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61Q946776 | História, Ocupação de novos territórios Colonialismo, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB, 2018

Texto associado.
No Brasil, como em outras partes, os escravos negociaram mais do que lutaram abertamente contra o sistema. Trata-se do heroísmo prosaico de cada dia. “Apesar das chicotadas, das dietas inadequadas, da saúde seriamente comprometida ou do esfacelamento da família pela venda, os escravos conseguiram viver seu dia a dia”, conforme analisou Sandra Graham. “Relativamente poucos, na verdade, assassinaram seus senhores, ou participaram de rebeliões, enquanto a maioria, por estratégia, criatividade ou sorte, ia vivendo da melhor forma possível”. Como verbalizaram os próprios escravos, no Sul dos Estados Unidos, “os brancos fazem como gostam; os pretos, como podem”. (REIS. 1989. p 14).
Essa educação realizada em grupos bem determinados e de práticas formalizadas, possivelmente se destinava a inculcar a obediência, a coragem, a disciplina, a habilidade militar profissional e uma vida pública ao invés da privada [...] frisa que um grupo de jovens portando chicote tinha a responsabilidade de corrigir os meninos sempre que fosse preciso, visando à manutenção do respeito e da disciplina [...]. Os jovens [...] eram tirados de suas famílias aos sete anos de idade e divididos em grupos, [...], nos quais aprendiam a conviver com indivíduos da mesma faixa etária. [...] Até os onze anos era permitido que o jovem voltasse para a casa de sua família, e lá passasse a noite. No entanto, ao completar os doze anos de idade, este jovem deveria dormir com seus companheiros de alojamento e essa prática perduraria até os trinta anos [...] temos informações de que os jovens, conforme iam crescendo tinham suas cabeças raspadas, caminhavam descalços e ficavam nus a maior parte do tempo. Abandonavam a túnica e recebiam um único manto para o ano inteiro. Esses jovens ignoravam todo tipo de cuidado com a aparência, e dormiam em esteiras feitas de juncos. (ESSA EDUCAÇÃO... 2018).
A educação sempre foi um aspecto importante no desenvolvimento das diversas sociedades, no decorrer dos processos históricos. O relato da formação educacional dos jovens, no texto, remete à civilização
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62Q946787 | Geografia, Questão Fundiária, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB, 2018

Os fatores locacionais da indústria são elementos socioespaciais necessários para atrair o maior número possível de fábricas e empresas em um determinado local.

Os conhecimentos referentes aos fatores de localização industrial permitem afirmar:

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63Q946774 | Inglês, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB, 2018

Considering language use in the text, it’s correct to say:
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64Q946775 | Conhecimentos Gerais, Questões Sociais, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB, 2018

“The increase is due in part to improved protections against poaching in some areas, although that remains an ever-present threat.” (l. 6-7)
The pronoun that in this sentence refers to
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65Q946790 | Matemática, Razão e Proporção e Números Proporcionais, Matemática Ciências da Natureza, UNEB, UNEB, 2018

Considerando-se que a escolha dos nomes dos homenageados nas camisas dos jogadores para partida de 14 de novembro de 2018 tenha sido aleatória, a probabilidade de escolher, Gilberto Gil para a camisa número 1 e Tia Má para a camisa número 12 foi de
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66Q946767 | Português, Intertextualidade, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB, 2018

Texto associado.
Mágoas
Quando nasci, num mês de tantas flores,
Todas murcharam, tristes, langorosas,
Tristes fanaram redolentes rosas,
Morreram todas, todas sem olores.

Mais tarde da existência nos verdores
Da infância nunca tive as venturosas
Alegrias que passam bonançosas,
Oh! Minha infância nunca tive flores!

Volvendo à quadra azul da mocidade,
Minh’alma levo aflita à Eternidade,
Quando a morte matar meus dissabores.

