Início

Questões de Concursos UFPR

Resolva questões de UFPR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


311Q728104 | Desenho Industrial, Desenhista I, COPEL PR, UFPR

Um terreno retangular medindo 12 x 40 m foi desenhado na escala 1:250. Qual será sua medida em milímetros no desenho?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q716015 | Arquitetura, Projeto, Arquiteto, TJ PR, UFPR

O diagrama de Gantt, ou gráfico de Gantt, é uma ferramenta de gestão muito usada em gestão de projetos. Sobre essa ferramenta, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

313Q18221 | Física, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR

Considere as seguintes afirmativas relacionadas aos fenômenos que ocorrem com um feixe luminoso ao incidir em superfícies espelhadas ou ao passar de um meio transparente para outro:

1. Quando um feixe luminoso passa do ar para a água, a sua frequência é alterada.
2. Um feixe luminoso pode sofrer uma reflexão interna total quando atingir um meio com índice de refração menor do que o índice de refração do meio em que ele está se propagando.
3. O fenômeno da dispersão ocorre em razão da independência entre a velocidade da onda e sua frequência.
4. O princípio de Huygens permite explicar os fenômenos da reflexão e da refração das ondas luminosas.

Assinale a alternativa correta. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q339756 | Raciocínio Lógico, Espaço Amostral, Analista, TCE PR, UFPR

Uma pesquisa sobre animais domésticos feita em um grupo de 52 pessoas apresentou o seguinte resultado: 21 têm gato, 28 têm cachorro, 7 têm passarinho, 9 têm gato e cachorro, 3 têm gato e passarinho, 6 têm cachorro e passarinho, 2 têm gato, cachorro e passarinho. Quantas pessoas do grupo NÃO têm animal doméstico?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q4751 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR

Verificada a prática do ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente as seguintes medidas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q4760 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR

Sobre o período conhecido como Primeira República (1889-1930), ou República Velha, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

317Q238125 | Psicologia, Psicologia de Aprendizagem, Psicólogo, UFPR, UFPR

O Ministério da Educação busca assegurar às pessoas com deficiência física e sensorial condições básicas de acesso ao ensino superior. Desse modo, o psicólogo, enquanto parte de uma instituição de ensino superior, deve estar preparado para atender esse grupo de pessoas. Sobre esse atendimento, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q380419 | Biologia, Biologia molecular, Policial Civil Perito, Polícia Científica do Paraná PR, UFPR

Sobre o processo de tradução, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q121255 | Programação , PHP, Analista de Tecnologia da Informação, UFPR, UFPR

Sobre PHP, qual a sintaxe correta para se adicionar 1 (um) à variável contador?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q332281 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Motorista, APR PR, UFPR

João saiu às 6 horas e 30 minutos da segunda-feira para fazer uma viagem. Chegou ao destino às 22 horas e 15 minutos da quarta-feira da mesma semana. Entre a saída e a chegada, passaram-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

321Q157118 | Direito Processual Penal, Lei 7210 84, Assessor de Estabelecimento Penal, DPE PR, UFPR

Em relação aos incidentes de execução, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q715754 | Arquitetura, Sistemas Construtivos, Arquiteto, TJ PR, UFPR

A tecnologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção) é um conceito que envolve a modelagem das informações de um edifício, criando um modelo digital integrado de todas as disciplinas. Sobre essa tecnologia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

323Q265697 | Química, Modelos Atômicos, Vestibular, UFPR, UFPR

As teorias atômicas vêm se desenvolvendo ao longo da história. Até o início do século XIX, não se tinha um modelo claro da constituição da matéria. De lá até a atualidade, a ideia de como a matéria é constituída sofreu diversas modificações, como se pode observar no modelo atômico de Bohr, que manteve paradigmas conceituais sobre a constituição da matéria, mas também inseriu novos conceitos surgidos no início do século XX.



No modelo atômico de Bohr:



1. O elétron circula em órbita com raio definido.



2. O elétron é descrito por uma função de onda.



3. Para descrever o elétron num orbital são necessários 4 números quânticos.



4. Toda a massa do átomo está concentrada no núcleo, que ocupa uma porção ínfima do espaço.



Entre as afirmativas acima, correspondem ao modelo atômico de Bohr:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q475651 | Farmácia, Farmacodinâmica, Policial Civil Perito, Polícia Científica do Paraná PR, UFPR

Na avaliação do transporte de uma droga através das membranas celulares, devem ser levados em consideração os seguintes fatores:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q388779 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

O período de governo da Trina Provisória à Regência Una, de 1831 a 1840, foi marcado por impasses, mudanças e rebeliões. Sobre esse período, considere as afirmativas a seguir:

 1. A oposição ao governo se organizou logo no início da Regência, com os monarquistas reformistas, federalistas e republicanos (farroupilhas), pela esquerda, pedindo mudanças na Constituição, e os conservadores brasileiros e portugueses (caramurus), pela direita, exigindo a volta de D. Pedro I.

