Questões de Concursos UNESPAR

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61Q951327 | Conhecimentos Gerais, Vestibular, UEL, UNESPAR, 2018

Uma urna contém 4 bolas brancas e 6 bolas pretas. Sacam-se, sucessivamente e sem reposição, duas bolas dessa urna. Determine a probabilidade de ambas serem pretas.
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62Q951312 | Conhecimentos Gerais, Política, Vestibular, UNESPAR, UNESPAR, 2018

“Esclarecimento [Iluminismo] é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de fazer uso de seu entendimento sem a direção de outro indivíduo [...] A preguiça e a covardia são as causas pelas quais uma tão grande parte dos homens [...] continuem [...] de bom grado menores durante toda a vida. São também as causas que explicam por que é tão fácil que os outros se constituam em tutores deles. É tão cômodo ser menor [...] Que, porém, um público se esclareça a si mesmo é perfeitamente possível; mais que isso, se lhe for dada a liberdade, é quase inevitável. Pois, encontrar-se-ão sempre alguns indivíduos capazes de pensamento próprio, até entre os tutores estabelecidos da grande massa, que, depois de terem sacudido de si mesmos o jugo da menoridade, espalharão em redor de si o espírito de uma avaliação racional do próprio valor e da vocação de cada homem em pensar por si mesmo.”

KANT, Immanuel. Que é esclarecimento? Disponível em: coral.ufsm.br/ gpforma/2senafe/PDF/b47.pdf. Acessado em 02/09/2018.

O trecho acima foi extraído do artigo Que é o Esclarecimento?, publicado em 1783 pelo filósofo prussiano Immanuel Kant. Neste texto, Kant apresentou uma explicação sobre o que caracterizava o Iluminismo. A partir do excerto citado, o Iluminismo pode ser compreendido como:

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63Q951316 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Vestibular, UNESPAR, UNESPAR, 2018

Quando nascemos, já encontramos prontos valores, normas, costumes e práticas sociais. Também encontramos uma forma de produção da vida material que segue determinado, parâmetros. Muitas vezes, não temos como interferir nem como fugir das regras já estabelecidas. A vida em sociedade é possível, portanto, porque as pessoas falam a mesma língua, são julgadas por determinadas leis comuns, usam a mesma moeda, além de ter uma história e alguns hábitos comuns, o que lhes dá um sentimento de pertencer a determinado grupo.

TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. Saraiva: São Paulo, 2010, p. 14.

A assertiva acima remete para uma discussão que é recorrente do século XIX e XX, a organização social dos indivíduos.

Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA:

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64Q951320 | Geografia, Vestibular, UNESPAR, UNESPAR, 2018

A Globalização possui muitas contradições e resistências. O capitalismo, em seu estágio de desenvolvimento, é considerado por muitos especialistas uma das principais causas da crise que atinge as mais variadas dimensões da vida social e política dos países. Dessa forma, nos últimos anos, essa realidade homogeneizadora tem acentuado e até mesmo desencadeado um estado de tensão crescente no interior das sociedades, fato que se revela por meio das manifestações de resistência aos valores capitalistas ocidentais. Existem diversas formas de resistência e de negação ao atual processo de globalização, entre as quais NÃO é:
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65Q951290 | Inglês, Vestibular, UNESPAR, UNESPAR, 2018

Texto 1:

Accountant Job Application Cover Letter

To,

Bonn, Joseph

Regional Director

All Digital

102, Lake avenue

Torres, Paulo

Dated: 5th of May 2018 Subject: Application for the position of an accountant

Respected Mr. Bonn

This letter is in regards to the job advertisement posted by your organization in MMO magazine concerning to the requirement of a candidate in the position of an accountant for which I am interested and I would like to apply for. I have worked in similar position for five years and my last job was with Aspen Group where I used to prepare accounting statements for the organization, ensuring that balance sheet was tallied, compiling financial information and implementing accounting control procedures. I also had to ensure that accuracy is maintained in all statements and documents and solve any existing accounting discrepancy. I have excellent calculative skills and an eye for detail besides being good at preparing reports and statements. I can assure that my previous work experience is going to benefit your organization.

It would be great if we could meet for an interview round. My resume is enclosed.

