Início

Questões de Concursos UFU MG

Resolva questões de UFU MG comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q669297 | Direito Constitucional, Disposições Gerais Administração Pública, Técnico de Tecnologia da Informação, UFU MG, UFU MG, 2020

A Administração Pública é regida por princípios que vêm estabelecidos no caput do art. 37 da Constituição da República.


Acerca de tais princípios, é correto afirmar, EXCETO, que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q668128 | Redes de Computadores, Técnico de Tecnologia da Informação, UFU MG, UFU MG, 2020

Texto associado.

O cabeamento estruturado é fundamental para o correto funcionamento das redes de computadores. Considerando-se as especificações e os padrões que envolvem cabeamento, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q668891 | Auditoria, Técnico de Tecnologia da Informação, UFU MG, UFU MG, 2020

Texto associado.

De acordo com a Instrução Normativa Conjunta MP/CGU Nº 01, de 2016, que dispõe sobre controles internos, gestão de riscos e governança no âmbito do Poder Executivo Federal, são objetivos da gestão de riscos, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q670095 | Direito Constitucional, Do Poder Legislativo, Técnico de Tecnologia da Informação, UFU MG, UFU MG, 2020

Texto associado.

Sobre o Poder Legislativo da União, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q667581 | Auditoria, Técnico de Tecnologia da Informação, UFU MG, UFU MG, 2020

Texto associado.

Considerando-se a NBC TA 505 – Confirmações Externas, o objetivo do auditor, ao usar procedimentos de confirmação externa, é planejar e executar tais procedimentos para obter evidência de auditoria relevante e confiável.


Para fins das normas de auditoria, os termos a seguir possuem os significados a eles atribuídos, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q670303 | Direito Administrativo, Regime Jurídico e Estatuto dos Servidores Públicos Federais, Técnico de Tecnologia da Informação, UFU MG, UFU MG, 2020

Texto associado.

A vacância do cargo público decorrerá de

I. exoneração, demissão, promoção, readaptação e aposentadoria.

II. posse em outro cargo inacumulável ou falecimento.

III. exoneração, demissão, promoção, redistribuição, aposentadoria.

IV. transferência, posse em outro cargo inacumulável ou falecimento.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q669937 | Português, Técnico de Tecnologia da Informação, UFU MG, UFU MG, 2020

Texto associado.

       Ao entregar o rebanho ao pastor, o proprietário anota o número de animais: uma pedrinha para cada ovelha. Assim, na volta da pastagem poderá conferir que nenhuma foi perdida (ou comida…).

    Repetidos ao longo de milênios, rituais como este acabaram levando à compreensão de que o rebanho e o monte de pedrinhas têm algo abstrato em comum: o número de objetos.

    Foi muito lento. “Muitas eras devem ter passado antes que o homem descobrisse que um casal de pássaros e um par de dias são ambos ocorrências do número 2”, ponderou o filósofo Bertrand Russel. Mais do que qualquer outra coisa, foram nossos dedos que contribuíram para essa construção abstrata. “É à possibilidade de articular os dez dedos que a humanidade deve o seu êxito no cálculo”, escreveu o historiador Tobias Dantzig.

    Vestígios estão presentes em muitos idiomas. Por exemplo, em português e outras línguas usamos “dígito” (“dedo”, em latim) como sinônimo de algarismo. Mas o indício mais notável da origem anatômica do número está no fato de quase todo o mundo usar o sistema decimal de numeração.

    É um sistema posicional, o valor de cada “dígito” depende da posição. Por exemplo, em 3.333 o “3” da direita vale 3 mesmo, o próximo vale 30=3x10, o seguinte 300=3x10² e o da esquerda 3.000=3x10³.

    Por que usamos 10, e não outro número, como a base desse sistema numeração? Simplesmente porque temos 10 dedos nas mãos e, desde tempos imemoriais, os usamos para contar. Mas a humanidade experimentou outras bases.

