Questões de Concursos UNICENTRO

Resolva questões de UNICENTRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q679427 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A Sociologia deve ter como finalidade não apenas explicar a sociedade, como também encontrar remédios para as patologias da vida social. Para Durkheim, a sociedade é um organismo e, como tal, apresenta tanto estado normal como patológico. Os fatos normais são aqueles que não estão além dos limites dos acontecimentos e que são gerais de uma sociedade, ou seja, são os valores e as condutas sociais que são aceitas pela população.
Considerando-se as informações apresentadas e os conhecimentos sobre o tema, o raciocínio de Durkheim pode ser assim sintetizado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q949968 | Física, Cargas Elétricas e Eletrização, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Segundo o princípio da eletrização por atrito, ao atritarmos um pedaço de isopor na pele pode haver transferência de elétrons entre eles. Neste caso, após a separação do pedaço de isopor da pele é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q949504 | Física, MCU, Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

A Airbus está testando seu novo avião, o A350 XWB. Na opinião dos engenheiros da empresa, esse avião é ideal para linhas aéreas ligando cidades em longas distâncias. Conforme anunciado pelos técnicos, a velocidade média de cruzeiro do avião vale aproximadamente 900 km/h (no ar). Assim sendo, o tempo gasto num percurso de 5000 km será de aproximadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q942900 | Biologia, Relações ecológicas, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO

O princípio de Gause tem sido confirmado por diversos estudos feitos com diferentes espécies de organismos.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a conclusão a que chegou o cientista russo, Georgyi Frantsevich Gause, e que ficou conhecida como princípio de Gause.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q949465 | Português, Formação das Palavras Composição, Língua Portuguesa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Texto associado.
O animal satisfeito dorme,
Mário Sérgio Cortella

O sempre surpreendente Guimarães Rosa dizia: “o animal satisfeito dorme”. Por trás dessa aparente obviedade está um dos mais fundos alertas contra o risco de cairmos na monotonia existencial, na redundância afetiva e na indigência intelectual. O que o escritor tão bem percebeu é que a condição humana perde substância e energia vital toda vez que se sente plenamente confortável com a maneira como as coisas já estão, rendendo-se à sedução do repouso e imobilizando-se na acomodação.
A advertência é preciosa: não esquecer que a satisfação conclui, encerra, termina; a satisfação não deixa margem para a continuidade, para o prosseguimento, para a persistência, para o desdobramento. A satisfação acalma, limita, amortece. Por isso, quando alguém diz “fiquei muito satisfeito com você” ou “estou muito satisfeita com teu trabalho”, é assustador. O que se quer dizer com isso? Que nada mais de mim se deseja? Que o ponto atual é meu limite e, portanto, minha possibilidade? Que de mim nada mais além se pode esperar? Que está bom como está? Assim seria apavorante; passaria a ideia de que desse jeito já basta. Ora, o agradável é quando alguém diz: “teu trabalho (ou carinho, ou comida, ou aula, ou texto, ou música etc.) é bom, fiquei muito insatisfeito e, portanto, quero mais, quero continuar, quero conhecer outras coisas.
Um bom filme não é exatamente aquele que, quando termina, ficamos insatisfeitos, parados, olhando, quietos, para a tela, enquanto passam os letreiros, desejando que não cesse? Um bom livro não é aquele que, quando encerramos a leitura, o deixamos um pouco apoiado no colo, absortos e distantes, pensando que não poderia terminar? Uma boa festa, um bom jogo, um bom passeio, uma boa cerimônia não é aquela que queremos que se prolongue?
Com a vida de cada um e de cada uma também tem de ser assim; afinal de contas, não nascemos prontos e acabados. Ainda bem, pois estar satisfeito consigo mesmo é considerar-se terminado e constrangido ao possível da condição do momento.
Quando crianças (só as crianças?), muitas vezes, diante da tensão provocada por algum desafio que exigia esforço (estudar, treinar, EMAGRECER etc.) ficávamos preocupados e irritados, sonhando e pensando: por que a gente já não nasce pronto, sabendo todas as coisas? Bela e ingênua perspectiva. É fundamental não nascermos sabendo e nem prontos; o ser que nasce sabendo não terá novidades, só reiterações. Somos seres de insatisfação e precisamos ter nisso alguma dose de ambição; todavia, ambição é diferente de ganância, dado que o ambicioso quer mais e melhor, enquanto que o ganancioso quer só para si próprio.
Nascer sabendo é uma limitação porque obriga a apenas repetir e, nunca, a criar, inovar, refazer, modificar. Quanto mais se nasce pronto, mais refém do que já se sabe e, portanto, do passado; aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar.
Diante dessa realidade, é absurdo acreditar na ideia de que uma pessoa, quanto mais vive, mais velha fica; para que alguém quanto mais vivesse mais velho ficasse, teria de ter nascido pronto e ir se gastando…
Isso não ocorre com gente, e sim com fogão, sapato, geladeira. Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta, e vai se fazendo. Eu, no ano que estamos, sou a minha mais nova edição (revista e, às vezes, um pouco ampliada); o mais velho de mim (se é o tempo a medida) está no meu passado e não no presente.
Demora um pouco para entender tudo isso; aliás, como falou o mesmo Guimarães, “não convém fazer escândalo de começo; só aos poucos é que o escuro é claro”…

