Questões de Concursos UNICENTRO

Resolva questões de UNICENTRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

401Q949534 | História, Revolução Industrial, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

A grande concentração de capital, ocorrida durante a Segunda Revolução Industrial, resultou na passagem do capitalismo industrial ao capitalismo financeiro. Nessa forma de capitalismo, a fusão de várias empresas em apenas uma, que assume o comando com o objetivo de concentrar e dominar todas as fases de produção, distribuição e consumo é chamada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

402Q949555 | Matemática, Trigonometria, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

A medida de um arco é a medida do ângulo central que o subtende, independentemente do raio da circunferência que contém o arco. As unidades como o grau e o radiano são usadas para medir os arcos. Assinale a alternativa correta para o cálculo em radianos a medida do ângulo central correspondente a um arco de comprimento 15 cm contido numa circunferência de raio 3 cm.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

403Q949557 | Matemática, Pontos e Retas, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Para o exercício abaixo, considere que os pontos, as retas e os planos citados são distintos e assinale a única alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

404Q942934 | Biologia, A química da vida, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO

Sobre as substâncias orgânicas que compõem as estruturas celulares, pode-se afirmar:
I. Lipídios fazem parte da constituição básica das paredes das células vegetais. II. Carboidratos fazem parte da constituição das membranas citoplasmáticas das células animais. III. Glicídios estruturais são encontrados na membrana de reforço do levedo.
A alternativa cujas afirmativas estão corretas é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

405Q949345 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Português, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Texto associado.
Texto para a questão:
Não há vagas
Ferreira Gullar
O preço do feijão
não cabe no poema. O preço
do arroz
não cabe no poema.
Não cabem no poema o gás
a luz o telefone
a sonegação
do leite
da carne
do açúcar
do pão

O funcionário público
não cabe no poema
com seu salário de fome
sua vida fechada
em arquivos.
Como não cabe no poema
o operário que esmerila seu dia de aço
e carvão
nas oficinas escuras

- porque o poema, senhores,
está fechado:
"não há vagas

Só cabe no poema
o homem sem estômago
a mulher de nuvens
a fruta sem preço

O poema, senhores,
não fede
nem cheira

Gullar, Ferreira in 'Antologia Poética'. Disponível em Acesso em 08 de ago. 2018.
Considerando os recursos linguísticos que atuam na construção dos sentidos do poema, avalie as seguintes afirmativas:
I. A recorrência das estruturas sintáticas funciona como um elemento de coesão textual e não interfere na formação do ritmo do poema.
II. O vocativo senhores é dirigido aos leitores e, ironicamente, aos poetas que produzem poemas que não fedem e não cheiram.
III. A frase “não fede nem cheira” está empregada em sentido conotativo e expressa uma ideia de indiferença.
IV. As aspas em “Não há vagas” são empregadas porque se trata de uma gíria utilizada no âmbito do mercado de trabalho.
É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

406Q949869 | Física, Movimento Retilíneo Uniforme, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Um despertador toca uma vez a cada meia hora, todos os dias. A ordem de grandeza do número de vezes que o despertador toca durante um ano será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

407Q942967 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão.

Se a economia do mundo do século XIX foi constituída principalmente sob a influência da Revolução Industrial britânica, sua política e sua ideologia foram constituídas fundamentalmente pela Revolução Francesa. A Grã-Bretanha forneceu o modelo para ferrovias e fábricas, o explosivo econômico que rompeu com as estruturas socioeconômicas tradicionais do mundo não europeu. No entanto, foi a França que fez suas revoluções e a elas deu suas ideias, a ponto de bandeiras tricolores terem se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes, e as políticas europeias (ou mesmo mundiais), entre 1789 e 1917, foram em grande parte lutas a favor e contra os princípios de 1789, ou os ainda mais incendiários de 1793. A França forneceu o vocabulário e os temas da política liberal e radical-democrática para a maior parte do mundo. A França deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo.

