Início

Questões de Concursos UFU MG

Resolva questões de UFU MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q950532 | Física, Campo e Força Magnética, Primeiro Dia, UFUMG, UFU MG, 2018

As radiações eletromagnéticas possuem diversas aplicabilidades na vida cotidiana, e o espectro das mais utilizadas pela humanidade é formado por radiações que possuem comprimentos de onda que vão desde dimensões atômicas (raios X e radiação gama) até centenas de metros (ondas de rádio). Conforme a ciência atual postula, a radiação eletromagnética possui caráter dual: pode ser considerada partícula ou onda, dependendo da situação em estudo. Pode-se associar a cada feixe de radiação eletromagnética um feixe de partículas chamadas de fótons, e a energia de cada fóton depende de uma constante, chamada de constante de Planck (h = 6,64 x 10-34 J.s), e é diretamente proporcional à frequência da radiação.

Sobre as radiações eletromagnéticas são feitas as seguintes afirmações:

I. Quanto menor o comprimento de onda da radiação eletromagnética maior a energia do fóton a ela associado.

II. Quanto menor a energia de um dado fóton associado a uma dada radiação eletromagnética menor a sua velocidade de propagação.

III. A energia de um feixe eletromagnético constituído de radiação de frequência constante é discreta, ou seja, só pode assumir valores múltiplos inteiros de um valor mínimo.

Em relação às afirmações acima, marque V para as verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

122Q946960 | Filosofia, Pensamentos Políticos, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

Para a economia política, o salário corresponde aos custos e ao preço da produção de uma mercadoria. Na realidade, porém, não é o que ocorre. Para produzir uma determinada mercadoria, um trabalhador precisa de um certo número de horas (suponhamos, por exemplo, quatro horas) e seu salário será calculado a partir desse tempo; entretanto o trabalhador trabalha durante muito mais tempo (suponhamos, por exemplo, oito horas) e, consequentemente, produz muito mais mercadorias; estas, porém, não são computadas para o cálculo do salário, de modo que há um trabalho excedente não pago, isto é, não coberto pelo salário. CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2000. p. 545. (Adaptado)

O excerto acima sintetiza um dos mais importantes temas do pensamento marxista, o qual é definido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

123Q678679 | Francês, Francês, UFUMG, UFU MG, 2019

Cinéma: Qu'est-ce qu'on a fait au bon dieu 2 a surpassé son prédécesseur avec une première semaine d'exploitation supérieure qui a attiré plus de spectateurs. Mis à jour le 06 février 2019 à 16h06
Et si Qu'est-ce qu'on a fait au Bon Dieu 2 ? réussissait son pari en surpassant son prédécesseur ? Pour l'instant les jeux ne sont pas faits mais après une semaine, les nouvelles aventures de la famille Verneuil ont déjà battu l'un des chiffres du premier volet. Qu'est-ce qu'on a fait au bon dieu 2 a attiré 2,15 millions de spectateurs dans les salles obscures, le tout en comptabilisant les avant-premières. C'est 470 000 de plus qu'en 2014. Egalement, il s'agit du 13ème meilleur démarrage de l'histoire du box-office français. Pour rappel, Qu'est-ce qu'on a fait au bon dieu avait réuni plus de 12 millions de spectateurs. Bien que ce résultat semble encore loin, le deuxième opus peut avoir quelques espérances avec l'arrivée des vacances d'hiver et l'exploitation du long métrage qui devrait avoir une longue durée.
https://www.linternaute.com/. Acesso em 05.fev. 2019.
De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

124Q946954 | Filosofia, A Metafísica de Aristóteles, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

“O homem feliz deverá possuir o atributo em questão (isto é, constância na prática de atividades conforme a excelência) e será feliz por toda a sua vida, pois ele estará sempre, ou pelo menos frequentemente, engajado na prática ou na contemplação do que é conforme a excelência. Da mesma forma ele suportará as vicissitudes com maior galhardia e dignidade, sendo como é, ‘verdadeiramente bom e irrepreensivelmente tetragonal (honesto)’.” ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1996. p. 132. (Adaptado)

Considerando-se o excerto acima, diz-se que, para Aristóteles, a felicidade é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

125Q950564 | Sociologia, Cultura e identidade nacional, Primeiro Dia, UFUMG, UFU MG, 2018

Desde o final do século passado, os cientistas sociais vêm afirmando que as transformações globais têm levado a uma nova forma de sociedade, definida por sociedade em rede.