Excerto do livro “Não nascemos prontos! – provocações filosóficas”. De Mário Sérgio Cortella.
Disponível em:<http://www.contioutra.com/o-animal-satisfeito-dorme-texto-de-mario-sergio-cortella/>
Assinale a única alternativa incorreta sobre os aspectos formais do texto e sua interpretação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q949419 | História, Independências das regiões hispanoamericanas México, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

“Para o historiador, todos os acontecimentos, mesmo os remotos, têm atualidade e vida. Mas isso é ainda mais verdadeiro no caso da Revolução Francesa de 1789, que transformou o modo de vida até daqueles que pouco souberam ou sabem sobre ela, até hoje em dia. Não será exagero dizer que ela ajudou a dar forma ao mundo ocidental contemporâneo, moldando as instituições e os ideais que nos animam e que consideramos universais.” GRESPAN, Jorge. Revolução Francesa e Iluminismo. São Paulo: Contexto, 2003, p. 9.
Sobre a Revolução Francesa é correto afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q949510 | Física, Eletricidade, Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

A intensidade da força elétrica entre duas cargas elétricas, uma de +3,2 . 10-19 C e outra de -1,6 . 10-19 C, é de 4,6 . 10-8 N. Sabendo que as cargas estão no vácuo, onde k = 9 . 109 Nm2 /C2 , qual a distância entre as duas cargas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q943012 | Química, Grandezas massa, Química, UNICENTRO, UNICENTRO

A metformina é um fármaco utilizado por pacientes com diabetes tipo II para a normalização dos níveis elevados de açúcar no sangue.
Supondo que um paciente ingeriu um comprimido contendo 0,78 g de metformina (C4H11N5), assinale a alternativa que apresenta, correta e aproximadamente, a quantidade de moléculas desse fármaco ingerida.
Dados: C = 12; H = 1; N = 14; número de Avogadro = 6,0×1023
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q949957 | Biologia, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

