Início

Questões de Concursos UNICENTRO

Resolva questões de UNICENTRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q679452 | Raciocínio Lógico, Equivalências, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Em um almoço, foram servidos frango, leitão e assado de boi. Dentre as pessoas presentes, sabe-se que

• 51 pessoas pediram frango.

• 39 pessoas pediram leitão.

• 42 pessoas pediram assado de boi.
• 14 pessoas pediram frango e leitão.
• 9 pessoas pediram frango e assado de boi.

• 10 pessoas pediram assado de boi e leitão.

• 8 pessoas pediram os três tipos de refeição.


De acordo com as informações apresentadas, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

322Q950044 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

I.“Nossa constituição política não segue as leis de outras cidades, antes lhes serve de exemplo. [...] a administração serve aos interesses da maioria e não de uma minoria.” (PÉRICLES. IN: AQUINO. 2006.p. 201).

II.“Numerosas são as maravilhas da Natureza, mas, de todas, a maior é o Homem! Singrando os mares espumosos,impelido pelos ventos do sul, ele avança, e arrosta as vagas imensas que surgem ao redor! [...] Industrioso e hábil, ele se dirige ora para o bem, ora para o mal”. (SÓFOCLES. IN: AQUINO. 2006. p. 211).



Os textos I e II se referem, respectivamente, à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

323Q950051 | Química, Fórmulas, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

A localização dos elementos químicos na Tabela Periódica permite propor os tipos de ligações químicas que eles estabelecem entre si nas substâncias.A partir desta afirmação, é possível concluir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

324Q942967 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão.

Se a economia do mundo do século XIX foi constituída principalmente sob a influência da Revolução Industrial britânica, sua política e sua ideologia foram constituídas fundamentalmente pela Revolução Francesa. A Grã-Bretanha forneceu o modelo para ferrovias e fábricas, o explosivo econômico que rompeu com as estruturas socioeconômicas tradicionais do mundo não europeu. No entanto, foi a França que fez suas revoluções e a elas deu suas ideias, a ponto de bandeiras tricolores terem se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes, e as políticas europeias (ou mesmo mundiais), entre 1789 e 1917, foram em grande parte lutas a favor e contra os princípios de 1789, ou os ainda mais incendiários de 1793. A França forneceu o vocabulário e os temas da política liberal e radical-democrática para a maior parte do mundo. A França deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo.

(Adaptado de: HOBSBAWM, E. J. A Revolução Francesa. Trad. de Maria Tereza Lopes Teixeira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p.9 (Coleção Leitura).)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Revolução Francesa, considere as afirmativas a seguir.
I. O final do século XVIII foi uma época de crise para os velhos regimes da Europa e seus sistemas econômicos. Foram décadas repletas de agitações políticas, chegando até o ponto de revoltas, de movimentos coloniais em busca de autonomia, às vezes atingindo a secessão. II. Sua base teórica foi cunhada, entre outros, pelo filósofo e pensador suíço Jean-Jacques Rousseau, um dos nomes mais destacados do pensamento conhecido como iluminismo, que concebia o homem como um ser livre, igual a seus semelhantes, com os quais deveria conviver fraternalmente. III. Entre todas as revoluções contemporâneas, a Revolução Francesa foi a única ecumênica. O fato de esse movimento ter rompido radicalmente com um sistema estabelecido havia pelo menos cinco séculos levou muitos pensadores a afirmar que ela não foi apenas um movimento nacional, mas uma revolução de caráter supranacional. IV. No momento do desencadeamento da Revolução, a França vivia uma república oligárquica sob Luís XV, que detinha um poder controlado pela camada de privilegiados constituída pelo clero e pela nobreza, que vivia em torno do governante sem pagar impostos e às custas da maioria do povo francês.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q679406 | Matemática, Razão e Proporção e Números Proporcionais, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Considere, hipoteticamente, o número de candidatos inscritos para o concurso vestibular da Unicentro, em dois anos consecutivos, conforme descrito a seguir:
• No primeiro ano, a razão entre o número de candidatos do sexo masculino e o número de candidatos do sexo feminino foi de 5 para 3. • No segundo ano, o número total de candidatos sofreu um aumento de 25%, e a razão entre o número de candidatos do sexo masculino e o número de candidatos do sexo feminino passou a ser de 5 para 4.
A partir dessas informações, pode-se concluir que o número de candidatos do sexo masculino, no segundo ano, aumentou, aproximadamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q679410 | Matemática, MMC e MDC, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Para a realização de um vestibular, foram inscritos de 2000 a 2200 candidatos. Sabe-se que, se eles forem distribuídos em salas com capacidade para 40, 45 ou 54 candidatos cada uma, sempre haverá uma sala com apenas 20 candidatos.
Com base nessas informações, pode-se concluir que o número de inscritos foi igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q679456 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A quantidade de elétrons do ânion A3- é igual ao número de prótons do átomo B, que, por sua vez, é isótopo do átomo C, que apresenta número de prótons e número de massa, respectivamente, 49 e 98.