(Adaptado de: HOBSBAWM, E. J. A Revolução Francesa. Trad. de Maria Tereza Lopes Teixeira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p.9 (Coleção Leitura).)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Revolução Francesa, considere as afirmativas a seguir.
I. O final do século XVIII foi uma época de crise para os velhos regimes da Europa e seus sistemas econômicos. Foram décadas repletas de agitações políticas, chegando até o ponto de revoltas, de movimentos coloniais em busca de autonomia, às vezes atingindo a secessão. II. Sua base teórica foi cunhada, entre outros, pelo filósofo e pensador suíço Jean-Jacques Rousseau, um dos nomes mais destacados do pensamento conhecido como iluminismo, que concebia o homem como um ser livre, igual a seus semelhantes, com os quais deveria conviver fraternalmente. III. Entre todas as revoluções contemporâneas, a Revolução Francesa foi a única ecumênica. O fato de esse movimento ter rompido radicalmente com um sistema estabelecido havia pelo menos cinco séculos levou muitos pensadores a afirmar que ela não foi apenas um movimento nacional, mas uma revolução de caráter supranacional. IV. No momento do desencadeamento da Revolução, a França vivia uma república oligárquica sob Luís XV, que detinha um poder controlado pela camada de privilegiados constituída pelo clero e pela nobreza, que vivia em torno do governante sem pagar impostos e às custas da maioria do povo francês.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

408Q949368 | Biologia, Vírus e bactérias, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Leia o texto a seguir.
“Parabéns, você é um vencedor. Já nasceu com essa condição. Para ser o que é, ganhou a primeira e a mais importante competição de toda a sua existência, uma disputa mais concorrida do que qualquer vestibular. Você contrariou estatísticas, desafiou regras matemáticas de probabilidade e zombou da sorte. Derrotou outros 300 milhões de concorrentes. Todos sabem qual o caminho a tomar. Nadam freneticamente em direção ao útero, onde – durante apenas dois dias por mês – podem encontrar um óvulo à espera da união capaz de gerar um novo ser humano. Não é fácil. Somente um deles é bem-sucedido nessa corrida de obstáculos. Foi um espermatozoide específico, de seu pai, que levou a um óvulo de sua mãe as moléculas de DNA que, misturadas ao DNA dela, deram as instruções genéticas para fabricar você. Imagine se ele tivesse morrido na praia. Você não existiria.” Você, o espermatozoide vencedor. SUPER Interessante on-line, São Paulo, 31 out. 2016. Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/voce-o-espermatozoidevencedor/. Acesso em 2 de ago. 2018.
De acordo com as informações apresentadas no texto e, com base em seus conhecimentos, analise as seguintes afirmações:
I. O texto descrito acima se refere ao evento em que o espermatozoide se encontra com o ovócito secundário.
II. Em um processo normal de fecundação, dois espermatozoides não são capazes de fecundar o mesmo ovócito, uma vez que alterações promovidas na corona radiata impedem a passagem de mais de um espermatozoide.
III. Enzimas liberadas a partir do acrossomo, produzido pelo complexo de Golgi, facilitam a penetração do espermatozoide durante a fecundação.
IV. Para a formação do zigoto, o espermatozoide contribui com o núcleo e organelas, excetuando-se as mitocôndrias, as quais se desintegram durante o processo de fecundação.
V. A pílula do dia seguinte é capaz de impedir a fecundação e, consequentemente, a formação do zigoto.
É correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

409Q949634 | Filosofia, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Sobre o filósofo Sócrates, considere as afirmativas abaixo e assinale o que for INCORRETO.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

410Q949930 | História, Mercantilismo, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Também conhecido como “Associação dos Operários” e liderado por Feargus O’Connor e William Lovett, constituiu-se num movimento de oposição às péssimas condições de vida as quais era sujeito o operariado do século XIX. De maneira organizada, esse movimento reivindicava direitos políticos, como o sufrágio universal (direito de voto), melhoria nas condições e diminuição da jornada de trabalho (que chegava a atingir de 14 à 16 horas por dia). Em assembleias, os membros desse movimento deliberavam e organizavam uma espécie de documento que era entregue ao governo. Esse documento, continha as principais reivindicações da classe trabalhadora. A qual movimento operário surgido no contexto da Revolução Industrial o texto se refere?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

411Q949964 | História, Renascimento Científico, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

O trabalho repetitivo atrelado ao sedentarismo poderá causar uma série de complicações às pessoas. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

412Q679640 | Educação Física, Relação Educação Física Escolar e Esporte, Educação Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

O esporte adquire importância cada vez maior na sociedade. É um fenômeno histórico social.
Acerca desse fenômeno, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

