Início

Questões de Concursos UNICENTRO

Resolva questões de UNICENTRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q949442 | Química, Substâncias Inorgânicas dissociação iônica e ionização, Química, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

A construção de um modelo atômico exigiu imaginação e dedicação de diversos pesquisadores que propuseram suas teorias baseadas nas informações experimentais que se encontravam disponíveis naquele momento. Com relação às diversas propostas de modelos atômicos, é INcorreto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q679668 | História, Fundamentos da História Tempo, Vestibular Arte, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

No mundo da modernização, parece que o historiador perdeu seu ofício e o passado, seu significado. Tudo muda muito rápido, e as invenções modernas agitam a sociedade. As dificuldades para que a sociedade humana se estabelecesse e conseguisse construir uma cultura sofisticada foram imensas. Busca-se o novo, não se valoriza, como antes, mais a experiência.

O texto apresentado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q679671 | Artes Cênicas, Educação Teatral, Vestibular Arte, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A Escola de Teatro, que tinha o nome de Escola de Música e Artes Cênicas, fundada em 1956 pelo então reitor da universidade, Edgard Santos, foi a primeira escola de teatro brasileira a integrar uma universidade e foi também a primeira escola da América Latina a adotar o método Stanislavski de formação de atores.
Essa Escola pertence a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q950016 | Conhecimentos Gerais, Economia Nacional, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Na República Velha, a subordinação da economia brasileira aos centros hegemônicos internacionais pode ser comprovada pelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

145Q949514 | Física, Eletrostática e Lei de Coulomb Força Elétrica, Física, UNICENTRO, UNICENTRO

Um fio longo e retilíneo é percorrido por uma corrente constante de intensidade 6 A. Qual é a intensidade do vetor indução magnética em um ponto localizado a 30 cm deste fio? (Dado µ0 = 4π . 10-7T .m/A;).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q942894 | Biologia, Sistema Digestório Humano, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Em relação aos órgãos do corpo humano nos quais as enzimas atuam na digestão de carboidratos, considera afirmativas a seguir.
I. Intestino grosso. II. Estômago. III. Duodeno. IV. Cavidade bucal.
Usar uma alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q949339 | Português, Proparoxítonas, Português, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão:

