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Questões de Concursos UFRGS

Resolva questões de UFRGS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q932478 | Geografia, Vestibular 3 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. A formação de arcos de ilhas oceânicas está relacionada à ........ , assim como a formação de fossas submarinas está relacionada à ........ .
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202Q931822 | Matemática, Geometria Espacial, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Um tanque no formato de um cilindro circular reto, cujo raio da base mede 2 m, tem o nível da água aumentado em 25 cm após uma forte chuva. Essa quantidade de água corresponde a 5% do volume total de água que cabe no tanque. 
Assinale a alternativa que melhor aproxima o volume total de água que cabe no tanque, em m3
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203Q931989 | História, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2019

Texto associado.
Leia o trecho abaixo, sobre a história do Brasil contemporâneo.
O desmonte do DOI e do aparelho repressivo como um todo foi realizado de forma gradual e ambígua, de maneira a preservar a impunidade daqueles que cometeram crimes em nome da segurança nacional. [...] Esse processo, embora tenha desarticulado o núcleo da repressão política, possibilitou a sobrevivência de muitas das práticas repressivas criadas ou consolidadas durante a ditadura militar, que passaram a ser disseminadas pela sociedade, tendo como alvo preferencial os membros dos setores desfavorecidos. [...] A volta à democracia política se fez, portanto, sob o signo do enorme abismo social cavado durante os anos do milagre econômico e da contenção social das camadas populares através da repressão policial.
JOFFILY, Mariana. Mecânica do interrogatório político. In: CARDIA, Nancy & ASTOLFI, Roberta (org.). Tortura na Era dos Direitos Humanos. São Paulo: Edusp, 2014. p. 388.
Considerando a história recente do Brasil, o texto faz referência a algumas das características do processo de transição à democracia política no país.
Assinale a alternativa que indica essas características.
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204Q932843 | Física, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Dilatação temporal e contração espacial são conceitos que decorrem da
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205Q932118 | Inglês, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
The complex linguistic universe of
Game of Thrones
1.Game of Thrones has garnered 38 Emmy
2.awards for its portrayal of a world of sex,
3.violence and politics so real that some viewers
4.could imagine moving there. Part of that detail
5.has been the creation of the richest linguistic
6.universe since J.R.R. Tolkien’s Middle Earth.
7.In the field of language-creation for fictional
8.worlds, there is Tolkien, and there is everybody
9.else. But David Peterson, the language-smith
10.of Game of Thrones , comes a close second for
11.the amount of thought put into its two
12.languages, Dothraki and Valyrian. The interest
13.in these tongues is such that a textbook for
14.learning Dothraki has been published, while
15.Duolingo, a popular online language-learning
16.platform, now offers a course in High Valyrian.
17.Inspired by fictional languages such as those
18.in the Star Wars films and with a master’s
19.degree in linguistics, Peterson made Dothraki
20.and Valyrian as rich and realistic as possible.
21.Creating words is the easy part; anyone can
22.string together nonsense syllables. But
23.Peterson, like Tolkien, took the trouble to give
24his words etymologies and cousins, so that
25.the word for “feud” is related to the words
26.“blood” and “fight”. To make the languages
27.pronounceable but clearly foreign, he put
28.non-English sounds in high-frequency words
29.(like khaleesi , or queen), put the stress in
30.typically non-English places, and had words
31.begin with combinations of sounds that are
32.impossible in English, like hr .
33.Armed with a knowledge of common linguistic
34.sound changes, he gives his languages the
35kinds of irregularities and disorder that arise in
36.the real world: High Valyrian’s obar
37(“curve”) becomes Astapori Valyrian’s uvor .
38.Words’ meanings—as in real life—drift, too,
39.giving the system more realistic messiness.
40.Languages also play a prominent role in the
41.storyline. Dothraki is the guttural language of
42.a horse-borne warrior nation, but high-born
43.Daenerys Targaryen does not look down on it;
44.methodically learning it is key to her rise.
