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Questões de Concursos UFRGS

Resolva questões de UFRGS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q705151 | Geografia, Vestibular 3 dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Texto associado.
No bloco superior abaixo, estão indicadas as regiões hidrográficas brasileiras; no inferior, informações sobre essas regiões.
Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.
1 - Amazônia
2 - São Francisco
3 - Paraná
4- Paraguai
( ) Apresenta grande potencial energético, e seu rio principal atravessa o polígono das secas.
( ) Drena as terras do Pantanal Mato-grossense, e seu rio principal é de planície.
( ) Ocupa trechos do Planalto Meridional, e seus rios são facilmente navegáveis.
( ) Abrange terras da zona equatorial e tem nascentes nos Andes.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
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222Q932779 | Política Internacional, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes aos processos eleitorais ocorridos nos últimos dez anos, nas Américas e na Europa. 

( ) No pleito presidencial francês de 2017, houve um avanço político das forças de extrema-direita, representado pela conquista da presidência pela Frente Nacional de Marine Le Pen. 
( ) Nas eleições presidenciais do Chile, em 2010, e da Argentina, em 2015, foram vitoriosas as forças conservadoras-liberais, representadas, respectivamente, pelas candidaturas de Sebastian Piñera e Mauricio Macri. 
( ) Nos Estados Unidos, o Partido Democrata, no governo desde 2008, logrou manter a presidência da república e o controle do Congresso Nacional após as eleições gerais ocorridas em 2016. 
( ) Nas eleições parlamentares alemãs de 2017, a extrema-direita nacionalista, representada pelo partido Alternativa pela Alemanha, retornou ao Parlamento após um período de mais de sete décadas de ausência.
 A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 
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223Q931735 | Português, Interpretação de Textos, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Instrução: A questão refere-se ao romance Diário da queda, de Michel Laub. 
Assinale a alternativa correta sobre o romance.
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224Q932824 | Física, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Um feixe de luz monocromática, propagando-se em um meio transparente com índice de refração n1, incide sobre a interface com um meio, também transparente, com índice de refração n2
Considere ?1 e ?2, respectivamente, os ângulos de incidência e de refração do feixe luminoso.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem. 
Haverá reflexão total do feixe incidente se ........ e se o valor do ângulo de incidência for tal que ........ . 
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225Q932344 | Química, Vestibular 3 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
elementos.
Associe a coluna da direita à da esquerda.
( ) Alcalino
( ) Halogênio
( ) Alcalino terroso
( ) Elemento de transição
1 - Magnésio
2 - Potássio
3 - Paládio
4 - Bromo
5 - Xenônio
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
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226Q932965 | Matemática, Conceitos de Funções Funções do 1 grau, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2019

Dadas as funções reais de variável real ƒ e g , definidas por ƒ(x) = -log2 (x) e g(x) = x2 - 4 , pode-se afirmar que ƒ(x) = g(x) é verdadeiro para um valor de x localizado no intervalo
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227Q931988 | Geografia, Vestibular 3 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
O Brasil é um país privilegiado no que diz respeito à quantidade de água. Tem a maior reserva de água doce da
Terra, ou seja, 12% do total mundial. Sua distribuição, porém, não é uniforme em todo o território nacional. A
Amazônia, por exemplo, é uma região que detém a maior bacia fluvial do mundo. O volume de água do rio
Amazonas é o maior de todos os rios do globo, sendo considerado um rio essencial para o planeta.
                                                              Fonte: http://riosvoadores.com.br/. Acesso em: 30 ago. 2017.
Assinale a afirmativa correta sobre a região hidrográfica amazônica.
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228Q932456 | Inglês, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Mark the statements below T (true) or F (false) according to the text.
( ) The semantic conflict between our inner and outer worlds frames the thesis of the text. 
 ( ) Semantics provides undisputed evidence to the claim that 9/11 comprised two events. 
 ( ) The author suggests that the amounts insured determine the importance of 9/11 as an event. 
 ( ) The legal dispute ensuing 9/11 aimed to determine either the oneness or the twoness of the event.
The correct sequence of filling in the parentheses, from top to bottom, is
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229Q932516 | Inglês, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
The complex linguistic universe of

