Início

Questões de Concursos UNICENTRO

Resolva questões de UNICENTRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q949799 | Física, Lei da Termodinâmica, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

A teoria cinética dos gases apresenta um modelo microscópico para o gás ideal.


De acordo com essa teoria, as moléculas de um gás

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

262Q943007 | Matemática, Logaritmos, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO

A quantidade de combustível, em litros, existente em um depósito para o funcionamento de um motor responsável pelo aquecimento de um conjunto de piscinas, em um determinado tempo t (minutos), é dada por Q(t) = 12 + log3(81 − kt 2), onde t ∈ [0, 20].
Considerando que esse motor funcionou por 20 minutos e que, nesse período de tempo, consumiu 2 litros de combustível, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o valor de k.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

263Q679648 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Educação Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

As atividades rítmicas na escola, em geral, são utilizadas para dias especiais, sem um trabalho sistematizado anterior. Os educandos dançam o que veem na mídia, a coreografia de festas típicas populares e regionais.
Isso se deve à ausência da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q679673 | Literatura, Teoria Literária, Literatura, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

TEXTO: Nove anos procurou Blimunda. Começou por contar as estações, depois perdeu-lhes o sentido. Nos primeiros tempos calculava as léguas que andava por dia, quatro, cinco, às vezes seis, mas depois confundiram-se-lhes os números, não tardou que o espaço e o tempo deixassem de ter significado, tudo se media em manhã, tarde, noite, chuva, soalheira, granizo, névoa e nevoeiro, caminho bom, caminho mau [...] milhares de rostos, rostos sem número que o dissesse, quantas vezes mais os que em Mafra se tinham juntado, e de entre os rostos, os das mulheres para as perguntas, os dos homens para ver se neles estava a resposta... SARAMAGO. José. Memorial do convento. 25. ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1982. p. 345.
Considerando que José Saramago apresenta uma escrita peculiar, com um estilo próprio e uma linguagem inovadora, marque com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas acerca do estilo, do enredo ou da linguagem presentes na obra, não só levando em conta o trecho, mas também a totalidade do livro. ( ) No trecho “Nove anos procurou Blimunda”, a personagem em foco sofre a ação verbal, portanto Blimunda funciona como complemento do verbo "procurar". ( ) A linguagem da obra, como atesta o fragmento, é documental e realista, sendo seu estilo chamado de neorrealismo. ( ) O narrador, no trecho acima, assim como em outros, apresenta ao leitor como a personagem sente, em sua subjetividade, os aspectos vividos na realidade concreta. ( ) Considerando que esse trecho é parte do epílogo da obra, a personagem procurada por Blimunda é Baltazar. ( ) A personagem em questão, Blimunda, tem poderes extraordinários, que podem ser entendidos literalmente ou metaforicamente.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q679425 | Sociologia, Karl Marx e as Classes Sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

O modo de produção pode ser entendido como a maneira que a sociedade tem se organizado no decorrer da história em torno de sua produção de bens e que são necessários para a sobrevivência do ser humano. Entretanto o lucro do burguês possibilita o seu enriquecimento e, ao proletário, o empobrecimento. Essa dinâmica está pautada no capitalismo, no qual o propósito é o lucro. As duas formas principais pelas quais é possível extrair o lucro são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

266Q949528 | Geografia, Noções Gerais de Urbanização, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO

O aquecimento global tem sido um problema enfrentado por todas as nações. O uso de fontes de energia não renováveis são as responsáveis por este aquecimento. Assinale qual é a fonte de energia mais recomendável para que haja uma diminuição dos gases causadores do aquecimento global.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q949789 | Biologia, Artrópodes, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

O Brasil é o país que abriga o maior número de araras-azuis-grandes (Anodorhynchus hyacinthinus) do mundo.No entanto, o avanço crescente de atividades agropecuárias e o tráfico ilegal da ave têm representado sérias ameaças à conservação da espécie [...].As araras-azuis-grandes são aves de hábito alimentar especializado. Como suas fontes de nutrientes são frutos de algumas espécies de palmeiras nativas da região — como o catolé, a piaçava e o buriti —, o desmatamento provocado pela expansão agropecuária afeta diretamente suas chances de sobrevivência [...].A aplicação inteligente da lei que obriga propriedades rurais a preservarem 20% da vegetação nativa de seu território seria uma das medidas mais eficazes para proteger as araras da ameaça de extinção. (LOBATO. In:CIÊNCIA HOJE, s.d p. 61).



