Início

Questões de Concursos UNICENTRO

Resolva questões de UNICENTRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q949926 | História, Medievalidade Europeia, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Com base na vegetação original, as matas paranaenses podem ser agrupadas em: Mata de Araucária, Mata Atlântica Tropical e a Mata Pluvial Subtropical. O domínio geográfico da Mata da Araucária coincide com as regiões de altitude superiores a 500 metros e de temperaturas médias anuais abaixo de 20ºC. Segundo o geógrafo Orlando Valverde, distinguem-se dois tipos de Mata de Araucária. A primeira predomina nitidamente o pinheiro, formado por um andar de 25 a 30 metros de altura e um andar inferior de 12 e 15 metros de altura. No segundo, forma-se uma floresta mista de pinheiros latifoliada, num nível só de 25 a 30 metros de altura. Assinale a alternativa correta que se refere à região onde são encontrados os últimos vestígios da mata de Araucária.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

462Q949437 | Matemática, Função de 2 Grau ou Função Quadrática e Inequações, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Em uma sala de aula existem 8 alunos com os quais o professor irá formar grupos de 4 alunos para trabalho de campo. Um dos alunos, Oscar, deseja que a aluna, Carolina, faça parte de seu grupo, mas não quer que a aluna Lilian faça parte dele. Indique a probabilidade de Oscar ter seu desejo realizado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

463Q679629 | Filosofia, Ética e Liberdade, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Segundo Kierkegaard, "a ética" é vista como algo inteiramente abstrato e é por isso que ela é detestada em segredo. Quando se pensa que ela é estranha à personalidade, é difícil alguém entregar-se a ela, porque não se sabe ao certo que disso resultará”.
Com base nessa citação e nos conhecimentos sobre ética, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

464Q949971 | Geografia, Clima, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Um solenoide de 0,5 metro de comprimento foi construído enrolando-se uma certa quantidade de espiras. Quando se faz passar uma corrente de 5 A pelo solenoide, é gerado um campo magnético de intensidade 2π . 10-4 T. Nestas situação, o número de espiras será: (dado: µ0 = 4π . 10-7 T.m/A)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

465Q949464 | Português, Interpretação de Textos, Língua Portuguesa, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
O animal satisfeito dorme,
Mário Sérgio Cortella

