Início

Questões de Concursos UFRGS

Resolva questões de UFRGS comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q950715 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular 1 Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Leia o trecho da crônica O vestuário feminino, de Júlia Lopes de Almeida (1862-1934).

É uma esquisitice muito comum entre senhoras intelectuais, envergarem paletó, colete e colarinho de homem, ao apresentarem-se em público, procurando confundir-se, no aspecto físico, com os homens, como se lhes não bastassem as aproximações igualitárias do espírito.

Esse desdém da mulher pela mulher faz pensar que: ou as doutoras julgam, como os homens, que a mentalidade da mulher é inferior, e que, sendo elas exceção da grande regra, pertencem mais ao sexo forte, do que do nosso, fragílimo; ou que isso revela apenas pretensão de despretensão.

Seja o que for, nem a moral nem a estética ganham nada com isso. Ao contrário; se uma mulher triunfa da má vontade dos homens e das leis, dos preconceitos do meio e da raça, todas as vezes que for chamada ao seu posto de trabalho, com tanta dor, tanta esperança, e tanto susto adquirido, deve ufanar-se em apresentar-se como mulher. Seria isso um desafio?

Não; naturalíssimo pareceria a toda a gente que uma mulher se apresentasse em público como todas as outras. [...]

Os colarinhos engomados, as camisas de peito chato, dão às mulheres uma linha pouco sinuosa, e contrafeita, porque é disfarçada. [...]

Nas cidades, sobre o asfalto das ruas ou o saibro das alamedas, não sabe a gente verdadeiramente para que razão apelar, quando vê, cingidas a corpos femininos, essas toilettes híbridas, compostas de saias de mulher, coletes e paletós de homem... Nem tampouco é fácil de perceber o motivo por que, em vez da fita macia, preferem essas senhoras especar o pescoço num colarinho lustrado a ferro, e duro como um papelão!

Considere as seguintes afirmações sobre o trecho.

I - A crônica, publicada em 1906, registra as exigências que uma sociedade patriarcal impõe a mulheres que circulam no âmbito público.

II - A crônica apresenta um chamado para que mulheres de atuação pública – espaço majoritariamente masculino – mantenham características convencionadas como femininas, em especial no vestuário.

III- A autora, ao falar do vestuário feminino, está tratando também de meio, raça e gênero, temas estruturantes do debate literário no final do século XIX, início do XX.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

482Q948925 | Geografia, Hidrografia, Vestibular 3° dia, UFRGS, UFRGS, 2017

Sobre a erosão do solo, é correto afirmar que é um processo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

483Q950756 | Química, Cadeias Carbonicas e Atomo do Carbono, Vestibular 3° Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Assinale a alterantiva que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

O cis-1,2-dicloroeteno é uma molécula ........ , e o seu isômero trans apresenta ........ ponto de ebulição por ser uma molécula ........ .

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

484Q950771 | Geografia, Vestibular 3° Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Considere as seguintes afirmações sobre a atual problemática migratória enfrentada pela Europa.

I - O atual acordo internacional FRONTEX, assinado pelos países da União Europeia em 2016, visou apoiar as migrações provenientes de qualquer país ex-colônia e inibir o tráfico de pessoas.

II - A construção de campos de refugiados oficiais com completa infraestrutura nos países europeus tem aumentado os fluxos imigratórios.

III- A atual problemática migratória enfrentada pela Europa tem, entre suas principais causas, o atual contexto de conflitos e instabilidades em seus países de origem, como guerras civis.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

485Q680967 | Literatura, Escolas Literárias, Física Espanhol e Literatura, UFRGS, UFRGS

Considere as seguintes afirmações sobre o livro Dom Casmurro, de Machado de Assis.
I - O romance de Machado de Assis, narrado em terceira pessoa, expõe o triângulo amoroso entre Bentinho, Capitu e Escobar. O narrador, que ingressa na consciência de todas as personagens, revela ao leitor a traição de Capitu e a paternidade de seu filho Ezequiel. II - O livro está estruturado em forma de diário, por isso guarda as lembranças mais íntimas de Dom Casmurro. A personagem registra que não quer ter suas memórias reveladas, pois isso macularia sua imagem ante a sociedade fluminense. III- O agregado da família Santiago, José Dias, desempenha funções elevadas de conselheiro e rebaixadas de mandalete. Sua acomodação nessa família dá mostras dos arranjos sociais entre homens livres e classe dominante.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q945684 | Biologia, Gimnospermas e Angiospermas, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.

Em angiospermas, os óvulos desenvolvem-se em ........, e a parede do ovário participa da formação do ........ .