Cansado de chorar pelas estradas,
Exausto de pisar mágoas pisadas,
Hoje eu carrego a cruz de minhas dores!
ANJOS, Augusto. Mágoas. Eu e outras poesias. Disponível em: . Acesso em: 14 nov. 2018.
Excerto 1 Quando nasci, um anjo torto desses que vivem na sombra disse: Vai Carlos! Ser gauche na vida. ANDRADE, Carlos Drummond de.Poema das Sete Faces. Alguma Poesia. Rio de Janeiro. Ed. José Olímpio, 1983. p.3-4).
Excerto 2
Quando eu nasci um anjo louco muito louco veio ler a minha mão não era um anjo barroco era um anjo muito louco, torto com asas de avião. Let’s play that Todo Dia É Dia D, CD Torquato Neto Vários Artistas, Dubas Música, 2002.
Excerto 3 Quando nasci um anjo esbelto, desses que tocam trombeta, anunciou: vai carregar bandeira. Cargo muito pesado pra mulher, esta espécie ainda envergonhada. PRADO, Adélia. Com licença poética. Poesia Reunida. São Paulo: Siciliano, 1991.
Excerto 4 Quando nasci veio um anjo safado O chato dum querubim E decretou que eu tava predestinado A ser errado assim Já de saída a minha estrada entortou Mas vou até o fim. BUARQUE, Chico. Letra e Música. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
Assim como Augusto dos Anjos em “Mágoas”, os excertos 1, 2, 3 e 4 constituem uma reflexão acerca do nascimento, distintas entre si, pela época, pela visão de mundo e pelo tratamento que cada um deles dá a esse tema, mantendo um perceptível distanciamento. Considerando-se esses excertos, é improcedente afirmar:
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67Q946768 | Português, Interpretação de Textos, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB, 2018

A intertextualidade dá-se, entre os excertos, a partir da
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68Q946778 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB, 2018

Texto associado.
No Brasil, como em outras partes, os escravos negociaram mais do que lutaram abertamente contra o sistema. Trata-se do heroísmo prosaico de cada dia. “Apesar das chicotadas, das dietas inadequadas, da saúde seriamente comprometida ou do esfacelamento da família pela venda, os escravos conseguiram viver seu dia a dia”, conforme analisou Sandra Graham. “Relativamente poucos, na verdade, assassinaram seus senhores, ou participaram de rebeliões, enquanto a maioria, por estratégia, criatividade ou sorte, ia vivendo da melhor forma possível”. Como verbalizaram os próprios escravos, no Sul dos Estados Unidos, “os brancos fazem como gostam; os pretos, como podem”. (REIS. 1989. p 14).
Os desdobramentos da história da escravidão nos Estados Unidos produziram reflexos que se fazem sentir até os dias atuais. Nesse contexto pode-se afirmar que
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69Q946780 | História, Primeira Guerra Mundial, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB, 2018

Texto associado.
Mais de 70 líderes mundiais celebraram, neste domingo (11), em Paris, o centenário do armistício que selou o fim da Primeira Guerra Mundial. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o russo, Vladimir Putin, o turco Recep Tayyip Erdogan e a chanceler alemã, Angela Merkel, participaram de um ato solene presidido pelo francês Emmanuel Macron. Em seu discurso como mestre de cerimônias, o líder da França criticou o crescente nacionalismo na América e na Europa. “O nacionalismo é uma traição ao patriotismo”, disse ele. O presidente pediu aos colegas que rejeitassem “o fascínio pela retirada, pela violência e pela dominação”. (LÍDERES... 2018).
A questão racial e a luta contra a discriminação estiveram presentes em diversos movimentos sociais, no decorrer da história brasileira, como se verificou no âmbito da
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70Q946793 | Física, Conteúdos Básicos, Matemática Ciências da Natureza, UNEB, UNEB, 2018

Os primeiros registros e conclusões sobre as relações existentes nas equações de primeiro e segundo graus foram apresentados por Al-Khowarizmi. Quase meio milênio depois foram aparecendo inúmeros matemáticos, como Girolamo Cardano, Niccolo Tartaglia e Ludovico Ferrari, que iniciaram estudos sobre equações de terceiro e quarto graus. Cada passo realizado para o aperfeiçoamento de equações polinomiais de grau n, com n pertencendo ao conjunto dos números naturais, foi e é sempre de muita utilidade.

A origem e as aplicações das equações polinomiais quanto as suas técnicas de desenvolvimento surgiram sempre pela necessidade de se ter resultados mais precisos em cálculos. O Teorema Fundamental da Álgebra foi concebido através dos estudos referentes a equações polinomiais.