45.Tyrion Lannister is left to administer the city
46.of Mereen despite his ropy command of
47.Valyrian, leading to some comic moments.
48.And a prophecy of a future hero acquires new
49.meaning when an interpreter explains that the
50.word in question is ambiguous in Valyrian—it
51.could be “prince” or “princess”.
52.It might seem odd that a highly sexist society
53.like the one of Game of Thrones would have
54.languages where sex roles were not clearly
55.marked, but languages are not always perfect
56.vehicles for a culture. Random change can
57.leave them with too many words for one
58.concept, and not enough for another. In this
59.way, the flawed nature of language reflects
60.the foibles of flawed humans and the
61.imperfect worlds they strive to create.
Adaptado de:
21725752-dothraki-and-valyrian-are-mostconvincing-
fictional-tongues-elvish>.
Acesso em: 21 nov. 2017.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, acerca do texto. 
( ) O autor considera Peterson tão talentoso quanto Tolkien em termos de criação de línguas ficcionais. 
( ) As línguas criadas soam estrangeiras por contrariar padrões fonológicos da língua inglesa. 
( ) A parte mais fácil da criação das línguas, segundo o autor, é dar conta da etimologia das palavras. 
( ) O autor considera improvável que, em uma sociedade sexista como a de Game of Thrones, as línguas não delimitem claramente os papéis de gênero.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
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206Q931725 | Português, Crase, Vestibular 2 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2019

Texto associado.
TEXTO
01. Cena 1
02. Em uma madrugada chuvosa, um
03. trabalhador residente em São Paulo acorda,
04. ao amanhecer, às cinco horas, toma
05. rapidamente o café da manhã, dirige-se até o
06. carro, acessa a rua, e, como de costume, faz
07. o mesmo trajeto até o trabalho. Mas, em um
08. desses inúmeros dias, ouve pelo rádio que
09. uma das avenidas de sua habitual rota está
10. totalmente congestionada. A partir dessa
11. informação e enquanto dirige, o trabalhador
12. inicia um processo mental analítico para
13. escolher uma rota alternativa que o faça
14. chegar ........ empresa no horário de sempre.
15. Para decidir sobre essa nova rota, ele
16. deverá considerar: a nova distância a ser
17. percorrida, o tempo gasto no deslocamento, a
18. quantidade de cruzamentos existentes em
19. cada rota, em qual das rotas encontrará
20. chuva e em quais rotas passará por áreas
21. sujeitas a alagamento.
22. Cena 2
23. Mais tarde no mesmo dia, um casal
24. residente na mesma cidade obtém
25. financiamento imobiliário e decide pela
26. compra de um apartamento. São inúmeras
27. opções de imóveis à venda. Para a escolha
28. adequada do local de sua morada em São
29. Paulo, o casal deverá levar em conta, além do
30. valor do apartamento, também outros
31. critérios: variação do preço dos imóveis por
32. bairro, distância do apartamento até a escola
33. dos filhos pequenos, tempo gasto entre o
34. apartamento e o local de emprego do casal,
35. preferência por um bairro tranquilo e
36. existência de linha de ônibus integrada ao
37. metrô nas proximidades do imóvel – entre
38. outros critérios.
39. Essas duas cenas urbanas descrevem
40. situações comuns ........ passam diariamente
41. muitos dos cidadãos residentes em grandes
42. cidades. As protagonistas têm em comum a
43. angústia de tomar uma decisão complexa,
44. escolhida dentre várias possibilidades
45. oferecidas pelo espaço geográfico. Além de
46. mostrar que a geografia é vivida no cotidiano,
47. as duas cenas mostram também que, para
48. tomar a decisão que ........ seja mais
49. conveniente, nossas protagonistas deverão
50. realizar, primeiramente, uma análise
51. geoespacial da cidade. Em ambas as cenas,
52. essa análise se desencadeia a partir de um
53. sistema cerebral composto de informações
54. geográficas representadas internamente na
55. forma de mapas mentais que induzirão as três
56. protagonistas a tomar suas decisões. Em cada
57. cena podemos visualizar uma pergunta
58. espacial. Na primeira, o trabalhador pergunta:
59. “qual a melhor rota a seguir, desde este
60. ponto onde estou até o local de meu trabalho,
61. neste horário de segunda-feira?” Na segunda,
62. o questionamento seria: “qual é o lugar da
63. idade que reúne todos os critérios
64. geográficos adequados à nossa moradia?”
