Início

Questões de Concursos UFRGS

Resolva questões de UFRGS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q945696 | Química, Estudo da matéria substâncias, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

O chimarrão, ou mate, é uma bebida característica da cultura gaúcha e compreende uma cuia, uma bomba, erva-mate moída e água a aproximadamente 70 °C. A obtenção da bebida, ao colocar água quente na erva-mate, consiste em um processo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

422Q948894 | Biologia, Fungos, Vestibular 3° dia, UFRGS, UFRGS

O gene mcr-1, causador de resistência a uma classe de antibióticos utilizados para tratar infecções por bactérias multirresistentes, foi identificado, pela primeira vez, no Brasil, em plasmídeos de cepas da bactéria Escherichia coli, isoladas de bovinos.
Considere as seguintes afirmações sobre a resistência bacteriana a antibióticos.
I - A existência de genes de resistência múltipla em bactérias pode levar ao surgimento de infecções comuns intratáveis.
II - A contaminação humana com a cepa de Escherichia coli multirresistente não tem risco de acontecer, já que essa cepa foi isolada de bovinos.
III- Plasmídeos são fragmentos de DNA extracromossômicos que podem ser transferidos entre diferentes espécies bacterianas por conjugação.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

423Q948931 | Geografia, Pirâmide etária, Vestibular 3° dia, UFRGS, UFRGS

Considere as afirmações abaixo, sobre a mobilidade urbana no Brasil.
I - A mobilidade aumenta com a renda e varia em função das características econômicas e sociais das pessoas, além de vir acompanhada de diferenças no uso dos modos de transporte. II - O modo “a pé” ainda representa parcela significativa dos deslocamentos urbanos no Brasil, apesar do aumento de uso do transporte individual (carro). III- O investimento em trens, nas grandes metrópoles brasileiras, tem transformado essa modalidade na maior transportadora de passageiros.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

424Q680924 | História, Renascimento Científico, História e Matemática, UFRGS, UFRGS

Em relação à história da Europa moderna, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

425Q680934 | História, Guerra Fria e seus desdobramentos, História e Matemática, UFRGS, UFRGS

Considere as afirmações abaixo, sobre a Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética.

I - Em virtude da capacidade de “destruição mútua assegurada”, no caso de uma guerra aberta entre os dois países, não ocorreu nenhum conflito armado entre eles.

II - Nos anos 1970, o período da chamada “distensão” entre ambas as potências chegou ao fim com a construção do Muro de Berlim, no final daquela década.

III- Durante a Guerra Fria, foi estimulado o desenvolvimento da indústria bélica dos Estados Unidos e da União Soviética e fomentada a corrida espacial entre os dois países entre 1950 e 1980.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

426Q950789 | História, República Autoritária 1964 1984, Vestibular 4 Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Assinale a alternativa correta sobre a história política brasileira, durante o período entre 1945 e 1964.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

427Q680210 | Literatura, Escolas Literárias, Literatura e Inglês, UFRGS, UFRGS, 2019

Instrução: A questão refere-se a obra Feliz ano velho, de Marcelo Rubens Paiva.


A propósito da obra, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

428Q945703 | Química, Substâncias Inorgânicas dissociação iônica e ionização, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Na coluna da direita abaixo, estão listados compostos inorgânicos; na da esquerda, sua classificação. Associe adequadamente a coluna da esquerda à da direita.

( ) Oxiácido forte

( ) Hidrácido fraco

( ) Base forte

( ) Base fraca

1. Óxido de zinco

2. Hidróxido de alumínio

3. Ácido cianídrico

4. Hidróxido de potássio

5. Ácido sulfúrico

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

429Q680158 | Biologia, Meiose, Biologia Química Geografia, UFRGS, UFRGS, 2019

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes às fases da meiose.
( ) Na subfase de zigóteno da prófase I, ocorre a formação do complexo sinaptonêmico. ( ) Na prófase II, na subfase de diplóteno, ocorre o crossing-over. ( ) Na fase de diacinese I, ocorre a separação das cromátides-irmãs. ( ) Ao final da anáfase I, os cromossomos homólogos estão separados.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

430Q945713 | Geografia, Coordenadas Geográficas, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Um avião partiu de Los Angeles (EUA), coordenadas geográficas 34° N; 118° O, para Tóquio (Japão), sobrevoando o oceano Pacífico. Precisará parar para reabastecer durante o voo.

Assinale a alternativa que indica as coordenadas geográficas aproximadas de um local possível para o reabastecimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

431Q680284 | Geografia, História e Matemática, UFRGS, UFRGS, 2019

Leia o segmento abaixo de Mariana Cassino, pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).
Tudo indica que é uma floresta cultural, que foi sendo enriquecida e construída ao longo dos anos de ocupação da área pelas pessoas que viveram ali. Até mesmo o solo que tem indícios de transformação humana [...]. Esse manejo é fundamental para a manutenção da Amazônia que temos hoje. Sem isso, ela não seria a mesma [...] Essas populações são fundamentais para a conservação da floresta. Nossa sociedade tende a separar a natureza e a cultura, mas as populações indígenas da Amazônia não fazem essa separação. Tendo em vista essa história de longa duração da Amazônia, de íntima ligação entre pessoas e florestas, esse manejo é fundamental para pensarmos o modelo da Amazônia hoje.
ELLER, Johanns. Complexo arqueológico de grandes proporções é descoberto na Amazônia central. O Globo, 08/09/2019.
A partir do segmento acima, considere as afirmações a respeito da história da ocupação da Amazônia.
I - A ocupação indígena na Amazônia caracterizou-se pela monocultura intensiva, provocando transformações no solo. II - A conservação da floresta amazônica deve-se em grande parte às formas de relação com o meio ambiente, mantidas pelas populações locais. III - A separação entre natureza e cultura, característica das sociedades ocidentais, foi fundamental para a manutenção da riqueza ambiental da floresta.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