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

487Q950700 | Física, Força Gravitacional e Satélites, Vestibular 1 Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Em relação ao eixo de rotação em P, o centro de massa do sistema descreve uma trajetória circunferencial de raio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

488Q680147 | Biologia, Transcrição e Tradução, Biologia Química Geografia, UFRGS, UFRGS, 2019

Assinale a alternativa correta sobre a síntese de proteínas em células eucarióticas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

489Q680153 | Biologia, Equinodermos, Biologia Química Geografia, UFRGS, UFRGS, 2019

A lista abaixo apresenta características e estruturas de seres vivos.
1. Sistema digestório completo 2. Sistema digestório incompleto 3. Protostômio 4. Deuterostômio 5. Simetria bilateral na fase larval 6. Simetria radial na fase larval
Quais dessas características e estruturas são comuns aos equinodermos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

490Q950745 | Biologia, Níveis de organização da vida, Vestibular 3° Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Em 27 de setembro de 2017, o Governo Federal anunciou a extinção total do decreto que previa a abertura da Renca (Reserva Nacional de Cobre e Associados) para a entrada de empresas de mineração que cobiçavam ouro, cobre e outros tesouros na região. A Renca contempla nove reservas ambientais e indígenas, que seriam impactadas caso o Governo liberasse a área para a entrada de empresas privadas.

Adaptado de: Carla Jiménez, Jornal El Pais. 26 set. 2017.

Disponível em:https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/25/politica/1506372008_097256.html .

Acesso em: 26 set. 2017.

Considere as afirmações abaixo, sobre os possíveis impactos ambientais gerados pelas atividades mineradoras em áreas florestais.

I - O minério retirado do solo altera a população de bactérias biofixadoras, o que reduz a fixação do carbono por esses organismos.

II - A mineração gera erosão do solo, o que leva ao assoreamento de rios, com consequente alteração da topografia de seus leitos e aumento das cheias.

III- A diminuição de produtividade primária e de biodiversidade deve-se aos desmatamentos em áreas exploradas pela mineração.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

491Q680177 | Atualidades, Atualidades do ano de 2019, Biologia Química Geografia, UFRGS, UFRGS, 2019

Leia os segmentos abaixo.
No caso de Brumadinho, o lodo invadiu o ribeirão Ferro-Carvão, e dali já seguiu para o [rio] Paraopeba. O ribeirão, devido à sua topografia, acabou retendo em seu vale boa parte dos rejeitos. Isso significa que as chuvas que estão caindo hoje e que vão cair nos próximos anos vão carrear esses rejeitos continuamente para o [rio] Paraopeba.
Disponível em:<https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2019/ 02/ lama-toxica-policao-barragem-fundao-samarco-mariana-abrolhos>. Acesso em: 21 mar. 2019.

Pesquisadores confirmaram que a lama do rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG), percorreu cerca de 660 km do rio Doce e depois chegou ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos.
Disponível em: < https://wwwl.folha.uol.com.br/cotidiano/2019/02/lama avanca-por-rio-e-moradores-deixam-casas.shtm 1 >. Acesso em: 21 mar. 2019.
Considere as afirmações abaixo, sobre os problemas ambientais associados ao rompimento de barragens de mineração.
I - Os danos ambientais do rompimento das barragens de rejeitas de mineração reportados envolvem biota, microclima, solos, recursos hídricos (drenagem superficial e subterrânea), população, dinâmica sedimentar e processos de formação do relevo. II - Os impactos ambientais acontecem a montante e a jusante de onde ocorreu o evento, pois o entendimento da extensão dos danos envolve o conceito de bacia hidrográfica. III- O impacto do rompimento da barragem da Samarcó, no Parque Nacional Marinho de Abrolhos, está relacionado à ação da corrente oceânica de Humboldt.
Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

492Q680179 | Geografia, Biologia Química Geografia, UFRGS, UFRGS, 2019

Considere as seguintes afirmações a respeito da questão do desmatamento na Amazônia.
I - O efeito inibidor do desmatamento da Floresta Amazônica está relacionado à presença e à criação de Terras Indígenas. II - O desmatamento apresenta um elevado índice na emissão de dióxido de carbono e é um fator que aumenta a capacidade de sequestro de carbono do ecossistema amazônico. III- o aumento dos conflitos no campo, no período 2017-2018, registra o avanço da fronteira agrícola sobre a Amazônia, bem como o aumento na taxa de desmatamento.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

493Q680962 | Literatura, Escolas Literárias, Física Espanhol e Literatura, UFRGS, UFRGS

Leia as seguintes afirmações sobre o Sermão de Santo Antônio aos peixes, de Padre Antônio Vieira.
I - O Sermão apresenta a estratégia de se dirigir aos peixes, e não aos homens, estendendo o alcance crítico à conduta dos colonos maranhenses. II - O Sermão apresenta elogios aos grandes pregadores, através de passagens do Novo Testamento. III- A sardinha é eleita o símbolo do verdadeiro cristão, por ter sido o peixe multiplicado por Jesus.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

494Q680202 | Literatura, Escolas Literárias, Literatura e Inglês, UFRGS, UFRGS, 2019

Instrução: A questão refere-se à obra Quarto de despejo, de Carolina Maria de Jesus.