Game of Thrones
1.Game of Thrones has garnered 38 Emmy
2.awards for its portrayal of a world of sex,
3.violence and politics so real that some viewers
4.could imagine moving there. Part of that detail
5.has been the creation of the richest linguistic
6.universe since J.R.R. Tolkien’s Middle Earth.
7.In the field of language-creation for fictional
8.worlds, there is Tolkien, and there is everybody
9.else. But David Peterson, the language-smith
10.of Game of Thrones , comes a close second for
11.the amount of thought put into its two
12.languages, Dothraki and Valyrian. The interest
13.in these tongues is such that a textbook for
14.learning Dothraki has been published, while
15.Duolingo, a popular online language-learning
16.platform, now offers a course in High Valyrian.
17.Inspired by fictional languages such as those
18.in the Star Wars films and with a master’s
19.degree in linguistics, Peterson made Dothraki
20.and Valyrian as rich and realistic as possible.
21.Creating words is the easy part; anyone can
22.string together nonsense syllables. But
23.Peterson, like Tolkien, took the trouble to give
24his words etymologies and cousins, so that
25.the word for “feud” is related to the words
26.“blood” and “fight”. To make the languages
27.pronounceable but clearly foreign, he put
28.non-English sounds in high-frequency words
29.(like khaleesi , or queen), put the stress in
30.typically non-English places, and had words
31.begin with combinations of sounds that are
32.impossible in English, like hr .
33.Armed with a knowledge of common linguistic
34.sound changes, he gives his languages the
35kinds of irregularities and disorder that arise in
36.the real world: High Valyrian’s obar
37(“curve”) becomes Astapori Valyrian’s uvor .
38.Words’ meanings—as in real life—drift, too,
39.giving the system more realistic messiness.
40.Languages also play a prominent role in the
41.storyline. Dothraki is the guttural language of
42.a horse-borne warrior nation, but high-born
43.Daenerys Targaryen does not look down on it;
44.methodically learning it is key to her rise.
45.Tyrion Lannister is left to administer the city
46.of Mereen despite his ropy command of
47.Valyrian, leading to some comic moments.
48.And a prophecy of a future hero acquires new
49.meaning when an interpreter explains that the
50.word in question is ambiguous in Valyrian—it
51.could be “prince” or “princess”.
52.It might seem odd that a highly sexist society
53.like the one of Game of Thrones would have
54.languages where sex roles were not clearly
55.marked, but languages are not always perfect
56.vehicles for a culture. Random change can
57.leave them with too many words for one
58.concept, and not enough for another. In this
59.way, the flawed nature of language reflects
60.the foibles of flawed humans and the
61.imperfect worlds they strive to create.
Adaptado de:
<https://www.economist.com/news/books-andarts/
21725752-dothraki-and-valyrian-are-mostconvincing-
fictional-tongues-elvish>.
Acesso em: 21 nov. 2017.

De acordo com o texto, o realismo da série Game of Thrones pode ser atribuído
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230Q932795 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular 2 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2019

