Questões de Concurso UFSC

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q364357 | Enfermagem, Epidemiologia, Técnico de Enfermagem, SES SC, UFSC

Apesar do declínio observado no Brasil, a mortalidade infantil permanece como uma grande preocupação da saúde pública. Os níveis atuais são considerados elevados e incompatíveis com o desenvolvimento do País, além de que há sérios problemas a superar, como as persistentes e notórias desigualdades regionais e intraurbanas, com concentração dos óbitos na população mais pobre. Em relação a este contexto, considerando as doenças que representam o maior índice de mortalidade infantil, em crianças menores de cinco (5) anos, no Brasil, assinale a alternativa CORRETA.

12 Q793781 | Ética na Administração Pública, Técnico em Atividades Administrativas, SES SC, UFSC

O código de ética funcional da Administração Pública proíbe ao servidor certas condutas, a fim de garantir uma conduta ética. Analise se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo, as quais tratam de proibições à conduta do servidor público.

( ) É facultado ao servidor público o uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem.

( ) É possível ao servidor público, em casos específicos, usar de artifícios para procrastinar ou dificultar o exercício regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material.

( ) É proibido ao servidor público pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua atribuição ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim.

( ) Em certos casos, cabe ao servidor público desviar outro servidor público para atendimento a interesse particular.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

13 Q362188 | Enfermagem, Administração em Enfermagem, Enfermeiro, SES SC, UFSC

Os componentes do processo de gestão de recursos materiais são fundamentais para o desenvolvimento eficaz e ininterrupto das ações de saúde. A esse respeito, assinale a alternativa CORRETA.

14 Q693004 | Farmácia, Farmacêutico, UFSC, UFSC, 2019

A resposta terapêutica depende de fatores como a concentração e o transporte do princípio ativo pelos líquidos corporais, bem como a resistência à degradação metabólica. A via de administração e a formulação terapêutica também influenciam a biodisponibilidade de um medicamento. Sobre vias de administração, assinale a resposta correta.

15 Q363635 | Enfermagem, Saúde da Criança, Enfermeiro, SES SC, UFSC

Em relação à parada cardiorrespiratória em pediatria, analise as afirmativas abaixo.

I - em pediatria, a parada cardiorrespiratória é raramente um evento súbito e acomete extremos da faixa etária (menores de 1 ano e adolescentes).

II - a causa mais comum de parada cardiorrespiratória em recém-nascido (RN) é a falência respiratória; em lactentes são as doenças respiratórias, obstrução de vias aéreas, síndrome de morte súbita, sepsis, acidentes de submersão e doenças neurológicas.

III - as etapas do atendimento a criança e ao adolescente na parada cardiorrespiratória são: C: compressão, A: abertura de vias aéreas, B: boa respiração.

IV - em pediatria, a cadeia de sobrevivência é composta pelos seguintes elos: prevenção, ressuscitação cardiopulmonar precoce, acesso rápido ao sistema de resposta de emergência e suporte avançado de vida, seguidos pelos cuidados pós-parada cardíaca integrada.

Assinale a alternativa CORRETA.

16 Q367693 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, SES SC, UFSC

Sobre o atendimento ao paciente politraumatizado, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.

( ) Assegurar uma via aérea pérvia é a primeira prioridade no tratamento e na reanimação de um politraumatizado.

( ) No atendimento a um paciente inconsciente, a base da língua pode ser a causa da obstrução da hipofaringe.

( ) A avaliação e a manutenção da via aérea devem ser realizadas com o máximo cuidado para que não ocorram movimentos de hiperextensão, flexão ou rotação do pescoço da vítima.

( ) O tamanho ideal da cânula de Guedel a ser utilizada corresponde à distância entre o lóbulo da orelha e a boca.

 ( ) A aspiração nasotraqueal está indicada quando há suspeita de fraturas da base do crânio e fraturas complexas da face.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

17 Q358944 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, SES SC, UFSC

O paciente com diagnóstico de acidente vascular cerebral (AVC) está sujeito a múltiplas complicações e o tratamento focaliza o início imediato da reabilitação para quaisquer déficits. Os cuidados de enfermagem direcionados a um paciente idoso com AVC incluem:

 I. observar o nível de consciência e a presença de hemiparesia para avaliar a evolução do quadro clínico.

II. realizar um esquema regular de mudança de posição para minimizar a pressão e evitar ruptura cutânea.

III. encorajar a diminuição da ingesta hídrica para evitar incontinência urinária.

IV. medir frequentemente a pressão arterial para controlar a hipotensão.

V. realizar higiene oral para evitar acúmulo de alimentos na boca.

VI. observar regurgitação de alimentos ou líquidos em decorrência do comprometimento da boca, língua, palato, laringe e faringe.