A teoria moderna da evolução ou teoria sintética da evolução considera três fatores evolutivos principais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q942891 | Biologia, Introdução ao Estudo dos Animais, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Entre os animais, podem-se encontrar ovos oligolécitos e ovos telolécitos. A quantidade e a distribuição de vitelo presentes nesses dois tipos de ovos são responsáveis pela diferença no desenvolvimento embrionário dos animais. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a característica do desenvolvimento embrionário determinada por essa diferença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q942965 | História, Colonialismo espanhol, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
“Ainda que vocês na Espanha achem um pouco forte meu casamento com uma índia, aqui isso não é, de modo algum, uma desonra, pois a nação dos índios goza de alta estima”. É assim que, em 1571, um comerciante espanhol do México explica sua união para um sobrinho instalado perto de Madri, em uma época em que a Europa se dilacera: as guerras de religião devastam a França e os Países Baixos, a noite de São Bartolomeu é iminente. Essa aliança entre um espanhol e uma índia ignora as barreiras étnicas, sociais e culturais. Ela coloca, de uma maneira brutal, uma questão que nos preocupa talvez ainda mais que aos contemporâneos de Montaigne, Shakespeare e Cervantes, a das mestiçagens.
(Adaptado de: BERNAND, C.; GRUZINSKI, S. História do Novo Mundo 2. As Mestiçagens. Trad. de Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. p.9.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre as mestiçagens no processo de conquista e colonização da América, considere as afirmativas a seguir.
I. Os mestiços, que começaram a nascer na América em maior número a partir de 1570, eram festejados com grande alegria e esperança por suas famílias e comunidades, pois eram vistos como a grande oportunidade de ascensão social familiar, pela possibilidade de aproximação dos espanhóis e de sua cultura. II. A história do Novo Mundo se reduziu a um enfrentamento entre civilizações europeias e civilizações índias, duas unidades culturais desiguais em confronto, resultando na sobreposição da cultura espanhola sobre a cultura indígena, com a eliminação da cultura vencida. III. Ainda que se considere a fala repleta de positividade do comerciante espanhol sobre sua relação com uma índia, aos olhos das autoridades espanholas, os mestiços, oriundos desse tipo de relação, apareciam como uma coletividade ameaçadora, portadora da insubordinação natural, “sugada no leite materno”. IV. As condições demográficas permitem opor várias formas de mestiçagens; frente a importantes concentrações indígenas – no México, nos Andes –, as sociedades europeias são obrigadas a levar em conta a presença dos índios. Em áreas como a costa do Brasil, os índios que sobreviveram às epidemias são por demais dispersos ou raros para modificar a colonização.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q943008 | Química, Transformações Estados Físicos e Fenômenos, Química, UNICENTRO, UNICENTRO

Com base nos conhecimentos sobre propriedades e estados físicos da matéria, considere as afirmativas a seguir.
I. O carbonato de cálcio (CaCO3) é uma substância composta. II. Quando uma substância sólida contiver impureza, sua temperatura irá aumentar à medida que a fusão prosseguir. III. O ozônio (O3) é uma forma alotrópica do gás oxigênio (O2). IV. A combustão de uma palha de aço, que contém ferro, requer absorção de energia e consiste em uma transformação física.
Assinale a alternativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q949425 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

A industrialização brasileira, durante as décadas de 30 e 40, do século XX, teve como base a empresa pública. Setores como o ferro, o aço, a energia elétrica e a química pesada desenvolveram-se com o investimento estatal. São exemplos dessas empresas no período:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q943022 | Sociologia, Auguste Comte e o positivismo, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão.

A sociologia não é obra de um único filósofo ou cientista, mas o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência inauguradas pelas transformações ocorridas nos séculos XVII, XVIII e XIX. Enquanto conhecimento científico, voltado para a explicação da evolução da natureza humana e progresso da sociedade, a sociologia aparece com Auguste Comte, em um contexto histórico que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.

(Adaptado de: MARTINS, C. R. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1982. p.10-16.)
Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o método científico que, orientando-se pela dúvida metódica e construtiva, livre de ideias preconcebidas e noções apriorísticas, influenciou o positivismo de Comte.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q950029 | Biologia, Uma visão geral da célula, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

As investigações sobre a origem da vida admitem a possibilidade de uma evolução química pré-biótica, que levou às primeiras“moléculas vivas”.

Um suporte para essa ideia é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q943026 | Sociologia, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
Marx, ao analisar as origens da acumulação capitalista e a emergência do Estado moderno, considerou fundamental o que chamou de acumulação primitiva quando a “burguesia nascente precisava e empregava a força do Estado para ‘regular’ o salário, isto é, comprimi-lo dentro dos limites convenientes de mais valia, para prolongar a jornada de trabalho e para manter o próprio trabalhador num grau adequado de dependência”. Ainda sobre a atuação da burguesia na passagem do sistema de manufatura ao fabril, ressaltou a soberania política por ela conquistada junto ao Estado representativo moderno, transformando-o numa junta administrativa dos seus negócios e interesses.
(Adaptado de: MARX, K. O Capital. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1980. L.1. v.2. Cap.XXIV. p.854-855; MARX, K. et al O Manifesto Comunista 150 Anos Depois. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 1998. p.29-39.)
Com base no texto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a concepção de Estado moderno, em Marx.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q942876 | Arquivologia, Morfologia, Português, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão.

