Início

Questões de Concursos UFRGS

Resolva questões de UFRGS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q705384 | Geografia, Vestibular 3 dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Considere as seguintes afirmações sobre a atual problemática migratória enfrentada pela Europa.
I - O atual acordo internacional FRONTEX, assinado pelos países da União Europeia em 2016, visou apoiar as migrações provenientes de qualquer país ex-colônia e inibir o tráfico de pessoas.
II - A construção de campos de refugiados oficiais com completa infraestrutura nos países europeus tem aumentado os fluxos imigratórios.
III- A atual problemática migratória enfrentada pela Europa tem, entre suas principais causas, o atual contexto de conflitos e instabilidades em seus países de origem, como guerras civis.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q699340 | Biologia, Vestibular 3 dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Os ecossistemas aquáticos podem ser de água doce ou salgada. Com relação aos ecossistemas marinhos, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q932003 | Raciocínio Lógico, Equivalências e Negações Lógicas, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2019

Texto associado.
NESTA PROVA, SERÃO UTILIZADOS OS SEGUINTES SÍMBOLOS E CONCEITOS COM OS RESPECTIVOS SIGNIFICADOS:
N: Conjunto dos números naturais.
R: Conjunto dos números reais.
Considere as afirmações sobre números inteiros.
I - Todo número primo é ímpar.
II - Se a é um número múltiplo de 3 , então 2a é múltiplo de 6 .
III - Se a é um número par, então a2 é um número par.
Quais estão corretas ?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q932083 | Português, Vestibular 2 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2019

Texto associado.
TEXTO
01. – Para mim esta é a melhor hora do dia –
02. Ema disse, voltando do quarto dos meninos. –
03. Com as crianças na cama, a casa fica tão
04. sossegada.
05. – Só que já é noite – a amiga corrigiu, sem
06. tirar os olhos da revista. Ema agachou-se para
07. recolher o quebra-cabeça esparramado pelo
08. chão.
09. – É força de expressão, sua boba. O dia
10. acaba quando eu vou dormir, isto é, o dia tem
11. vinte quatro horas e a semana tem sete dias,
12. não está certo? – Descobriu um sapato sob a
13. poltrona. Pegou-o e, quase deitada no tapete,
14. procurou, depois, o par ........ dos outros
15. móveis.
16. Era bom ter uma amiga experiente. Nem
17. precisa ser da mesma idade – deixou-se cair
18. no sofá – Bárbara, muito mais sábia.
19. Examinou-a a ler: uma linha de luz dourada
20. valorizava o perfil privilegiado. As duas eram
21. tão inseparáveis quanto seus maridos, colegas
22. de escritório. Até ter filhos juntas
23. conseguiram, acreditasse quem quisesse. Tão
24. gostoso, ambas no hospital. A semelhança
25. física teria contribuído para o perfeito
26. entendimento? “Imaginava que fossem
27. irmãs”, muitos diziam, o que sempre causava
28. satisfação.
29. – O que está se passando nessa cabecinha?
30. – Bárbara estranhou a amiga, só doente
31. pararia quieta. Admirou-a: os cabelos soltos,
32. caídos no rosto, escondiam os olhos ...........,
33. azuis ou verdes, conforme o reflexo da roupa.
34. De que cor estariam hoje seus olhos?
35. Ema aprumou o corpo.
36. – Pensava que se nós morássemos numa
37. casa grande, vocês e nós...
38. Bárbara sorriu. Também ela uma vez tivera
39. a ideia. – As crianças brigariam o tempo todo.
40. Novamente a amiga tinha razão. Os filhos
41. não se suportavam, discutiam por qualquer
42. motivo, ciúme doentio de tudo. O que
43. sombreava o relacionamento dos casais.
44. – Pelo menos podíamos morar mais perto,
45. então.
46. Se o marido estivesse em casa, seria
47. obrigada a assistir à televisão, ........, ele mal
48. chegava, ia ligando o aparelho, ainda que
49. soubesse que ela detestava sentar que nem
50. múmia diante do aparelho – levantou-se,
51. repelindo a lembrança. Preparou uma jarra de
52. limonada. ........ todo aquele interesse de
53. Bárbara na revista? Reformulou a pergunta
54. em voz alta.
55. – Nada em especial. Uma pesquisa sobre o
56. comportamento das crianças na escola, de
57. como se modificam as personalidades longe
58. dos pais.
Adaptado de: VAN STEEN, Edla. Intimidade.
In: MORICONI, Italo (org.) Os cem melhores
contos brasileiros do século. 1. ed. Rio de
Janeiro: Objetiva, 2009. p. 440-441.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas 14, 32, 47 e 52, nessa ordem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q700197 | Química, Vestibular 3 dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Texto associado.
O ácido hidrazoico HN3 é um ácido volátil e tóxico que reage de modo extremamente explosivo e forma hidrogênio e nitrogênio, de acordo com a reação abaixo.
2 HN3 ? H2 + 3 N2
Sob determinadas condições, a velocidade de decomposição do HN3 é de 6,0 x 10 –2 mol L – 1 min – 1
Nas mesmas condições, as velocidades de formação de H2 e de N2 em mol L – 1 min – 1 , são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q932495 | Português, Pontuação, Vestibular 2 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2019