De acordo com os conhecimentos básicos estudados, considerando-se p(x) = ax7 + bx6 + cx5 + dx4 + ex3 + fx2 + gx e h(x) = (m2 − 25)x7 + 6x2 − 2x + (m + 5) , é correto afirmar que

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71Q946800 | Química, Química Orgânica, Matemática Ciências da Natureza, UNEB, UNEB, 2018

Os fertilizantes utilizados na reposição dos elementos químicos indispensáveis para o desenvolvimento dos vegetais são constituídos por sais inorgânicos, como o nitrato de potássio, KNO3(s), hidrogeno-fosfato de cálcio, CaHPO4(s), cloreto de amônio, NH4Cl(s), dentre outros. Os nutrientes são absorvidos pelas raízes das plantas sob a forma de íons, obtidos pela dissolução dos sais na água retida no solo, e dependem do pH do ambiente.

Com base nas informações associadas às estruturas e às propriedades dos sais inorgânicos, é correto afirmar

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72Q946795 | Física, Matemática Ciências da Natureza, UNEB, UNEB, 2018

Em média, o cérebro de uma pessoa adulta pesa algo entre 1,3 e 1,4kg e 80% do conteúdo do crânio é preenchido com o cérebro, o sangue e outros fluídos. Se fosse retirado do crânio o cérebro, o sangue e os outros líquidos, daria para encher um recipiente de capacidade igual a 1,7 litro.

Considerando um cérebro de 1,25kg que ocupe um total de 1,3dm3 , é correto afirmar que a densidade média desse cérebro, em g/cm3 , é, aproximadamente, igual a

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73Q946773 | Inglês, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB, 2018

“Tudo aquilo que foi meu lastro, terra onde tinha fincado os pés, tudo se transformou num jogo fácil de adivinhas. O que era milagrosa descida dos santos reduziu-se a um estado de transe que qualquer calouro da Faculdade analisa e expõe. Para mim, professor, só existe a matéria. Nem por isso deixo de ir ao terreiro e de exercer as funções de meu posto de Ojuobá, cumprir meu compromisso. Não me limito como o senhor que tem medo do que os outros possam pensar, tem medo de diminuir o tamanho de seu materialismo. — Sou coerente, você não é!, explodiu Fraga Neto, Se não acredita mais, não acha desonesto praticar uma farsa, como se acreditasse? — Não. Primeiro, como já lhe disse, gosto de dançar e de cantar, gosto de festa, antes de tudo de festa de candomblé. Ademais, há o seguinte: estamos numa luta, cruel e dura. Veja com que violência querem destruir tudo que nós, negros e mulatos, possuímos, nossos bens, nossa fisionomia. Ainda há pouco tempo, com o delegado Pedrito, ir a candomblé era um perigo, o cidadão arriscava a liberdade e até a vida (…) O senhor pensa que, seu eu fosse discutir com o delegado Pedrito, como estou discutindo com o senhor, teria obtido algum resultado? Se eu houvesse proclamadomeu materialismo, largo de mão o candomblé, dito que tudo aquilo não passava de um brinquedo de criança, resultado do medo primitivo, da ignorância e da miséria, a quem eu ajudaria? Eu ajudaria, professor, ao delegado Pedrito e sua malta de facínoras, ajudaria a acabar com uma festa do povo. Prefiro continuar a ir ao candomblé, ademais gosto de ir, adoro puxar cantiga e dançar em frente aos atabaques. — Assim, mestre Pedro, você não ajuda a modificar a sociedade, não transforma o mundo. — Será que não? Eu penso que os orixás são um bem do povo. A luta da capoeira, o samba-de-roda, os afoxés, os atabaques, os berimbaus são bens do povo. Todas essas coisas e muitas outras que o senhor, com seu pensamento estreito, quer acabar, professor, igualzinho ao delegado Pedrito, me desculpe lhe dizer. Meu materialismo não me limita…”

AMADO, Jorge. Tenda dos Milagres. Disponível em: < https://armonte.wordpress.com/2012/11/20/jorge-amado-em-estado-de-graca-tendados-milagres/> . Acesso em: 13 nov. 2018.