Em relação à biologia das araras, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

268Q949549 | Matemática, Progressão Geométrica, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO

Assinale a única alternativa correta, para a PA de quatro termos, em que o 1º termo é a 1 = -6 e a razão é r = 8
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q942923 | História, Questões no Oriente Médio do pós guerra, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO

A África Mediterrânea está localizada no norte do continente africano e possui características naturais e sociais semelhantes às dos países do Oriente Médio. Seu clima é desértico, o idioma é o árabe e a principal religião é o islamismo.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o país da região cuja religião predominante é o judaísmo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q949338 | Português, Conjunções Relação de causa e consequência, Português, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão:

Viver em cima do muro é prejudicial à saúde
Élida Ramirez
Ocre. Sempre me incomodou essa cor. Sabe aquele marrom amarelado? O tal burro fugido? Exato isso! Quando vejo alguém com roupa ocre, tenho maior aflição. Certa feita, entrei em um consultório médico to-di-nho ocre. Paredes, chão, quadros. Tive uma gastura horrorosa. A sensação é que o ocre existe no dilema de não ser amarelo nem marrom. Invejando o viço das outras colorações definidas e nada fazendo para mudar sua tonalidade. Isso explica meu desconforto. O ocre, para mim, ultrapassa o sentido de cor. Ele dá o tom da existência do viver em cima do muro. E conviver com gente assim é um transtorno.
É fato que a tal “modernidade líquida”, definida por Bauman, favorece o comportamento. Pensemos. Segundo o sociólogo, a globalização trouxe o encurtamento das distâncias, borrando fronteiras. E, ao reconfigurar esses limites geográficos, mudou a concepção de si do sujeito bem como sua relação com as instituições. Muito rapidamente houve um esfacelamento de estruturas rígidas como a família e o estado. Essa mudança do sólido para líquido detonou o processo de individualização generalizado no mundo ocidental reforçando o conceito de que “Nada é para durar” (Bauman). Então, desse jeito dá para ser mutante pleno nesse viver em cima do muro. Nem amarelo ou marrom. Ocre. Por isso, discursos ocos de pessoas com personalidades fluidas ganham espaço. E vão tomando a forma do ambiente, assim como a água. Uma fusão quase nebulosa que embaça o comprometimento.
Nota-se ainda certo padrão do viver em cima do muro. Como uma receitinha básica. Vejam só: Misture meias palavras em um discurso politicamente correto. Inclua, com ar de respeito, a posição contrária. Cozinhe em banho-maria. Deixe descansar, para sempre, se puder. Se necessário, volte ao fogo brando. Não mexa mais. Sirva morno. Viu? Simples de fazer. Difícil é digerir.
É porque, na prática, a legião de ocres causa a maior complicação. Quem vive do meio de campo, sem decidir sua cor publicamente, não tem o inconveniente de arcar com as escolhas. Quase nunca se tornará um desafeto. Fará pouco e, muitas vezes, será visto com um sujeito comedido. Quem não escolhe tem mais liberdade para mudar de ideia. Não fica preso ao dito anteriormente. Exatamente porque não disse nada. Não se comprometeu com nada. Apenas proferiu ideias genéricas e inconclusivas estando liberado para transitar por todos os lados, segundo sua necessidade. Ao estar em tudo não estando em nada, seja para evitar responsabilidades, não se expor à crítica ou fugir de polêmicas, o em cima do muro se esconde, sobrecarrega e expõe aqueles que bancam opiniões.
Portanto, conviver com quem não toma posição, de forma crônica, atrasa a vida. Ao se esquivar de escolher, o indivíduo condena o outro a fazê-lo em seu lugar. Reconheço que, às vezes, a gente leva tempo para se decidir por algo. Todos temos medos que nos impedem de agir. Mas ouso dizer: nunca tomar partido nas situações é covardia. Parece, inclusive, que o viver em cima do muro é mais confortável que a situação do mau-caráter. É que o sacana, ao menos, se define. Embora atue na surdina, sua ação reflete um posicionamento. Já o indefinido, não. Ele vive na toada do alheio. E, curiosamente, também avacalha o próprio percurso por delegar ao outro a sua existência.
Recorro outra vez a Bauman para esclarecer: “Escapar da incerteza é um ingrediente fundamental presumido, de todas e quaisquer imagens compósitas da felicidade genuína, adequada e total, sempre parece residir em algum lugar à frente”. Por isso, atenção! Viver em cima do muro é prejudicial à sua própria saúde. Facilita a queda e impede novos caminhos. Um deles, o da alegria de poder ser. Talvez seja isso a que Bauman se refere quando trata da fuga da incerteza para alcançar a felicidade genuína. E, pensando bem, desconheço imagem de alegria predominantemente ocre.
Texto adaptado e disponível em: https://www.revistabula.com/16514-viver-em-cima-do-muro-e-prejudicial-a-saude/. Acesso em 14 de ago. 2018.
No texto, as palavras comedido, genéricas, avacalhar, toada e compósitas significam, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q949349 | Literatura, Escolas Literárias, Literatura, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Em “A causa secreta”, conto de Machado de Assis, incluído em Várias histórias, é INcorreto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q949612 | Sociologia, Noção antropológica de cultura, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

