Início

Questões de Concursos UFSC

Resolva questões de UFSC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q358842 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Técnico de Enfermagem, SES SC, UFSC

Sobre as vias de administração de medicamentos, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q361034 | Enfermagem, Processamento de material, Enfermeiro Especialista, SES SC, UFSC

Quanto às atividades desenvolvidas no Centro de Material e Esterilização, analise as afirmativas abaixo.

I. Todo instrumental cirúrgico com lúmen deve ser desmontado antes de ser colocado na lavadora ultrassônica.

II. Esterilização é um processo validado que serve para fazer um artigo crítico livre de micro organismos e esporos.

III. O empacotamento dos produtos para a saúde deve permitir que o agente esterilizador alcance cada item e efetivamente destrua todos os micro organismos e esporos. O empacotamento também deve permitir o manuseio após a esterilização sem que haja contaminação dos itens em seu interior. O sistema de empacotamento deve ser impermeável ao agente esterilizador, mas resistente a tração e manipulação.

IV. É vetado o uso, de forma isolada, de produtos que contenham paraformoldeído ou formoldeído para desinfeção e esterilização dos produtos para a saúde.

V. O serviço do Centro de Material e Esterilização deve possuir registro que permita a rastreabilidade do instrumental cirúrgico.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q360358 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro Especialista, SES SC, UFSC

O preparo do sistema e a condução da perfusão requer em que o perfusionista conheça:

I. Os principais dados do paciente e dados específicos como hematócrito, tempo de coagulação ou tempo de protrombina, existência de diabetes ou de outras doenças, alterações da coagulação, uso de medicamentos e alergias.

II. O peso e a altura do paciente e o tipo de cirurgia a ser realizada.

III. A hemodiluição, que deve ser cautelosa, respeitando-se o limite máximo de 100 ml/kg de peso. A hemodiluição diminui a viscosidade do sangue e melhora acentuadamente a perfusão dos tecidos.

IV. Dados do equipamento e técnicas, como o modelo do oxigenador, reservatórios, dose inicial de heparina, hemodiluição, fluxos de perfusão e de gás.

V. A heparinização que deve ser realizada preferencialmente com a heparina sódica de origem suína, na preparação comercial que contém 5.000 U.I. (50 mg) para cada mililitro da solução.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q360705 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, SES SC, UFSC

Com relação aos distúrbios respiratórios, indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.

( ) Os pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) descompensada que apresentem hipóxia, distúrbio de conduta, com desorientação e agitação, têm indicação de sedação, uma vez que os sedativos em nada interferem no centro respiratório e ajudam a acalmar o paciente em estado de agitação.

( ) Taquicardia, tremores e palpitações são efeitos colaterais mais comuns dos broncodilatadores.

( ) Não administrar alta vazão de O2 a pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) descompensada, sob risco de provocar parada cardiorrespiratória porque a hipóxia é o principal mecanismo de estímulo do centro respiratório nestes indivíduos.

( ) A presença de dor torácica com apreensão, sensação de morte iminente, cianose, dispneia e taquipneia são sintomas comuns na embolia pulmonar.

( ) No sistema de drenagem torácica de frasco único em selo de água, o borbulhamento no tubo de drenagem pode significar o extravazamento persistente de ar a partir do pulmão ou de outros tecidos ou, ainda, um vazamento no sistema.

( ) A influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada por vírus, cuja transmissão se dá de pessoa a pessoa, principalmente por meio da tosse, espirro e de contato com secreções de vias respiratórias de pessoas infectadas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q685370 | Comunicação Social, Jornalista, UFSC, UFSC, 2019

Na linguagem jornalística existe uma convenção para a escolha dos itens léxicos, que se fundamenta na concepção de que existe uma língua padrão, ao mesmo tempo dinâmica e estável. Com base nessa convenção, considera-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q683359 | Auditoria, Testes e Procedimentos em Auditoria, Auditor, UFSC, UFSC, 2019

