Questões de Concursos UNICENTRO

Resolva questões de UNICENTRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

241Q949789 | Biologia, Artrópodes, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

O Brasil é o país que abriga o maior número de araras-azuis-grandes (Anodorhynchus hyacinthinus) do mundo.No entanto, o avanço crescente de atividades agropecuárias e o tráfico ilegal da ave têm representado sérias ameaças à conservação da espécie [...].As araras-azuis-grandes são aves de hábito alimentar especializado. Como suas fontes de nutrientes são frutos de algumas espécies de palmeiras nativas da região — como o catolé, a piaçava e o buriti —, o desmatamento provocado pela expansão agropecuária afeta diretamente suas chances de sobrevivência [...].A aplicação inteligente da lei que obriga propriedades rurais a preservarem 20% da vegetação nativa de seu território seria uma das medidas mais eficazes para proteger as araras da ameaça de extinção. (LOBATO. In:CIÊNCIA HOJE, s.d p. 61).



Em relação à biologia das araras, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

242Q942923 | História, Questões no Oriente Médio do pós guerra, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO

A África Mediterrânea está localizada no norte do continente africano e possui características naturais e sociais semelhantes às dos países do Oriente Médio. Seu clima é desértico, o idioma é o árabe e a principal religião é o islamismo.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o país da região cuja religião predominante é o judaísmo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

243Q949338 | Português, Conjunções Relação de causa e consequência, Português, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão:

Viver em cima do muro é prejudicial à saúde
Élida Ramirez
Ocre. Sempre me incomodou essa cor. Sabe aquele marrom amarelado? O tal burro fugido? Exato isso! Quando vejo alguém com roupa ocre, tenho maior aflição. Certa feita, entrei em um consultório médico to-di-nho ocre. Paredes, chão, quadros. Tive uma gastura horrorosa. A sensação é que o ocre existe no dilema de não ser amarelo nem marrom. Invejando o viço das outras colorações definidas e nada fazendo para mudar sua tonalidade. Isso explica meu desconforto. O ocre, para mim, ultrapassa o sentido de cor. Ele dá o tom da existência do viver em cima do muro. E conviver com gente assim é um transtorno.
É fato que a tal “modernidade líquida”, definida por Bauman, favorece o comportamento. Pensemos. Segundo o sociólogo, a globalização trouxe o encurtamento das distâncias, borrando fronteiras. E, ao reconfigurar esses limites geográficos, mudou a concepção de si do sujeito bem como sua relação com as instituições. Muito rapidamente houve um esfacelamento de estruturas rígidas como a família e o estado. Essa mudança do sólido para líquido detonou o processo de individualização generalizado no mundo ocidental reforçando o conceito de que “Nada é para durar” (Bauman). Então, desse jeito dá para ser mutante pleno nesse viver em cima do muro. Nem amarelo ou marrom. Ocre. Por isso, discursos ocos de pessoas com personalidades fluidas ganham espaço. E vão tomando a forma do ambiente, assim como a água. Uma fusão quase nebulosa que embaça o comprometimento.
Nota-se ainda certo padrão do viver em cima do muro. Como uma receitinha básica. Vejam só: Misture meias palavras em um discurso politicamente correto. Inclua, com ar de respeito, a posição contrária. Cozinhe em banho-maria. Deixe descansar, para sempre, se puder. Se necessário, volte ao fogo brando. Não mexa mais. Sirva morno. Viu? Simples de fazer. Difícil é digerir.
É porque, na prática, a legião de ocres causa a maior complicação. Quem vive do meio de campo, sem decidir sua cor publicamente, não tem o inconveniente de arcar com as escolhas. Quase nunca se tornará um desafeto. Fará pouco e, muitas vezes, será visto com um sujeito comedido. Quem não escolhe tem mais liberdade para mudar de ideia. Não fica preso ao dito anteriormente. Exatamente porque não disse nada. Não se comprometeu com nada. Apenas proferiu ideias genéricas e inconclusivas estando liberado para transitar por todos os lados, segundo sua necessidade. Ao estar em tudo não estando em nada, seja para evitar responsabilidades, não se expor à crítica ou fugir de polêmicas, o em cima do muro se esconde, sobrecarrega e expõe aqueles que bancam opiniões.
Portanto, conviver com quem não toma posição, de forma crônica, atrasa a vida. Ao se esquivar de escolher, o indivíduo condena o outro a fazê-lo em seu lugar. Reconheço que, às vezes, a gente leva tempo para se decidir por algo. Todos temos medos que nos impedem de agir. Mas ouso dizer: nunca tomar partido nas situações é covardia. Parece, inclusive, que o viver em cima do muro é mais confortável que a situação do mau-caráter. É que o sacana, ao menos, se define. Embora atue na surdina, sua ação reflete um posicionamento. Já o indefinido, não. Ele vive na toada do alheio. E, curiosamente, também avacalha o próprio percurso por delegar ao outro a sua existência.
Recorro outra vez a Bauman para esclarecer: “Escapar da incerteza é um ingrediente fundamental presumido, de todas e quaisquer imagens compósitas da felicidade genuína, adequada e total, sempre parece residir em algum lugar à frente”. Por isso, atenção! Viver em cima do muro é prejudicial à sua própria saúde. Facilita a queda e impede novos caminhos. Um deles, o da alegria de poder ser. Talvez seja isso a que Bauman se refere quando trata da fuga da incerteza para alcançar a felicidade genuína. E, pensando bem, desconheço imagem de alegria predominantemente ocre.
Texto adaptado e disponível em: https://www.revistabula.com/16514-viver-em-cima-do-muro-e-prejudicial-a-saude/. Acesso em 14 de ago. 2018.
No texto, as palavras comedido, genéricas, avacalhar, toada e compósitas significam, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