Texto associado.
TEXTO
01. Cena 1
02. Em uma madrugada chuvosa, um
03. trabalhador residente em São Paulo acorda,
04. ao amanhecer, às cinco horas, toma
05. rapidamente o café da manhã, dirige-se até o
06. carro, acessa a rua, e, como de costume, faz
07. o mesmo trajeto até o trabalho. Mas, em um
08. desses inúmeros dias, ouve pelo rádio que
09. uma das avenidas de sua habitual rota está
10. totalmente congestionada. A partir dessa
11. informação e enquanto dirige, o trabalhador
12. inicia um processo mental analítico para
13. escolher uma rota alternativa que o faça
14. chegar ........ empresa no horário de sempre.
15. Para decidir sobre essa nova rota, ele
16. deverá considerar: a nova distância a ser
17. percorrida, o tempo gasto no deslocamento, a
18. quantidade de cruzamentos existentes em
19. cada rota, em qual das rotas encontrará
20. chuva e em quais rotas passará por áreas
21. sujeitas a alagamento.
22. Cena 2
23. Mais tarde no mesmo dia, um casal
24. residente na mesma cidade obtém
25. financiamento imobiliário e decide pela
26. compra de um apartamento. São inúmeras
27. opções de imóveis à venda. Para a escolha
28. adequada do local de sua morada em São
29. Paulo, o casal deverá levar em conta, além do
30. valor do apartamento, também outros
31. critérios: variação do preço dos imóveis por
32. bairro, distância do apartamento até a escola
33. dos filhos pequenos, tempo gasto entre o
34. apartamento e o local de emprego do casal,
35. preferência por um bairro tranquilo e
36. existência de linha de ônibus integrada ao
37. metrô nas proximidades do imóvel – entre
38. outros critérios.
39. Essas duas cenas urbanas descrevem
40. situações comuns ........ passam diariamente
41. muitos dos cidadãos residentes em grandes
42. cidades. As protagonistas têm em comum a
43. angústia de tomar uma decisão complexa,
44. escolhida dentre várias possibilidades
45. oferecidas pelo espaço geográfico. Além de
46. mostrar que a geografia é vivida no cotidiano,
47. as duas cenas mostram também que, para
48. tomar a decisão que ........ seja mais
49. conveniente, nossas protagonistas deverão
50. realizar, primeiramente, uma análise
51. geoespacial da cidade. Em ambas as cenas,
52. essa análise se desencadeia a partir de um
53. sistema cerebral composto de informações
54. geográficas representadas internamente na
55. forma de mapas mentais que induzirão as três
56. protagonistas a tomar suas decisões. Em cada
57. cena podemos visualizar uma pergunta
58. espacial. Na primeira, o trabalhador pergunta:
59. “qual a melhor rota a seguir, desde este
60. ponto onde estou até o local de meu trabalho,
61. neste horário de segunda-feira?” Na segunda,
62. o questionamento seria: “qual é o lugar da
63. idade que reúne todos os critérios
64. geográficos adequados à nossa moradia?”
65. A cena 1 é um exemplo clássico de análise
66. de redes, enquanto a cena 2 é um exemplo
67. clássico de alocação espacial – duas das
68. técnicas mais importantes da análise
69. geoespacial.
70. A análise geoespacial reúne um conjunto de
71. métodos e técnicas quantitativos dedicados à
72. solução dessas e de outras perguntas
73. similares, em computador, ........ respostas
74. dependem da organização espacial de
75. informações geográficas em um determinado
76. tempo. Dada a complexidade dos modelos,
77. muitas técnicas de análise geoespacial foram
78. transformadas em linguagem computacional e
79. reunidas, posteriormente, em um sistema de
80. informação geográfica. Esse fato
81. geotecnológico contribuiu para a
82. popularização da análise geoespacial realizada
83. em computadores, que atualmente é
84. simplificada pelo termo geoprocessamento.
Adaptado de: FERREIRA, Marcos César. Iniciação à
análise geoespacial: teoria, técnicas e exemplos
para geoprocessamento.
São Paulo: Editora UNESP, 2014. p. 33-34.
Na coluna da esquerda, abaixo, são listados sinais de pontuação e marcações gráficas; na da direita, o sentido ou a função que expressam no contexto em que ocorrem.
Associe corretamente a coluna da direita à da esquerda.
( ) Dois pontos (l. 16 e l. 31)
( ) Itálico (l. 50-51)
( ) Aspas (l. 59-61)
( ) Vírgula (l. 83)
1 - Permite inserir sequência de valor explicativo.
2 - Permite supor questionamentos atribuídos aos protagonistas das cenas.
3 - Permite anunciar enumerações.
4 - Permite destacar expressão técnica.
5 - Permite destacar o discurso indireto.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q704940 | Química, Vestibular 3 dia, UFRGS, UFRGS, 2019