Texto associado.
TEXTO
01. Cena 1
02. Em uma madrugada chuvosa, um
03. trabalhador residente em São Paulo acorda,
04. ao amanhecer, às cinco horas, toma
05. rapidamente o café da manhã, dirige-se até o
06. carro, acessa a rua, e, como de costume, faz
07. o mesmo trajeto até o trabalho. Mas, em um
08. desses inúmeros dias, ouve pelo rádio que
09. uma das avenidas de sua habitual rota está
10. totalmente congestionada. A partir dessa
11. informação e enquanto dirige, o trabalhador
12. inicia um processo mental analítico para
13. escolher uma rota alternativa que o faça
14. chegar ........ empresa no horário de sempre.
15. Para decidir sobre essa nova rota, ele
16. deverá considerar: a nova distância a ser
17. percorrida, o tempo gasto no deslocamento, a
18. quantidade de cruzamentos existentes em
19. cada rota, em qual das rotas encontrará
20. chuva e em quais rotas passará por áreas
21. sujeitas a alagamento.
22. Cena 2
23. Mais tarde no mesmo dia, um casal
24. residente na mesma cidade obtém
25. financiamento imobiliário e decide pela
26. compra de um apartamento. São inúmeras
27. opções de imóveis à venda. Para a escolha
28. adequada do local de sua morada em São
29. Paulo, o casal deverá levar em conta, além do
30. valor do apartamento, também outros
31. critérios: variação do preço dos imóveis por
32. bairro, distância do apartamento até a escola
33. dos filhos pequenos, tempo gasto entre o
34. apartamento e o local de emprego do casal,
35. preferência por um bairro tranquilo e
36. existência de linha de ônibus integrada ao
37. metrô nas proximidades do imóvel – entre
38. outros critérios.
39. Essas duas cenas urbanas descrevem
40. situações comuns ........ passam diariamente
41. muitos dos cidadãos residentes em grandes
42. cidades. As protagonistas têm em comum a
43. angústia de tomar uma decisão complexa,
44. escolhida dentre várias possibilidades
45. oferecidas pelo espaço geográfico. Além de
46. mostrar que a geografia é vivida no cotidiano,
47. as duas cenas mostram também que, para
48. tomar a decisão que ........ seja mais
49. conveniente, nossas protagonistas deverão
50. realizar, primeiramente, uma análise
51. geoespacial da cidade. Em ambas as cenas,
52. essa análise se desencadeia a partir de um
53. sistema cerebral composto de informações
54. geográficas representadas internamente na
55. forma de mapas mentais que induzirão as três
56. protagonistas a tomar suas decisões. Em cada
57. cena podemos visualizar uma pergunta
58. espacial. Na primeira, o trabalhador pergunta:
59. “qual a melhor rota a seguir, desde este
60. ponto onde estou até o local de meu trabalho,
61. neste horário de segunda-feira?” Na segunda,
62. o questionamento seria: “qual é o lugar da
63. idade que reúne todos os critérios
64. geográficos adequados à nossa moradia?”
65. A cena 1 é um exemplo clássico de análise
66. de redes, enquanto a cena 2 é um exemplo
67. clássico de alocação espacial – duas das
68. técnicas mais importantes da análise
69. geoespacial.
70. A análise geoespacial reúne um conjunto de
71. métodos e técnicas quantitativos dedicados à
72. solução dessas e de outras perguntas
73. similares, em computador, ........ respostas
74. dependem da organização espacial de
75. informações geográficas em um determinado
76. tempo. Dada a complexidade dos modelos,
77. muitas técnicas de análise geoespacial foram
78. transformadas em linguagem computacional e
79. reunidas, posteriormente, em um sistema de
80. informação geográfica. Esse fato
81. geotecnológico contribuiu para a
82. popularização da análise geoespacial realizada
83. em computadores, que atualmente é
84. simplificada pelo termo geoprocessamento.
Adaptado de: FERREIRA, Marcos César. Iniciação à
análise geoespacial: teoria, técnicas e exemplos
para geoprocessamento.
São Paulo: Editora UNESP, 2014. p. 33-34.
Considere as seguintes afirmações sobre palavras e expressões do texto.
I - A palavra protagonistas (l. 42 e l. 49) poderia ser substituída por personagens, sem prejuízo ao sentido e à correção gramatical do parágrafo.
II - A palavra similares (l. 73) poderia ser substituída por iguais, sem prejuízo ao sentido e à correção gramatical do parágrafo.
III- A palavra popularização (l. 82) poderia ser substituída por vulgarização, sem prejuízo ao sentido e à correção gramatical do parágrafo.
Quais estão corretas?
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231Q932461 | Biologia, Vestibular 3 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre os mecanismos através dos quais água e
solutos são transportados dentro da planta.
( ) A água e os sais minerais podem passar entre as paredes celulares ou podem atravessar o citoplasma, nas
células do córtex da raiz.
( ) O movimento ascendente da seiva pelo floema ocorre devido à pressão positiva na raiz.
( ) O transporte de água para dentro do xilema ocorre por osmose, já os sais minerais são transportados por
processo ativo, no cilindro central.
( ) A tensão provocada pela transpiração é responsável pelo transporte de sacarose.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
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232Q950777 | História, Vestibular 4 Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Sobre o desenvolvimento do pensamento moderno no Ocidente, entre os séculos XIV e XVIII, é correto afirmar que
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233Q932318 | Química, Vestibular 3 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Assinale a alterantiva que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
O cis-1,2-dicloroeteno é uma molécula ........ , e o seu isômero trans apresenta ........ ponto de ebulição por ser
uma molécula ........ .
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234Q932063 | História, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2019