Regards, Nataniel Lucas Disponível em https://www.dayjob.com/content/ accountant-cover-letter-example-350.htm. Acessado em 22/10/2018 (adaptado)

O gênero Carta é ainda um meio de comunicação muito usado, sobretudo no mundo do trabalho. Assim, leia a carta de Nataniel Lucas e identifique o tipo de carta e sua finalidade:

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66Q951325 | Matemática, Porcentagem, Vestibular, UNESPAR, UNESPAR, 2018

Uma quantia de R$ 6400,00 deverá ser dividida entre três pessoas. Analise as seguintes afirmações:

I. Se a divisão for feita em partes diretamente proporcionais a 8, 5 e 7, teremos as quantias de R$ 2560, R$ 1600 e R$ 2240, respectivamente;

II. Se a divisão for feita em partes diretamente proporcionais a 8, 5 e 7, teremos as quantias de R$ 2500, R$ 1700 e R$ 2200, respectivamente;

III. Se a divisão for feita em partes inversamente proporcionais a 5, 2 e 10, teremos as quantias de R$ 1600, R$ 3000 e R$ 1800, respectivamente;

IV. Se a divisão for feita em partes inversamente proporcionais a 5, 2 e 10, teremos as quantias de R$ 1600, R$ 4000 e R$ 800, respectivamente;

V. Se a divisão for feita de forma diretamente proporcional e 1, 2 e 3, dará o mesmo resultado se a divisão for feita de forma inversamente proporcional a 1, 1/2 e 1/3.

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67Q951291 | Inglês, Vestibular, UNESPAR, UNESPAR, 2018

Texto 2:

Are LED lights making us ill?

By Lucy Jones

Over the last decade, much of Europe and the US have changed the way they illuminate city and town streets. They have replaced high-energy sodium bulbs (the warmer, yellow ones) with energy-saving LED bulbs (with a blue light emitting diode, which can feel harsh in comparison). As well as street lights, most of us are exposed to blue light through smartphones, computers, TVs, and in the home.

The World Journal of Biological Psychiatry published a paper that warned of the potential effects of LED lighting on mental illness. It raised concerns about the influence of blue light on sleep, other circadian-mediated symptoms, use of digital healthcare apps and devices, and the higher sensitivity of teenagers to blue light. Specifically, the researchers are concerned about the relationship between light exposure and the occurrence of manic and mixed symptoms in bipolar disorder, having adverse effects on manic states and the sleep-wake cycle. For example, the use of smartphones or computers by those people before bed could have a bad effect on their sleep, circadian rhythms and health.

Studies of the impact of blue light on healthy adults show it inhibits melatonin secretion which disrupts sleep and can affect quality of life, physical and mental health and susceptibility to illness.

Previous studies of sleep disorders in children and adolescents show a clear and consistent relationship between sleep disorders and frequency of digital device usage.

Currently, the National Sleep Foundation guidelines suggest not using technology 30 minutes before bed and removing technology for the bedroom. However, there are currently no specific guidelines for people with an underlying mental illness or sensitivity to circadian disruption.

As LED technology has rapidly spread across the globe, the focus has been on the visual element and the energysaving element. Now, scientists, health professionals and the LED industry are working to minimise the blue light in LEDs and create customisable lights that won’t harm those suffering from psychiatric disorders.

Disponível em https://www.bbcearth.com/blog/?article=are-led-lights-making-us-ill Acessado em 22/10/2018

A rápida substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED em todos os setores e locais tiveram duas razões principais: a visual e a economia de energia. Porém, importantes estudos estão investigando se há consequências deste uso para a saúde. Assim, de acordo com o texto, é possível dizer que:

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68Q951293 | Português, Análise sintática, Vestibular, UNESPAR, UNESPAR, 2018

“D E C Ú B I T O: do latim decumbere, jazer. Uma linguagem jornalística anacrônica, encontrável sobretudo na crônica policial, insiste na substituição de termos mais simples por vocábulos de uso mais raro. Assim, mãe é genitora, hospital é nosocômio, e a vítima de acidente ou morte é encontrada em decúbito, e não deitada. Se estava de bruços, escrevem que estava em decúbito ventral; se estava deitada de lado, dizem que foi encontrada em decúbito lateral. Alguns, mais excêntricos, encontrando a suposta vítima em pé, dizem que a encontraram em posição ortostática. Uma das razões desta prática é o fato de historicamente o analfabetismo ser a maior reserva brasileira e o domínio da escrita servir não para esclarecer o público, mas para ostentar saber e confundir os leitores, em nome de uma suposta precisão de linguagem.”