O ácido sulfúrico, um dos compostos mais importantes do ponto de vista industrial no mundo moderno, pode reagir com diversas substâncias.
Na coluna da esquerda abaixo, estão relacionadas substâncias que reagem com o ácido sulfúrico; na da direita, forças motrizes que favorecem a ocorrência das reações.
Associe a coluna da direita à da esquerda.
( ) KNO2
( ) Na2CO3
( ) Ba(NO3)2
1 - forma gás
2 - forma ácido fraco
3 - forma precipitado
4 - forma um sal básico
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q933020 | Inglês, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.

The complex linguistic universe of



Game of Thrones

1.Game of Thrones has garnered 38 Emmy

2.awards for its portrayal of a world of sex,

3.violence and politics so real that some viewers

4.could imagine moving there. Part of that detail

5.has been the creation of the richest linguistic

6.universe since J.R.R. Tolkien’s Middle Earth.

7.In the field of language-creation for fictional

8.worlds, there is Tolkien, and there is everybody

9.else. But David Peterson, the language-smith

10.of Game of Thrones , comes a close second for

11.the amount of thought put into its two

12.languages, Dothraki and Valyrian. The interest

13.in these tongues is such that a textbook for

14.learning Dothraki has been published, while

15.Duolingo, a popular online language-learning

16.platform, now offers a course in High Valyrian.

17.Inspired by fictional languages such as those

18.in the Star Wars films and with a master’s

19.degree in linguistics, Peterson made Dothraki

20.and Valyrian as rich and realistic as possible.

21.Creating words is the easy part; anyone can

22.string together nonsense syllables. But

23.Peterson, like Tolkien, took the trouble to give

24his words etymologies and cousins, so that

25.the word for “feud” is related to the words

26.“blood” and “fight”. To make the languages

27.pronounceable but clearly foreign, he put

28.non-English sounds in high-frequency words

29.(like khaleesi , or queen), put the stress in

30.typically non-English places, and had words

31.begin with combinations of sounds that are

32.impossible in English, like hr .

33.Armed with a knowledge of common linguistic

34.sound changes, he gives his languages the

35kinds of irregularities and disorder that arise in

36.the real world: High Valyrian’s obar

37(“curve”) becomes Astapori Valyrian’s uvor .

38.Words’ meanings—as in real life—drift, too,

39.giving the system more realistic messiness.