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, a respeito da história do cristianismo entre os séculos IV e XV.
( ) O predomínio da Igreja cristã no Ocidente ocorre a partir da conversão do imperador Constantino em 312, e da imediata proibição imposta a outras religiões consideradas pagãs.
( ) A difusão ideológica do cristianismo ocorreu também graças a obras dos chamados pais da Igreja, como o africano Agostinho, bispo de Hipona e autor de Cidade de Deus.
( ) A gradual intervenção no estabelecimento de normas a respeito do matrimônio e do modelo familiar contribuiu para o processo de controle social por parte da Igreja.
( ) A Ordem de Cristo, criada em Portugal no século XIV, foi uma ordem de caráter religioso e militar instituída como prevenção contra a expansão territorial francesa, realizada pelos cavaleiros templários em nome de Filipe IV.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
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235Q932551 | História, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes a diversos acontecimentos históricos ocorridos no ano de 1968. 

( ) Na Polônia, a chamada “crise de março”, quando ocorreram greves e protestos estudantis contra o governo comunista, levou a União Soviética a invadir o país e a auxiliar na repressão das manifestações contra o regime. 
( ) Nos Estados Unidos, o presidente Lyndon Johnson recusou-se a assinar o Ato dos Direitos Civis e manteve o amplo apoio do governo à legalidade da segregação racial em todo o país. 
( ) No México, a violenta repressão do governo (Partido Revolucionário Institucional) aos protestos dos estudantes reunidos na Praça das Três Culturas causou a morte de manifestantes, no episódio conhecido como “Massacre de Tlateloco”. 
( ) No Brasil, a “Passeata dos Cem Mil”, no Rio de Janeiro, levou manifestantes às ruas em protesto contra a ditadura civil-militar e pelo restabelecimento das liberdades democráticas. 
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
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236Q932821 | Inglês, UFRGS Vestibular 1 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.

The complex linguistic universe of



Game of Thrones

1.Game of Thrones has garnered 38 Emmy

2.awards for its portrayal of a world of sex,

3.violence and politics so real that some viewers

4.could imagine moving there. Part of that detail

5.has been the creation of the richest linguistic

6.universe since J.R.R. Tolkien’s Middle Earth.

7.In the field of language-creation for fictional

8.worlds, there is Tolkien, and there is everybody

9.else. But David Peterson, the language-smith

10.of Game of Thrones , comes a close second for

11.the amount of thought put into its two

12.languages, Dothraki and Valyrian. The interest

13.in these tongues is such that a textbook for

14.learning Dothraki has been published, while

15.Duolingo, a popular online language-learning

16.platform, now offers a course in High Valyrian.

17.Inspired by fictional languages such as those

18.in the Star Wars films and with a master’s

19.degree in linguistics, Peterson made Dothraki

20.and Valyrian as rich and realistic as possible.

21.Creating words is the easy part; anyone can

22.string together nonsense syllables. But

23.Peterson, like Tolkien, took the trouble to give

24his words etymologies and cousins, so that

25.the word for “feud” is related to the words

26.“blood” and “fight”. To make the languages

27.pronounceable but clearly foreign, he put

28.non-English sounds in high-frequency words

29.(like khaleesi , or queen), put the stress in

30.typically non-English places, and had words

31.begin with combinations of sounds that are

32.impossible in English, like hr .

33.Armed with a knowledge of common linguistic

34.sound changes, he gives his languages the

35kinds of irregularities and disorder that arise in

36.the real world: High Valyrian’s obar

37(“curve”) becomes Astapori Valyrian’s uvor .

38.Words’ meanings—as in real life—drift, too,

39.giving the system more realistic messiness.

40.Languages also play a prominent role in the

41.storyline. Dothraki is the guttural language of

42.a horse-borne warrior nation, but high-born

43.Daenerys Targaryen does not look down on it;

44.methodically learning it is key to her rise.