Assinale a alternativa CORRETA.

18 Q692686 | Auditoria, Normas Técnicas do Auditor Interno NBC TI 01 ex NBC T 12, Auditor, UFSC, UFSC, 2019

No tocante à Norma Brasileira de Contabilidade NBC TI 01, que trata da atividade de auditoria interna, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. 
I. A auditoria interna deve ser documentada por meio de papéis de trabalho, elaborados em meio físico ou eletrônico, que devem ser organizados e arquivados de forma sistemática e racional. 
II. A auditoria interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos. 
III. A auditoria interna deve assessorar a administração da entidade no trabalho de prevenção de fraudes e erros, obrigando-se a informá-la, por escrito ou verbalmente, conforme a urgência do fato, de maneira reservada, sobre quaisquer indícios ou confirmações de irregularidades detectadas no decorrer de seu trabalho. 
IV. A atividade da auditoria interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade descobrir fraudes e agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para os órgãos de controle da administração pública. V. A auditoria interna é exercida nas pessoas jurídicas de direito público, interno ou externo, e de direito privado.

19 Q682517 | Auditoria, Perícia Contábil, Contador, UFSC, UFSC, 2019

A perícia contábil constitui o conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinados a levar à instância decisória elementos de prova necessários a subsidiar a justa solução do litígio, mediante laudo pericial contábil e/ou parecer pericial contábil, em conformidade com as normas jurídicas e profissionais e com a legislação específica, no que for pertinente. Em relação a normas de perícia contábil, assinale a alternativa correta. 

20 Q681827 | Português, Morfologia 329 Pronome, Auditor, UFSC, UFSC, 2019

Texto 3 
Papos
– Me disseram... 
– Disseram-me. 
– Hein? 
– O correto é “disseram-me”. Não “me disseram”. 
– Eu falo como quero. E te digo mais... Ou é “digo-te”? 
– O quê? – Digo-te que você... 
– O “te” e o “você” não combinam. 
– Lhe digo? 
– Também não. O que você ia me dizer? 
– Que você está sendo grosseiro, pedante e chato. E que eu vou te partir a cara. Lhe partir a cara. Partir a sua cara. Como é que se diz? 
– Partir-te a cara. 
– Pois é. Parti-la hei de, se você não parar de me corrigir. Ou corrigir-me. 
– É para o seu bem. 
– Dispenso as suas correções. Vê se esquece-me. Falo como bem entender. Mais uma correção e eu... 
– O quê? 
– O mato. 
– Que mato? 
– Mato-o. Mato-lhe. Mato você. Matar-lhe-ei-te. Ouviu bem? 
– Pois esqueça-o e para-te. Pronome no lugar certo é elitismo! 
– Se você prefere falar errado... 
– Falo como todo mundo fala. O importante é me entenderem. Ou entenderem-me? 
– No caso... não sei. 
– Ah, não sabe? Não o sabes? Sabes-lo não? 
– Esquece. 
– Não. Como “esquece”? Você prefere falar errado? E o certo é “esquece” ou “esqueça”? Ilumine-me. Me diga. Ensines-lo-me, vamos. 
– Depende. 
– Depende. Perfeito. Não o sabes. Ensinar-me-lo-ias se o soubesses, mas não sabes-o. 
– Está bem, está bem. Desculpe. Fale como quiser. 
– Agradeço-lhe a permissão para falar errado que mas dás. Mas não posso mais dizer-lo-te o que dizer-te-ia. 
– Por quê? 
– Porque, com todo este papo, esqueci-lo. 
Verissimo, Luis Fernando. Novas comédias da vida pública, a versão dos afogados. Porto Alegre: L&PM, 1997. [Adaptado]. 
Com base no texto 3 e na norma padrão escrita, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta. 

I. A sequência “Digo-te que você...” (linha 7) pode ser corrigida pela substituição do pronome ‘te’ pelo pronome ‘lhe’. 
II. A sequência “Digo-te que você...” (linha 7) pode ser corrigida pela substituição do pronome ‘você’ pelo pronome ‘tu’. 
III. Em “Me disseram” (linha 1), a forma pronominal deve ser marcada com caso reto, por corresponder ao sujeito da sentença. 
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.