Início

Questões de Concursos UFPR

Resolva questões de UFPR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


441Q361768 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Curitiba PR, UFPR

O auxiliar de enfermagem deve respeitar os preceitos da profissão de enfermagem que estão expressos nos deveres, na deontologia e no segredo profissional. Sobre o assunto, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

442Q389710 | História, Santa Catarina, Auxiliar de Comarca, TJ SC, UFPR

O início do século XX marcou a história do Estado de Santa Catarina com um conflito armado, que teve como causas, entre outras: a disputa de limites entre Santa Catarina e o Paraná, a luta pela posse da terra por parte dos caboclos serranos e a construção da Estrada de ferro São Paulo - Rio Grande. A reação dos caboclos da região a esses fatos sintetizados acima foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

443Q52832 | Português, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR, 2018

O Uraguai foi publicado pela primeira vez antes da independência do Brasil, em 1769, e narra as disputas entre espanhóis e portugueses pelos territórios do sul do continente, envolvendo os índios e os jesuítas. No fragmento abaixo, podemos conferir um trecho da fala do comandante português:

O nosso último rei e o rei de Espanha
Determinaram por cortar de um golpe,
Como sabeis, neste ângulo da terra,
As desordens de povos confinantes,
Que mais certos sinais nos dividissem.

(GAMA, Basílio da. “Canto Primeiro”. O Uraguai. Porto Alegre: L&PM, 2009, p. 47.)

O talento de Basílio da Gama, que transforma o árido assunto em matéria literária, recebe, cem anos depois, o elogio de Machado de Assis. Ao compará-lo com seu contemporâneo, Tomás Antônio Gonzaga, o escritor afirma: “Não lhe falta, também a ele, nem sensibilidade, nem estilo, que em alto grau possui; a imaginação é grandemente superior à de Gonzaga, e quanto à versificação nenhum outro, em nossa língua, a possui mais harmoniosa e pura” (MACHADO DE ASSIS. A nova geração. In. Obras completas. Rio de Janeiro: José Aguilar Editora, 1973. p.815).

Sobre o poema de Basílio da Gama, considere as seguintes afirmativas:

1. O contexto histórico trabalhado no poema de Basílio da Gama é fundamental para o seu entendimento: a descentralização do poder colonial, protagonizada pelo Marquês de Pombal, e a disputa de territórios coloniais entre Espanha e Portugal, mediada e pacificada pelos jesuítas, na segunda metade do século XVIII.
2. Ao longo dos cinco cantos de O Uraguai, compostos em decassílabos sem rima, podemos perceber a marca da epopeia, na narração da guerra e dos feitos dos heroicos portugueses, e a presença da sátira, na caricatura dos jesuítas, particularmente na figura do Padre Balda.
3. O grande destaque dado aos índios e à defesa da sua terra, a exaltação lírica da natureza e a centralidade do par amor/morte, presente na relação de Lindoia e Cacambo, deram ao poema de Basílio da Gama o lugar de inaugurador do romantismo em todos os manuais de história da literatura brasileira.
4. Para narrar acontecimentos reais da ação de portugueses e espanhóis na disputa dos territórios delimitados pelo rio Uruguai, que hoje correspondem ao noroeste do Rio Grande do Sul e ao norte da Argentina, Basílio da Gama toma o cuidado de inserir apenas personagens ficcionais no seu poema, para não se comprometer.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q530362 | Engenharia Civil, Policial Civil Perito, Polícia Científica do Paraná PR, UFPR

A altura inicial de uma amostra de solo é 2,2 cm, e o seu índice de vazios é 1,2. Submetida a um ensaio de adensamento, a altura se reduz para 1,8 cm. Qual o índice de vazios final da amostra?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

445Q30111 | Português, Técnico Administrativo, COPEL, UFPR

Considere as seguintes frases:

1. É possível que outros instrumentos, como o jogo eletrônico, possa substituir o exercício cerebral demandado pela escrita de mão.
2. O problema é de difícil solução, mas ignorar ele, a pretexto de cessar os conflitos e os dissabores, é o caminho para um mundo sem progresso.
3. O impeachment, mesmo com o consenso de que houve erros graves da presidente, não é imediato, nem obrigatório.