A quantidade de prótons do elemento A é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

328Q942909 | Filosofia, Aspectos da Filosofia Contemporânea, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
Se o esclarecimento não acolhe dentro de si a reflexão sobre esse elemento regressivo, ele está selando seu próprio destino. Abandonando a seus inimigos a reflexão sobre o elemento destrutivo do progresso, o pensamento cegamente pragmatizado perde seu caráter superador e, por isso, também sua relação com a verdade.
(ADORNO, T.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. de Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. p.13.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o esclarecimento, realizado por Adorno e Horkheimer, considere as afirmativas a seguir.
I. Esvaziou sua capacidade crítica e reflexiva, transformando-se em meio operacional para atingir fins. II. É um ideal que continua a ser perseguido, visto que somente a razão pode realizar a emancipação. III. Tem sua manifestação plena na ciência moderna, ao assegurar o permanente desenvolvimento tecnológico. IV. Tornou-se um mito, visto que a razão exerce de forma instrumental a dominação social.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q679507 | Química, Soluções características, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Num laboratório de Química Analítica, um graduando deseja misturar duas soluções de uma mesma base, porém de concentrações diferentes. O volume de uma solução de hidróxido de sódio 1,5M que deve ser misturado a 300mL de uma solução 2M da mesma base, a fim de torná-la solução 1,8 M, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

330Q949333 | Português, Interpretação de Textos, Português, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão:

Viver em cima do muro é prejudicial à saúde
Élida Ramirez
Ocre. Sempre me incomodou essa cor. Sabe aquele marrom amarelado? O tal burro fugido? Exato isso! Quando vejo alguém com roupa ocre, tenho maior aflição. Certa feita, entrei em um consultório médico to-di-nho ocre. Paredes, chão, quadros. Tive uma gastura horrorosa. A sensação é que o ocre existe no dilema de não ser amarelo nem marrom. Invejando o viço das outras colorações definidas e nada fazendo para mudar sua tonalidade. Isso explica meu desconforto. O ocre, para mim, ultrapassa o sentido de cor. Ele dá o tom da existência do viver em cima do muro. E conviver com gente assim é um transtorno.
É fato que a tal “modernidade líquida”, definida por Bauman, favorece o comportamento. Pensemos. Segundo o sociólogo, a globalização trouxe o encurtamento das distâncias, borrando fronteiras. E, ao reconfigurar esses limites geográficos, mudou a concepção de si do sujeito bem como sua relação com as instituições. Muito rapidamente houve um esfacelamento de estruturas rígidas como a família e o estado. Essa mudança do sólido para líquido detonou o processo de individualização generalizado no mundo ocidental reforçando o conceito de que “Nada é para durar” (Bauman). Então, desse jeito dá para ser mutante pleno nesse viver em cima do muro. Nem amarelo ou marrom. Ocre. Por isso, discursos ocos de pessoas com personalidades fluidas ganham espaço. E vão tomando a forma do ambiente, assim como a água. Uma fusão quase nebulosa que embaça o comprometimento.
Nota-se ainda certo padrão do viver em cima do muro. Como uma receitinha básica. Vejam só: Misture meias palavras em um discurso politicamente correto. Inclua, com ar de respeito, a posição contrária. Cozinhe em banho-maria. Deixe descansar, para sempre, se puder. Se necessário, volte ao fogo brando. Não mexa mais. Sirva morno. Viu? Simples de fazer. Difícil é digerir.
É porque, na prática, a legião de ocres causa a maior complicação. Quem vive do meio de campo, sem decidir sua cor publicamente, não tem o inconveniente de arcar com as escolhas. Quase nunca se tornará um desafeto. Fará pouco e, muitas vezes, será visto com um sujeito comedido. Quem não escolhe tem mais liberdade para mudar de ideia. Não fica preso ao dito anteriormente. Exatamente porque não disse nada. Não se comprometeu com nada. Apenas proferiu ideias genéricas e inconclusivas estando liberado para transitar por todos os lados, segundo sua necessidade. Ao estar em tudo não estando em nada, seja para evitar responsabilidades, não se expor à crítica ou fugir de polêmicas, o em cima do muro se esconde, sobrecarrega e expõe aqueles que bancam opiniões.
Portanto, conviver com quem não toma posição, de forma crônica, atrasa a vida. Ao se esquivar de escolher, o indivíduo condena o outro a fazê-lo em seu lugar. Reconheço que, às vezes, a gente leva tempo para se decidir por algo. Todos temos medos que nos impedem de agir. Mas ouso dizer: nunca tomar partido nas situações é covardia. Parece, inclusive, que o viver em cima do muro é mais confortável que a situação do mau-caráter. É que o sacana, ao menos, se define. Embora atue na surdina, sua ação reflete um posicionamento. Já o indefinido, não. Ele vive na toada do alheio. E, curiosamente, também avacalha o próprio percurso por delegar ao outro a sua existência.
Recorro outra vez a Bauman para esclarecer: “Escapar da incerteza é um ingrediente fundamental presumido, de todas e quaisquer imagens compósitas da felicidade genuína, adequada e total, sempre parece residir em algum lugar à frente”. Por isso, atenção! Viver em cima do muro é prejudicial à sua própria saúde. Facilita a queda e impede novos caminhos. Um deles, o da alegria de poder ser. Talvez seja isso a que Bauman se refere quando trata da fuga da incerteza para alcançar a felicidade genuína. E, pensando bem, desconheço imagem de alegria predominantemente ocre.
Texto adaptado e disponível em: https://www.revistabula.com/16514-viver-em-cima-do-muro-e-prejudicial-a-saude/. Acesso em 14 de ago. 2018.
O título recorre a um enunciado que circula cotidianamente nas campanhas/propagandas contra o tabagismo. Tal procedimento constitui o que se chama de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q949350 | Literatura, Escolas Literárias, Literatura, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Leia o fragmento que inicia “Devaneios e embriaguez duma rapariga”, conto de Clarice Lispector, publicado em Laços de família.