432Q948892 | Biologia, Gametogênese, Vestibular 3° dia, UFRGS, UFRGS

O maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima foi o responsável por acender a pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos do Rio-2016.
Sobre o tecido muscular dos atletas maratonistas, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q945619 | Literatura, Escolas Literárias, Vestibular 1 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Considere as seguintes afirmações sobre Maria Firmina dos Reis e seu romance Úrsula.

I - O romance Úrsula foi publicado no Maranhão, em 1859, sob o pseudônimo de “Uma Maranhense”, e quase não se tem notícia de sua circulação à época da publicação. Recuperado na segunda metade do século XX, só então o livro passa a ser reeditado e minimamente debatido no meio literário.

II - Nas primeiras páginas do romance, uma voz que pode ser lida como a da autora apresenta, a modo de prólogo, seu livro ao leitor, consciente das limitações que seriam impostas a ele por ter sido escrito por uma mulher brasileira de educação acanhada.

III- A circulação limitada de Úrsula dá mostras de que, associados ao valor estético, fatores como classe social, gênero e raça do escritor também participam da definição do cânone literário.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q945641 | Atualidades, Atualidades do ano de 2018, Vestibular 1 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Consider the following sentence.

It is only when some irrelevant memory makes us prejudiced that we should search our mind for the reason for the aversion.

Select the alternative with the proposition that best rephrases it.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

435Q945693 | Biologia, Biomas brasileiros, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

O Bioma Pampa tem importância local e mundial, pois abriga uma grande biodiversidade e apresenta, inclusive, algumas espécies endêmicas tais como o Tuco-tuco (Ctenomys flamarioni), o Beija-flor-de-barba-azul (Heliomaster furcifer) e o Sapinho-de-barriga-vermelha (Melanophryniscus atroluteus). Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes ao Bioma Pampa.

( ) A ocupação de áreas com grandes monoculturas e a introdução de pastagens compostas por espécies exóticas promovem a degradação do Pampa.

( ) As espécies vegetais predominantes no Pampa apresentam sistema radicular fasciculado.

( ) O Bioma Pampa é um tipo de savana tropical, semelhante às que ocorrem na África central e ocidental.

( ) O pampa, na América do Sul, ocupa o norte do Rio Grande do Sul, Paraná e Argentina.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

436Q945697 | Química, Grandezas massa, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Na tabela abaixo, são apresentadas as densidades de alguns sólidos normalmente encontrados no lixo doméstico. Considerando que a densidade da água do mar é de aproximadamente 1,0 g cm-3, assinale a alternativa que corresponde a um material orgânico que afundaria quando jogado indevidamente no oceano.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

437Q948905 | Biologia, Dinâmica de populações, Vestibular 3° dia, UFRGS, UFRGS

A Ecobarreira instalada no Arroio Dilúvio, em Porto Alegre, já retirou 33 toneladas de lixo que descem pelas águas até o Guaíba. A cada dia, centenas de garrafas PET, sacos de lixo, pneus e frutas deterioradas são içados em uma gaiola e removidos do local pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Considere as seguintes afirmações sobre a poluição das águas.
I - A matéria orgânica lançada nos rios aumenta a quantidade de nutrientes, causando a eutrofização.
II - A remoção do sedimento acumulado nos cursos d’água urbanos facilita o escoamento das águas das chuvas, evitando transbordamento e alagamentos.
III- A remoção dos objetos lançados nos cursos d’água urbanos impede a proliferação de larvas de mosquitos.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

438Q948914 | Química, Interações Atômicas Geometria Molecular, Vestibular 3° dia, UFRGS, UFRGS

Airbags são hoje em dia um acessório de segurança indispensável nos automóveis. A reação que ocorre quando um airbag infla é
NaN3 (s) → N2 (g) + Na (s)
Quando se acertam os coeficientes estequiométricos, usando o menor conjunto adequado de coeficientes inteiros, a soma dos coeficientes é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

439Q680933 | História, Período EntreGuerras Crise de 1929 e seus desdobramentos, História e Matemática, UFRGS, UFRGS

Leia o segmento abaixo, sobre a história da América Latina no século XX.
A Grande Depressão da década de 1930 terminou a demolição do neocolonialismo e energizou movimentos nacionalistas por toda a América Latina. Nos anos após o colapso da Bolsa de Nova York, de 1929, o volume do comércio internacional latinoamericano reduziu-se à metade, em um violento espasmo. Com o avanço da década de 1930, ocorreu um importante fenômeno, um efeito colateral positivo do colapso do comércio internacional.
CHASTEEN, J. América Latina: uma história de sangue e fogo. Rio de Janeiro: Campus, 2001. p. 187.
O segmento faz referência a um importante fenômeno histórico na América Latina.
Assinale a alternativa que indica esse fenômeno.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

440Q950768 | Geografia, Solo, Vestibular 3° Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Assinale a alternativa correta sobre eventos climáticos extremos e suscetibilidades ambientais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.