Início

Questões de Concursos UFPR

Resolva questões de UFPR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q30091 | Português, Interpretação de Textos, Teleatendente, COPEL, UFPR

Texto associado.
O texto a seguir é referência para a questão.

    Pequenas mudanças nos hábitos diários e no uso dos aparelhos eletrodomésticos podem reduzir a sua conta de luz no final do mês. A importância de controlar o consumo está não apenas em economizar dinheiro, mas também em evitar o desperdício. “Daqui a 300 anos, a vida será diferente. Nossos descendentes vão reclamar da nossa geração, que foi a primeira a conhecer o problema das mudanças climáticas e do uso da energia e ainda não deu sinais definitivos de que vai resolver o problema”, afirma Agenor Gomes Pinto Garcia, consultor em eficiência energética e autor do livro Leilão de Eficiência Energética no Brasil. Para esclarecer alguns mitos e verdades enviados pelos leitores, ((O)) Eco conversou com o professor Garcia e também com o especialista em economia de energia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor Gilberto Jannuzzi.

a. É mito ou não que os aparelhos que mantemos plugados na tomada, mesmo quando desligados, continuam gastando energia?
    É verdade! O professor Jannuzzi ressalta que “a melhor opção de economia é desconectar os aparelhos da tomada, pois mesmo os melhores equipamentos, nessa situação, consomem 1 watt/hora. Cada aparelho conectado consome durante o ano todo 8,7 quilowatts. Como pagamos cerca de 40 centavos por quilowatt/hora (preço no Rio de Janeiro), isso representa um gasto próximo de 4 reais/ano por aparelho”.
    Garcia lembra que o apelido desse desperdício é “energia vampira”, e que ela já preocupa os responsáveis pelas políticas energéticas. “Cada um gasta um pouquinho, porém, como hoje em dia há muitos aparelhos, a energia gasta no total acaba sendo significativa”. Uma dica para aparelhos relacionados como, por exemplo, TV, DVD, modem de TV a cabo ou satélite, é ligá-los todos a uma só régua de tomadas. Basta desligar a régua ao fim do dia para economizar.

b. Quando chamar o elevador, faz diferença chamar apenas um deles ou quantos houver no andar? Elevadores, afinal, gastam muita energia?
    Os especialistas garantem que faz diferença no consumo de energia chamar mais de um elevador ao mesmo tempo, e que esse gasto, por estar diluído nas contas de condomínio, passa despercebido.
    Uma boa prática é deixar só um elevador ligado durante a noite ou ter equipamentos que fazem com que só um elevador se desloque a cada chamada. Por seu lado, o usuário deve sempre evitar chamar vários elevadores ao mesmo tempo. Outra boa alternativa é usar as escadas sempre que possível, pois além de poupar energia elétrica, diminui-se o sedentarismo.

(Flávia Morais, 28/07/11. Disponível em:  . Acesso em 03 mar. 2013). 
Com base no texto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) As aspas usadas no texto cumprem a função de demarcar a voz de alguém diferente do redator.
( ) A estrutura pergunta-resposta é composta a partir de práticas e dúvidas comuns dos usuários de energia elétrica.
( ) A palavra afinal (destacada na formulação da questão b) reforça a ideia de dúvida comum em torno da questão posta.
( ) A maioria das formas verbais do texto reportam à ideia de possibilidade/hipótese.

Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q380419 | Biologia, Biologia molecular, Policial Civil Perito, Polícia Científica do Paraná PR, UFPR

Sobre o processo de tradução, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

323Q716015 | Arquitetura, Projeto, Arquiteto, TJ PR, UFPR

O diagrama de Gantt, ou gráfico de Gantt, é uma ferramenta de gestão muito usada em gestão de projetos. Sobre essa ferramenta, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

324Q339756 | Raciocínio Lógico, Espaço Amostral, Analista, TCE PR, UFPR

Uma pesquisa sobre animais domésticos feita em um grupo de 52 pessoas apresentou o seguinte resultado: 21 têm gato, 28 têm cachorro, 7 têm passarinho, 9 têm gato e cachorro, 3 têm gato e passarinho, 6 têm cachorro e passarinho, 2 têm gato, cachorro e passarinho. Quantas pessoas do grupo NÃO têm animal doméstico?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q332281 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Motorista, APR PR, UFPR

João saiu às 6 horas e 30 minutos da segunda-feira para fazer uma viagem. Chegou ao destino às 22 horas e 15 minutos da quarta-feira da mesma semana. Entre a saída e a chegada, passaram-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q180742 | Direito do Consumidor, Defesa do Consumidor Em Juízo, Delegado de Polícia, Polícia Civil PR, UFPR

A Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor), ao disciplinar a tutela dos direitos dos consumidores, dispõe:

1. A defesa dos interesses e direitos dos consumidores e das vítimas poderá ser exercida em juízo individualmente ou a título coletivo.

