Início

Questões de Concursos UFPR

Resolva questões de UFPR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1671Q263058 | Português, Técnico Químico, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

Texto associado.

Biólogas ressuscitam a teoria de Lamarck

Jean Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de Lamarck, nasceu em 1744 no seio de uma família de militares. Após um ferimento, deixou a vida marcial e passou a estudar biologia e medicina. Seu primeiro livro, "Flore Française", foi publicado no ano de 1778. O volume lhe rendeu a indicação como professor responsável no Museu Nacional de História Natural, experiência que proporcionou ao botânico algum conhecimento no campo da zoologia. Com isso, Lamarck desenvolveu a biologia e, em 1809, foi o primeiro a formular uma teoria da evolução. Nela, a evolução se baseava em dois princípios: a lei do uso e desuso e a lei da herança. As modificações estruturais e adaptações se iniciavam com a usabilidade de um órgão ou membro e, consequentemente, essas características eram passadas de pai para filho. Com as teorias de Darwin e o tratado "A Origem das Espécies", as ideias de Lamarck e o "lamarckismo" caíram na obscuridade da história das ciências. Mas hoje, 29, é o lançamento de "Evolução em Quatro Dimensões", livro no qual duas cientistas, Eva Jablonka e Marion J. Lamb, resolveram rever as teorias do injustiçado naturalista francês. Segundo as autoras, o darwinismo precisa de uma reforma que passa pela incorporação do lamarckismo na teoria evolutiva. E afirmam que as novas descobertas da biologia molecular mostram que a evolução vai além da seleção de variações casuais nos genes. (Folhaonline, acesso em 21 mar. 2010.)

Com base nesse texto, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda.

1.Lamarck.

2.Darwin.

3.Eva Jablonka e Marion J. Lamb.

( ) A evolução se dá por seleção de variações genéticas casuais.

( ) As hipóteses do uso e desuso e da herança são refutadas, devido

à formulação de explicações mais consistentes.

( ) A evolução é mais do que seleção de variações aleatórias de

genes.

( ) A adaptação leva os seres vivos a alterar ou desenvolver órgãos.

( ) As teorias da evolução devem ser reavaliadas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta da coluna da direita, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1672Q265881 | Espanhol, Vestibular, UFPR, UFPR

Texto associado.

O texto a seguir é referência para as questões 73 a 76.

Ayurveda, ¿otro camino?

Jorge Luis Serra (médico argentino, se formó en pediatría en la Universidad de Buenos Aires. Actualmente es especialista en medicina ayurvédic(A).

Ayurveda es la medicina tradicional de la India, que demanda cinco años y medio de estudio en las universidades de ese país. En el idioma sánscrito, ayur significa vida, y veda, conocimiento. Literalmente, es la ciencia de la vida. Para entenderlo: no está concebido sólo como un sistema médico sino como un sistema de vida para promocionar la salud. Y aunque esto no lo sepan muchos en nuestro país, fue reconocida por la Organización Mundial de la Salud como un sistema médico tradicional. Para su diagnóstico y aplicación, pone mucho énfasis en cómo es la persona, cómo interactúa con la naturaleza y con los otros. A partir de ese conocimiento se puede hacer un plan de equilibrio con los flujos de la vida para que la persona se mantenga más sana durante más tiempo. Para un diagnóstico ayurvédico se tienen en cuenta no sólo las muestras de laboratorio y el diagnóstico por imágenes, sino también cómo habla la persona, cómo piensa, las características de su piel, si es friolenta o calurosa. Es bueno aclarar que esta medicina no propone curaciones mágicas y que los profesionales que la aplican con honestidad atravesaron un largo camino de formación. En la India hay 350 mil médicos ayurvédicos que han estudiado en la facultad. Allá tienen, además, un equivalente a nuestro Conicet, con 2 mil profesionales investigando en 20 centros regionales con convenios en universidades.
(Texto adaptado. VIVA, la revista de Clarín, 02 jan. 2006.)