413Q679399 | História, Guerra Fria e seus desdobramentos, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Depois da Segunda Guerra Mundial, a Europa perde a hegemonia internacional. Duas novas potências passam a disputar a supremacia econômica e militar mundial, com valores políticos antagônicos: os EUA e a URSS. (MOTA, 2019). De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre o Pós-Guerra, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

414Q679405 | Matemática, Áreas e Perímetros, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Muito comuns em aeroportos e supermercados modernos, as esteiras rolantes já fazem parte da rotina da maioria das pessoas. Considerando-se que elas se movimentam a uma velocidade constante, uma pessoa, caminhando sobre uma esteira, no mesmo sentido do seu movimento e à razão de 50cm por segundo, leva, para atravessá-la, 10 segundos, mas, se ficar parada sobre ela, levará 1minuto e 15 segundos.
Nessas condições, pode-se estimar que a distância, em metros, entre o ponto inicial e o ponto final dessa esteira mede, aproximadamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

415Q679444 | Geografia, Impactos e soluções no meio urbano, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

O Brasil ainda enfrenta dificuldades para descartar seu lixo de maneira adequada. De acordo com estudo, 53% dos resíduos são descartados de maneira inadequada em lixões a céu aberto. Se há dificuldades para o descarte adequado do lixo em locais que não sejam a céu aberto, o Brasil caminha a passos ainda mais lentos quando o assunto é reciclagem: a média de reaproveitamento no país é de apenas 3,7%. No Nordeste, 0,5% do lixo é reciclado de acordo com a pesquisa divulgada. (O BRASIL, 2019).



O lixo urbano é um dos problemas ambientais mais preocupantes nas cidades de todo mundo, no entanto também gera emprego e renda.



Referente ao lixo urbano, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

416Q942879 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Literatura, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Leia o conto a seguir e responda à questão.

Preciosidade (para Mafalda)

De manhã cedo era sempre a mesma coisa renovada: acordar. O que era vagaroso, desdobrado, vasto. Vastamente ela abria os olhos. Tinha quinze anos e não era bonita. Mas por dentro da magreza, a vastidão quase majestosa em que se movia como dentro de uma meditação. E dentro da nebulosidade algo precioso. Que não se espreguiçava, não se comprometia, não se contaminava. Que era intenso como uma joia. Ela acordava antes de todos, pois para ir à escola teria que pegar um ônibus e um bonde, o que lhe tomaria uma hora. O que lhe daria uma hora. De devaneio agudo como um crime. O vento da manhã violentando a janela e o rosto até que os lábios ficavam duros, gelados. Então ela sorria. Como se sorrir fosse em si um objetivo. Tudo isso aconteceria se tivesse a sorte de “ninguém olhar para ela”. Era uma manhã ainda mais fria e escura que as outras, ela estremeceu no suéter. A branca nebulosidade deixava o fim da rua invisível. Tudo estava algodoado, não se ouviu sequer o ruído de algum ônibus que passasse pela avenida. Foi andando para o imprevisível da rua. As casas dormiam nas portas fechadas. Os jardins endurecidos de frio. No ar escuro, mais que no céu, no meio da rua uma estrela. Uma grande estrela de gelo que não voltara ainda, incerta no ar, úmida, informe. Surpreendida no seu atraso, arredondava- -se na hesitação. Ela olhou a estrela próxima. Caminhava sozinha na cidade bombardeada. Não, ela não estava sozinha. Com os olhos franzidos pela incredulidade no fim longínquo de sua rua, de dentro do vapor, viu dois homens. Dois rapazes vindo. Olhou ao redor como se pudesse ter errado de rua ou de cidade. Mas errara os minutos: saíra de casa antes que a estrela e dois homens tivessem tempo de sumir. Seu coração se espantou. O que se seguiu foram quatro mãos difíceis, foram quatro mãos que não sabiam o que queriam, quatro mãos erradas de quem não tinha a vocação, quatro mãos que a tocaram tão inesperadamente que ela fez a coisa mais certa que poderia ter feito no mundo dos movimentos: ficou paralisada. Eles, cujo papel predeterminado era apenas o de passar junto do escuro de seu medo, e então o primeiro dos sete mistérios cairia; eles que representariam apenas o horizonte de um só passo aproximado, eles não compreenderam a função que tinham e, com a individualidade dos que têm medo, haviam atacado. Foi menos de uma fração de segundo na rua tranquila. Numa fração de segundo a tocaram como se a eles coubessem todos os sete mistérios. Que ela conservou todos, e mais larva se tornou, e mais sete anos de atraso. Quando foi molhar os cabelos diante do espelho, ela era tão feia. Ela possuía tão pouco, e eles haviam tocado. Ela era tão feia e preciosa. Estava pálida, os traços afinados. As mãos, umedecendo os cabelos, sujas de tinta ainda do dia anterior. “Preciso cuidar mais de mim”, pensou. Não sabia como. A verdade é que cada vez sabia menos como. A expressão do nariz era a de um focinho apontando na cerca. Voltou ao banco e ficou quieta, com um focinho. “Uma pessoa não é nada.” “Não”, retrucou-se em mole protesto, “não diga isso”, pensou com bondade e melancolia. “Uma pessoa é alguma coisa”, disse por gentileza. Mas no jantar a vida tomou um senso imediato e histérico:
– Preciso de sapatos novos! Os meus fazem muito barulho, uma mulher não pode andar com salto de madeira, chama muita atenção! Ninguém me dá nada! Ninguém me dá nada! – e estava tão frenética e estertorada que ninguém teve coragem de lhe dizer que não os ganharia. Só disseram:
– Você não é uma mulher e todo salto é de madeira. Até que, assim como uma pessoa engorda, ela deixou, sem saber por que processo, de ser preciosa. Há uma obscura lei que faz com que se proteja o ovo até que nasça o pinto, pássaro de fogo. E ela ganhou os sapatos novos.