O objetivo do auditor, ao usar a amostragem em auditoria, é proporcionar uma base razoável para concluir quanto à população da qual a amostra é selecionada. A esse respeito, de acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade NBC TA 530, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q752758 | Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenheiro Sanitarista, Universidade Federal de Santa Catarina SC, UFSC

A digestão anaeróbia no tratamento de esgotos representa um sistema ecológico delicadamente balanceado, envolvendo processos metabólicos complexos. Considere as afirmativas a seguir, indicando se são verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) No processo de oxidação da matéria orgânica em ambientes anaeróbios ocorrem os processos metabólicos de fermentação e respiração.

( ) A formação de metano ocorre preferencialmente em ambientes onde oxigênio, nitrato e sulfato não estejam prontamente disponíveis como receptores de elétrons.

( ) A grande importância dos organismos acetogênicos no processo decorre do fato de que cerca de 60 % a 70 % dos elétrons do substrato original são canalizados para a produção de nitrato.

( ) Os esgotos domésticos geralmente apresentam todos os tipos apropriados de nutrientes em concentrações adequadas, tornando, dessa forma, o ambiente ideal para o crescimento, sem limitações para o processo de digestão anaeróbia.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q685251 | Farmácia, Farmacêutico, UFSC, UFSC, 2019

Em relação à farmacovigilância, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q684838 | Administração Pública, Contador, UFSC, UFSC, 2019

Numere a coluna 2 identificando o tipo de cada entidade da administração indireta da União, conforme listado na coluna 1, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. 
COLUNA 1 
1. Autarquia 
2. Fundação pública 
3. Empresa pública 
4. Economia mista 
COLUNA 2 
( ) Serviço Federal de Processamento de Dados 
( ) Universidade Federal de Santa Catarina 
( ) Empresa Brasil de Comunicação 
( ) Companhia Brasileira de Trens Urbanos 
( ) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 
( ) Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira 
( ) Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares 
( ) Banco Central
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q684111 | Informática, Auditor, UFSC, UFSC, 2019

Atualmente são utilizadas duas tecnologias para armazenamento permanente de dados em computadores pessoais: HDD (hard disk drive) e SSD (solid-state drive). Considere as seguintes afirmativas a respeito dessas tecnologias e assinale a alternativa correta.
 
I. A tecnologia SSD consome menos energia que a tecnologia HDD. 
II. A velocidade de leitura/gravação de dados na tecnologia SSD é superior à da tecnologia HDD. 
III. Considerando a capacidade de armazenamento, os dispositivos com base na tecnologia SSD são proporcionalmente mais caros que os com base na tecnologia HDD.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q681369 | Conhecimentos de Serviços Gerais, Farmacêutico, UFSC, UFSC, 2019

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do País a implementarem práticas de sustentabilidade. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. No Brasil, o uso de águas pluviais nas construções sustentáveis urbanas é recomendado somente para ingestão humana.
II. A análise de ciclo de vida é aplicada a produtos, como um copo. Essa metodologia não se aplica a atividades e serviços, como a produção de 1 kJ de energia.
III. Nas compras públicas, comumente o preço de um produto não considerava os custos das externalidades negativas. Essa foi uma das razões para a Lei no 12.349/10 alterar a Lei no 8.666/93, com possibilidade de inclusão de critérios ambientais nas aquisições de bens, contratações de serviços e execução de obras.
IV. A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que os sistemas de devolução dos resíduos aos geradores serão implementados principalmente por meio de acordos setoriais com a indústria. Essa questão envolve a logística reversa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q479012 | Farmácia, Nutrição Clínica, Farmacêutico, SES SC, UFSC

Sobre nutrição parenteral (NP) e manipulação de citostáticos, indique se são Verdadeiras (V) ou Falsas (F) as afirmativas abaixo.

( ) A manipulação da NP deve ser realizada em área classificada grau A ou B (classe 100), circundada por área grau B ou C (classe 10.000), de acordo com as Boas Práticas para Fabricação e Controle de Produtos Farmacêuticos.

