Questões de Concursos UNICENTRO

Resolva questões de UNICENTRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

441Q942958 | Química, Estudo da matéria substâncias, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO

Os componentes de uma mistura podem ser separados de acordo com suas propriedades físicas e técnicas que fazem parte de uma variedade de processos físicos de análise imediata.
Assim, para a separação dos componentes da mistura de areia com serragem de madeira, a melhor técnica é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

442Q942959 | Química, Fórmulas, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO

Com objetivo de comprovar a Lei de Conservação das Massas em uma reação química — Lei de Lavoisier —, um béquer de 125,0mL, contendo uma solução diluída de ácido sulfúrico, H2SO4(aq), foi pesado juntamente com um vidro de relógio, contendo pequena quantidade de carbonato de potássio, K2CO3(s), que, em seguida, foi adicionado à solução ácida. Terminada a reação, o béquer com a solução e o vidro de relógio vazio foram pesados, verificando-se que a massa final, no experimento, foi menor que a massa inicial.
Considerando-se a realização desse experimento, a conclusão correta para a diferença verificada entre as massas final e inicial é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

443Q949622 | Química, Teoria Atômica Modelo atômico de Dalton, Química, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Considere a reação ácido-base balanceada: NaOH +HCl→NaCl + H2O
Supondo que 1 mol de NaOH reage com 1 mol de HCl e, levando-se em consideração a lei de conservação das massas de Lavoisier, quantos gramas de H2O seriam produzidos nesta reação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

444Q949654 | Biologia, Sistema Circulatório Humano, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Considere a definição abaixo:
“No primeiro estágio da clivagem, ocorre a formação de um maciço celular originado entre o terceiro e o quarto dia após fecundação. Na segunda e última etapa, ocorre a blástula, onde as células delimitam uma cavidade interna chamada de blastocele, cheia de um líquido produzido pelas próprias células.”
O maciço celular refere-se a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

445Q943017 | Química, Velocidade de Reação, Química, UNICENTRO, UNICENTRO

A reação A + 3B → 2C ocorre em um sistema fechado em condições tais que sua velocidade obedece à equação v = k[A][B]3.
Com base nessa reação e expressão para a velocidade e nos conhecimentos sobre cinética, considere as afirmativas a seguir.
I. A adição do reagente B ao sistema resulta no aumento da velocidade da reação. II. A velocidade de desaparecimento de A é a metade da velocidade de aparecimento de C. III. A velocidade de desaparecimento de B é três vezes maior que a velocidade de aparecimento de C. IV. Os reagentes A e B são consumidos com a mesma velocidade.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

446Q949427 | História, República Autoritária 1964 1984, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

O ideal desenvolvimentista do governo Juscelino Kubitschek foi definido em um programa de trinta objetivos a serem alcançados em diversos setores da economia. Tal plano era denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

447Q949437 | Matemática, Função de 2 Grau ou Função Quadrática e Inequações, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Em uma sala de aula existem 8 alunos com os quais o professor irá formar grupos de 4 alunos para trabalho de campo. Um dos alunos, Oscar, deseja que a aluna, Carolina, faça parte de seu grupo, mas não quer que a aluna Lilian faça parte dele. Indique a probabilidade de Oscar ter seu desejo realizado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

448Q949464 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Texto associado.
O animal satisfeito dorme,
Mário Sérgio Cortella