Según el texto, es correcto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1673Q223137 | Direito Urbanístico, Procurador, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

O Município de Curitiba está passando pelo processo de revisão de seu plano diretor. Diante dessa circunstância e dos vários instrumentos de planejamento e de execução da política urbana previstos na legislação de aplicabilidade nacional, considere as seguintes afirmativas: 1- Não há qualquer previsão legal que obrigue os Municípios a elaborar plano de transporte urbano integrado, por ser uma atividade discricionária.
2- Lei municipal específica, baseada no plano diretor, poderá limitar área para aplicação de operações urbanas consorciadas, com o objetivo de alcançar em uma área transformações urbanísticas estruturais, melhorias sociais e valorização ambiental.
3- Para fins de parcelamento, edificação ou utilização compulsórios, considera-se subutilizado o imóvel que esteja sem qualquer destinação por no mínimo 8 anos.
4- A lei que instituir o plano diretor deverá ser revista, pelo menos, a cada dez anos. Assinale a alternativa correta. 9

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1674Q238503 | Medicina, Residência Médica Cardiologia, HC UFPR, UFPR

Em relação às doenças hemolíticas, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1675Q638888 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista de Sistema Júnior, ITAIPU Binacional, UFPR

Na análise orientada a objetos, assinale a alternativa correta sobre composição:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1676Q235454 | Teoria e Normas de Segurança, Profissional de Nível Superior, ITAIPU BINACIONAL, UFPR

Quais são os custos operacionais diretos dos veículos rodoviários?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1677Q193754 | Direito Administrativo, Administração Indireta, Advogado, SANEPAR, UFPR

Em relação ao regime jurídico da empresa pública, considere as afirmativas a seguir:

I. Submete-se ao regime jurídico próprio das empresas privadas, mas sujeita-se a derrogações desse regime para o direito público.

II. É dispensável que a lei autorizadora da sua criação descreva expressamente os fins da empresa em nível adequado de detalhamento.

III. No caso de ser prestadora de serviços públicos, não incide imunidade tributária sobre seu patrimônio, renda ou serviços vinculados a suas atividades essenciais.

IV. O seu pessoal permanente não é considerado servidor público para os fins constitucionais, e sim, empregado público.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1678Q721425 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Conhecimentos Gerais Mundo, Economista Júnior, COPEL PR, UFPR

O setor de telecomunicações no Brasil é regulado pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). Acerca das competências dessa agência, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1679Q538922 | Engenharia Civil, Policial Civil Perito, Polícia Científica do Paraná PR, UFPR

Assinale a alternativa que apresenta o coeficiente de deflúvio (coeficiente de run-off ou coeficiente de escoamento superficial) de uma bacia com área de drenagem de 50 km², sabendo-se que houve um volume escoado superficialmente de 2,25 x 106 m³ para uma precipitação de 150 mm.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1680Q438319 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Policial Civil Perito, Polícia Científica do Paraná PR, UFPR

De acordo com a Constituição Federal, a idade mínima para pessoas com menos de dezoito anos começarem a trabalhar é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1681Q783171 | Agrimensura, Assistente Técnico Agrimensor, ITAIPU Binacional, UFPR

Para as questões 31, 32 e 33, considere a suíte de programas ArcGIS Desktop 10, licença ArcInfo (a mais completa). Considerando as funcionalidades dos programas da família ESRI ArcGIS, considere a seguinte situação: Um técnico em agrimensura coletou dados advindos de um aparelho GPS. Tais dados se referem aos vértices que correspondem aos limites de uma propriedade rural. O profissional coletou 12 pontos e colocou-os posteriormente em uma tabela com três colunas: Ponto, X e Y. Levando em consideração o que foi apresentado, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1682Q531798 | Engenharia Civil, Técnico de Operação Júnior, ITAIPU Binacional, UFPR

O tipo de esquadria que pode ser definida como sendo “formada por uma ou várias folhas que podem ser movimentadas por deslizamento horizontal no plano da janela” é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1683Q170618 | Português, Interpretação de Textos, Bibliotecário Documentalista, UFPR, UFPR

Texto associado.