O fato social consiste em maneiras de agir, de pensar e de sentir que exercem determinada força sobre os indivíduos, obrigando-os a se adaptar às regras da sociedade onde vivem. No entanto, nem tudo o que uma pessoa faz pode ser considerado um fato social, pois, para ser identificado como tal, tem de atender a três características: generalidade, exterioridade e coercitividade. Coercitividade – característica relacionada com o poder, ou a força, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram, obrigando esses indivíduos a cumpri-los. Exterioridade – quando o indivíduo nasce, a sociedade já está organizada, com suas leis, seus padrões, seu sistema financeiro, etc.; cabe ao indivíduo aprender, por intermédio da educação, por exemplo. Generalidade – os fatos sociais são coletivos, ou seja, eles não existem para um único indivíduo, mas para todo um grupo, ou sociedade. Disponível em:,<http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=167>
A teoria do Fato Social foi elaborada por qual dos pensadores abaixo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q949911 | Biologia, Briófitas e Pteridófitas, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

O Filo Chordata reúne os cordados, seus embriões são dotados de:

I – Notocorda e tubo nervoso dorsal.

II – Fendas faringianas e cauda.

III – Origina o sistema nervoso.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

274Q943030 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
Uma conduta plural – de várias pessoas – que, pelo sentido que encerra, se apresenta como reciprocamente referida, orientando-se por essa reciprocidade.
(CASTRO, A. M.; DIAS, E. F. Introdução ao Pensamento Sociológico. Rio de Janeiro: Eldorado, 1975. p.119.)
Com base nos conhecimentos sobre a teoria sociológica de Max Weber, assinale a alternativa que nomeia, corretamente, o conceito explicitado pelo texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q949999 | Biologia, Leis de Mendel, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

A fibrose cística, conhecida mundialmente como a “grande simuladora” graças à capacidade de desenvolver sintomas que podem levar a outros diagnósticos, é uma anomalia genética e incurável. Quem tem a doença fica incapacitado de fazer a digestão, por falta de três enzimas, entre as quais, a lipase, que passam a ser produzidas através da medicação de alto custo.

A falta da lipase compromete a ação digestiva das secreções

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

276Q949503 | Física, Movimento Retilíneo Uniforme, Física, UNICENTRO, UNICENTRO

Considere as definições abaixo: I) “Grandezas escalares: são aquelas que ficam totalmente definidas apenas utilizando um número e uma unidade de medida.” II) “Grandezas vetoriais: necessitam, para sua perfeita caracterização, de uma representação mais precisa. Assim sendo, elas necessitam, além do valor numérico, que mostra a intensidade, de uma representação espacial que determine a direção e o sentido.
São exemplos destas grandezas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q949523 | Geografia, Indústria mundial contemporânea, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO

Em 1965 a China rompeu definitivamente relações com os soviéticos e ficou isolado por quase uma década até se ingressar no Conselho de Segurança da ONU. Somente a partir de 1978 que iniciou se processo de abertura econômica. As reformas foram realizadas em quatro setores: indústria, agricultura, defesa e tecnologia. O início se deu pela agricultura; o setor industrial, porém, só começou nas décadas de 1980 e 1990. Com a entrada do capital misto, as empresas estatais enfrentaram o preço da concorrência e foram criados verdadeiros “oásis capitalistas”, em que capital, experiência e tecnologia estrangeiros eram muito bem-vindos. Essas áreas receberam o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q679450 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A História de Roma pode ser compreendida tomando como base uma linha do tempo.

Esse tipo de análise leva em consideração

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

279Q949543 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Conflito armado, envolvendo os Estados do Paraná e Santa Catarina, motivado pela disputa de territórios, cujas repercussões tiveram âmbito nacional, ocorrido entre os anos de 1912 e 1916, ficou conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q949866 | Educação Física, Musculação, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

No que diz respeito à vivência do handebol, quando a bola cruza a linha de fundo, depois de ter sido tocada por último pelo goleiro ou pelo jogador da equipe adversária, o árbitro assinala um:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.