De acordo com as análises desse período, afirma-se que foram marcos importantes na emergência desse novo modelo de sociedade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

126Q946961 | Filosofia, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

[...] a palavra “bom”, de antemão, não se prende necessariamente a ações “não-egoístas”; como é a superstição daqueles genealogistas da moral. Em vez disso, somente com um declínio de juízos de valor aristocráticos acontece que essa oposição “egoísta” – “não-egoísta” se imponha mais e mais à consciência humana – é, para me servir de minha linguagem, o instinto de rebanho que, com ela, afinal, toma a palavra (e também as palavras).

NIETZSCHE, Friedrich. Para a genealogia da moral. Os Pensadores. Trad. LEBRUN, G. São Paulo: Nova Cultural, 1999. p. 342.

De acordo com o conteúdo da citação, assinale a alternativa que nomeia um dos conceitos mais importantes da filosofia nietzschiana.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q946966 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

“[...] foi o mais notável movimento popular do Brasil. O único em que as camadas mais inferiores da população conseguiram ocupar o poder de toda uma província com certa estabilidade. [...] primeira insurreição popular que passou da simples agitação para uma tomada efetiva de poder.” PRADO JÚNIOR, Caio. Evolução Política do Brasil e outros estudos. São Paulo: Brasiliense, 1975. p. 69. (Adaptado)
A citação acima diz respeito à Cabanagem, uma das principais revoltas ocorridas no chamado Período Regencial Brasileiro. Acerca desse movimento, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

128Q946969 | História, Movimentos de Reforma Religiosa protestantes e católicos, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

“Quase toda a soma de nosso conhecimento, que de fato se deva julgar como verdadeiro e sólido conhecimento, consta de duas partes: o conhecimento de Deus e o conhecimento de nós mesmos. Como, porém, se entrelaçam com muitos elos, não é fácil, entretanto, discernir qual deles precede ao outro, e ao outro origina. [...] Por outro lado, é notório que o homem jamais chegue ao puro conhecimento de si mesmo até que haja antes contemplado a face de Deus, e da visão dele desça a examinar-se a si próprio [...].

CALVINO, João. As Institutas ou Tratado da Religião Cristã. São Paulo: Cultura Cristã. p. 47-48. (Adaptado)

A Reforma Protestante pode ser definida como um movimento de caráter essencialmente teológico com inúmeras consequências políticas e religiosas. Uma de suas causas foi a inquietação espiritual de parte do clero frente a crise clerical verificada em fins da Idade Média.

Em relação à Reforma Protestante, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q946925 | Geografia, Mudanças climáticas, Primeiro Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

“[...] é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra. Parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço ao atingir o topo da atmosfera terrestre – e parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra [...]. Uma parcela desse calor é irradiada de volta ao espaço, mas é bloqueada pela presença de gases [...] que, apesar de deixarem passar a energia vinda do Sol (emitida em comprimentos de onda menores), são opacos à radiação terrestre, emitida em maiores comprimentos de onda. Essa diferença nos comprimentos de onda se deve às diferenças nas temperaturas do Sol e da superfície terrestre.”
Ministério do Meio Ambiente. Disponível em http://www.mma.gov.br/informma/item/195. Acesso em 25.mar.2019.
O processo descrito acima refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

130Q950505 | Filosofia, Ontologia e a Natureza do ser, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2018