45.Tyrion Lannister is left to administer the city

46.of Mereen despite his ropy command of

47.Valyrian, leading to some comic moments.

48.And a prophecy of a future hero acquires new

49.meaning when an interpreter explains that the

50.word in question is ambiguous in Valyrian—it

51.could be “prince” or “princess”.

52.It might seem odd that a highly sexist society

53.like the one of Game of Thrones would have

54.languages where sex roles were not clearly

55.marked, but languages are not always perfect

56.vehicles for a culture. Random change can

57.leave them with too many words for one

58.concept, and not enough for another. In this

59.way, the flawed nature of language reflects

60.the foibles of flawed humans and the

61.imperfect worlds they strive to create.

Adaptado de:

<="" span="" style="box-sizing: border-box;">

21725752-dothraki-and-valyrian-are-mostconvincing-

fictional-tongues-elvish>.

Acesso em: 21 nov. 2017.



A palavra foibles (l. 60) pode ser substituída, sem prejuízo do sentido empregado no texto, por
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237Q932076 | Sociologia, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
Leia abaixo a letra da música As caravanas, de Chico Buarque, lançada em 2017.
É um dia de real grandeza, tudo azul
Um mar turquesa à la Istambul enchendo os olhos
E um sol de torrar os miolos
Quando pinta em Copacabana
A caravana do Arará - do Caxangá, da Chatuba
A caravana do Irajá, o comboio da Penha
Não há barreira que retenha esses estranhos
Suburbanos tipo muçulmanos do Jacarezinho
A caminho do Jardim de Alá - é o bicho, é o
buchicho, é a charanga
Diz que malocam seus facões e adagas
Em sungas estufadas e calções disformes
Diz que eles têm picas enormes
E seus sacos são granadas
Lá das quebradas da Maré
Com negros torsos nus deixam em polvorosa
A gente ordeira e virtuosa que apela
Pra polícia despachar de volta
O populacho pra favela
Ou pra Benguela, ou pra Guiné
Sol, a culpa deve ser do sol
Que bate na moleira, o sol
Que estoura as veias, o suor
Que embaça os olhos e a razão
E essa zoeira dentro da prisão
Crioulos empilhados no porão
De caravelas no alto mar
Tem que bater, tem que matar, engrossa a gritaria
Filha do medo, a raiva é mãe da covardia
Ou doido sou eu que escuto vozes
Não há gente tão insana
Nem caravana do Arará
Considerando a realidade brasileira contemporânea, a composição faz referência 
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238Q931936 | História, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2019

Texto associado.
Leia o trecho abaixo.
O propósito de muitos, se não da maioria, dos conflitos políticos da América espanhola, no período posterior à independência, foi simplesmente determinar quem deveria controlar o Estado e seus recursos. Não obstante, surgiram outras importantes questões políticas que variaram de país para país em caráter e importância. Entre 1810 e 1845, a discussão sobre estrutura centralista e federalista do Estado foi fonte de violento conflito no México, na América Central e na região do Prata.
SAFFORD, Frank. Política, ideologia e sociedade na América espanhola do pós-independência. In: BETHELL, Leslie. História da América Latina, vol. III: da Independência até 1870. São Paulo: Edusp, 2001. p. 369.
O segmento faz menção aos conflitos que se seguiram às independências na América Espanhola.
Assinale a alternativa que indica algumas das consequências desses confrontos.
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239Q932714 | Biologia, Vestibular 3 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Texto associado.
No bloco superior abaixo, estão citados os três folhetos embrionários de mamíferos; no inferior, exemplos de
epitélios.
Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.
1 - Ectoderme
2 - Mesoderme
3 - Endoderme
( ) Epitélio da membrana que envolve o coração (pericárdio).
( ) Epitélio que reveste o tubo digestório (exceto boca e ânus).
() Epiderme.
( ) Pulmões (epitélio respiratório).
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
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240Q931745 | Matemática, Probabilidade, Vestibular 4 dia UFRGS, UFRGS, UFRGS, 2018

Considere os números naturais de 1 até 100. Escolhido ao acaso um desses números, a probabilidade de ele ser um quadrado perfeito é
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