40.Languages also play a prominent role in the

41.storyline. Dothraki is the guttural language of

42.a horse-borne warrior nation, but high-born

43.Daenerys Targaryen does not look down on it;

44.methodically learning it is key to her rise.

45.Tyrion Lannister is left to administer the city

46.of Mereen despite his ropy command of

47.Valyrian, leading to some comic moments.

48.And a prophecy of a future hero acquires new

49.meaning when an interpreter explains that the

50.word in question is ambiguous in Valyrian—it

51.could be “prince” or “princess”.

52.It might seem odd that a highly sexist society

53.like the one of Game of Thrones would have

54.languages where sex roles were not clearly

55.marked, but languages are not always perfect

56.vehicles for a culture. Random change can

57.leave them with too many words for one

58.concept, and not enough for another. In this

59.way, the flawed nature of language reflects

60.the foibles of flawed humans and the

61.imperfect worlds they strive to create.

Adaptado de:

<="" span="" style="box-sizing: border-box;">

21725752-dothraki-and-valyrian-are-mostconvincing-

fictional-tongues-elvish>.

Acesso em: 21 nov. 2017.


 

Associe as palavras da coluna da esquerda aos seus respectivos sinônimos, na coluna da direita, de acordo com o sentido que têm no texto.


 ( ) garnered (l. 01)

 ( ) look down on (l. 43)

( ) ropy (l. 46)

 ( ) strive (l. 61)


 1. despise 

 2. earned 

 3. old-fashioned

 4. observe

 5. poor

 6. endeavor

 7. celebrated 

 8. aim

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q932751 | Biologia, Vestibular 3 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Algumas estruturas das angiospermas desenvolveram modificações ao longo da evolução, que permitiram
adaptações ambientais importantes.
Considere as seguintes afirmações sobre essas estruturas.
I - Cenoura é um caule modificado subterrâneo que acumula nutrientes.
II - Plantas de ambientes desérticos, tais como cactus, têm folhas modificadas em espinhos e caules
fotossintetizantes.
III- Plantas com flores de pétalas pequenas ou inexistentes podem apresentar folhas modificadas na base do
receptáculo floral, com função de atrair polinizadores.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q932334 | Português, Morfologia, Vestibular 2 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2019