De acordo com o pensamento do filósofo Immanuel Kant (1724-1804), os juízos a priori são todos analíticos e os juízos a posteriori são todos sintéticos.
Assinale a alternativa que define corretamente as noções de juízo analítico e juízo sintético.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

131Q946923 | Geografia, Escalas, Primeiro Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

Escala é um dos elementos fundamentais da cartografia, pois representa a relação entre o tamanho original da área e o tamanho representado no mapa cartografado. Num mapa, cuja escala é de 1:500.000 e a distância entre duas cidades é representada por 15cm, a distância real entre as duas cidades é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

132Q946930 | Português, Interpretação de Textos, Primeiro Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

Vício secreto
Depois de vários assaltos, ela decidiu que estava na hora de mudar de vida. De nada adianta, dizia, andar de carro de luxo e morar em palacete se isso serve apenas para atrair assaltantes. De modo que comprou um automóvel usado, mudou-se para um apartamento menor e até começou a evitar os restaurantes da moda. Tudo isso resultou em inesperada economia e criou um problema: o que fazer com o dinheiro que ela já não gastava? Aplicar na Bolsa de Valores parecia-lhe uma solução temerária; não poucos tinham perdido muito dinheiro de uma hora para outra - quase como se fosse um assalto. Outras aplicações também não a atraíam. De modo que passou a comprar aquilo de que mais gostava: joias. Sobretudo relógios caros. Multiplicavam-se os Bulgari, os Breitling, os Rolex. Já que o tempo tem de passar, dizia, quero vê-lo passar num relógio de luxo. E aí veio a questão: onde usar todas essas joias? Na rua, nem pensar. Em festas? Tanta gente desconhecida vai a festas, não seria impossível que ali também houvesse um assaltante, ou pelo menos alguém capaz de ser tentado a um roubo ao ter a visão de um Breitling. Sua paranoia cresceu, e lá pelas tantas desconfiava até de seus familiares. De modo que decidiu: só usa as joias quando está absolutamente só. Uma vez por semana tranca-se no quarto, abre o cofre, tira as joias e as vai colocando: os colares, os anéis, os braceletes - os relógios, claro, os relógios. E admira-se longamente no espelho, murmurando: que tesouros eu tenho, que tesouros. O que lhe dá muito prazer. Melhor: lhe dava muito prazer. Porque ultimamente há algo que a incomoda. É o olhar no rosto que vê no espelho. Há uma expressão naquele olhar, uma expressão de sinistra cobiça que não lhe agrada nada, nada.
https://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff050115.htm. Acesso em 23.mar.2019. (Adaptado)

De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q946918 | Geografia, Indústria mundial contemporânea, Primeiro Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

Terceira maior economia mundial da atualidade, o Japão observou um processo de desaceleração econômica, acentuadamente na década de 1990.
A principal causa desse processo deve-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q950565 | Sociologia, Primeiro Dia, UFUMG, UFU MG, 2018

Quando de longe observamos o mundo árabe e o mundo judeu, vemos o contraste entre duas religiões – a judaica, baseada no Tanakh (da qual a Torá é parte) e a muçulmana, baseada no Alcorão ou no Corão. Menos comum é vermos as semelhanças tal como o ritual de circuncisão masculina que, em ambas as religiões, se realiza a partir dos oito dias de vida e representa o pacto entre Deus e os homens.

Por isso, entre sistemas com diferenças, também pode haver semelhanças e, para abarcar essa dupla realidade, as Ciências Sociais criaram o conceito de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

135Q950563 | Sociologia, Globalização, Primeiro Dia, UFUMG, UFU MG, 2018

Leia o excerto abaixo.

“[...] O centro dos primeiros sistemas da natureza não é o indivíduo, é a sociedade. É ela que se objetiva e não mais o homem.”

RODRIGUES, J. A. (Org.) Durkheim. São Paulo: Ática, 1978. p.201-202.