Pelo quarto parecia-lhe estarem a se cruzar os eletricos, a estremecerem-lhe a imagem refletida. Estava a se pentear vagarosamente diante da penteadeira de tres espelhos, os bracos brancos e fortes arrepiavamse à frescurazita da tarde. Os olhos nao se abandonavam, os espelhos vibravam ora escuros, ora luminosos. Cá fora, duma janela mais alta, caiu à rua uma cousa pesada e fofa. Se os miudos e o marido estivessem à casa, já lhe viria à ideia que seria descuido deles. Os olhos nao se despregavam da imagem, o pente trabalhava meditativo, o roupao aberto deixava aparecerem nos espelhos os seios entrecortados de várias raparigas.

"A Noite!", gritou o jornaleiro ao vento brando da Rua do Riachuelo, e alguma cousa arrepiou-se pressagiada. Jogou o pente à penteadeira, cantou absorta: "quem viu o par-dal-zito... passou pela jane-la... voou pr'alem do Mi-nho!" — mas, colerica, fechou-se dura como um leque.

Deitou-se, abanava-se impaciente com um jornal a farfalhar no quarto. Pegou o lenco, aspirava-o a comprimir o bordado áspero com os dedos avermelhados. Punha-se de novo a abanar-se, quase a sorrir. Ai, ai, suspirou a rir. Teve a visao de seu sorriso claro de rapariga ainda nova, e sorriu mais fechando os olhos, a abanar-se mais profundamente. Ai, ai, vinha da rua como uma borboleta.

[...]

LISPECTOR, Clarice. Devaneios e embriaguez duma rapariga. In: ___. Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1998. p. 5.

Assinale a alternativa correta sobre o fragmento de texto apresentado para a questão.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q949919 | Física, Calorimetria, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Uma barra metálica apresenta, a 20 °C comprimento de 50 metros; o metal que constitui a barra apresenta coeficiente de dilatação linear médio igual a 25 .10-6°C-1 . Quando a barra é aquecida a 40 °C a dilatação relativa, expressa em porcentagem, vale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

333Q949444 | Química, Principais Funções Orgânicas Funções Nitrogenadas Amina, Química, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

O tolueno (metilbenzeno) é uma substância inflamável que provoca irritação na pele e é cancerígena. O tolueno é comumente utilizado como solvente em colas, e também encontrado em tintas, removedores e cosméticos. A “cola de sapateiro” é um produto comercial que contém tolueno e é motivo de preocupação para a saúde pública devido ao seu uso como droga inalante. Com relação ao tolueno, a afirmativa correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

334Q949991 | Química, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

De acordo com o modelo de Lewis, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

335Q950026 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

O odor característico de peixe é proveniente das aminas existentes no seu corpo, principalmente a trimetilamina, (CH3)3N.


Em relação a esse composto, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

336Q950032 | Educação Física, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Os níveis mais altos na organização da vida se constituem através de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

337Q679469 | Biologia, Evolução biológica, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

“O inseto é verde por que vive na grama”.

Essa frase reflete uma ideia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

338Q679473 | Educação Física, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Considerando-se que o teste antropométrico é o método de investigação em nutrição, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

339Q949815 | Química, Sistemas Homogêneos Equilíbrio Químico na Água pH e pOH, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

A água do mar, além de outros sais dissolvidos, contém cloreto de sódio e apresenta pH aproximadamente igual a 8.Com base nessa informação, pode-se afirmar que a água do mar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

340Q942932 | Geografia, Hidrografia, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO

Cerca de 80% de toda a água disponível na Amazônia encontra-se armazenada em aquífero. Por outro lado, parte da região Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil, além de territórios da Argentina, Paraguai e Uruguai possuem um enorme aquífero contíguo, localizado na Bacia Sedimentar do Paraná, que já abastece muitas cidades de pequeno e médio porte.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os nomes desses dois importantes aquíferos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.