Texto associado.
TEXTO
01. Recebi consulta de um amigo que tenta
02. deslindar segredos da língua para
03. estrangeiros que querem aprender português.
04. Seu problema: “se digo em uma sala de aula:
05. ‘Pessoal, leiam o livro X’, como explicar a
06. concordância? Certamente, não se diz
07. ‘Pessoal, leia o livro X’".
08. Pela pergunta, vê-se que não se trata de
09. fornecer regras para corrigir eventuais
10. problemas de padrão. Trata-se de entender
11. um dado que ocorre regularmente, mas que
12. parece oferecer alguma dificuldade de análise.
13. Em primeiro lugar, é óbvio que se trata de
14. um pedido (ou de uma ordem) mais ou
15. menos informal. Caso contrário, não se usaria
16. a expressão “pessoal”, mas talvez “Senhores”
17. ou “Senhores alunos”.
18. Em segundo lugar, não se trata da tal
19. concordância ideológica, nem de silepse
20. (hipóteses previstas pela gramática para
21. explicar concordâncias mais ou menos
22. excepcionais, que se devem menos a fatores
23. sintáticos e mais aos semânticos; exemplos
24. correntes do tipo “A gente fomos” e “o
25. pessoal gostaram” se explicam por esse
26. critério). Como se pode saber que não se
27. trata de concordância ideológica ou de
28. silepse? A resposta é que, nesses casos, o
29. verbo se liga ao sujeito em estrutura sem
30. vocativo, diferentemente do que acontece
31. aqui. E em casos como “Pedro, venha cá”,
32. “venha” não se liga a “Pedro”, mesmo que
33. pareça que sim, porque Pedro não é o sujeito.
34. Para tentar formular uma hipótese mais
35. clara para o problema apresentado, talvez se
36. deva admitir que o sujeito de um verbo pode
37. estar apagado e, mesmo assim, produzir
38. concordância. O ideal é que se mostre que o
39. fenômeno não ocorre só com ordens ou
40. pedidos, e nem só quando há vocativo.
41. Vamos por partes: a) é normal, em
42. português, haver orações sem sujeito
43. expresso e, mesmo assim, haver flexão
44. verbal. Exemplos correntes são frases como
45. “chegaram e saíram em seguida”, que todos
46. conhecemos das gramáticas; b) sempre que
47. há um vocativo, em princípio, o sujeito pode
48. não aparecer na frase. É o que ocorre em
49. “meninos, saiam daqui”; mas o sujeito pode
50. aparecer, pois não seria estranha a sequência
51. “meninos, vocês se comportem”; c) se forem
52. aceitas as hipóteses a) e b) (diria que são
53. fatos), não seria estranho que a frase
54. “Pessoal, leiam o livro X” pudesse ser tratada
55. como se sua estrutura fosse “Pessoal, vocês
56. leiam o livro x”. Se a palavra “vocês” não
57. estivesse apagada, a concordância se
58. explicaria normalmente; d) assim, o problema
59. real não é a concordância entre “pessoal” e
60. “leiam”, mas a passagem de “pessoal” a
61. “vocês”, que não aparece na superfície da
62. frase.
63. Este caso é apenas um, dentre tantos
64. outros, que nos obrigariam a considerar na
65. análise elementos que parecem não estar na
66. frase, mas que atuam como se lá estivessem.
Adaptado de: POSSENTI, Sírio.
Malcomportadas línguas.
São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 85-86.
Considere os usos de advérbios no texto e assinale com 1 aqueles em que o advérbio modifica o sentido de apenas uma palavra e com 2 aqueles em que modifica o sentido de segmentos textuais.
( ) Certamente (l. 06)
( ) menos (l. 15)
( ) mais (l. 34)
( ) talvez (l. 35)
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q931858 | Física, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Considere as afirmações abaixo, sobre o sistema Terra-Lua. 
I - Para acontecer um eclipse lunar, a Lua deve estar na fase Cheia. 
II - Quando acontece um eclipse solar, a Terra está entre o Sol e a Lua. 
III- Da Terra, vê-se sempre a mesma face da Lua, porque a Lua gira em torno do próprio eixo no mesmo tempo em que gira em torno da Terra. 
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q932627 | Matemática, Geometria Plana, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Se a e b são ângulos agudos e complementares, o valor da expressão sen²(a+b) – cos ²(a+b) é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q703396 | Geografia, Vestibular 3 dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Assinale a alternativa correta sobre uso e ocupação do solo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q932809 | Matemática, Números Complexos, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2019