O sempre surpreendente Guimarães Rosa dizia: “o animal satisfeito dorme”. Por trás dessa aparente obviedade está um dos mais fundos alertas contra o risco de cairmos na monotonia existencial, na redundância afetiva e na indigência intelectual. O que o escritor tão bem percebeu é que a condição humana perde substância e energia vital toda vez que se sente plenamente confortável com a maneira como as coisas já estão, rendendo-se à sedução do repouso e imobilizando-se na acomodação.
A advertência é preciosa: não esquecer que a satisfação conclui, encerra, termina; a satisfação não deixa margem para a continuidade, para o prosseguimento, para a persistência, para o desdobramento. A satisfação acalma, limita, amortece. Por isso, quando alguém diz “fiquei muito satisfeito com você” ou “estou muito satisfeita com teu trabalho”, é assustador. O que se quer dizer com isso? Que nada mais de mim se deseja? Que o ponto atual é meu limite e, portanto, minha possibilidade? Que de mim nada mais além se pode esperar? Que está bom como está? Assim seria apavorante; passaria a ideia de que desse jeito já basta. Ora, o agradável é quando alguém diz: “teu trabalho (ou carinho, ou comida, ou aula, ou texto, ou música etc.) é bom, fiquei muito insatisfeito e, portanto, quero mais, quero continuar, quero conhecer outras coisas.
Um bom filme não é exatamente aquele que, quando termina, ficamos insatisfeitos, parados, olhando, quietos, para a tela, enquanto passam os letreiros, desejando que não cesse? Um bom livro não é aquele que, quando encerramos a leitura, o deixamos um pouco apoiado no colo, absortos e distantes, pensando que não poderia terminar? Uma boa festa, um bom jogo, um bom passeio, uma boa cerimônia não é aquela que queremos que se prolongue?
Com a vida de cada um e de cada uma também tem de ser assim; afinal de contas, não nascemos prontos e acabados. Ainda bem, pois estar satisfeito consigo mesmo é considerar-se terminado e constrangido ao possível da condição do momento.
Quando crianças (só as crianças?), muitas vezes, diante da tensão provocada por algum desafio que exigia esforço (estudar, treinar, EMAGRECER etc.) ficávamos preocupados e irritados, sonhando e pensando: por que a gente já não nasce pronto, sabendo todas as coisas? Bela e ingênua perspectiva. É fundamental não nascermos sabendo e nem prontos; o ser que nasce sabendo não terá novidades, só reiterações. Somos seres de insatisfação e precisamos ter nisso alguma dose de ambição; todavia, ambição é diferente de ganância, dado que o ambicioso quer mais e melhor, enquanto que o ganancioso quer só para si próprio.
Nascer sabendo é uma limitação porque obriga a apenas repetir e, nunca, a criar, inovar, refazer, modificar. Quanto mais se nasce pronto, mais refém do que já se sabe e, portanto, do passado; aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar.
Diante dessa realidade, é absurdo acreditar na ideia de que uma pessoa, quanto mais vive, mais velha fica; para que alguém quanto mais vivesse mais velho ficasse, teria de ter nascido pronto e ir se gastando…
Isso não ocorre com gente, e sim com fogão, sapato, geladeira. Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta, e vai se fazendo. Eu, no ano que estamos, sou a minha mais nova edição (revista e, às vezes, um pouco ampliada); o mais velho de mim (se é o tempo a medida) está no meu passado e não no presente.
Demora um pouco para entender tudo isso; aliás, como falou o mesmo Guimarães, “não convém fazer escândalo de começo; só aos poucos é que o escuro é claro”…

Excerto do livro “Não nascemos prontos! – provocações filosóficas”. De Mário Sérgio Cortella.
Disponível em:<http://www.contioutra.com/o-animal-satisfeito-dorme-texto-de-mario-sergio-cortella/>
Assinale a única alternativa incorreta em relação à leitura e à interpretação do texto 01.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

449Q679407 | Matemática, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A soma e o produto das raízes do polinômio expresso por p(x) = (x3 + 2x2 – 3x – 2)4 , considerando-se suas multiplicidades, são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

450Q950007 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Levando-se em consideração o papel da filosofia em relação à ciência, identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.



( ) Promover a neutralidade da ciência.

( ) Reduzir a visão de mundo da ciência.

( ) Investigar os fins e os sentidos a que a ciência se propõe.
( ) Analisar as condições e os modos de produção da ciência.

( ) Analisar as consequências das técnicas utilizadas pela ciência.



A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

451Q679438 | Biologia, Vírus e bactérias, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A Escherichia coli é um organismo procarionte. Isso significa que esse organismo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

452Q679447 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A Lei do Talião é uma medida encontrada no Código de Hamurábi, que é considerada o mais antigo código de leis. Esse modelo de lei foi adotado pelos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

453Q950041 | História, Antiguidade Oriental Egípcios, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

A mais antiga ferramenta de pedra que se tem notícia foi encontrada no continente africano, produzida pelos Australopithecus, os primeiros seres a estabelecerem um diálogo entre a mão e o cérebro, a transformar uma coisa em ferramenta e a iniciar uma longa trajetória de produção de utensílios. Ao surgir há 250 mil anos, o Homosapiens já não se preocupa apenas com questões utilitárias, (CAMPOS; MIRANDA. 2000. p. 9).

O texto e os conhecimentos sobre a “aurora da humanidade” permitem afirmar sobre o Homo sapiens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

454Q942883 | Espanhol, Espanhol, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Lee el texto a continuación y contesta a la pregunta.