    Alguns povos antigos da Oceania usaram a base 5. Talvez contassem com uma só mão, usando a outra como indicador, enquanto seguravam a arma debaixo do braço? Na base 5, há apenas cinco dígitos (0 a 4) e, por exemplo, 3.333 representa o número 3+3x5+3x5²+3x5³, ou seja, 468 (na base 10). Os símbolos V=5, L=50 e D=500 na numeração romana sinalizam um uso antigo da base 5.

    Outros povos, em todos os continentes, usaram a base 20. Presumivelmente, contavam também com os pés... Existem vestígios em línguas como o francês (80 é “quatre-vingts”) e o inglês (“3-score” significa 60). Já os babilônios criaram um sistema posicional de base 60. Devemos a eles a divisão da hora em 60 minutos e do minuto em 60 segundos.

    Para quem está habituado ao sistema decimal, bases maiores do que 10 apresentam um inconveniente: é necessário inventar símbolos para os dígitos acima de 9. Na base 16, muito utilizada em programação, são usadas letras: A é 10, B é 11, C é 12, D é 13, E é 14 e F é 15. Quanto é 3E8 vezes 5DC nessa base?

VIANA, Marcelo Disponível em https://www1.folha.uol.com.br/colunas/marceloviana/ 2020/01/aprendemos-a-contar-com-os-dedos.shtml Acesso em: 05 fev.2020. (Fragmento)

De acordo com o texto e com suas características, assinale a alternativa que explicita o objetivo do autor.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q670398 | Sistemas Operacionais, Técnico de Tecnologia da Informação, UFU MG, UFU MG, 2020

Texto associado.

Um usuário padrão de um sistema operacional Linux executou o seguinte comando em um terminal Bash:

mkdir -p -m 750 Dir_a/Dir_x


Como resultado, o usuário obteve no diretório corrente de trabalho a criação de um diretório chamado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q670557 | Ética na Administração Pública, Técnico de Tecnologia da Informação, UFU MG, UFU MG, 2020

Texto associado.

O Código de Ética do Servidor Público (Decreto 1.171/94) estabelece deveres e vedações ao servidor público.
Considerando-se esse decreto, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q672119 | Sistemas Operacionais, Técnico de Tecnologia da Informação, UFU MG, UFU MG, 2020

Texto associado.

Suponha-se que haja um servidor Linux Ubuntu com um servidor de SSH (Secure Shell) recém-instalado e escutando na porta 22. Utilizando-se a ferramenta iptables e assumindo que todas as conexões de entrada são devidamente bloqueadas, um possível comando para liberar o acesso de clientes externos por meio da interface de rede eth0 ao servidor de SSH seria
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q669623 | Português, Técnico de Tecnologia da Informação, UFU MG, UFU MG, 2020

Texto associado.
 Um celeiro de jovens artistas ao longo das últimas décadas, o Paço das Artes finalmente ganhou uma sede própria. A inauguração do espaço, que passa a ocupar a garagem do antigo casarão de Nhonhô Magalhães, no bairro paulistano de Higienópolis, acontece neste fim de semana, com uma mostra da veterana Regina Silveira.

    A mudança ocorre depois de um período de incertezas da instituição, despejada do prédio que ocupou por 22 anos na Cidade Universitária, em 2016.

    Desde então, a instituição ocupava uma pequena sala no Museu da Imagem e do Som, o MIS — ambos são administrados pela mesma organização social. A área disponível ali equivalia a menos de um décimo do que o Paço tinha no campus da USP, de cerca de mil metros quadrados.

     A entrega das chaves do novo lar aconteceu em dezembro de 2018. O prédio, construído na década de 1930 pelo barão do café Carlos Leôncio Magalhães, foi comprado do estado paulista pelo shopping Pátio Higienópolis em 2005.

    Uma cláusula do contrato previa, porém, que parte do imóvel deveria ser cedida ao estado, para uso cultural, por 20 anos, renováveis por mais 20.

    A diretora artística do Paço, Priscila Arantes, diz que as obras de renovação — ainda em curso quando a repórter visitou o endereço — tiveram como objetivo adequar o local às normas museológicas, tornando os banheiros acessíveis e implementando rampas, por exemplo.

