informação indesejados ou inesperados, que tenham grande probabilidade de comprometer as operações do negócio e ameaçar a segurança da informação. 4. Vulnerabilidade é o processo de comparar o risco estimado com critérios de risco pré-definidos, para determinar a importância do risco. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1670Q263058 | Português, Técnico Químico, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

Texto associado.

Biólogas ressuscitam a teoria de Lamarck

Jean Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck, nasceu em 1744 no seio de uma família de militares. Após um ferimento, deixou a vida marcial e passou a estudar biologia e medicina. Seu primeiro livro, "Flore Française", foi publicado no ano de 1778. O volume lhe rendeu a indicação como professor responsável no Museu Nacional de História Natural, experiência que proporcionou ao botânico algum conhecimento no campo da zoologia. Com isso, Lamarck desenvolveu a biologia e, em 1809, foi o primeiro a formular uma teoria da evolução. Nela, a evolução se baseava em dois princípios: a lei do uso e desuso e a lei da herança. As modificações estruturais e adaptações se iniciavam com a usabilidade de um órgão ou membro e, consequentemente, essas características eram passadas de pai para filho. Com as teorias de Darwin e o tratado "A Origem das Espécies", as ideias de Lamarck e o "lamarckismo" caíram na obscuridade da história das ciências. Mas hoje, 29, é o lançamento de "Evolução em Quatro Dimensões", livro no qual duas cientistas, Eva Jablonka e Marion J. Lamb, resolveram rever as teorias do injustiçado naturalista francês. Segundo as autoras, o darwinismo precisa de uma reforma que passa pela incorporação do lamarckismo na teoria evolutiva. E afirmam que as novas descobertas da biologia molecular mostram que a evolução vai além da seleção de variações casuais nos genes. (Folhaonline, acesso em 21 mar. 2010.)

Com base nesse texto, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1.Lamarck.

2.Darwin.

3.Eva Jablonka e Marion J. Lamb.

( ) A evolução se dá por seleção de variações genéticas casuais.

( ) As hipóteses do uso e desuso e da herança são refutadas, devido

à formulação de explicações mais consistentes.

( ) A evolução é mais do que seleção de variações aleatórias de

genes.

( ) A adaptação leva os seres vivos a alterar ou desenvolver órgãos.

( ) As teorias da evolução devem ser reavaliadas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.