Viver em cima do muro é prejudicial à saúde
Élida Ramirez
Ocre. Sempre me incomodou essa cor. Sabe aquele marrom amarelado? O tal burro fugido? Exato isso! Quando vejo alguém com roupa ocre, tenho maior aflição. Certa feita, entrei em um consultório médico to-di-nho ocre. Paredes, chão, quadros. Tive uma gastura horrorosa. A sensação é que o ocre existe no dilema de não ser amarelo nem marrom. Invejando o viço das outras colorações definidas e nada fazendo para mudar sua tonalidade. Isso explica meu desconforto. O ocre, para mim, ultrapassa o sentido de cor. Ele dá o tom da existência do viver em cima do muro. E conviver com gente assim é um transtorno.
É fato que a tal “modernidade líquida”, definida por Bauman, favorece o comportamento. Pensemos. Segundo o sociólogo, a globalização trouxe o encurtamento das distâncias, borrando fronteiras. E, ao reconfigurar esses limites geográficos, mudou a concepção de si do sujeito bem como sua relação com as instituições. Muito rapidamente houve um esfacelamento de estruturas rígidas como a família e o estado. Essa mudança do sólido para líquido detonou o processo de individualização generalizado no mundo ocidental reforçando o conceito de que “Nada é para durar” (Bauman). Então, desse jeito dá para ser mutante pleno nesse viver em cima do muro. Nem amarelo ou marrom. Ocre. Por isso, discursos ocos de pessoas com personalidades fluidas ganham espaço. E vão tomando a forma do ambiente, assim como a água. Uma fusão quase nebulosa que embaça o comprometimento.
Nota-se ainda certo padrão do viver em cima do muro. Como uma receitinha básica. Vejam só: Misture meias palavras em um discurso politicamente correto. Inclua, com ar de respeito, a posição contrária. Cozinhe em banho-maria. Deixe descansar, para sempre, se puder. Se necessário, volte ao fogo brando. Não mexa mais. Sirva morno. Viu? Simples de fazer. Difícil é digerir.
É porque, na prática, a legião de ocres causa a maior complicação. Quem vive do meio de campo, sem decidir sua cor publicamente, não tem o inconveniente de arcar com as escolhas. Quase nunca se tornará um desafeto. Fará pouco e, muitas vezes, será visto com um sujeito comedido. Quem não escolhe tem mais liberdade para mudar de ideia. Não fica preso ao dito anteriormente. Exatamente porque não disse nada. Não se comprometeu com nada. Apenas proferiu ideias genéricas e inconclusivas estando liberado para transitar por todos os lados, segundo sua necessidade. Ao estar em tudo não estando em nada, seja para evitar responsabilidades, não se expor à crítica ou fugir de polêmicas, o em cima do muro se esconde, sobrecarrega e expõe aqueles que bancam opiniões.
Portanto, conviver com quem não toma posição, de forma crônica, atrasa a vida. Ao se esquivar de escolher, o indivíduo condena o outro a fazê-lo em seu lugar. Reconheço que, às vezes, a gente leva tempo para se decidir por algo. Todos temos medos que nos impedem de agir. Mas ouso dizer: nunca tomar partido nas situações é covardia. Parece, inclusive, que o viver em cima do muro é mais confortável que a situação do mau-caráter. É que o sacana, ao menos, se define. Embora atue na surdina, sua ação reflete um posicionamento. Já o indefinido, não. Ele vive na toada do alheio. E, curiosamente, também avacalha o próprio percurso por delegar ao outro a sua existência.
Recorro outra vez a Bauman para esclarecer: “Escapar da incerteza é um ingrediente fundamental presumido, de todas e quaisquer imagens compósitas da felicidade genuína, adequada e total, sempre parece residir em algum lugar à frente”. Por isso, atenção! Viver em cima do muro é prejudicial à sua própria saúde. Facilita a queda e impede novos caminhos. Um deles, o da alegria de poder ser. Talvez seja isso a que Bauman se refere quando trata da fuga da incerteza para alcançar a felicidade genuína. E, pensando bem, desconheço imagem de alegria predominantemente ocre.
Texto adaptado e disponível em: https://www.revistabula.com/16514-viver-em-cima-do-muro-e-prejudicial-a-saude/. Acesso em 14 de ago. 2018.
Em relação ao emprego da palavra portanto, no período “Portanto, conviver com quem não toma posição, de forma crônica, atrasa a vida”, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q949342 | Arquivologia, Sintaxe, Português, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Texto associado.
Texto para a questão

A Velhice
A velhice é uma idade sagrada. Foi venerada em todos os tempos. Na antiguidade teve obséquios e cultos oficiais. Pode apreciar-se o grau de cada civilização histórica pelo respeito e pelo carinho dispensados a estes seres de energia quebrada e de esperanças desfeitas, que trazem nos olhos tristes o reflexo, cada vez maior, da morte pavorosa que se aproxima.
A velhice é a quadra sem prazer de toda a vida humana. A infância sabe só que vive, e ri; a mocidade tem o sonho que a embala e canta; a vida adulta conta com o futuro, ambiciona e trabalha; a velhice é um sonambulismo trêmulo e quase sempre atormentado, de que só se acorda na agonia extrema... para morrer.

OSTA, Antonio Cândido. A Velhice.Disponível em http://rascunhorasgado.blogspot.com/2015/10/a-velhice.html. Acesso em 10 de ago. 2018.
Assinale a alternativa correta sobre o reconhecimento de orações em períodos do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q949351 | Inglês, Literatura, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Texto associado.
Tech users have long questioned whether mobile devices and smart speakers eavesdrop on their private conversations. Apple answered that question Tuesday with a resounding no.
In a letter to federal lawmakers, the tech giant insisted that iPhones do not listen to what users are saying and said third-party app developers don't have access to audio data.
"iPhone doesn't listen to consumers except to recognize the clear, unambiguous audio trigger 'Hey Siri,'" Timothy Powderly, Apple's director of Federal Government Affairs, wrote in the letter, which was obtained by CNN.
"The customer is not our product, and our business model does not depend on collecting vast amounts of personally identifiable information to enrich targeted profiles marketed to advertisers," he added.

Disponível em <https://money.cnn.com/2018/08/08/technology/apple-iphone-listening/index.html>. Acesso em 08 de ago. 2018.

Leia o poema “Inquietação”, de Helena Kolody, publicado em Viagem no espelho:


Inquietação


O ritmo febril de um sangue moço
Lateja em minhas fontes.
As tendências recalcadas
Rumorejam surdamente,
Como larvas represadas,
Eu não sei que perdidas regiões do inconsciente.
Não possuo mais a antiga serenidade
De alta montanha nevada.