    Ela estima que a reforma, assinada pelo arquiteto Álvaro Razuk, tenha custado R$ 1 milhão.

    A saída da Cidade Universitária ocorreu após pedido do Instituto Butantã, dono do edifício. Na época, circularam abaixo-assinados contra o despejamento. Hoje, um centro administrativo com cerca de 400 funcionários do instituto funciona ali.

    Questionada sobre o período no MIS, Arantes o descreve como “traumático”. “Ficamos no limbo. Não só pela confusão de uma instituição dentro de outra, mas caímos um degrau na invisibilidade.” [...]

    Ainda assim, Arantes comemora a mudança para o casarão. Mas um período de adaptação é certo.

    Primeiro, porque, apesar da ampliação do espaço em relação ao MIS, a antiga garagem que corresponde ao espaço expositivo deste novo Paço mede cerca de 300 metros quadrados, ou menos de um terço da área que o centro cultural tinha na Cidade Universitária. Também tem um pé-direito baixo, em geral considerado problemático para a montagem de exposições de arte contemporânea.

    Segundo, porque a convivência com o campus da USP era estreita. Agora, além da mudança no perfil do bairro onde funciona, ele terá uma entrada pelo shopping ao lado e deve dividir o restante do espaço do casarão, que tem área total de 800 metros quadrados, com eventos.

     A diretora artística diz não temer essas transformações. “Fizemos um levantamento com o setor educativo e estamos estudando a possibilidade de parcerias. O Paço é historicamente nômade”, afirma, lembrando que o espaço passou por cinco endereços desde a sua fundação, há 50 anos. [...]

BALBI, Clara Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/01/paco-das-artes-inaugura-sede-propria-em-higienopolis-depois-de-50-anos-nomades.shtml Acesso em: 23 jan. 2020. (Adaptado)


De acordo com o texto, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q667835 | Direito Constitucional, Administração Pública, Técnico de Tecnologia da Informação, UFU MG, UFU MG, 2020

Texto associado.

De acordo com o Capítulo VII da Constituição Federal de 1988, que trata da organização da Administração Pública, é correto afirmar, EXCETO, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q667585 | Redes de Computadores, Técnico de Tecnologia da Informação, UFU MG, UFU MG, 2020

Texto associado.

O padrão IEEE 802.1Q permite que redes virtuais locais (VLANs) sejam criadas em redes Ethernet. Sobre a especificação IEEE 802.1Q, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q671598 | Informática, Técnico de Tecnologia da Informação, UFU MG, UFU MG, 2020

Texto associado.

Sobre o recurso de Área de Trabalho Virtual do Microsoft Windows 10, analise as seguintes afirmativas.
I. Trata-se de uma forma de executar várias áreas de trabalho independentes no mesmo monitor, com diferentes janelas de aplicações em cada área de trabalho virtual. II. O botão Visão de Tarefas, presente por padrão na barra de tarefas, permite criar, visualizar as áreas de trabalhos virtuais e alternálas. III. Uma aplicação aberta em uma determinada área de trabalho pode apenas ser movida para áreas de trabalho virtuais imediatamente vizinhas. IV. Pode-se criar uma nova área de trabalho virtual, segurando-se a tecla Windows e pressionando a tecla D.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q670600 | Redes de Computadores, Técnico de Tecnologia da Informação, UFU MG, UFU MG, 2020

Texto associado.

Atualmente, há duas versões do Internet Protocol (IP) em operação na Internet e em redes locais de todo o mundo, sendo elas as versões IPv4 e IPv6.

Sobre o espaço de endereçamento de ambas as versões e sobre as classes de endereçamento do IPv4, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q670584 | Informática, Técnico de Tecnologia da Informação, UFU MG, UFU MG, 2020

Texto associado.