2. Poderão intervir no processo, como assistentes do Ministério Público, as associações legalmente constituídas.

3. O Ministério Público, se não ajuizar a ação, atuará sempre como fiscal da lei.

4. Os crimes previstos nessa lei são insuscetíveis de fiança e liberdade provisória.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q388779 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

O período de governo da Trina Provisória à Regência Una, de 1831 a 1840, foi marcado por impasses, mudanças e rebeliões. Sobre esse período, considere as afirmativas a seguir:

 1. A oposição ao governo se organizou logo no início da Regência, com os monarquistas reformistas, federalistas e republicanos (farroupilhas), pela esquerda, pedindo mudanças na Constituição, e os conservadores brasileiros e portugueses (caramurus), pela direita, exigindo a volta de D. Pedro I.

2. Em meio às manifestações de rua, motins, conspirações e levantes militares, o governo criou a Guarda Nacional, em substituição às antigas milícias e ordenanças, para atuar como força policial no meio rural e como auxiliar do Exército, além de promulgar o Código de Processo Criminal.

3. Após a abdicação de D. Pedro I, a situação política e o quadro partidário ficaram bastante estáveis em todo o país, o que levou o governo regencial a preparar o caminho para a consolidação do governo republicano.

4. A antecipação da maioridade de D. Pedro II, para que ele assumisse o trono aos quinze anos, propiciou o recrudescimento das lutas e revoltas que ameaçavam o governo imperial.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q266253 | Biologia, Vestibular, UFPR, UFPR

Existe uma regra geral em fisiologia animal que define como sendo de 1 mm a espessura máxima de um tecido capaz de sustentar suas células se o mecanismo de transporte é realizado apenas por difusão. Células, tecidos e organismos precisam ter acesso a oxigênio e nutrientes e remover compostos nitrogenados e ás carbônico para poderem realizar suas funções vitais adequadamente. O principal sistema que provê essas condições nos cordados vertebrados é o sistema circulatório. Inegável reconhecer que, graças a esse sistema (entre outros), vertebrados podem atingir tamanhos tão grandes como o de baleias ou elefantes. Entretanto, mesmo não apresentando um sistema circulatório completo, com coração e vasos, alguns animais com estrutura corporal mais simples podem atingir tamanhos consideravelmente grandes. Sob essa perspectiva, considere as seguintes afirmativas:

1- Poríferos não apresentam tecidos verdadeiros e, portanto, não são capazes de desenvolver órgãos ou sistemas que possam resolver o problema das trocas internas de gases, nutrientes e excretas. Assim, poríferos são animais para os quais a regra do 1 mm é efetivamente aplicável, e por isso nenhuma espécie esse grupo atinge esse tamanho.
2- Alguns cnidários (celenterados) podem atingir grandes dimensões. As soluções para o problema do 1 mm são variáveis e geralmente baseadas em duas características: a) esses animais são diblásticos (apresentam duas monocamadas corporais, que geralmente se encontram diretamente em contato com a água externa ou com a água da gastroderme); b) o aumento corporal está associado ao aumento de uma camada acelular ou com poucas células, denominada mesogleia.
3-Animais pseudocelomados (também denominados de blastocelomados) podem realizar as trocas internas utilizando o fluido do pseudoceloma em si. O transporte pode, ainda, ser auxiliado por um sistema de canais como os encontrados em acantocéfalos e rotíferos, denominado em alguns desses grupos de sistema lacunar de canais.
4-Apesar de serem acelomados e de não apresentarem um sistema circulatório, muitos platelmintos podem atingir grandes tamanhos. É o caso das planárias terrestres, que atingem mais de 30 cm de comprimento, e das tênias (algumas com dezenas de metros de comprimento). Nesses casos específicos, as trocas de gases, nutrientes e excretas ocorrem através do trato digestivo e pela superfície corporal desses animais, com um processo de difusão eficiente.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q720180 | Arquitetura, Desenho técnico, Arquiteto, TJ PR, UFPR