Internet é coisa do passado

Para especialista, humanos estarão cada vez mais integrados com tecnologia. Não, um futurista não é alguém que veio do futuro para nos prevenir a respeito do domínio das máquinas e o início de uma guerra sem fim. Muito pelo contrário, Tiago Mattos é multiempreendedor, educador, palestrante e formado pela Singularity University como futurista e seu trabalho é entender que tendências a tecnologia está seguindo. Para entrar no curso, o empreendedor gaúcho de 35 anos de idade foi avaliado com a capacidade de impactar um bilhão de pessoas em dez anos. De acordo com ele, a revolução da Internet já passou e, agora, o futuro aponta para uma integração cada vez maior entre homens e tecnologias. A Singularity University é uma iniciativa da NASA em parceria com o Google e tem como meta principal discutir e encontrar novos caminhos da cultura digital e pós-digital. “O pensamento humano é linear. Já o pensamento dos computadores funciona de acordo com uma lógica exponencial. A cada dezoito meses, mais ou menos, nossa capacidade duplica. Por isso, a velocidade da evolução é cada vez maior”, explica Mattos. Depois da Internet, segundo as discussões da Singularity, três novas revoluções em curso ditam as tendências do futuro próximo: genética/biotecnologia, nanotecnologia e robótica/inteligência artificial. Mattos explica que os anos de 1980 foram transformados pela computação, os 1990 pela Internet e os 2000/2010 viveram o advento dos sensores e da Internet das coisas, agora, o momento já é outro. As interações entre os objetos e os humanos devem se intensificar e se complexificar. “Este é um processo irreversível. Se já temos smartphone, SmarTVs... as coisas ficarão cada vez mais “espertas” e nós, humanos, somos apenas mais uma dessas coisas”, afirma Tiago.

As novas revoluções já começaram

Talvez, para um terráqueo das antigas, muito pode parecer roteiro de ficção científica, mas as três revoluções citadas por Mattos já estão a pleno vapor. Pesquisas para desenvolvimento de órgãos humanos com impressoras 3D, realidade aumentada para uso pedagógico em simulações de situações de risco e funções de dispositivos móveis capazes de monitorar condições médicas dos usuários ou acessar dados bancários remotamente são exemplos de como essas novas tecnologias já estão em nosso dia a dia. E, pelo visto, vem muito mais por aí.

(Adaptado de: RODRIGUES, Ennio. Internet é coisa do passado. Disponível em:<https://super.abril.com.br/tecnologia/internet-e-coisa-do-passado/>. Acesso em: 21 jul. 2015.)
Com base no texto, considere afirmativas a seguir.
I. “De acordo com ele, a revolução da Internet já passou e, agora, o futuro aponta para uma integração cada vez maior entre homens e tecnologias”, o trecho sublinhado faz uma retomada do referencial, indicando conformidade. II. Em “O pensamento humano é linear. o pensamento dos computadores funciona de acordo com uma lógica exponencial”, o conectivo sublinhado indica relação de adição entre os períodos. III. Em “A cada dezoito meses, mais ou menos, nossa capacidade duplica. Por isso, a velocidade da evolução é cada vez maior”, a locução sublinhada indica finalidade. IV. Em “Depois da Internet, segundo as discussões da Singularity, três novas revoluções em curso ditam as tendências do futuro próximo”, a circunstância sublinhada tem valor semântico temporal.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q949791 | Biologia, Fungos, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

A grande maioria das algas é invisível a olho nu e flutua junto à superfície de mares e lagos. A importância dessas algas microscópicas é enorme. Ao servirem de alimento para outros seres vivos, as algas transferem energia que originalmente captaram da luz solar e por elas foi transformada. Se elas desaparecerem, a maioria dos outros seres marinhos também se extinguem. (Amabis; Martho, p. 37)

Comparando-se as algas com os vegetais, pode-se afirmar que eles compartilham entre si

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q950050 | Química, Transformações Químicas, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

O álcool etílico comercializado, uma mistura azeotrópica, que contém 96% de álcool e 4% de água, apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q942899 | Biologia, Sucessão ecológica, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Com relação aos eventos que caracterizam a evolução de uma comunidade biológica durante uma sucessão ecológica, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.