Dados os números complexos z 1 = ( 2 , -1 ) e z2 = ( 3 , x ) , sabe-se que z 1 ? z 2 ? R. Então x é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q932289 | Biologia, Vestibular 3 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Algumas características facilitaram a saída das florestas e a ocupação de campos e savanas aos ancestrais da
espécie humana.
Considere as afirmações sobre essas características.
I - A postura ereta liberou as mãos para executar outras funções não relacionadas ao deslocamento.
II - A gradativa redução do volume do crânio facilitou o deslocamento mais rápido em ambientes abertos.
III- A arcada dentária com a disposição dos dentes em U, com caninos reduzidos, favoreceu a exploração de
maior variedade de alimentos.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q932618 | Física, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Uma quantidade de calor Q = 56.100,0 J é fornecida a 100 g de gelo que se encontra inicialmente a -10 °C. Sendo o calor específico do gelo cg = 2,1 J/(g°C), o calor específico da água ca = 4,2 J/(g°C) e o calor latente de fusão CL = 330,0 J/g.
A temperatura final da água em °C é, aproximadamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q932349 | Matemática, Progressão Aritmética PA, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Tomando-se os números primos compreendidos entre 0 e 20, o número de frações do tipo a /b , em que a < b, que pode ser formado é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q931856 | Geografia, Vestibular 3 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
........ é um conjunto de municípios contíguos que se relacionam física, econômica e funcionalmente, gerando
fluxos de pessoas, bens, serviços, capital e informação, em diferentes escalas e graus de interdependência. ........
é uma região estabelecida por legislação estadual e constituída por agrupamentos de municípios limítrofes, com o
objetivo de integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q932090 | Inglês, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
The complex linguistic universe of
Game of Thrones
Game of Thrones has garnered 38 Emmy
awards for its portrayal of a world of sex,
violence and politics so real that some viewers
could imagine moving there. Part of that detail
has been the creation of the richest linguistic
universe since J.R.R. Tolkien’s Middle Earth.
In the field of language-creation for fictional
worlds, there is Tolkien, and there is everybody
else. But David Peterson, the language-smith
of Game of Thrones , comes a close second for
the amount of thought put into its two
languages, Dothraki and Valyrian. The interest
in these tongues is such that a textbook for
learning Dothraki has been published, while
Duolingo, a popular online language-learning
platform, now offers a course in High Valyrian.
Inspired by fictional languages such as those
in the Star Wars films and with a master’s
degree in linguistics, Peterson made Dothraki
and Valyrian as rich and realistic as possible.
Creating words is the easy part; anyone can
string together nonsense syllables. But
Peterson, like Tolkien, took the trouble to give
his words etymologies and cousins, so that
the word for “feud” is related to the words
“blood” and “fight”. To make the languages
pronounceable but clearly foreign, he put
non-English sounds in high-frequency words
(like khaleesi , or queen), put the stress in
typically non-English places, and had words
begin with combinations of sounds that are
impossible in English, like hr .
Armed with a knowledge of common linguistic
sound changes, he gives his languages the
kinds of irregularities and disorder that arise in
the real world: High Valyrian’s obar
(“curve”) becomes Astapori Valyrian’s uvor .
Words’ meanings—as in real life—drift, too,
giving the system more realistic messiness.
Languages also play a prominent role in the
storyline. Dothraki is the guttural language of
a horse-borne warrior nation, but high-born
Daenerys Targaryen does not look down on it;
methodically learning it is key to her rise.
Tyrion Lannister is left to administer the city
of Mereen despite his ropy command of
Valyrian, leading to some comic moments.
And a prophecy of a future hero acquires new
meaning when an interpreter explains that the
word in question is ambiguous in Valyrian—it
could be “prince” or “princess”.
It might seem odd that a highly sexist society
like the one of Game of Thrones would have
languages where sex roles were not clearly
marked, but languages are not always perfect
vehicles for a culture. Random change can
leave them with too many words for one
concept, and not enough for another. In this
way, the flawed nature of language reflects
the foibles of flawed humans and the
imperfect worlds they strive to create.
Adaptado de:
21725752-dothraki-and-valyrian-are-mostconvincing-
fictional-tongues-elvish>.
Acesso em: 21 nov. 2017.
Considere as possibilidades de reescrita do segmento Inspired by fictional languages such as those in the Star Wars films, Peterson made Dothraki and Valyrian as rich and realistic as possible. 
I - Peterson, inspired by fictional languages such as those in the Star Wars films, made Dothraki and Valyrian as rich and realistic as possible. 
II - Being as rich and realistic as possible, Peterson made Dothraki and Valyrian inspired by fictional languages such as those in the Star Wars films. 
III- Fictional languages in the Star Wars films inspired Peterson to make Dothraki and Valyrian as rich and realistic as possible. 
Quais poderiam substituir o segmento destacado, sem prejuízo do sentido original e da correção gramatical?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q932677 | Atualidades, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2019

Considere as seguintes afirmações sobre o crescimento da extrema-direita no Ocidente contemporâneo.
I - Na Alemanha, o movimento político Pegida, fundado em 2014, tem-se caracterizado por sua oposição virulenta à imigração estrangeira e ao que chama de “islamização” do país.
II - Na Hungria, o governo de Viktor Orban tem-se caracterizado pela dura repressão aos movimentos de extrema-direita e pela defesa intransigente da democracia liberal e da participação do país na União Europeia.
III- Nos Estados Unidos, a chamada “alt-right” tem-se caracterizado pela defesa explícita da supremacia branca, da segregação racial, e pela oposição à imigração, especialmente do Oriente Médio e da América Latina, ao país.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.