Está(ão) conforme a norma padrão a(s) frase(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

446Q5124 | Enfermagem, Professor, SEED PR, UFPR

No que diz respeito à composição da Comissão de Ética de Enfermagem, é correto afirmar que deverá ser composta por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q266358 | Espanhol, Vestibular, UFPR, UFPR

Texto associado.

Para contestar a las preguntas 77, 78, 79 y 80 utilice los dos textos a continuación.

No veo qué ganamos las mujeres

Milagros del Corral es exdirectora de la Biblioteca Nacional

Ha tardado mucho pero, al fin, la Real Academia de la Lengua ha emitido su opinión a propósito del supuesto carácter sexista del español a través del informe rigurosamente fundamentado de Ignacio Bosque. No puedo sino estar de acuerdo con la crítica responsable de la RAE. Y ello a pesar de que soy mujer y una profesional que, desde muy joven, ha trabajado en entornos mayoritariamente masculinos. Soy también consciente de que la mujer todavía está lejos de alcanzar la equiparación social y profesional que le corresponde y, en consecuencia, soy una firme partidaria de la defensa de mis derechos, que son los derechos de media humanidad. Digo, pues, no a la discriminación.
Sin embargo, esta reciente costumbre de pervertir nuestra maravillosa lengua castellana me parece un puro sinsentido. Nunca me he sentido excluida de forma gramatical alguna, singular o plural, ni creo que los hombres se sientan discriminados al ser aludidos, en singular y en plural, como artistas, periodistas, trapecistas, etcétera. Sin duda aquí se ha producido un error, aunque haya sido con la mejor intención. Aquí se ha confundido sexo con género, biología con gramática.
El activismo feminista, de la mano de una serie de instituciones que quieren ser políticamente correctas, quieren hacernos creer con sus guías de uso de lenguaje no sexista que la visibilidad de las mujeres pasa por desnaturalizar nuestro idioma con fórmulas rebuscadas, cuando no claramente atentatorias contra la morfología gramatical o sintáctica, sin miedo alguno a recargar el discurso hasta límites estéticamente insoportables: niños y niñas, andaluces y andaluzas, jueces y juezas, miembros y miembras? Eso cuando no nos atropellan con amig@s, utilización supuestamente genial del símbolo de una medida de líquidos y, más recientemente, del dominio de las direcciones de correo electrónico.
Amén del innecesario estropicio lingüístico, no creo que recomendaciones de esta naturaleza sirvan de nada a nuestra mayor visibilidad. Ni mucho menos que lleguen muy lejos. De momento, solo las aplican de forma acrítica algunos políticos de posmodernidad mal entendida. Y, desde luego, no han logrado calar en el habla popular. Y no han calado porque el pueblo es sabio e inconscientemente siente que las expresiones recomendadas rayan en lo ridículo y no convienen a la economía de la comunicación, pecado grave en la era de Twitter y el microrrelato. Quiero creer que se trata de una moda pasajera.

Pero, ¿dónde estaba la RAE?