244Q949866 | Educação Física, Musculação, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

No que diz respeito à vivência do handebol, quando a bola cruza a linha de fundo, depois de ter sido tocada por último pelo goleiro ou pelo jogador da equipe adversária, o árbitro assinala um:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

246Q943015 | Química, Eletroquímica Oxirredução, Química, UNICENTRO, UNICENTRO

As reações de oxirredução estão presentes nas mais diversas situações do nosso cotidiano, nos processos de fotossíntese, nas pilhas e baterias usadas em equipamentos elétricos e indústria metalúrgica.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre reações de oxirredução, considere as afirmativas a seguir.
I. O número de oxidação de qualquer elemento, ao formar uma substância simples, é zero. II. Agente redutor é a substância ou elemento que, após a reação, apresenta um número de oxidação maior. III. Agente oxidante é a substância que contém o elemento que sofre oxidação. IV. A soma algébrica dos números de oxidação de todos os átomos em um íon é zero.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

247Q949457 | Sociologia, Cultura de massa e indústria cultural, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Sobre as mutações ocorridas no mundo do trabalho na sociedade ocidental nas últimas três décadas, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

248Q950008 | Física, Ondas e Propriedades Ondulatórias, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

A moral tem sua origem no latim mos, moris, que significa “costumes” e refere-se às normas que orientam o comportamento de uma sociedade. Por outro lado, o termo ética possui sua origem etimológica no grego ethikos, “modo de ser”.

Com base nessa informação, é correto afirmar que Ética e Moral

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

249Q949508 | Física, Eletricidade, Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Ao aproximar-se um ímã permanente de uma barra, observa-se que a barra se transforma em um ímã. Isto acontece porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

250Q949515 | Física, Ondas e Propriedades Ondulatórias, Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Considere a afirmação: “Carga elétrica é fonte de campo elétrico” Tal afirmação fundamenta a lei de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

251Q679457 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Considere três átomos X, Y e Z. Sabe-se que X e Y são isótopos e que os números de prótons dos átomos envolvidos, quando somados, correspondem a 67, da mesma forma que X e Z são isótonos, e que a soma dos nêutrons dessas três espécies é igual a 94.



O valor do número de massa do átomo Z é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

252Q679487 | Sociologia, Auguste Comte e o positivismo, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A Sociologia surgiu no século XIX como uma necessidade de compreensão dos problemas sociais que estavam surgindo, entre eles destacaram-se a Revolução Industrial, as profundas alterações nas condições de vida do trabalhador braçal, os deslocamentos populacionais do campo para as cidades e a grande concentração urbana.