Com relação à instalação e à configuração do PostgreSQL 9.4 a partir da interface de linha de comando, analise as afirmativas abaixo.
I. O comando "initdb -D /var/lib/pgsql/data" permite definir e inicializar o diretório informado como parâmetro para armazenamento de bases de dados. II. O comando "postgres -D /var/lib/pgsql/data" apaga todas as bases de dados no diretório informado como parâmetro. III. A porta padrão na qual o servidor espera novas conexões é a de número 5432. IV. Por padrão, o servidor aceita conexões a partir de todas as interfaces de rede e endereços IP configurados no sistema.
Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q667769 | Redes de Computadores, Técnico de Tecnologia da Informação, UFU MG, UFU MG, 2020

Texto associado.

Atualmente os endereços do Internet Protocol (IP), em ambas as suas versões IPv4 e IPv6, são distribuídos em escala global, utilizando-se o CIDR (Classless Inter-Domain Routing). Sobre a utilização do CIDR, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q671372 | Português, Técnico de Tecnologia da Informação, UFU MG, UFU MG, 2020

Texto associado.
 Um celeiro de jovens artistas ao longo das últimas décadas, o Paço das Artes finalmente ganhou uma sede própria. A inauguração do espaço, que passa a ocupar a garagem do antigo casarão de Nhonhô Magalhães, no bairro paulistano de Higienópolis, acontece neste fim de semana, com uma mostra da veterana Regina Silveira.

    A mudança ocorre depois de um período de incertezas da instituição, despejada do prédio que ocupou por 22 anos na Cidade Universitária, em 2016.

    Desde então, a instituição ocupava uma pequena sala no Museu da Imagem e do Som, o MIS — ambos são administrados pela mesma organização social. A área disponível ali equivalia a menos de um décimo do que o Paço tinha no campus da USP, de cerca de mil metros quadrados.

     A entrega das chaves do novo lar aconteceu em dezembro de 2018. O prédio, construído na década de 1930 pelo barão do café Carlos Leôncio Magalhães, foi comprado do estado paulista pelo shopping Pátio Higienópolis em 2005.

    Uma cláusula do contrato previa, porém, que parte do imóvel deveria ser cedida ao estado, para uso cultural, por 20 anos, renováveis por mais 20.

    A diretora artística do Paço, Priscila Arantes, diz que as obras de renovação — ainda em curso quando a repórter visitou o endereço — tiveram como objetivo adequar o local às normas museológicas, tornando os banheiros acessíveis e implementando rampas, por exemplo.

    Ela estima que a reforma, assinada pelo arquiteto Álvaro Razuk, tenha custado R$ 1 milhão.

    A saída da Cidade Universitária ocorreu após pedido do Instituto Butantã, dono do edifício. Na época, circularam abaixo-assinados contra o despejamento. Hoje, um centro administrativo com cerca de 400 funcionários do instituto funciona ali.

    Questionada sobre o período no MIS, Arantes o descreve como “traumático”. “Ficamos no limbo. Não só pela confusão de uma instituição dentro de outra, mas caímos um degrau na invisibilidade.” [...]

    Ainda assim, Arantes comemora a mudança para o casarão. Mas um período de adaptação é certo.

    Primeiro, porque, apesar da ampliação do espaço em relação ao MIS, a antiga garagem que corresponde ao espaço expositivo deste novo Paço mede cerca de 300 metros quadrados, ou menos de um terço da área que o centro cultural tinha na Cidade Universitária. Também tem um pé-direito baixo, em geral considerado problemático para a montagem de exposições de arte contemporânea.

    Segundo, porque a convivência com o campus da USP era estreita. Agora, além da mudança no perfil do bairro onde funciona, ele terá uma entrada pelo shopping ao lado e deve dividir o restante do espaço do casarão, que tem área total de 800 metros quadrados, com eventos.

     A diretora artística diz não temer essas transformações. “Fizemos um levantamento com o setor educativo e estamos estudando a possibilidade de parcerias. O Paço é historicamente nômade”, afirma, lembrando que o espaço passou por cinco endereços desde a sua fundação, há 50 anos. [...]