O amor quis envolver-me
E eu me esquivei.
Essa tristeza que me oprime
Tornou-se mais espessa
E pesou mais o meu destino de ser só.

O esforço gasto em árdua luta
Partiu não sei que amarras
Que me prendiam à vida.
Meu espírito, desarvorado,
Deixa-se vagar ao sabor da corrente.
Não quer aportar.

KOLODY, Helena. Inquietação. In: ___. Viagem no espelho. Curitiba: Ed. da UFPR, 1995. p. 231.

Assinale a alternativa INcorreta sobre o poema “Inquietação”, de Helena Kolody.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q949396 | Física, Conteúdos Básicos, Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Alguns amantes de carro modificam seus automóveis, de acordo com seu estilo (chamado de “tunning”), colocando diversos acessórios. Duas modificações comuns são a instalação de pneus mais largos e de aerofólio. Assinale a alternativa que define corretamente a influência desses itens no desempenho do carro.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q949441 | Química, Teoria Atômica Modelo atômico de Dalton, Química, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Quando a mistura de um mol de H2(g) e um mol de I2(g) é aquecida a 500K, o produto resultante da reação é HI(g). Para essa reação, a 500K, a variação na entalpia encontrada foi -10,8 kJ mol-1 e a variação da entropia, 17,7 J K-1 mol-1. Com relação à reação, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q949443 | Química, Principais Funções Orgânicas Hidrocarbonetos Alcano, Química, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Grupo funcional é um átomo ou grupo de átomos, carregado ou não, que atribui a um composto determinadas características. Compostos com características semelhantes são agrupados, permitindo generalizações quanto ao comportamento químico. As questões a seguir são afirmativas corretas relacionadas à teoria sobre o comportamento químico de substâncias, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q679380 | Geografia, Noções Gerais de Urbanização, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

"As cidades" são a peça fundamental do jogo da prosperidade”, define Marc Weiss, do Instituto de Praga para o desenvolvimento Urbano Global. [...] “Há uma estranha noção de que a maneira de lidar com os problemas de uma cidade é manter as pessoas longe dela”, prossegue Weiss. “Mas os problemas da vida rural são ainda mais sérios.” [...] Para descobrir como as pessoas estão lidando com o crescimento urbano drástico, o fotógrafo Stuart Franklin e eu fomos a São Paulo, Bangcoc [Tailândia], Lagos [Nigéria] e Hiderabad [Índia]. Preparei-me para levar um choque — e levei. Mas o que mais me impressionou não foram o tumulto informe, o ar irrespirável, as favelas superpovoadas e os arranha-céus insensatos. Foram a tenacidade, a fineza e as esperanças do povo. Essas cidades massivas não são cargueiros lotados sem leme e com um rombo no casco. Nas anônimas vastidões das periferias urbanas, descobri o que parece ser o maior fardo de cada cidade — tanta gente — é na verdade seu maior patrimônio. O problema é como torná-lo operacional. (ZWINGLE; LUCCI, 2019).
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o processo de urbanização mundial e suas implicações e fenômenos climáticos, pode-se concluir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q679388 | Geografia, Indústria mundial contemporânea, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Sobre a indústria e sua implantação no espaço geográfico, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q679432 | Sociologia, Cultura de massa e indústria cultural, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A crise da modernidade pode ser entendida nela mesma como um processo de passagem para a pós-modernidade, em um momento em que a sociedade tem buscado afastar-se do radicalismo, entretanto defende os motes modernos. Para efeito de entendimento, surgiram diversos pensamentos na vida do homem moderno, entre esses se tem o Niilismo, que pode ser definido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q679435 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Para Émille Durkheim, a Sociologia deveria abster-se de estudar as individualidades dos sujeitos e se preocupar com os estudos generalistas acerca dos fatos sociais, pois estes são os que moldam as ações sociais, tais como a moral, o estado e os costumes.
Segundo Durkheim, os fatos sociais possuem três características, que são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q950028 | Biologia, A origem da vida na Terra, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Nas últimas décadas, o modelo tradicional de família sofreu profundas alterações. Crianças acostumaram-se a ter duas casas por causa do divórcio dos pais. Mães e pais solteiros começaram a tornar-se comuns. Mulheres entraram no mercado de trabalho e passaram a sustentar suas casas. Casais homossexuais saíram do armário e adotaram filhos... Nos próximos 20 anos, segundo vários pesquisadores, a tendência é que esses novos modelos familiares se consolidem. Todos eles.