(Verbete retirado de SILVA, Deonísio da. A vida íntima das palavras: origens e curiosidades da língua portuguesa. São Paulo: Editora Arx, 2002, pg. 135)

Em relação ao descrito no verbete acima, está INCORRETO afirmar que:

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69Q951319 | Geografia, Vestibular, UNESPAR, UNESPAR, 2018

Esta região brasileira possui alto índice pluviométrico (cerca de 2500 mm/ano) devido principalmente à evapotranspiração da Floresta. O clima equatorial da região determina o regime perene dos rios. É uma região ameaçada pelos garimpos que contaminam as águas com mercúrio, e pelas atividades madeireira e pecuária, que envolvem a derrubada de áreas de floresta, acelerando o processo erosivo nas margens e o assoreamento de canais.

Com base no enunciado, identifique a bacia hidrográfica e mais algumas de suas características:

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70Q951292 | Inglês, Vestibular, UNESPAR, UNESPAR, 2018

Texto 3:

Born Too Soon in a Country at War. Their Only Hope? This Clinic. By Kassie Bracken and Megan Special August 27, 2018

The baby girl has stopped breathing. She was born prematurely and is only 3 weeks old. Her mother, Restina Boniface, took her to the only public neonatal clinic in South Sudan. The country is one of the toughest places in the world for newborns with health problems to survive. Ten feet away sits a donated respiratory machine that could save the baby. But lacking a critical part, it goes unused. The doctor tries to resuscitate the baby for several minutes. Finally, she begins breathing on her own. One in 10 babies brought to this clinic will die, most from treatable conditions. But many mothers have nowhere else to go.

South Sudan, the world’s youngest nation, is in the midst of a humanitarian crisis. A brutal civil war has drained the economy. As hospitals closed, doctors were forced to flee. Inside the clinic, many babies remain nameless. Their mothers know they may not make it. “Our mothers here, they come for help,” said Rose Tongan, a pediatrician. “And you pity them. You can’t do anything.” Electricity cuts out for days at a time. There is no formula for the premature babies, no lab for blood tests, no facility for X-rays. There are no beds for breast-feeding mothers. They must sleep outside, where they are at risk of infection and vulnerable to assault. “I feel like: What can I do?” Dr. Tongan said.

Hellen Sitima’s 3-day-old daughter is sick. “When we get home, then that’s the time to name the baby,” she says. Dr. Tongan has no access to lab tests, but she determines that Ms. Sitima’s baby has a respiratory infection. The infection clears, and Ms. Sitima takes her daughter home. She names her Gift.

Disponível em https://www.nytimes.com/interactive/2018/08/28/multimedia/ south-sudan-babies.html. Acessado em 22/10/2018

O texto relata a situação crítica em que se encontram hospitais no Sudão do Sul e de alguns pacientes que deles precisam para sobreviver. Assim sendo, assinale a alternativa que corresponde ao lido:

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71Q951313 | Conhecimentos Gerais, Vestibular, UNESPAR, UNESPAR, 2018

Trecho da Constituição Brasileira de 1988:

“Art. 215. O Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional, e apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.

§ 3º A lei estabelecerá o Plano Nacional de Cultura, de duração plurianual, visando ao desenvolvimento cultural do País e à integração das ações do poder público que conduzem à:

I. defesa e valorização do patrimônio cultural brasileiro; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 48, de 2005)”.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

Trecho de artigo de blog:

“O crânio humano mais antigo das Américas, o maior meteorito já encontrados, no Brasil, a maior coleção latino-americana de múmias, relíquias de civilizações extintas do continente, fósseis de dinossauros, ao todo 20 milhões de itens nas áreas de paleontologia, etnologia, arqueologia, botânica, zoologia e demais ciências. Tudo reunido num palácio que abrigou momentos decisivos do Brasil imperial, num parque histórico, cartão-postal da mais bela cidade do país. Foi-se a ciência, foi-se a história, foi-se um pedaço de cada um de nós, consumidos pelas chamas que destruíram ontem o Museu Nacional no Rio, o mais antigo do país, com 200 anos feitos em junho. Nada do que foi perdido poderá ser substituído. Não há dinheiro capaz de repôr o prejuízo. Não se trata de perda meramente material, mas de conhecimento imaterial. O palácio repleto de tesouros consumido pelas chamas é um retrato simultâneo da nossa riqueza cultural e de nosso desprezo por ela, do desdém pelo que temos de melhor. Era um museu no sentido mais amplo da palavra. Não apenas um espaço de exposição. Não um polo de comunicação com recursos digitais para atrair turistas. Mais que instalações dedicadas à educação, era um repositório de coleções, um centro de pesquisas. Menos sexy, mas mais valioso. Um museu clássico, como os congêneres de história natural ou etnografia em Londres, Paris ou Nova York”.

GUROVITZ, Helio. A tragédia real do Museu Nacional. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/blog/heliogurovitz/post/2018/09/03/a-tragedia-real-do-museu-nacional.ghtml. Acessado em 03/09/2018.

O incêndio no Museu Nacional, em 02 de setembro de 2018, recolocou no cenário nacional debates sobre nossa relação com os museus, com o patrimônio histórico, cultural e natural e, de maneira ampla, com o nosso passado. Baseando-se nos trechos acima, é possível deduzir que:

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72Q1015263 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, UNESPAR, UNESPAR, 2022

Texto associado.


1 Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm Acesso em 22/05/2022

2 Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6614 Acesso em 22/05/2022.

3 Disponível em https://www.facebook.com/surdalidades/photos/a.354534317912494/966689483363638/?type=3&theater. Acesso em 22/05/2022

4 NAKAGAWA, Hugo Eiji Ibanhes. Culturas surdas: o que se vê, o que se ouve. Dissertação de Mestrado em Cultura e Comunicação. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 26 (FLUL) e a Universidade de Lisboa (UL), 2012 Disponível em https://docplayer.com.br/10240491-Culturas-surdas-o-que-se-ve-oque-se-ouve.htmlAcesso em: 22/05/2022

5 LOPES,M.C. Surdez e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

6 Decreto Nº 5.626. Regu lamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS , e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Publicada no Diá rio Oficial da União em 22/12/2005.

7 PERLIN, G. T. T. Identidades surdas. In SKLIAR, Carlos (org) A surdez: um olhar sobre as diferenças. 3ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2005

8 Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/veja-os-premiados-do-oscar-2022/ Acesso em 23/05/2022

O aluno surdo que ingressou no Ensino Superior é um sujeito que superou barreiras de comunicação, atitudinais, econômicas e sociais. É um sujeito que ao longo de sua escolaridade construiu e apropriou-se de saberes que foram construídos historicamente possibilitando desta forma avanços em sua escolaridade. Neste sentido é correto afirmar:
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73Q951296 | Educação Artística, Vestibular, UNESPAR, UNESPAR, 2018

Álvares de Azevedo, poeta pertencente ao 2º momento do romantismo brasileiro, morreu jovem, com apenas 20 anos de idade. Seu livro de poesias, Lira dos Vinte anos, figura entre alguns dos melhores momentos da poesia brasileira.

Sobre a obra, é INCORRETO afirmar:

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74Q951295 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular, UNESPAR, UNESPAR, 2018

João Guimarães Rosa, com a obra Sagarana, um conjunto de contos, abriu uma nova perspectiva para o regionalismo, revalorizando a linguagem e a universalização do regional. Sobre o conto A hora e a vez de Augusto Matraga, podemos afirmar que:
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75Q951324 | Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, Vestibular, UNESPAR, UNESPAR, 2018

Hobbes, mesmo que profundamente interessado na história, tendo traduzido para o inglês a História da guerra do Peloponeso, de Tulcídides, e tendo escrito uma história da guerra civil inglesa no Behemoth, não pensa que se possa retirar dela o conhecimento da política, muito menos que a política tenha uma natureza histórica. Ele pretende fazer da política uma ciência racional e do corpo político um construto da razão, o que quer dizer que tanto o conhecimento quanto a ação política dependem da percepção de certas relações necessárias e universais entre as ideias, pois é nisso o que consiste a razão, segundo o modelo matemático a partir do qual foi pensada nos quadros do racionalismo cartesiano, com o qual a filosofia de Hobbes manteve estreitas relações. A história não oferece senão relações contingentes e particulares. Dela se podem retirar apenas conjecturas, não uma ciência, que vem a ser um discurso em que se encadeiam proposições segundo relações necessárias.