BALBI, Clara Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/01/paco-das-artes-inaugura-sede-propria-em-higienopolis-depois-de-50-anos-nomades.shtml Acesso em: 23 jan. 2020. (Adaptado)


De acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q667719 | Português, Técnico de Tecnologia da Informação, UFU MG, UFU MG, 2020

Texto associado.
 Um celeiro de jovens artistas ao longo das últimas décadas, o Paço das Artes finalmente ganhou uma sede própria. A inauguração do espaço, que passa a ocupar a garagem do antigo casarão de Nhonhô Magalhães, no bairro paulistano de Higienópolis, acontece neste fim de semana, com uma mostra da veterana Regina Silveira.

    A mudança ocorre depois de um período de incertezas da instituição, despejada do prédio que ocupou por 22 anos na Cidade Universitária, em 2016.

    Desde então, a instituição ocupava uma pequena sala no Museu da Imagem e do Som, o MIS — ambos são administrados pela mesma organização social. A área disponível ali equivalia a menos de um décimo do que o Paço tinha no campus da USP, de cerca de mil metros quadrados.

     A entrega das chaves do novo lar aconteceu em dezembro de 2018. O prédio, construído na década de 1930 pelo barão do café Carlos Leôncio Magalhães, foi comprado do estado paulista pelo shopping Pátio Higienópolis em 2005.

    Uma cláusula do contrato previa, porém, que parte do imóvel deveria ser cedida ao estado, para uso cultural, por 20 anos, renováveis por mais 20.

    A diretora artística do Paço, Priscila Arantes, diz que as obras de renovação — ainda em curso quando a repórter visitou o endereço — tiveram como objetivo adequar o local às normas museológicas, tornando os banheiros acessíveis e implementando rampas, por exemplo.

    Ela estima que a reforma, assinada pelo arquiteto Álvaro Razuk, tenha custado R$ 1 milhão.

    A saída da Cidade Universitária ocorreu após pedido do Instituto Butantã, dono do edifício. Na época, circularam abaixo-assinados contra o despejamento. Hoje, um centro administrativo com cerca de 400 funcionários do instituto funciona ali.

    Questionada sobre o período no MIS, Arantes o descreve como “traumático”. “Ficamos no limbo. Não só pela confusão de uma instituição dentro de outra, mas caímos um degrau na invisibilidade.” [...]

    Ainda assim, Arantes comemora a mudança para o casarão. Mas um período de adaptação é certo.

    Primeiro, porque, apesar da ampliação do espaço em relação ao MIS, a antiga garagem que corresponde ao espaço expositivo deste novo Paço mede cerca de 300 metros quadrados, ou menos de um terço da área que o centro cultural tinha na Cidade Universitária. Também tem um pé-direito baixo, em geral considerado problemático para a montagem de exposições de arte contemporânea.

    Segundo, porque a convivência com o campus da USP era estreita. Agora, além da mudança no perfil do bairro onde funciona, ele terá uma entrada pelo shopping ao lado e deve dividir o restante do espaço do casarão, que tem área total de 800 metros quadrados, com eventos.

     A diretora artística diz não temer essas transformações. “Fizemos um levantamento com o setor educativo e estamos estudando a possibilidade de parcerias. O Paço é historicamente nômade”, afirma, lembrando que o espaço passou por cinco endereços desde a sua fundação, há 50 anos. [...]

BALBI, Clara Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/01/paco-das-artes-inaugura-sede-propria-em-higienopolis-depois-de-50-anos-nomades.shtml Acesso em: 23 jan. 2020. (Adaptado)


De acordo com o texto, assinale a alternativa cujo termo negritado NÃO se refere ao momento da enunciação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q670509 | Informática, Técnico de Tecnologia da Informação, UFU MG, UFU MG, 2020

Texto associado.

Utilizando-se o Microsoft Word 2013, deseja-se inserir a numeração de páginas no rodapé de tal forma que o número 1 comece a ser exibido a partir da terceira página do documento. As páginas 1 e 2 não devem exibir nada no rodapé.
Assinale a alternativa que descreve os passos para esta configuração da numeração de rodapé.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.