El curioso origen de la famosa expresión ‘alter ego’

Como muchos de vosotros sabréis, ‘alter ego’ significa ‘el otro yo’ y se utiliza en algunas ocasiones para referirse a la doble personalidad de alguien; por ejemplo cuando éste se muestra/comporta de un modo en un sitio y de manera muy diferente en otro, como si tuviera dos identidades (un claro ejemplo sería la dualidad del personaje ‘Dr. Jekyll y Mr. Hyde’ de la famosa novela de Robert Louis Stevenson). Pero originalmente la expresión ‘alter ego’ nada tenía que ver con esta dualidad de la personalidad que hoy en día se le da sino que procede de una sentencia atribuida al famoso filósofo y matemático griego Pitágoras, quien en el siglo V a.C. fue preguntado por uno de sus muchos discípulos de la Escuela Pitagórica (hoy en día muy probablemente estaría considerada como una secta) sobre ‘qué es un amigo’. Pitágoras, haciendo una referencia a aquel que se mira en su propio reflejo en el agua contestó: ‘Un amigo es otro yo’. Pero hasta nosotros no nos llegó este aforismo en su forma original en griego. Fue a partir del siglo I d.C. a través del famoso filósofo y político del Imperio Romano Lucio Anneo Séneca (gran estudioso de la obra pitagórica), quien la dio a conocer en su forma en latín: ‘Amicus est alter ego’ (Un amigo es otro yo). Con el transcurrir de los siglos la parte de la expresión que ha prevalecido y que todos conocemos ha sido la final ‘alter ego’, siendo utilizada la locución tal y como explico al inicio del post y para referirse también a aquellas personas que son de nuestra total confianza o con la que te sientes completamente identificada: Fulanito es mi alter ego.

(Adaptado de: LÓPEZ, A. Disponible en: <http://blogs.20minutos.es/yaestaellistoquetodolosabe/el-curioso-origen-de-la-famosa-expresion-alter-ego/comment-page-1/#comment-10723>. Accedido el: 7 ago. 2015.)
De acuerdo con en el texto, considera las afirmativas a continuación.
I. El amigo que Pitágoras vio reflejado en el agua era su ‘alter ego’. II. El filósofo y matemático Pitágoras era el ‘alter ego’ del filósofo Séneca. III. Stevenson escribió una obra que ejemplifica el aforismo ‘alter ego’. IV. El significado actual de ‘alter ego’ difere del original.
Señala la alternativa correcta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

455Q949553 | Matemática, Álgebra, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Sobre o estudo de Matrizes, assinale a única alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

456Q949559 | Matemática, Poliedros, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Das afirmações abaixo, assinale a única alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

457Q942932 | Geografia, Hidrografia, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO

Cerca de 80% de toda a água disponível na Amazônia encontra-se armazenada em aquífero. Por outro lado, parte da região Sudeste, Sul e Centro-Oeste do Brasil, além de territórios da Argentina, Paraguai e Uruguai possuem um enorme aquífero contíguo, localizado na Bacia Sedimentar do Paraná, que já abastece muitas cidades de pequeno e médio porte.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, os nomes desses dois importantes aquíferos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

458Q949343 | Português, Interpretação de Textos, Português, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Texto associado.
Texto para a questão:
Não há vagas
Ferreira Gullar
O preço do feijão
não cabe no poema. O preço
do arroz
não cabe no poema.
Não cabem no poema o gás
a luz o telefone
a sonegação
do leite
da carne
do açúcar
do pão

O funcionário público
não cabe no poema
com seu salário de fome
sua vida fechada
em arquivos.
Como não cabe no poema
o operário que esmerila seu dia de aço
e carvão
nas oficinas escuras

- porque o poema, senhores,
está fechado:
"não há vagas

Só cabe no poema
o homem sem estômago
a mulher de nuvens
a fruta sem preço

O poema, senhores,
não fede
nem cheira

Gullar, Ferreira in 'Antologia Poética'. Disponível em Acesso em 08 de ago. 2018.
Considerando os verbos que foram empregados no texto e as relações sintáticas que estabelecem, analise as afirmativas abaixo.
I. A expressão verbal se acorda está empregada na forma pronominal, portanto o pronome se é classificado como objeto indireto. II. A oração “Foi venerada em todos os tempos” foi formada com a voz passiva do verbo venerar e seu sujeito paciente é retomado da oração anterior.
III. O verbo trazer que aparece no primeiro parágrafo é um verbo irregular e está empregado no tempo presente do modo subjuntivo.
IV. Os verbos ambicionar e trabalhar que foram usados no segundo parágrafo, no tempo presente do modo indicativo, se empregados no pretérito mais que perfeito do mesmo modo verbal, apresentariam as seguintes formas: ambicionara e trabalhara.
V. A forma verbal se aproxima é pronominal, o se é um pronome oblíquo reflexivo e exerce a função sintática de objeto direto reflexivo.
É correto apenas o que se afirma na alternativa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

459Q949864 | Educação Física, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Em relação à ascensão da cultura corporal de movimento, de acordo com Betti e Zuliani (2002), como um dos fenômenos mais importantes dos meios de comunicação de massa e na economia, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

460Q949609 | Sociologia, Mudanças na indústria Fordismo e Taylorismo, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Sobre o processo da Revolução Industrial, assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.