Inés Alberdi es catedrática de Sociología de la Universidad Complutense

¿Cómo puede sorprenderse el profesor Bosque de que para preparar una Guía de uso no sexista del lenguaje no se consulte con la Academia de la Lengua? Lo que sorprende es que no haya sido esta institución la que se haya ocupado de darnos sugerencias para hacer un uso del lenguaje que no oculte a las mujeres.
¿Por qué la RAE no ha dicho nada hasta ahora de cómo el lenguaje español hace invisibles a las mujeres? ¿Dónde están sus análisis y sus recomendaciones para dar un uso más de acuerdo con la igualdad de género? La Academia es, como dice el profesor Bosque, la institución que debe vigilar por el buen uso de la lengua, pero esto no le ha parecido un problema o no le ha interesado.
Bienvenida sea la Academia de la Lengua a este debate en el que tendría que haber estado hace años. No necesariamente para decirnos lo que hay que hacer sino para sumar su conocimiento y su experiencia al de tantas otras personas e instituciones que conocen aspectos que también habrá que tener en cuenta.
En sus argumentos contra las guías se refiere casi exclusivamente a una de las cuestiones que estas señalan, la necesidad de hacer manifiesta la presencia femenina en cualquier colectivo al que nos estemos refiriendo, niñas y niños, padres y madres, cuestión que la lengua española oscurece a través del uso del genérico masculino. Este es quizás el aspecto más difícil de revisar si queremos que el español no olvide a las mujeres, pero hay muchos otros. La propuesta que hacen algunas guías, de reiterar constantemente el masculino y el femenino de todo, no le gusta y lo ridiculiza. A mí tampoco, pero no me burlo porque el tema me parece muy serio. Creo que hay formas posibles de evitar esa reiteración. Por ejemplo, hablar del género humano en vez del hombre cuando se habla de la evolución. No se trata tanto de señalar con el dedo a los que abusen del genérico masculino, como tratar de enseñar a todos a hablar con mayor rigor y respeto a la igualdad de género. La lengua es hija de la historia y por ello no debe sorprendernos que la española sea tan sexista. Pues bien, les diría, como digo a mis estudiantes, que procuren reflexionar sobre cómo escriben y traten de no olvidar a las mujeres al hacerlo.

(Textos adaptados de www.elpais.es - http://cultura.elpais.com/cultura/2012/03/05/actualidad/1330979981_863178.html)

Para Milagros del Corral las guías de uso de lenguaje no sexista:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q530434 | Engenharia Civil, Policial Civil Perito, Polícia Científica do Paraná PR, UFPR

O peso específico aparente de uma amostra de argila é de 1,8 g/cm³, o teor de umidade é de 50% e o peso específico das partículas dessa argila é de 2,4 g/cm³. Qual a porosidade da amostra?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q339733 | Raciocínio Lógico, Probabilidade, Analista de Suporte Júnior, ITAIPU Binacional, UFPR

Dois dados não viciados e de cores diferentes têm suas faces numeradas de 1 a 6. Quantas possibilidades há de, ao lançarmos esses dois dados, o resultado ser 7?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

450Q746304 | Economia, A Economia Agro Exportadora e o Desenvolvimento Industrial, Técnico de Controle, TCE PR, UFPR

Até o início do século XX, a economia brasileira era considerada uma economia agroexportadora. Com relação a esse modelo, considere as seguintes afirmativas:

1. A exportação é uma variável quase que exclusiva na determinação da Renda Nacional e sua única fonte de dinamismo.

 2. A pauta de exportação possui base estreita, isto é, ela é fortemente concentrada em poucos produtos primários.

3. As importações constituem uma fonte flexível de suprimento de bens para atender a boa parte da demanda interna.

4. Existe grande diferença entre a base produtiva e a estrutura de demanda que precisa ser atendida pelas importações.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

451Q203009 | Engenharia Elétrica, Circuitos CC, Engenheiro Júnior Elétrica, ITAIPU BINACIONAL, UFPR

Em um circuito elétrico, composto por uma bateria ideal (de resistência interna desprezível) de 24 V e três resistores cujas resistências valem 2 ?, 15 ? e 30 ?, verifica-se que a potência fornecida pela bateria é de 48 W. Levando em consideração os dados apresentados, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

452Q474900 | Espanhol, Interpretação de Texto, Jornalista, ITAIPU Binacional, UFPR

Según el texto, es correcto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

453Q52836 | Português, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR, 2018

Anatol Rosenfeld, um importante estudioso da cena teatral brasileira, faz no trecho abaixo uma síntese que explica as motivações para o emprego de recursos narrativos na dramaturgia que, segundo ele, começa a ser realizada no Brasil ao fim da década de 50 do século XX.

O uso de recursos épicos por parte de dramaturgos e diretores teatrais não é arbitrário, correspondendo, ao contrário, a transformações históricas que suscitam o surgir de novas temáticas, novos problemas, novas valorações e novas concepções de mundo.

(ROSENFELD, Anatol: O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1985, p. 12.)