65. A cena 1 é um exemplo clássico de análise
66. de redes, enquanto a cena 2 é um exemplo
67. clássico de alocação espacial – duas das
68. técnicas mais importantes da análise
69. geoespacial.
70. A análise geoespacial reúne um conjunto de
71. métodos e técnicas quantitativos dedicados à
72. solução dessas e de outras perguntas
73. similares, em computador, ........ respostas
74. dependem da organização espacial de
75. informações geográficas em um determinado
76. tempo. Dada a complexidade dos modelos,
77. muitas técnicas de análise geoespacial foram
78. transformadas em linguagem computacional e
79. reunidas, posteriormente, em um sistema de
80. informação geográfica. Esse fato
81. geotecnológico contribuiu para a
82. popularização da análise geoespacial realizada
83. em computadores, que atualmente é
84. simplificada pelo termo geoprocessamento.
Adaptado de: FERREIRA, Marcos César. Iniciação à
análise geoespacial: teoria, técnicas e exemplos
para geoprocessamento.
São Paulo: Editora UNESP, 2014. p. 33-34.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas das linhas 14, 40, 48 e 73, nessa ordem.
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207Q931782 | Biologia, Vestibular 3 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Em relação às diferentes regiões do sistema digestório humano e o seu funcionamento, é correto afirmar que
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208Q932590 | Física, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Uma fonte de tensão cuja força eletromotriz é de 15 V tem resistência interna de 5 ?. A fonte está ligada em série com uma lâmpada incandescente e com um resistor. Medidas são realizadas e constata-se que a corrente elétrica que atravessa o resistor é de 0,20 A, e que a diferença de potencial na lâmpada é de 4 V. Nessa circunstância, as resistências elétricas da lâmpada e do resistor valem, respectivamente,
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209Q932272 | Física, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Em grandes aeroportos e shoppings, existem esteiras móveis horizontais para facilitar o deslocamento de pessoas. 
Considere uma esteira com 48 m de comprimento e velocidade de 1,0 m/s. Uma pessoa ingressa na esteira e segue caminhando sobre ela com velocidade constante no mesmo sentido de movimento da esteira. 
A pessoa atinge a outra extremidade 30 s após ter ingressado na esteira. 
Com que velocidade, em m/s, a pessoa caminha sobre a esteira?
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210Q932613 | Biologia, Vestibular 3 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
A mosca Drosophila melanogaster é um organismo modelo para estudos genéticos e apresenta alguns fenótipos
mutantes facilmente detectáveis em laboratório. Duas mutações recessivas, observáveis nessa mosca, são a das
asas vestigiais (v) e a do corpo escuro (e).
Após o cruzamento de uma fêmea com asas vestigiais com um macho de corpo escuro, foi obtido o seguinte:
F1 - todos os machos e fêmeas com fenótipo selvagem.
F2 - 9/16 selvagem; 3/16 asas vestigiais; 3/16 corpo escuro; 1/16 asas vestigiais e corpo escuro.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos resultados obtidos para o
cruzamento descrito.
( ) As proporções fenotípicas obtidas em F2 indicam ausência de dominância, pois houve alteração nas proporções
esperadas.
( ) Os resultados obtidos em F2 indicam um di-hibridismo envolvendo dois genes autossômicos com segregação
independente.