O sempre surpreendente Guimarães Rosa dizia: “o animal satisfeito dorme”. Por trás dessa aparente obviedade está um dos mais fundos alertas contra o risco de cairmos na monotonia existencial, na redundância afetiva e na indigência intelectual. O que o escritor tão bem percebeu é que a condição humana perde substância e energia vital toda vez que se sente plenamente confortável com a maneira como as coisas já estão, rendendo-se à sedução do repouso e imobilizando-se na acomodação.
A advertência é preciosa: não esquecer que a satisfação conclui, encerra, termina; a satisfação não deixa margem para a continuidade, para o prosseguimento, para a persistência, para o desdobramento. A satisfação acalma, limita, amortece. Por isso, quando alguém diz “fiquei muito satisfeito com você” ou “estou muito satisfeita com teu trabalho”, é assustador. O que se quer dizer com isso? Que nada mais de mim se deseja? Que o ponto atual é meu limite e, portanto, minha possibilidade? Que de mim nada mais além se pode esperar? Que está bom como está? Assim seria apavorante; passaria a ideia de que desse jeito já basta. Ora, o agradável é quando alguém diz: “teu trabalho (ou carinho, ou comida, ou aula, ou texto, ou música etc.) é bom, fiquei muito insatisfeito e, portanto, quero mais, quero continuar, quero conhecer outras coisas.
Um bom filme não é exatamente aquele que, quando termina, ficamos insatisfeitos, parados, olhando, quietos, para a tela, enquanto passam os letreiros, desejando que não cesse? Um bom livro não é aquele que, quando encerramos a leitura, o deixamos um pouco apoiado no colo, absortos e distantes, pensando que não poderia terminar? Uma boa festa, um bom jogo, um bom passeio, uma boa cerimônia não é aquela que queremos que se prolongue?
Com a vida de cada um e de cada uma também tem de ser assim; afinal de contas, não nascemos prontos e acabados. Ainda bem, pois estar satisfeito consigo mesmo é considerar-se terminado e constrangido ao possível da condição do momento.
Quando crianças (só as crianças?), muitas vezes, diante da tensão provocada por algum desafio que exigia esforço (estudar, treinar, EMAGRECER etc.) ficávamos preocupados e irritados, sonhando e pensando: por que a gente já não nasce pronto, sabendo todas as coisas? Bela e ingênua perspectiva. É fundamental não nascermos sabendo e nem prontos; o ser que nasce sabendo não terá novidades, só reiterações. Somos seres de insatisfação e precisamos ter nisso alguma dose de ambição; todavia, ambição é diferente de ganância, dado que o ambicioso quer mais e melhor, enquanto que o ganancioso quer só para si próprio.
Nascer sabendo é uma limitação porque obriga a apenas repetir e, nunca, a criar, inovar, refazer, modificar. Quanto mais se nasce pronto, mais refém do que já se sabe e, portanto, do passado; aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar.
Diante dessa realidade, é absurdo acreditar na ideia de que uma pessoa, quanto mais vive, mais velha fica; para que alguém quanto mais vivesse mais velho ficasse, teria de ter nascido pronto e ir se gastando…
Isso não ocorre com gente, e sim com fogão, sapato, geladeira. Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta, e vai se fazendo. Eu, no ano que estamos, sou a minha mais nova edição (revista e, às vezes, um pouco ampliada); o mais velho de mim (se é o tempo a medida) está no meu passado e não no presente.
Demora um pouco para entender tudo isso; aliás, como falou o mesmo Guimarães, “não convém fazer escândalo de começo; só aos poucos é que o escuro é claro”…

Excerto do livro “Não nascemos prontos! – provocações filosóficas”. De Mário Sérgio Cortella.
Disponível em:<http://www.contioutra.com/o-animal-satisfeito-dorme-texto-de-mario-sergio-cortella/>
Assinale a única alternativa incorreta em relação à leitura e à interpretação do texto 01.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

466Q679641 | Educação Física, Educação Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A consciência do próprio corpo, de suas respectivas partes, posturas e atitudes, tanto em repouso quanto movimento, é denominada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

467Q679407 | Matemática, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A soma e o produto das raízes do polinômio expresso por p(x) = (x3 + 2x2 – 3x – 2)4 , considerando-se suas multiplicidades, são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

468Q679409 | Matemática, Álgebra, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Conside a reta r e a circunferência C de equações 7x − 5y + 9 = 0 e x2 + y2 + 6x − 4y − 45 = 0.

Com base nessas informações, pode-se afirmar que uma equação da reta que passa pelo centro de C e é perpendicular à reta r é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

469Q688371 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

No processo de desenvolvimento histórico, as sociedades se organizaram de modo diferenciado, sendo correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

470Q679674 | Literatura, Literatura, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

O lançamento da obra Quarto de despejo, em 1960, fez de Carolina de Jesus o maior sucesso editorial da história da literatura brasileira, com cerca de um milhão de cópias vendidas. A autora deixou registrado o seguinte depoimento:

“Enquanto escrevo vou pensando que resido num castelo cor de ouro que reluz na luz do sol. Que as janelas são de prata e as luzes de brilhantes. Que a minha vista circula no jardim e eu contemplo as flores de todas as qualidades.”(1976).