Leia os fragmentos abaixo.


Quando eu fui catar papel encontrei um preto. Estava rasgado e sujo que dava pena. Nos seus trajes rôtos êle podia representar-se como diretor do sindicato dos miseráveis.

2 de maio de 1958 [ ... ] Passei o dia catando papel. A noite meus pés doíam tanto que eu não podia andar.

14 de junho ... Esta chovendo. Eu não posso ir catar papel. O dia que chove eu sou mendiga.

3 de maio ... Fui na feira da Rua. Carlos de Campos, catar qualquer coisa.

Depois fui catar lenha. Parece que vim ao mundo predestinada a catar. Só não cato a felicidade.


Considere as seguintes afirmac;6es sabre a ac;ao de "catar".

I - Relaciona-se ao título da obra, uma vez que Quarto de despejo serve de metáfora a situação da própria personagem, que vive na favela como um objeto descartado.

II - Associa-se a atividade da escritora, que recolhe da experiência de viver do lixo a própria matéria para a sua criação literária.

III- Refere-se a descoberta dos diários de Carolina pelo jornalista Audálio Dantas, graças ao qual ela se torna uma escritora de grande sucesso editorial, condição que lhe garante sustentabilidade financeira e saída definitiva da miséria.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

495Q945685 | Biologia, Fotossíntese, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Com relação à fotossíntese, considere as seguintes afirmações.

I - As reações independentes de luz utilizam moléculas formadas pelas reações dependentes de luz.

II - As reações dependentes de luz, assim como as independentes, ocorrem nos tilacoides dos cloroplastos.

III- O ciclo de Calvin utiliza CO2 e outras moléculas para produzir glicose.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

496Q945718 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Leia o segmento abaixo.

Até o fim de 2018, teremos consumido 1,7 planeta Terra, um apetite absolutamente insustentável no longo prazo. Em outras palavras, a humanidade está utilizando a natureza de forma mais rápida do que os ecossistemas do nosso planeta podem se regenerar. A diferença entre a capacidade de regeneração do planeta e o consumo humano gera um saldo ecológico negativo que vem se acumulando desde a década de 80. Leia-se 1980.

Disponível em:<https://exame.abril.com.br/ciencia/o-mundo-inteiro-entra-num-cheque-especial-perigoso-neste-1o-de-agosto/> . Acesso em: 05 set. 2018.

Considere as afirmações abaixo, sobre as questões ambientais do planeta.

I - O desequilíbrio entre desenvolvimento socioeconômico e degradação ambiental é tratado desde a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo, em 1972.

II - O aumento do consumo e o aumento da população mundial têm levado ao esgotamento dos recursos naturais não renováveis, o que demanda a utilização crescente das energias renováveis geradas pela queima de combustíveis fósseis.

III- Mudanças positivas estão ocorrendo em muitos países, como o Brasil, o qual se destaca pela elevada taxa de reciclagem de materiais e pelo aumento da conscientização da população.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

497Q680267 | História, Colonialismo espanhol, História e Matemática, UFRGS, UFRGS, 2019

A respeito da expansão europeia, da conquista e da ocupação da América Espanhola, considere as afirmações abaixo.
I - A encomíenda era um sistema no qual indígenas deveriam fornecer mão de obra e pagar tributos a colonos espanhóis. II - A conquista foi pacífica em relação aos Estados indígenas organizados, elemento que facilitou a rendição dessas populações. III - A escravidão de povos autóctones foi um expediente comum, utilizado pela Coroa, contra indígenas capturados em guerras ou que se rebelassem.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

498Q948895 | Biologia, Introdução aos estudos das Plantas, Vestibular 3° dia, UFRGS, UFRGS, 2017

Sobre os fungos utilizados pela espécie humana, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q950710 | Literatura, Escolas Literárias, Vestibular 1 Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

No bloco superior abaixo, estão listados os movimentos literários brasileiros; no inferior, características desses movimentos.

Associe adequadamente o bloco inferior ao superior.

1 - Arcadismo

2 - Parnasianismo

3 - Simbolismo

( ) Representa um afastamento dos problemas sociais brasileiros, seguindo uma estética rígida.

( ) Surge na periferia intelectual brasileira: Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

( ) Recupera o padrão estético clássico, fazendo ressurgir a epopeia.

( ) Busca transfigurar a condição humana, dando-lhe horizontes transcendentais.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

500Q950749 | Química, Interações Atômicas Geometria Molecular, Vestibular 3° Dia, UFRGS, UFRGS, 2018

Na coluna da direita, estão listados cinco elementos da tabela periódica; na da esquerda, a classificação desses elementos.

Associe a coluna da direita à da esquerda.

( ) Alcalino

( ) Halogênio

( ) Alcalino terroso

( ) Elemento de transição

1 - Magnésio

2 - Potássio

3 - Paládio

4 - Bromo

5 - Xenônio


A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é


  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.