( ) As proporções obtidas em F2 estão de acordo com a segunda Lei de Mendel ou Princípio da segregação
independente dos caracteres.
( ) Os pares de alelos desses genes estão localizados em cromossomos homólogos.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
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211Q932433 | Física, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Utilizados em diversas áreas de pesquisa, balões estratosféricos são lançados com seu invólucro impermeável parcialmente cheio de gás, para que possam suportar grande expansão à medida em que se elevam na atmosfera. 
Um balão, lançado ao nível do mar, contém gás hélio à temperatura de 27 °C, ocupando um volume inicial Vi . O balão sobe e atinge uma altitude superior a 35 km, onde a pressão do ar é 0,005 vezes a pressão ao nível do mar e a temperatura é -23 °C.
Considerando que o gás hélio se comporte como um gás ideal, qual é, aproximadamente, a razão Vf /Vi , entre os volumes final Vf e inicial Vi ?
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212Q932233 | Português, Morfologia, Vestibular 2 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2019

Texto associado.
TEXTO
01. Recebi consulta de um amigo que tenta
02. deslindar segredos da língua para
03. estrangeiros que querem aprender português.
04. Seu problema: “se digo em uma sala de aula:
05. ‘Pessoal, leiam o livro X’, como explicar a
06. concordância? Certamente, não se diz
07. ‘Pessoal, leia o livro X’".
08. Pela pergunta, vê-se que não se trata de
09. fornecer regras para corrigir eventuais
10. problemas de padrão. Trata-se de entender
11. um dado que ocorre regularmente, mas que
12. parece oferecer alguma dificuldade de análise.
13. Em primeiro lugar, é óbvio que se trata de
14. um pedido (ou de uma ordem) mais ou
15. menos informal. Caso contrário, não se usaria
16. a expressão “pessoal”, mas talvez “Senhores”
17. ou “Senhores alunos”.
18. Em segundo lugar, não se trata da tal
19. concordância ideológica, nem de silepse
20. (hipóteses previstas pela gramática para
21. explicar concordâncias mais ou menos
22. excepcionais, que se devem menos a fatores
23. sintáticos e mais aos semânticos; exemplos
24. correntes do tipo “A gente fomos” e “o
25. pessoal gostaram” se explicam por esse
26. critério). Como se pode saber que não se
27. trata de concordância ideológica ou de
28. silepse? A resposta é que, nesses casos, o
29. verbo se liga ao sujeito em estrutura sem
30. vocativo, diferentemente do que acontece
31. aqui. E em casos como “Pedro, venha cá”,
32. “venha” não se liga a “Pedro”, mesmo que
33. pareça que sim, porque Pedro não é o sujeito.
34. Para tentar formular uma hipótese mais
35. clara para o problema apresentado, talvez se
36. deva admitir que o sujeito de um verbo pode
37. estar apagado e, mesmo assim, produzir
38. concordância. O ideal é que se mostre que o
39. fenômeno não ocorre só com ordens ou
40. pedidos, e nem só quando há vocativo.
41. Vamos por partes: a) é normal, em
42. português, haver orações sem sujeito
43. expresso e, mesmo assim, haver flexão
44. verbal. Exemplos correntes são frases como
45. “chegaram e saíram em seguida”, que todos
46. conhecemos das gramáticas; b) sempre que
47. há um vocativo, em princípio, o sujeito pode
48. não aparecer na frase. É o que ocorre em
49. “meninos, saiam daqui”; mas o sujeito pode
50. aparecer, pois não seria estranha a sequência
51. “meninos, vocês se comportem”; c) se forem
52. aceitas as hipóteses a) e b) (diria que são
53. fatos), não seria estranho que a frase
54. “Pessoal, leiam o livro X” pudesse ser tratada
55. como se sua estrutura fosse “Pessoal, vocês
56. leiam o livro x”. Se a palavra “vocês” não
57. estivesse apagada, a concordância se
58. explicaria normalmente; d) assim, o problema
59. real não é a concordância entre “pessoal” e
60. “leiam”, mas a passagem de “pessoal” a
61. “vocês”, que não aparece na superfície da
62. frase.