Auguste Comte buscou tentar entender as transformações sociais e suas consequências emergentes, utilizando-se, para isso, de um método denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

253Q949608 | Sociologia, Cidadania e movimentos sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I) O período em que ocorreu a revolução era bastante conturbado para o país. Regido por um regime absolutista, os franceses se viam obrigados a pagarem impostos extremamente caros, para sustentar os luxos da nobreza. Sob influência dos Iluministas, o terceiro estado se levantou contra a opressão do absolutismo. II) Os ideais percorreram a Europa, atravessaram o oceano e chegaram à América Latina, a qual influenciou o movimento da Inconfidência Mineira. Pelo seu caráter difusor é que a Revolução Francesa foi e é considerada o acontecimento que marca a passagem para a Idade Contemporânea. III) Do ponto de vista político, a Revolução Francesa foi um sucesso, pois, além de contar com ampla participação das massas – que dirigiram o processo revolucionário –, criou esferas de participação política, tornando os cidadãos mais críticos e atuantes na esfera pública.
Está correto o contido em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

254Q949612 | Sociologia, Noção antropológica de cultura, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

O fato social consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem. No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade. Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los. Exterioridade – quando o indivíduo nasce, a sociedade já está organizada, com suas leis, seus padrões, seu sistema financeiro, etc.; cabe ao indivíduo aprender, por intermédio da educação, por exemplo. Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade. Disponível em:,<http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=167>
A teoria do Fato Social foi elaborada por qual dos pensadores abaixo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

255Q687752 | História, República Oligárquica, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

A partir da emancipação política do Paraná, em 1853, vários governantes adotaram políticas que visaram atrair imigrantes europeus para o seu território. Sobre esse processo de colonização, é correto afirmar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

256Q679627 | Filosofia, Em Busca da Verdade, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Segundo Leonardo Boff, “Fundamentalismo representa a atitude daquele que confere caráter absoluto ao seu ponto de vista. Sendo assim, imediatamente surge grave consequência: quem se sente portador de uma verdade absoluta não pode tolerar outra verdade, e seu destino é a intolerância. E a intolerância gera o desprezo do outro, e o desprezo, a agressividade, e a agressividade, a guerra contra o erro a ser combatido e exterminado”. Um dos fatores que mais geram discussões e conflito, seja entre as pessoas, seja entre as nações, é saber quem está com a razão em determinados assuntos. E isso está relacionado intimamente a como uns se posicionam perante os outros e a nós mesmos.
Em relação ao conceito de verdade, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

257Q949972 | Geografia, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Para definir o clima de um lugar qualquer, devemos considerar os fenômenos meteorológicos e os fatores climáticos que o caracterizam; os principais são a temperatura e as precipitações. Como os elementos climáticos apresentam-se das mais variadas maneiras na superfície da Terra, provavelmente não encontraremos dois lugares no mundo que tenham o clima exatamente igual. Poderemos considerar zonas climáticas com algumas características comuns, sem levar em conta diferenças causadas por fatores locais como a altitude e a dinâmica das massas de ar. O clima de montanha não está restrito a uma zona climática. Está associado à grandes altitudes das cadeias montanhosas. Assinale a alternativa que corresponde a regiões onde encontramos o frio de montanha:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

258Q949998 | Biologia, Sistema Digestório Humano, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

O conjunto de símbolos e regras que permitem representar, no papel, todos os elementos da música denomina-se notação musical.


Essa forma de registro, adotada pelos compositores, inclui

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

259Q688139 | Português, Figuras de Linguagem, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

“Que Stendhal confessasse haver escrito um de seus livros para cem leitores, é coisa que admira e consterna. O que não admira e nem provavelmente consterna é se este outro livro não tiver os cem leitores de Stendhal, nem cinquenta, nem vinte e,quanto muito dez. Dez? Talvez cinco. Trata-se de uma obra difusa, na qual eu, Brás Cubas, se adotei a forma livre de um Sterneou de um Xavier de Maistre, não sei se lhe meti alguma rabugem de pessimismo. Pode ser. Obra de finado. Escrevi-a com a penada galhofa e a tinta da melancolia, e não é difícil antever o que poderá sair desse conúbio.”(ASSIS, Machado. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Edições de Ouro, Rio de Janeiro, 1983. p. 29)



Quando Brás Cubas afirma que escreveu esse romance “com a pena da galhofa e a tinta da melancolia” quis dar a entender que assim o fez para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

260Q949526 | Geografia, Energia, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

A camada de pré-sal é uma faixa que se estende pelo litoral brasileiro abaixo do leito do mar, engloba as bacias sedimentares do Espirito Santo, Campos e Santos. O nome pré-sal se dá pelo fato do recurso mineral encontrado nesta área estar abaixo de uma camada de sal que supera os 7 mil metros. Assinale a alternativa que indica qual recurso mineral foi encontrado na camada pré-sal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.