O desenho técnico projetivo terá sempre uma relação entre distância gráfica e distância natural (o que está sendo representado: peça, equipamento, instalações etc.). Essa relação é a escala do desenho, que é normatizada pela norma NBR 8196. Sobre a escala do desenho técnico, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

330Q4757 | Geografia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR

Dentre os domínios vegetacionais brasileiros, aquele que ainda detém o maior percentual preservado de sua cobertura vegetal original é o domínio que corresponde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q715754 | Arquitetura, Sistemas Construtivos, Arquiteto, TJ PR, UFPR

A tecnologia BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção) é um conceito que envolve a modelagem das informações de um edifício, criando um modelo digital integrado de todas as disciplinas. Sobre essa tecnologia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

332Q336362 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Auxiliar Comercial, COPEL PR, UFPR

Correndo à velocidade constante de 12 km/h, quantos minutos são necessários para uma pessoa percorrer a distância de 3200 m?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

333Q30101 | Matemática, Teleatendente, COPEL, UFPR

Um texto foi digitado exatamente em 6 páginas de 50 linhas cada, com um total de 90 caracteres em cada linha. Para torná-lo mais legível, experimentou-se diminuir o número de linhas a cada página para 30 e o número de caracteres por linha para 60. Nessas condições, o número de páginas passa a ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q265697 | Química, Modelos Atômicos, Vestibular, UFPR, UFPR

As teorias atômicas vêm se desenvolvendo ao longo da história. Até o início do século XIX, não se tinha um modelo claro da constituição da matéria. De lá até a atualidade, a ideia de como a matéria é constituída sofreu diversas modificações, como se pode observar no modelo atômico de Bohr, que manteve paradigmas conceituais sobre a constituição da matéria, mas também inseriu novos conceitos surgidos no início do século XX.



No modelo atômico de Bohr:



1. O elétron circula em órbita com raio definido.



2. O elétron é descrito por uma função de onda.



3. Para descrever o elétron num orbital são necessários 4 números quânticos.



4. Toda a massa do átomo está concentrada no núcleo, que ocupa uma porção ínfima do espaço.



Entre as afirmativas acima, correspondem ao modelo atômico de Bohr:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

335Q369498 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

Ao retornar à sua unidade, você identificou que S. R. T. possui os seguintes problemas de enfermagem: falta de higiene matinal, mobilidade prejudicada pela paralisia e dificuldade na fala. Resolveu estabelecer alguns diagnósticos de enfermagem para elaborar o plano de cuidados para S. R. T. Para tanto, utilizou-se da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem. Assinale a alternativa que apresenta a correta definição do diagnóstico.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q229696 | Teoria e Normas de Segurança, Profissional de Nível Superior, ITAIPU BINACIONAL, UFPR

São melhorias advindas da manutenção preventiva:

1. Previsão da demanda.
2. Controle de estoque de peças.
3. Informações orçamentárias.
4. Rastreabilidade da frota.

Estão corretos os itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q717010 | Arquitetura, Sistemas Construtivos, Arquiteto, TJ PR, UFPR

A tinta é uma preparação, o que significa que há uma mistura de vários insumos na sua produção. A combinação dos elementos sólidos e voláteis define as propriedades de resistência e de aspecto, bem como o tipo de aplicação e custo final do produto. Sobre as tintas utilizadas em pinturas de edificações, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

338Q389596 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

"Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se novamente e se desencadeiam sobre mim. [...] Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes. Sigo o destino que me é imposto. [...] Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. [...] Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate. [...] Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história".

(Trecho da Carta-testamento de Getúlio Vargas, Palácio do Catete, Rio de Janeiro, 24 de ago. 1954.)

 Com base no texto e nos conhecimentos sobre o período Vargas, considere as afirmativas a seguir:

1. A frase da carta-testamento "saio da vida para entrar na história" revela a consciência de Getúlio Vargas da importância que a sua morte teria para a história política brasileira.

2. Getúlio Vargas, após liderar uma revolução na política nacional e chegar ao poder por meio do voto, fechou o Congresso e instituiu um regime autoritário denominado de Estado Novo.

 3. Apesar do golpe de estado efetivado por Vargas em 1937, o ditador manteve o compromisso de tramitar e promulgar uma nova e democrática Constituição para o país no Congresso Nacional.