O depoimento de Carolina de Jesus atesta o seguinte sobre sua relação com a vida e com a sua obra Quarto de despejo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

471Q679419 | Química, Eletroquímica Oxirredução, Química, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Uma pilha de cobre e cádmio pode ser construída mergulhando-se eletrodos desses metais, respectivamente, em soluções de sais de Cu2+(aq) e Cd2+(aq), isolados por meio de ponte salina.
Admitindo-se que os potenciais-padrão de redução, E° , do cobre e do cádmio, são, respectivamente, +0,337V e -0,403V, em relação a essa pilha, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

472Q679442 | Física, Fundamentos da Cinemática, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

O freio ABS ou travão ABS é um sistema de frenagem que evita que a roda bloqueie (quando o pedal de freio é pisado fortemente) e entre em derrapagem, deixando o automóvel sem aderência à pista. Assim, evita-se o descontrole do veículo, permitindo que obstáculos sejam desviados enquanto se freia. A derrapagem é uma das maiores causas ou agravantes de acidentes; na Alemanha, por exemplo, 40% dos acidentes são causados por derrapagens. (O FREIO ABS, 2019).



A principal diferença observada nos veículos equipados com esse sistema e os sem ABS é o tempo para eles pararem completamente. Um veículo que não dispõe do freio ABS demora, em média, 7s para ser desacelerado de 90km/h até parar completamente, enquanto um veículo com ABS, durante um frenagem, é desacelerado a uma taxa de 5m/s2, de 90km/h até o repouso.



Com base nessas informações, é possível concluir que a diferença do tempo de frenagem, entre os dois sistemas de freios, é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

473Q679460 | Química, Interações Atômicas Ligações Iônicas, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Considerem-se os ácidos
I. HNO3
II. H2SO4

III. H3PO4

O número de ligações covalentes normais e covalentes dativas corresponde, respectivamente, a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

474Q949802 | Geografia, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Grandes fluxos migratórios associam-se, geralmente, à presença de cidades que demandam mão de obra. Isso é um fato incontestável em diversas regiões do mundo, ao longo da história humana.


Considerando-se os conhecimentos referentes às migrações internas e à urbanização brasileira e suas relações, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.



( ) A pendularidade da população de baixa renda resulta, entre outros fatores, da segregação do espaço urbano.


( ) A Região Centro-Oeste, no início do século XXI, foi a que mais recebeu imigrantes, dentre outros motivos, devido à expansão do agronegócio.



( ) O processo de metropolização, ainda vigente no país, constitui fator decisivo para as atuais mudanças no fluxo migratório.


( ) As metrópoles modernas do país são configurações cuja dinâmica pode ultrapassar os limites do núcleo municipal de origem.


( ) O movimento sazonal realizado por nordestinos do Agreste semiárido para a Zona da Mata, durante o corte da cana-de-açúcar,é denominado transumância.




A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

475Q949553 | Matemática, Álgebra, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO

Sobre o estudo de Matrizes, assinale a única alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

476Q949625 | Química, Transformações Químicas elementos químicos, Química, UNICENTRO, UNICENTRO

A equação a seguir (não balanceada) representa a obtenção de ferro pela reação de hematita com carvão:
Fe2O3 + C →Fe + CO
(Dados: Massa molar do Fe2O3 = 160 g/mol; Massa molar do Fe = 56 g/mol) Quantos quilogramas de hematita são necessários para produzir 560 kg de Fe?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q949634 | Filosofia, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO

Sobre o filósofo Sócrates, considere as afirmativas abaixo e assinale o que for INCORRETO.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q949635 | Filosofia, Ética e Liberdade, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO

A _____________ é um tipo de argumentação em que a conclusão se segue das premissas, que são preposições de cujo conjunto se infere uma conclusão. Portanto, nesse tipo de argumento, o que está dito na conclusão é extraído das proposições que a antecedem, pois, na verdade, está implícito nelas. Assinale a alternativa que preenche de forma correta a lacuna do texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

479Q949647 | Biologia, Núcleo interfásico e código genético, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO

O albinismo é uma condição que determina a ausência de pigmentação da pele. Na espécie humana, ela é condicionada por um gene recessivo a. Suponha que um casal, cuja mãe é homozigota recessiva e o pai é heterozigoto para essa condição, qual é a probabilidade de o primeiro e o segundo filho nascerem com albinismo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

480Q949649 | Biologia, Mitose, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Em relação aos biomas brasileiros, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.