Darwin: o super-herói

Em seu brilhante trabalho de mitologia comparativa, Joseph Campbell (1904-1987) verificou que os heróis de todas as
culturas e religiões humanas compartilham um arco de vida similar, que ele chamou de "monomito". No livro O herói de mil faces,
ele descreve que, no processo de se transformar de humano em herói, o personagem universalmente passa por três estágios
previsíveis: separação - iniciação - retorno.
O arco de vida de Darwin acidentalmente seguiu de maneira fiel o script monomítico de Campbell. Separação: o jovem
destinado a se tornar pároco na Inglaterra vitoriana e ter uma vida monótona abandona seu país para uma aventura de volta ao
mundo no navio Beagle. Iniciação: na viagem de cinco anos (dos quais ele passou 2/3 do tempo em terra), Darwin vence várias
agruras, como constante enjoo no mar, perde a fé religiosa, descobre sua vocação de naturalista e coleta uma fantástica coleção
de espécimes biológicos. Retorno: Darwincompleta sua aventura no isolamento de sua mansão campestre e emerge como autor
da Origem das espécies, um livro contendo ideias que deram novo sentido à biologia e modificaram radicalmente a visão que a
humanidade tem de si própria e de seu lugar no universo. Certamente uma trajetória mitológica perfeita - não é de se surpreender
que Darwin tenha se tornado um super-herói.
Muita gente pensa erroneamente que evolução por seleção natural é algo hipotético, em que uma pessoa pode acreditar
ou não. Pelo contrário, a evolução darwiniana hoje é uma verdade científica. Poucas teorias científicas conseguiram amealhar
tanta evidência a seu favor. Em alguns casos, podemos observar a evolução darwiniana ocorrendo bem em frente dos nossos
olhos! Vejamos um exemplo.
Um dos maiores flagelos atuais da humanidade, a pandemia de Aids, paradoxalmente nos dá uma oportunidade única:
ver a evolução por seleção natural ocorrendo em tempo real. Isso acontece porque o vírus HIV replica-se comenorme rapidez e
também porque a enzima responsável, a transcriptase reversa, é predisposta a erros. Em consequência, o HIV está
constantemente sofrendo mutações, gerando no paciente um enxame de variantes virais sujeitas às forças da seleção natural.
Quando um medicamento anti-HIV entra na corrente sanguínea, a seleção natural favorece as variantes resistentes do
vírus, que então sobrevivem, se multiplicam e passam a predominar em pouco tempo. Este processo darwiniano é basicamente o
mesmo que ocorreu nas centenas de milhões de anos da evolução da vida na Terra, só que agora é medido em dias e horas. Não
há desenho nem direcionalidade, apenas as forças combinadas do acaso e da necessidade gerando cepas cada vez mais
resistentes.
Uma estratégia para tentar driblar esse processo de seleção é o uso concomitante de vários fármacos antirretrovirais com
alvos diferentes, a chamada terapia tríplice. Assim, para sobreviver, o vírus precisaria ter múltiplas resistências simultaneamente,o
que é muito improvável. Infelizmente a variabilidade genética é tamanha que tal multirresistência ocorre em alguns casos. Dessa
maneira, para doentes com Aids, a evolução por seleção natural é uma inimiga! Entretanto, recentemente foi descoberto que ela
pode ser manipulada a favor do paciente. Isso, como sói acontecer, foi descoberto acidentalmente.
Em 1997 a médica alemã Veronica Miller, da Universidade Goethe, em Frankfurt, estava tratando um paciente
simultaneamente com vários medicamentos anti-HIV quando observou que não só havia resistência do vírus a todos eles, como
também o paciente já estava apresentando sinais de toxicidade medicamentosa. Na falta de alternativas, ela decidiu suspender
todos os medicamentos até que os sintomas tóxicos desaparecessem. Após três meses sem tratamento o paciente foi
reexaminado e, para surpresa de todos, a resistência viral havia desaparecido! Em outras palavras, em 90 dias a população do
HIV havia evoluído de um estado de resistência atodos os fármacos a um estado de suscetibilidade a todos eles. O que havia
ocorrido?
Logo se constatou a razão. Na presença dos medicamentos, as cepas resistentes predominavam, mas algumas cópias do
vírus infectante original não resistente (o chamado tipo selvagem) sobreviviam nos linfócitos. Quando os medicamentos foram
suspensos, a vantagem seletiva das cepas resistentes desapareceu e o tipo selvagem, melhor adaptado a esse ambiente sem
fármacos, começou a se replicar com enorme velocidade e logo substituiu as mutantes resistentes. A partir dessa constatação,
nasceu o chamado "tratamento de interrupções estruturadas" da Aids, uma nova arma na guerra contra a doença, alicerçado
ortodoxamente em princípios darwinianos!