Tendo por base as informações apresentadas e as análises sociológicas contemporâneas sobre a instituição Família, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

158Q942874 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Português, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão.

Internet é coisa do passado

Para especialista, humanos estarão cada vez mais integrados com tecnologia. Não, um futurista não é alguém que veio do futuro para nos prevenir a respeito do domínio das máquinas e o início de uma guerra sem fim. Muito pelo contrário, Tiago Mattos é multiempreendedor, educador, palestrante e formado pela Singularity University como futurista e seu trabalho é entender que tendências a tecnologia está seguindo. Para entrar no curso, o empreendedor gaúcho de 35 anos de idade foi avaliado com a capacidade de impactar um bilhão de pessoas em dez anos. De acordo com ele, a revolução da Internet já passou e, agora, o futuro aponta para uma integração cada vez maior entre homens e tecnologias. A Singularity University é uma iniciativa da NASA em parceria com o Google e tem como meta principal discutir e encontrar novos caminhos da cultura digital e pós-digital. “O pensamento humano é linear. Já o pensamento dos computadores funciona de acordo com uma lógica exponencial. A cada dezoito meses, mais ou menos, nossa capacidade duplica. Por isso, a velocidade da evolução é cada vez maior”, explica Mattos. Depois da Internet, segundo as discussões da Singularity, três novas revoluções em curso ditam as tendências do futuro próximo: genética/biotecnologia, nanotecnologia e robótica/inteligência artificial. Mattos explica que os anos de 1980 foram transformados pela computação, os 1990 pela Internet e os 2000/2010 viveram o advento dos sensores e da Internet das coisas, agora, o momento já é outro. As interações entre os objetos e os humanos devem se intensificar e se complexificar. “Este é um processo irreversível. Se já temos smartphone, SmarTVs... as coisas ficarão cada vez mais “espertas” e nós, humanos, somos apenas mais uma dessas coisas”, afirma Tiago.

As novas revoluções já começaram

Talvez, para um terráqueo das antigas, muito pode parecer roteiro de ficção científica, mas as três revoluções citadas por Mattos já estão a pleno vapor. Pesquisas para desenvolvimento de órgãos humanos com impressoras 3D, realidade aumentada para uso pedagógico em simulações de situações de risco e funções de dispositivos móveis capazes de monitorar condições médicas dos usuários ou acessar dados bancários remotamente são exemplos de como essas novas tecnologias já estão em nosso dia a dia. E, pelo visto, vem muito mais por aí.

(Adaptado de: RODRIGUES, Ennio. Internet é coisa do passado. Disponível em:<https://super.abril.com.br/tecnologia/internet-e-coisa-do-passado/>. Acesso em: 21 jul. 2015.)
Com base no texto, considere as afirmativas a seguir.
I. Em “Mattos explica que os anos de 1980 foram transformados pela computação, os 1990 pela Internet”, pode-se observar uma elipse da expressão sublinhada. II. Em “as coisas ficarão cada vez mais ‘espertas’ e”, é possível perceber o uso de prosopopeia. . Em “nós, humanos, somos apenas mais uma dessas coisas”, o termo sublinhado é um predicativo do sujeito. IV. Em “Talvez, para um terráqueo das antigas, muito pode parecer roteiro de ficção científica”, o termo sublinhado é um adjunto adnominal.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q679490 | Biologia, Classificação biológica, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A macaxeira (Manihot utilíssima), também conhecida como aipim, aipi, castelinha, uapi, mandioca-doce, mandioca mansa, maniva, maniveira e pão-de-pobre, é uma espécie de mandioca que pode ser utilizada para alimento, tanto na forma cozida quanto na forma frita, sem o necessário preparo para a retirada de ácido cianídrico, existente em grande quantidade na espécie Manihot esculenta, a qual é conhecida como “mandioca” ou “mandioca-brava”.



A espécie Manihot esculenta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

160Q942917 | Física, Colisão, Física, UNICENTRO, UNICENTRO

Sobre a colisão de corpos em um sistema mecânico isolado, considere as afirmativas a seguir.
I. A colisão perfeitamente elástica tem conservação de momento e energia cinética. II. A colisão perfeitamente elástica ocorre apenas com corpos de mesma massa. III. Na colisão completamente inelástica, há conservação de energia mecânica. IV. Na colisão completamente inelástica, os corpos têm mesma velocidade após a colisão.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.