63. Este caso é apenas um, dentre tantos
64. outros, que nos obrigariam a considerar na
65. análise elementos que parecem não estar na
66. frase, mas que atuam como se lá estivessem.
Adaptado de: POSSENTI, Sírio.
Malcomportadas línguas.
São Paulo: Parábola Editorial, 2009. p. 85-86.
Considere as seguintes afirmações acerca dos usos verbais no texto e assinale a alternativa correta.
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213Q670830 | História, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2019

Texto associado.
Leia o enunciado abaixo.
Em 1989, Fernando Collor de Mello, candidato à presidência da República pelo Partido da Reconstrução Nacional (PRN), foi eleito no segundo turno por defender ........ e prometer atacar a “ineficiência do Estado”, posicionandose contra a corrupção e atacando os “marajás” e “privilegiados” do serviço público. Entre as principais iniciativas de seu governo, pode-se citar ........ de estatais e ........ de preços e salários. Essas medidas econômicas foram orientações provenientes de um encontro de técnicos do FMI, do BID, do Bando Mundial e de economistas latinoamericanos, ocorrido em novembro de 1989, que elaboraram indicações conhecidas como ........ .
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado acima.
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214Q931764 | Inglês, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Consider the following propositions for rephrasing the fragment of sentence the south tower after burning for an hour and two minutes (l. 06-07). 
 I - the south tower after having been burning for an hour and two minutes
 II - the south tower after it was burning for an hour and two minutes
 III- the south tower after it had been burning for an hour and two minutes
If applied to the text, which ones would be correct and keep the literal meaning? 
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215Q932806 | História, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Considere as afirmações abaixo, sobre a história da América Central no século XX. 

I - Na década de 1930, uma rebelião camponesa liderada por Farabundo Martí foi reprimida pelo governo militar de El Salvador, com o apoio da oligarquia latifundiária local, ocasionando a morte de mais de trinta mil camponeses. 
II - Após uma breve e violenta guerra civil na Costa Rica, na década de 1940, a junta vitoriosa aboliu as forças armadas permanentes e abriu espaço para um longo ciclo de governos democráticos e reformistas. 
III- No contexto da Guerra Fria, na Guatemala, o governo reformista de Jacobo Árbenz foi deposto por um golpe militar apoiado pelos Estados Unidos, após a tentativa de implementar uma modesta reforma agrária no país. 
Quais estão corretas? 
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216Q680190 | Literatura, Gênero Lírico, Literatura e Inglês, UFRGS, UFRGS, 2019

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre a peça Hamlet, de William Shakespeare.
( ) Hamlet e incitado pelo espectro do pai a vingar sua morte e busca descobrir por quem o pai foi assassinado. ( ) Rei Claudio oferece recompensa a quem descobrir o assassino do irmão. ( ) Hamlet finge-se de louco como forma de vingar a morte do pai. ( ) Ofélia aceita o conselho de Hamlet e vai para um convento.
A sequencia correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, e
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217Q932477 | Biologia, Vestibular 3 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
mitocôndria é uma organela da célula eucariótica.
Considere as seguintes afirmações sobre essa organela.
I - A membrana interna forma pregas, possibilitando o aumento da superfície que contém proteínas e enzimas da
cadeia respiratória.
II - A membrana externa apresenta aceptores que participam da glicólise.
III- Ela está presente em abundância nas células do tecido muscular estriado esquelético.
Quais estão corretas?
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218Q932268 | Biologia, Vestibular 3 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Os ecossistemas aquáticos podem ser de água doce ou salgada. Com relação aos ecossistemas marinhos, é
correto afirmar que
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219Q680185 | Física, Calorimetria, Literatura e Inglês, UFRGS, UFRGS, 2019

No início do mês de julho de 2019, foram registradas temperaturas muito baixas em várias cidades do país. Em Esmeralda, no Rio Grande do Sul, a temperatura atingiu -2 ºC e pingentes de água congelada formaram-se em alguns lugares na cidade.