Considerando o trecho citado e a leitura integral de Morte e Vida Severina, Auto de Natal Pernambucano, de João Cabral de Melo Neto, e Eles não usam Black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

454Q365992 | Enfermagem, Enfermeiro, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, UFPR

Sobre a assistência a pessoas idosas, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q361914 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem do Trabalho, COPEL PR, UFPR

Considerando que você recebeu no ambulatório um paciente com prescrição médica de ampicilina 1 gr/VO e no estoque de medicamentos você somente dispõe de capsulas de ampicilina de 500 mg, assinale a alternativa que corresponde à quantidade correta do medicamento prescrito.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

456Q338728 | Matemática, Auxiliar Comercial, COPEL PR, UFPR

Considere a equação bx2 + 2bx - 2 = 0 e avalie as seguintes alternativas:

1. Se b = 0 , a equação não tem solução.

2. Se b = 1, a equação tem uma única solução.

3. Se b < -3 , a equação tem duas soluções.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q52810 | História, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR, 2018

Em 5 de outubro de 1988 foi promulgada a Constituição que se encontra em vigência no Brasil. A respeito da história da construção e da aplicação dessa Constituição, considere as seguintes afirmativas:

1. Essa Constituição ampliou os direitos civis, políticos e sociais, tais como a previdência social, a proteção à maternidade e à infância e a garantia ao acesso universal à educação e à saúde.
2. Após 30 anos da promulgação dessa constituição, comemora-se o cumprimento do item III do artigo 3º da Constituição: “erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais”.
3. Essa Constituição foi elaborada por uma Assembleia Nacional Constituinte eleita por voto indireto em colégio eleitoral, por conta da rejeição da emenda das “Diretas Já” pelo Congresso Nacional.
4. Essa Constituição foi elaborada com a finalidade de romper com o período da ditadura civil-militar (1964-1985) e atender ao processo de redemocratização.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

458Q52814 | Biologia, Aspirante da Polícia Militar, Polícia Militar PR, UFPR, 2018

Sobre a divisão celular, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q818815 | Legislação Federal, Lei 9261 1996, Secretário Executivo Júnior, ITAIPU Binacional, UFPR

A Lei nº 9.261, de 10/01/96, dispõe sobre o exercício da profissão de secretariado e dá outras providências. De acordo com o artigo 4º, são atribuições do secretário executivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

460Q265678 | Espanhol, Vestibular, UFPR, UFPR

Texto associado.

O texto a seguir é referência para as questões 73 a 76.

Ayurveda, ¿otro camino?

Jorge Luis Serra (médico argentino, se formó en pediatría en la Universidad de Buenos Aires. Actualmente es especialista en medicina ayurvédic(A).

Ayurveda es la medicina tradicional de la India, que demanda cinco años y medio de estudio en las universidades de ese país. En el idioma sánscrito, ayur significa vida, y veda, conocimiento. Literalmente, es la ciencia de la vida. Para entenderlo: no está concebido sólo como un sistema médico sino como un sistema de vida para promocionar la salud. Y aunque esto no lo sepan muchos en nuestro país, fue reconocida por la Organización Mundial de la Salud como un sistema médico tradicional. Para su diagnóstico y aplicación, pone mucho énfasis en cómo es la persona, cómo interactúa con la naturaleza y con los otros. A partir de ese conocimiento se puede hacer un plan de equilibrio con los flujos de la vida para que la persona se mantenga más sana durante más tiempo. Para un diagnóstico ayurvédico se tienen en cuenta no sólo las muestras de laboratorio y el diagnóstico por imágenes, sino también cómo habla la persona, cómo piensa, las características de su piel, si es friolenta o calurosa. Es bueno aclarar que esta medicina no propone curaciones mágicas y que los profesionales que la aplican con honestidad atravesaron un largo camino de formación. En la India hay 350 mil médicos ayurvédicos que han estudiado en la facultad. Allá tienen, además, un equivalente a nuestro Conicet, con 2 mil profesionales investigando en 20 centros regionales con convenios en universidades.
(Texto adaptado. VIVA, la revista de Clarín, 02 jan. 2006.)

En relación a Ayurveda, otra forma de expresar lo equivalente a "no está concebido como un sistema médico sino como un sistema de vida para promocionar la salud" es:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.