Nesse trecho, Durkheim propõe romper com o humanismo antropocêntrico dos modernos em favor de um novo modelo de conhecimento baseado no sociocentrismo. Não mais o homem, mas a sociedade aparece como centro do conhecimento porque, para Durkheim,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

136Q946965 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

“A colonização brasileira tomou o aspecto de uma vasta empresa comercial que, apesar de ser mais complexa que o sistema de feitorias, manteve o mesmo caráter que essa, explorando os recursos naturais em proveito do comércio europeu. [...] Esse sentido da colonização explicará a formação e a evolução histórica dos trópicos americanos”. PRADO Júnior, Caio. História Econômica do Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1962. p. 22-23. (Adaptado)

De acordo com a teoria apresentada, o modelo colonizador implementado no Brasil apresentava as seguintes características, EXCETO,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

137Q950528 | Biologia, Sistema Digestório Humano, Primeiro Dia, UFUMG, UFU MG, 2018

Os itens abaixo refererem-se aos diferentes tipos de sistemas excretores.

I- Órgãos excretores chamados metanefrídeos, que consistem de um tubo aberto nas duas extremidades, uma das quais é alargada, formando um funil ciliado, o nefróstoma. A outra extremidade é estreita, constituindo o nefridióporo ou poro excretor.

II- A excreção ocorre por meio de duas glândulas que se abrem na base das antenas, por isso são denominadas glândulas antenais (ou glândulas verdes).

III- As excreções são eliminadas por meio de túbulos de Malpighi, que são estruturas tubulares alongadas presentes na hemocela, em contato direto com a hemolinfa. Uma das extremidades de cada túbulo de Mapighi é fechada, e a outra se abre na região mediana do intestino. Os túbulos filtram a hemolinfa, removendo as excreções e lançando-as no intestino, de onde são eliminadas com as fezes.

Os itens I, II e III referem-se, respectivamente, ao sistema excretor dos

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

138Q946922 | História, Guerra Fria e seus desdobramentos, Primeiro Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

A transição de uma economia estatizada para uma economia de mercado nos países da Europa Centro-Oriental gerou uma grave crise econômica, social e o fim do equilíbrio geopolítico estruturado pela Guerra Fria. Desde então, tornou-se necessária uma série de reformas econômicas com base no modelo neoliberal dominante no mundo pós-Guerra Fria. Tais medidas levaram, ao longo dos últimos anos, à queda da generalização da produção, do consumo e da renda familiar e, consequentemente, ao desemprego. Apesar disso, muitos desses países hoje fazem parte da União Europeia. A respeito do processo descrito e da inserção desses países na União Europeia, afirma-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

139Q946957 | Filosofia, A Razão e seus Sentidos, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

Quando olhamos em torno de nós na direção dos objetos externos e consideramos a ação das causas, não somos jamais capazes, a partir de um único caso, de descobrir algum poder ou conexão necessária, alguma qualidade que ligue o efeito à causa e torne um a consequência infalível do outro como, por exemplo, o impulso de uma bola de bilhar é acompanhado pelo movimento da segunda. Eis tudo o que se manifesta aos sentidos externos. HUME, David. Investigação acerca do entendimento humano. In: Os Pensadores. Tradução: AIEX, A. São Paulo: Nova Cultural, 1999. p. 76.

Considerando-se o excerto acima, segundo Hume, o que permite que o entendimento humano seja alcançado é a suposição de que as causas e os efeitos dos acontecimentos sejam conhecidos. Nesse sentido, é correto afirmar que esse conhecimento é consequência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

140Q946967 | História, Estado Liberal Independência EUA, Segundo Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

De acordo com Bernard Baylin, em seu livro As Origens Ideológicas da Revolução Americana, depois da promulgação da Lei do Selo, os colonos americanos começaram a pensar que havia uma conspiração inglesa para cercear as liberdades na América do Norte. E essa crença transformou o sentido da luta dos colonos e acelerou o movimento de oposição, que posteriormente acabou levando à independência e à criação dos Estado Unidos da América.
Em relação à Lei do Selo, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.