(LISPECTOR, C. Laços de Família. São Paulo: Rocco, 1998. p.95-108.)
Sobre a linguagem do conto, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Há a presença constante do sentido conotativo da linguagem. ( ) A linguagem é predominantemente coloquial, com certo desleixo em algumas situações. ( ) Há predomínio da linguagem poética, trazendo um alto lirismo ao conto. ( ) É possível perceber que a autora utiliza uma linguagem objetiva, sem grandes descrições ou elementos conotativos. ( ) Há uma mescla entre as variedades padrão e coloquial da língua dando mais verossimilhança à personagem.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

417Q949803 | Geografia, Impactos e soluções nos meios natural e rural, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Com base nos conhecimentos sobre o espaço de produção brasileiro, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.



( ) No contexto da Revolução Tecno-Científica, o país tem estimulado a criação de centros tecnológicos voltados para a prestação de serviços, com emprego de mão de obra barata e desqualificada.

( ) A Região Sul apresenta o maior número de grandes propriedades patronais, com predomínio de trabalhadores volantes.

( ) O aumento da participação hidráulica na matriz energética está relacionado a um contexto de crise energética mundial.


( ) A modernização agrícola trouxe como consequência, dentre outras, a redução da concentração fundiária e do êxodo rural.


( ) As maiores jazidas de vento estão localizadas na Região Sudeste, fato que justifica o crescente número de usinas eólicas nos estados dessa região.



A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

418Q679472 | Biologia, Sistema Nervoso Humano, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Poderíamos passar o restante de nossas vidas tentando definir o termo fisiologia, dado que a fisiologia é o estudo da própria vida. É o estudo do funcionamento de todas as partes de um organismo vivo, bem como o funcionamento do organismo como um todo. A fisiologia tenta encontrar respostas para as perguntas do tipo “Como as plantas crescem?”, “O que faz com que as bactérias se repliquem?”, “Como os peixes retiram oxigênio da água do mar e como o utilizam?”, “Como ocorre a digestão dos alimentos?”, “Qual é a natureza do processo do pensamento do cérebro?”. (PODERÍAMOS PASSAR, 2019).


Diante das diversas ações fisiológicas, que ocorrem para que os seres vivos possam metabolizar, e, assim, interagir de maneira harmoniosa com o meio, pode ser inferido que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

419Q679473 | Educação Física, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Considerando-se que o teste antropométrico é o método de investigação em nutrição, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

420Q949556 | Matemática, Pontos e Retas, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Analise as sentenças abaixo e assinale a alternativa correta: I)A expressão geral dos arcos congruentes a 60º é a = 60º + x60º; com x ℕ. II)O menor valor não negativo côngruo ao arco de 1140º é a = 48º. III)Convertendo 60º para radianos temos π/3 rad. IV) A transformação de 7π/4 radianos para graus, encontramos 315º como resultado. V) A expressão geral dos arcos côngruos aos arcos de 45º é 45º + k360º, com K ℤ.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.