( ) De cada NP preparada devem ser reservadas amostras, conservadas sob refrigeração (4 ºC a 11 ºC), para avaliação microbiológica laboratorial e contraprova.

( ) A pressurização da sala de manipulação para medicamentos citostáticos deve ser positiva em relação ao ambiente adjacente.

( ) Somente será permitida a manipulação de medicamento na inexistência de especialidade farmacêutica registrada e comercializada no país, com a mesma forma farmacêutica e dosagem prescritas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q362844 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro Especialista, SES SC, UFSC

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à pergunta abaixo. Sabe-se que a embolia gasosa é uma das complicações da circulação extracorpórea/perfusão. Para reduzir a incidência de microbolhas no reservatório e na linha arterial do oxigenador, qual deve ser o fluxo de oxigênio?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q689181 | Português, Morfologia 329 Pronome, Jornalista, UFSC, UFSC, 2019

Texto 3 
Papos
– Me disseram... 
– Disseram-me. 
– Hein? 
– O correto é “disseram-me”. Não “me disseram”. 
– Eu falo como quero. E te digo mais... Ou é “digo-te”? 
– O quê? – Digo-te que você... 
– O “te” e o “você” não combinam. 
– Lhe digo? 
– Também não. O que você ia me dizer? 
– Que você está sendo grosseiro, pedante e chato. E que eu vou te partir a cara. Lhe partir a cara. Partir a sua cara. Como é que se diz? 
– Partir-te a cara. 
– Pois é. Parti-la hei de, se você não parar de me corrigir. Ou corrigir-me. 
– É para o seu bem. 
– Dispenso as suas correções. Vê se esquece-me. Falo como bem entender. Mais uma correção e eu... 
– O quê? 
– O mato. 
– Que mato? 
– Mato-o. Mato-lhe. Mato você. Matar-lhe-ei-te. Ouviu bem? 
– Pois esqueça-o e para-te. Pronome no lugar certo é elitismo! 
– Se você prefere falar errado... 
– Falo como todo mundo fala. O importante é me entenderem. Ou entenderem-me? 
– No caso... não sei. 
– Ah, não sabe? Não o sabes? Sabes-lo não? 
– Esquece. 
– Não. Como “esquece”? Você prefere falar errado? E o certo é “esquece” ou “esqueça”? Ilumine-me. Me diga. Ensines-lo-me, vamos. 
– Depende. 
– Depende. Perfeito. Não o sabes. Ensinar-me-lo-ias se o soubesses, mas não sabes-o. 
– Está bem, está bem. Desculpe. Fale como quiser. 
– Agradeço-lhe a permissão para falar errado que mas dás. Mas não posso mais dizer-lo-te o que dizer-te-ia. 
– Por quê? 
– Porque, com todo este papo, esqueci-lo. 
Verissimo, Luis Fernando. Novas comédias da vida pública, a versão dos afogados. Porto Alegre: L&PM, 1997. [Adaptado]. 
Com base no texto 3 e na norma padrão escrita, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta. 
I. A sequência “Digo-te que você...” (linha 7) pode ser corrigida pela substituição do pronome ‘te’ pelo pronome ‘lhe’. 
II. A sequência “Digo-te que você...” (linha 7) pode ser corrigida pela substituição do pronome ‘você’ pelo pronome ‘tu’. 
III. Em “Me disseram” (linha 1), a forma pronominal deve ser marcada com caso reto, por corresponder ao sujeito da sentença. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q362957 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, SES SC, UFSC

São medidas para facilitar o esvaziamento da bexiga:

I. proporcionar privacidade ao paciente.

II. abrir uma torneira próxima ao paciente de modo que ele escute o som da água escorrendo.

III. derramar água fria sobre a genitália do paciente.

IV. aplicar bolsa de gelo na região inferior do abdômen ou estimular banho frio.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q684043 | Português, Morfologia, Farmacêutico, UFSC, UFSC, 2019