O calor específico do gelo é 2,1 kJ/(kg ºC), e o calor latente de fusão da água é igual a 330 k.J/kg.
Sabendo que o calor específico da água é o dobro do calor específico do gelo, calcule a quantidade de calor por unidade de massa necessária para que o gelo a -2 ºC se transforme em água a 10 ºC. ·
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220Q931627 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular 2 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2019

Texto associado.
TEXTO
01. – Para mim esta é a melhor hora do dia –
02. Ema disse, voltando do quarto dos meninos. –
03. Com as crianças na cama, a casa fica tão
04. sossegada.
05. – Só que já é noite – a amiga corrigiu, sem
06. tirar os olhos da revista. Ema agachou-se para
07. recolher o quebra-cabeça esparramado pelo
08. chão.
09. – É força de expressão, sua boba. O dia
10. acaba quando eu vou dormir, isto é, o dia tem
11. vinte quatro horas e a semana tem sete dias,
12. não está certo? – Descobriu um sapato sob a
13. poltrona. Pegou-o e, quase deitada no tapete,
14. procurou, depois, o par ........ dos outros
15. móveis.
16. Era bom ter uma amiga experiente. Nem
17. precisa ser da mesma idade – deixou-se cair
18. no sofá – Bárbara, muito mais sábia.
19. Examinou-a a ler: uma linha de luz dourada
20. valorizava o perfil privilegiado. As duas eram
21. tão inseparáveis quanto seus maridos, colegas
22. de escritório. Até ter filhos juntas
23. conseguiram, acreditasse quem quisesse. Tão
24. gostoso, ambas no hospital. A semelhança
25. física teria contribuído para o perfeito
26. entendimento? “Imaginava que fossem
27. irmãs”, muitos diziam, o que sempre causava
28. satisfação.
29. – O que está se passando nessa cabecinha?
30. – Bárbara estranhou a amiga, só doente
31. pararia quieta. Admirou-a: os cabelos soltos,
32. caídos no rosto, escondiam os olhos ...........,
33. azuis ou verdes, conforme o reflexo da roupa.
34. De que cor estariam hoje seus olhos?
35. Ema aprumou o corpo.
36. – Pensava que se nós morássemos numa
37. casa grande, vocês e nós...
38. Bárbara sorriu. Também ela uma vez tivera
39. a ideia. – As crianças brigariam o tempo todo.
40. Novamente a amiga tinha razão. Os filhos
41. não se suportavam, discutiam por qualquer
42. motivo, ciúme doentio de tudo. O que
43. sombreava o relacionamento dos casais.
44. – Pelo menos podíamos morar mais perto,
45. então.
46. Se o marido estivesse em casa, seria
47. obrigada a assistir à televisão, ........, ele mal
48. chegava, ia ligando o aparelho, ainda que
49. soubesse que ela detestava sentar que nem
50. múmia diante do aparelho – levantou-se,
51. repelindo a lembrança. Preparou uma jarra de
52. limonada. ........ todo aquele interesse de
53. Bárbara na revista? Reformulou a pergunta
54. em voz alta.
55. – Nada em especial. Uma pesquisa sobre o
56. comportamento das crianças na escola, de
57. como se modificam as personalidades longe
58. dos pais.
Adaptado de: VAN STEEN, Edla. Intimidade.
In: MORICONI, Italo (org.) Os cem melhores
contos brasileiros do século. 1. ed. Rio de
Janeiro: Objetiva, 2009. p. 440-441.
Assinale a alternativa que realiza adequadamente a transposição para o discurso indireto do trecho a seguir.
– Para mim esta é a melhor hora do dia – Ema disse, voltando do quarto dos meninos (l. 01-02).
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