 4. Getúlio Vargas denunciou, desde o início, as atrocidades das ditaduras de Hitler e de Mussolini, apoiando imediatamente a luta contra a Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

339Q389159 | História do Brasil, Conhecimentos de História do Brasil, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

Sobre o processo de ruptura do sistema colonial, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q52820 | Português, Interpretação de Textos, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR, 2018

Texto associado.
O texto a seguir é referência para a questão.

    Era uma vez um lobo vegano que não engolia a vovozinha, três porquinhos que se dedicavam _____ especulação imobiliária e uma estilista chamada Gretel que trabalhava de garçonete em Berlim. Não deveria nos surpreender que os contos tradicionais se adaptem aos tempos. Eles foram submetidos _____ alterações no processo de transmissão, oral ou escrita, ao longo dos séculos para adaptá-los aos gostos de cada momento. Vejamos, por exemplo, Chapeuzinho Vermelho. Em 1697 – quando a história foi colocada no papel –, Charles Perrault acrescentou _____ ela uma moral, com o objetivo de alertar as meninas quanto _____ intenções perversas dos desconhecidos.
    Pouco mais de um século depois, os irmãos Grimm abrandaram o enredo do conto e o coroaram com um final feliz. Se a Chapeuzinho Vermelho do século XVII era devorada pelo lobo, não seria de surpreender que a atual repreendesse a fera por sua atitude sexista quando a abordasse no bosque. A força do conto, no entanto, está no fato de que ele fala por meio de uma linguagem simbólica e nos convida a explorar a escuridão do mundo, a cartografia dos medos, tanto ancestrais como íntimos. Por isso ele desafia todos nós, incluindo os adultos. [...]
    A poetisa Wislawa Szymborska falou sobre um amigo escritor que propôs a algumas editoras uma peça infantil protagonizada por uma bruxa. As editoras rejeitaram a ideia. Motivo? É proibido assustar as crianças. A ganhadora do prêmio Nobel, admiradora de Andersen – cuja coragem se destacava por ter criado finais tristes –, ressalta a importância de se assustar, porque as crianças sentem uma necessidade natural de viver grandes emoções: “A figura que aparece [em seus contos] com mais frequência é a morte, um personagem implacável que penetra no âmago da felicidade e arranca o melhor, o mais amado. Andersen tratava as crianças com seriedade. Não lhes falava apenas da alegre aventura que é a vida, mas também dos infortúnios, das tristezas e de suas nem sempre merecidas calamidades”. C. S. Lewis dizia que fazer as crianças acreditar que vivem em um mundo sem violência, morte ou covardia só daria asas ao escapismo, no sentido negativo da palavra.
    Depois de passar dois anos mergulhado em relatos compilados durante dois séculos, Italo Calvino selecionou e editou os 200 melhores contos da tradição popular italiana. Após essa investigação literária, sentenciou: “Le fiabe sono vere [os contos de fadas são verdadeiros]”. O autor de O Barão nas Árvores tinha confirmado sua intuição de que os contos, em sua “infinita variedade e infinita repetição”, não só encapsulam os mitos duradouros de uma cultura, como também “contêm uma explicação geral do mundo, onde cabe todo o mal e todo o bem, e onde sempre se encontra o caminho para romper os mais terríveis feitiços”. Com sua extrema concisão, os contos de fadas nos falam do medo, da pobreza, da desigualdade, da inveja, da crueldade, da avareza... Por isso são verdadeiros. Os animais falantes e as fadas madrinhas não procuram confortar as crianças, e sim dotá-las de ferramentas para viver, em vez de incutir rígidos patrões de conduta, e estimular seu raciocínio moral. Se eliminarmos as partes escuras e incômodas, os contos de fadas deixarão de ser essas surpreendentes árvores sonoras que crescem na memória humana, como definiu o poeta Robert Bly.

(Marta Rebón. Disponível em: .)
Considere as seguintes afirmativas sobre os termos em negrito e sublinhados no texto:

1. Na 3ª linha do segundo parágrafo, “a” refere-se a “fera”.
2. Na 3ª linha do terceiro parágrafo, “cuja” refere-se a “Wislawa Szymborska”.
3. Na 4ª linha do terceiro parágrafo, “seus” refere-se a “Andersen”.
4. Na 7ª linha do quarto parágrafo, “las” refere-se a “crianças”.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.