Texto associado.
Texto 3
Papos

 1– Me disseram...
 2– Disseram-me.
 3– Hein?
 4– O correto é “disseram-me”. Não “me disseram”.
 5– Eu falo como quero. E te digo mais... Ou é “digo-te”?
 6– O quê?
 7– Digo-te que você...
 8– O “te” e o “você” não combinam.
 9– Lhe digo?
10– Também não. O que você ia me dizer?
11– Que você está sendo grosseiro, pedante e chato. E que eu vou te partir a cara. Lhe partir a
12cara. Partir a sua cara. Como é que se diz?
13– Partir-te a cara.
14– Pois é. Parti-la hei de, se você não parar de me corrigir. Ou corrigir-me.
15– É para o seu bem.
16– Dispenso as suas correções. Vê se esquece-me. Falo como bem entender. Mais uma
17   correção e eu...
18– O quê?
19– O mato.
20– Que mato?
21– Mato-o. Mato-lhe. Mato você. Matar-lhe-ei-te. Ouviu bem?
22– Pois esqueça-o e para-te. Pronome no lugar certo é elitismo!
23– Se você prefere falar errado...
24– Falo como todo mundo fala. O importante é me entenderem. Ou entenderem-me?
25– No caso... não sei.
26– Ah, não sabe? Não o sabes? Sabes-lo não?
27– Esquece.
28– Não. Como “esquece”? Você prefere falar errado? E o certo é “esquece” ou “esqueça”?
29   Ilumine-me. Me diga. Ensines-lo-me, vamos.
30– Depende.
31– Depende. Perfeito. Não o sabes. Ensinar-me-lo-ias se o soubesses, mas não sabes-o.
32– Está bem, está bem. Desculpe. Fale como quiser.
33– Agradeço-lhe a permissão para falar errado que mas dás. Mas não posso mais dizer-lo-te
34   o que dizer-te-ia.
35– Por quê?
36– Porque, com todo este papo, esqueci-lo.
Verissimo, Luis Fernando. Novas comédias da vida pública, a versão dos afogados. Porto Alegre: L&PM, 1997. [Adaptado].
Com base no texto 3 e na norma padrão escrita, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta.
I. A sequência “Digo-te que você...” (linha 7) pode ser corrigida pela substituição do pronome ‘te’ pelo pronome ‘lhe’.
II. A sequência “Digo-te que você...” (linha 7) pode ser corrigida pela substituição do pronome ‘você’ pelo pronome ‘tu’.
III. Em “Me disseram” (linha 1), a forma pronominal deve ser marcada com caso reto, por corresponder ao sujeito da sentença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q471716 | Educação Física, Professor de Educação Física, SES SC, UFSC

A Educação Física Adaptada é uma área da Educação Física que tem como objeto de estudo a motricidade humana para as pessoas com necessidades educativas especiais. Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas em relação à Educação Física Adaptada.

( ) A Educação Física Adaptada para portadores de deficiência não se diferencia da Educação Física em seus conteúdos, mas compreende técnicas, métodos e formas de organização que podem ser aplicados ao indivíduo deficiente.

( ) Todo programa de Educação Física deve conter desafios para todos os alunos, permitir a sua participação, respeitar suas limitações, promover sua autonomia e enfatizar a competição.

( ) A realização de atividades com crianças, principalmente aquelas que envolvem jogos, deve ter um caráter lúdico e favorecer situações em que a criança aprenda a lidar com seus fracassos e seus êxitos.

( ) Ao analisar a capacidade motora dos alunos portadores de deficiências, o professor de Educação Física deve também considerar a atuação das habilidades cognitivas deles durante todo o processo.

( ) Alunos com lesão medular e usuários de cadeira de rodas com disreflexia ou hiperreflexia autonômica não devem participar das aulas de Educação Física.

 Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q364543 | Enfermagem, Doenças, Técnico de Enfermagem, SES SC, UFSC

A esquistossomose mansoni é uma doença parasitária; a magnitude de sua prevalência, associada à severidade das formas clínicas e a sua evolução conferem a esta doença uma grande relevância como problema de saúde pública. Em relação a esta doença, é CORRETO afirmar que:

I. a esquistossomose é uma doença transmissível, parasitária, causada por vermes trematódeos do gênero Schistosoma mansoni. O parasita, além do homem, necessita da participação de caramujos de água doce para completar seu ciclo vital.

II. na fase adulta, o parasita vive nos vasos sanguíneos do intestino e fígado do hospedeiro definitivo, o homem.

III. os sintomas na fase aguda podem ser: febre, dor na cabeça, calafrios, suores, fraqueza, falta de apetite, dor muscular, tosse e diarreia. Em alguns casos, o fígado e o baço podem inflamar e aumentar de tamanho. Na forma crônica, a diarreia se torna mais constante, alternando-se com prisão de ventre, e pode aparecer sangue nas fezes. Além disso, o paciente pode apresentar emagrecimento e endurecimento do fígado, com aumento do seu volume, conhecido popularmente como barriga d’água.

 IV. o modo de transmissão ocorre através da eliminação dos ovos do verme pelas secreções humanas como: fezes, urina e vômito. Em contato com a água, os ovos eclodem e liberam larvas, que infectam os caramujos, hospedeiros intermediários, que vivem nas águas doces. Após quatro semanas as larvas abandonam o caramujo e ficam livres nas águas naturais. O contato dos seres humanos com essas águas é a maneira pela qual a doença é adquirida.

V. importante ressaltar que já existe vacina contra a esquistossomose. A prevenção também consiste em evitar o contato com águas onde existam os caramujos hospedeiros intermediários infectados.

Assinale a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q683859 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Jornalista, UFSC, UFSC, 2019

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular os órgãos públicos do País a implementarem práticas de sustentabilidade. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. 

I. No Brasil, o uso de águas pluviais nas construções sustentáveis urbanas é recomendado somente para ingestão humana. 
II. A análise de ciclo de vida é aplicada a produtos, como um copo. Essa metodologia não se aplica a atividades e serviços, como a produção de 1 kJ de energia. 
III. Nas compras públicas, comumente o preço de um produto não considerava os custos das externalidades negativas. Essa foi uma das razões para a Lei nº 12.349/10 alterar a Lei nº 8.666/93, com possibilidade de inclusão de critérios ambientais nas aquisições de bens, contratações de serviços e execução de obras. 
IV. A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que os sistemas de devolução dos resíduos aos geradores serão implementados principalmente por meio de acordos setoriais com a indústria. Essa questão envolve a logística reversa.



  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q684004 | Administração Geral, Administrador, UFSC, UFSC, 2019

Sobre a definição de cultura organizacional, analise os itens abaixo e assinale a alternativa correta. 
I. Conjunto de valores, relações e hierarquia em vigor numa organização, definindo padrões de comportamento e atitudes que governam as ações e decisões mais importantes da administração. 
II. Crenças em relação ao que é importante na vida de uma organização e expectativas sobre o comportamento de seus membros. 
III. Conjunto de crenças, costumes, sistemas de valores, normas de comportamento e formas de fazer negócios, peculiares a cada organização, que definem um padrão geral para as suas atividades, decisões e ações e descrevem os padrões explícitos e implícitos de comportamento que caracterizam a vida na organização. 
IV. Conjunto de crenças da organização em relação à importância das pessoas, à disponibilidade dos administradores, à clareza dos padrões, ao empenho em relação ao treinamento e desenvolvimento das pessoas, aos valores éticos e morais, à competição interna, à comunicação interna e à capacidade de ação e de adaptação a mudanças. 
V. Padrões de suposições e valores básicos que funcionaram suficientemente bem para serem considerados válidos e, portanto, para serem ensinados aos novos membros como o modo correto de perceber, pensar e sentir.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.