(PENA, Sérgio Danilo. Ciência Hoje on line - 12 jan. 2007 - adaptado.)

Que argumento(s) fundamenta(m) o ponto de vista do autor de que Darwin é um super-herói?

1. A similaridade entre seus dados biográficos e os estágios da metamorfose homem/herói mítico estudada por Campbell.

2. Os superpoderes adquiridos por Darwin a partir da formulação da teoria da evolução por seleção natural.

3. A contribuição do biólogo para o desenvolvimento de terapias inovadoras para a Aids.

4. A importância para a biologia e para a humanidade da obra Origem das espécies.

5. A perda da fé durante a volta ao mundo no navio Beagle.

Estão corretos os argumentos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1684Q533382 | Engenharia Civil, Técnico de Operação Júnior, ITAIPU Binacional, UFPR

Sabendo-se que uma edificação foi construída em estrutura metálica cuja viga de um dos cômodos possui 7 m de comprimento de vão livre, a solução mais indicada para fazer a amarração da alvenaria de blocos cerâmicos com essa viga é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1685Q461731 | Direito Penal, Crimes Contra a Vida, Policial Civil Investigador, Polícia Científica do Paraná PR, UFPR

Sobre os crimes contra a vida, considere as seguintes afirmativas:

1. Pode o juiz reduzir a pena do homicídio se o crime é cometido sob o domínio de violenta emoção logo em seguida a injusta provocação da vítima.

2. Comete infanticídio a mãe que, sob influência do estado puerperal, mata o próprio filho durante ou logo após o parto.

3. Não são puníveis o aborto necessário e o aborto eugenésico.

4. A eutanásia praticada para aliviar o sofrimento de ente querido é punida como homicídio privilegiado.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1686Q538037 | Engenharia Civil, Assessor de Engenharia, TCE PR, UFPR

Numa operação tapa-buracos econômica, qual a seqüência dos trabalhos a realizar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1687Q178120 | Direito Penal, Tipicidade, Defensor Público, DPE PR, UFPR

Segundo a teoria da tipicidade conglobante, o fato não é típico por falta de lesividade:
1. quando se cumpre um dever jurídico.
2. quando, para defender um bem ou valor próprio, o agente sacrifica bem ou valor alheios de menor magnitude.
3. quando se pratica uma ação fomentada pelo direito.
4. quando há o consentimento do titular do bem jurídico.
5. quando o agente pratica a conduta em legítima defesa putativa.
Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1688Q177612 | Direito Penal, Dos Crimes Contra o Patrimônio, Delegado de Polícia, Polícia Civil PR, UFPR

Sobre os crimes contra o patrimônio, considere as seguintes afirmativas:

1. Para a configuração do crime de furto é imprescindível a presença do elemento subjetivo diverso do dolo "para si ou para outrem". Nossa lei penal comum não tipifica o furto de uso.

2. O crime de extorsão é crime material, que se consuma com a obtenção da vantagem indevida.

3. Há crime de latrocínio tentado quando o homicídio se consuma, ainda que não realize o agente a subtração de bens da vítima.

4. É isento de pena quem comete apropriação indébita em prejuízo do cônjuge na constância da sociedade conjugal.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1689Q185292 | Engenharia Florestal, Engenheiro Florestal, UFPR, UFPR

Comércio internacional e meio ambiente são temas muito importantes da agenda mundial. Sobre esses temas, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1690Q192461 | Direito Constitucional, Princípios das atividades econômicas, Advogado Júnior, UEGA, UFPR

Sobre os princípios gerais constitucionais da atividade econômica, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.