2. Em meio às manifestações de rua, motins, conspirações e levantes militares, o governo criou a Guarda Nacional, em substituição às antigas milícias e ordenanças, para atuar como força policial no meio rural e como auxiliar do Exército, além de promulgar o Código de Processo Criminal.

3. Após a abdicação de D. Pedro I, a situação política e o quadro partidário ficaram bastante estáveis em todo o país, o que levou o governo regencial a preparar o caminho para a consolidação do governo republicano.

4. A antecipação da maioridade de D. Pedro II, para que ele assumisse o trono aos quinze anos, propiciou o recrudescimento das lutas e revoltas que ameaçavam o governo imperial.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q717010 | Arquitetura, Sistemas Construtivos, Arquiteto, TJ PR, UFPR

A tinta é uma preparação, o que significa que há uma mistura de vários insumos na sua produção. A combinação dos elementos sólidos e voláteis define as propriedades de resistência e de aspecto, bem como o tipo de aplicação e custo final do produto. Sobre as tintas utilizadas em pinturas de edificações, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

327Q716800 | Arquitetura, Sistemas Construtivos, Arquiteto, TJ PR, UFPR

As características a seguir devem observadas para especificar e inspecionar madeiras serradas para se obter um bom desempenho da madeira em determinado uso, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

328Q266253 | Biologia, Vestibular, UFPR, UFPR

Existe uma regra geral em fisiologia animal que define como sendo de 1 mm a espessura máxima de um tecido capaz de sustentar suas células se o mecanismo de transporte é realizado apenas por difusão. Células, tecidos e organismos precisam ter acesso a oxigênio e nutrientes e remover compostos nitrogenados e ás carbônico para poderem realizar suas funções vitais adequadamente. O principal sistema que provê essas condições nos cordados vertebrados é o sistema circulatório. Inegável reconhecer que, graças a esse sistema (entre outros), vertebrados podem atingir tamanhos tão grandes como o de baleias ou elefantes. Entretanto, mesmo não apresentando um sistema circulatório completo, com coração e vasos, alguns animais com estrutura corporal mais simples podem atingir tamanhos consideravelmente grandes. Sob essa perspectiva, considere as seguintes afirmativas:

1- Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, não são capazes de desenvolver órgãos ou sistemas que possam resolver o problema das trocas internas de gases, nutrientes e excretas. Assim, poríferos são animais para os quais a regra do 1 mm é efetivamente aplicável, e por isso nenhuma espécie esse grupo atinge esse tamanho.
2- Alguns cnidários (celenterados) podem atingir grandes dimensões. As soluções para o problema do 1 mm são variáveis e geralmente baseadas em duas características: a) esses animais são diblásticos (apresentam duas monocamadas corporais, que geralmente se encontram diretamente em contato com a água externa ou com a água da gastroderme); b) o aumento corporal está associado ao aumento de uma camada acelular ou com poucas células, denominada mesogleia.
3-Animais pseudocelomados (também denominados de blastocelomados) podem realizar as trocas internas utilizando o fluido do pseudoceloma em si. O transporte pode, ainda, ser auxiliado por um sistema de canais como os encontrados em acantocéfalos e rotíferos, denominado em alguns desses grupos de sistema lacunar de canais.
4-Apesar de serem acelomados e de não apresentarem um sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes tamanhos. É o caso das planárias terrestres, que atingem mais de 30 cm de comprimento, e das tênias (algumas com dezenas de metros de comprimento). Nesses casos específicos, as trocas de gases, nutrientes e excretas ocorrem através do trato digestivo e pela superfície corporal desses animais, com um processo de difusão eficiente.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q369498 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

Ao retornar à sua unidade, você identificou que S. R. T. possui os seguintes problemas de enfermagem: falta de higiene matinal, mobilidade prejudicada pela paralisia e dificuldade na fala. Resolveu estabelecer alguns diagnósticos de enfermagem para elaborar o plano de cuidados para S. R. T. Para tanto, utilizou-se da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. Assinale a alternativa que apresenta a correta definição do diagnóstico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

330Q4757 | Geografia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR

Dentre os domínios vegetacionais brasileiros, aquele que ainda detém o maior percentual preservado de sua cobertura vegetal original é o domínio que corresponde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.