O trecho destacado expõe uma oposição de ideias entre suas personagens.
A alternativa que melhor explica esse conflito é
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74Q946804 | Biologia, Leis de Mendel, Matemática Ciências da Natureza, UNEB, UNEB, 2018

Se uma espécie de árvore encontra um fungo com um micélio adequado às suas raízes, ela pode multiplicar sua superfície de raiz e captar muito mais água e nutrientes. Quando isso acontece, a planta passa a receber o dobro de nutrientes fundamentais, como o nitrogênio e o fósforo, em comparação com espécimes que captam água e nutrientes do solo sem ajuda, apenas com as próprias raízes. [...] O fungo penetra e cerca a raiz da árvore e expande sua rede pelo solo do entorno. Com isso, aumenta a área de atuação normal da raiz, que cresce na direção de outras árvores e se conecta com fungos parceiros e as raízes às quais estão ligados. (WOHLLEBEN, 2017, p. 52-3).

Considerando-se a situação descrita que retrata uma relação simbiótica mutualista, denominada de micorriza, entre fungos e determinadas espécies de plantas e a respeito deste tipo de alelobiose, é correto afirmar:

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75Q946792 | Matemática, Porcentagem, Matemática Ciências da Natureza, UNEB, UNEB, 2018

As raízes de determinada equação polinomial de grau 7 correspondem aos sete primeiros termos de uma progressão geométrica de razão − 2 e cuja soma é 129. A média aritmética dos 9 primeiros termos dessa sequência é
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76Q946769 | Português, Interpretação de Textos, Português Inglês Ciências humanas, UNEB, UNEB, 2018

“Três pastos, uma casa, uma roça de mandioca, arado, carro de bois, cavalo, gado e cachorro. Uma mulher, doze filhos. O baque da cancela era um adeus a tudo isso. Já tinha sido um homem, agora não era mais nada, não tinha mais nada.” TORRES, Antônio. Essa Terra. Rio de Janeiro: Record, 2005, 20 ed. edição, p. 67.
Considerando-se a totalidade do romance e a temática do trecho acima, é correto afirmar:
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77Q1070412 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Com base nos fundamentos clássicos da origem da filosofia, analise as assertivas a seguir:

I.A filosofia nasce como ruptura frente ao saber mítico, caracterizando-se por um discurso racional que busca os fundamentos do real, ainda que mantenha com o mito um vínculo de forma e conteúdo em sua gênese.
II.O surgimento da filosofia coincide com o advento daescrita e com a ampliação do espaço público de deliberação, de modo que sua estrutura argumentativa reflete a ascensão da polis como lócus do logos.
III.Ao se institucionalizar nas escolas pré-socráticas, a filosofia abdica da experiência sensível como critério de verdade, voltando-se integralmente à racionalidade metafísica, em clara oposição ao método socrático-dialético.

Está correto o que se afirma em:
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78Q1070418 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

A filosofia, portanto, é uma luta constante contra nossa ignorância e ocorre quando chegamos a perceber que algo contradiz nossas certezas, nossas convicções, algo que levanta problemas que abalam nossa confiança no que tranquilamente acreditávamos saber.

Armijos Palácios, G. (2013). O ensino de filosofia e a "situação problema". In M. Carvalho & G. Cornelli (Orgs.). Ensinar Filosofia. v.1 (pp. 195-203). Cuiabá: Central de Texto.

Com base nessa perspectiva e acerca do ensino filosófico e de suas implicações no processo de formação crítica dos estudantes, assinale a alternativacorreta.
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79Q1070417 | Filosofia, O que É a Filosofia, Filosofia, SEC BA, UNEB, 2025

Considerando os fundamentos do ensino de Filosofia no contexto escolar e sua relação com o desenvolvimento do senso crítico, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)O ensino de Filosofia estimula a desnaturalização das práticas sociais e discursivas, contribuindo para a formação de sujeitos autônomos e capazes de interrogar criticamente os discursos instituídos.
(__)A criticidade promovida pela Filosofia depende da aplicação imediata de conceitos abstratos, o que dispensa a mediação com as experiências concretas e subjetivas dos estudantes.
(__)O espaço da Filosofia na escola deve propiciar a construção reflexiva de sentidos, valorizando a pluralidade de pontos de vista, sem se prender à reprodução acrítica de doutrinas ou dogmas.

Assinale a alternativa com a sequência correta:
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80Q1059289 | Matemática, Polinômios, Oficial da Policia Militar, PM BA, UNEB, 2025

Em muitas situações, funções polinomiais são usadas para modelar fenômenos ou calcular valores específicos com base em uma variável. Considerando o polinômio P(x)=x3 - 2x2 + x. Qual é o valor de P(2)?
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