LIMONGI, M.I. “Os contratualistas”. Em: FRATESCHI, Y; MELO, R; RAMOS, F.C (Orgs.). Manual de Filosofia Política. São Paulo: Saraiva, 2012.

Thomas Hobbes (1588-1679) foi o pensador fundador da ciência política moderna porque rompeu com a tradição greco-romana clássica.

Considerando seus conhecimentos sobre o tema e o texto base, conclui-se que:

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76Q951294 | Português, Interpretação de Textos, Vestibular, UNESPAR, UNESPAR, 2018

Em relação aos elementos coesivos do texto acima, é INCORRETO afirmar:
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77Q1013533 | Texto associado, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, UNESPAR, UNESPAR, 2022

Texto associado.


1 Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm Acesso em 22/05/2022

2 Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6614 Acesso em 22/05/2022.

3 Disponível em https://www.facebook.com/surdalidades/photos/a.354534317912494/966689483363638/?type=3&theater. Acesso em 22/05/2022

4 NAKAGAWA, Hugo Eiji Ibanhes. Culturas surdas: o que se vê, o que se ouve. Dissertação de Mestrado em Cultura e Comunicação. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 26 (FLUL) e a Universidade de Lisboa (UL), 2012 Disponível em https://docplayer.com.br/10240491-Culturas-surdas-o-que-se-ve-oque-se-ouve.htmlAcesso em: 22/05/2022

5 LOPES,M.C. Surdez e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

6 Decreto Nº 5.626. Regu lamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS , e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Publicada no Diá rio Oficial da União em 22/12/2005.

7 PERLIN, G. T. T. Identidades surdas. In SKLIAR, Carlos (org) A surdez: um olhar sobre as diferenças. 3ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2005

8 Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/veja-os-premiados-do-oscar-2022/ Acesso em 23/05/2022

Sobre o Decreto Federal n° 5.626/05 que Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 20021, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras é correto afirmar:
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78Q1013773 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de LIBRAS, UNESPAR, UNESPAR, 2023

Quanto às atribuições do tradutor e intérprete de Libras, é INCORRETO afirmar que:
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79Q1079067 | Noções de Informática, Editor de Apresentações, Analista de Informática, UNESPAR, UNESPAR, 2025

Um apresentador deseja criar uma apresentação no Microsoft PowerPoint onde, ao clicar em um objeto específico (imagem, forma), o usuário seja direcionado para um slide diferente da mesma apresentação, ou até mesmo para um arquivo externo, sem a necessidade de avançar sequencialmente. Qual ferramenta permite configurar essa interatividade avançada?
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80Q1015262 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, UNESPAR, UNESPAR, 2022

Texto associado.


1 Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm Acesso em 22/05/2022

2 Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6614 Acesso em 22/05/2022.

3 Disponível em https://www.facebook.com/surdalidades/photos/a.354534317912494/966689483363638/?type=3&theater. Acesso em 22/05/2022

4 NAKAGAWA, Hugo Eiji Ibanhes. Culturas surdas: o que se vê, o que se ouve. Dissertação de Mestrado em Cultura e Comunicação. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 26 (FLUL) e a Universidade de Lisboa (UL), 2012 Disponível em https://docplayer.com.br/10240491-Culturas-surdas-o-que-se-ve-oque-se-ouve.htmlAcesso em: 22/05/2022

5 LOPES,M.C. Surdez e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

6 Decreto Nº 5.626. Regu lamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS , e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Publicada no Diá rio Oficial da União em 22/12/2005.

7 PERLIN, G. T. T. Identidades surdas. In SKLIAR, Carlos (org) A surdez: um olhar sobre as diferenças. 3ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2005

8 Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/veja-os-premiados-do-oscar-2022/ Acesso em 23/05/2022

O filme no “Ritmo do Coração” ganhou o Oscar de melhor filme em 2022. Para comunidade surda é correto afirmar:8
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