Início

Questões de Concursos UNICENTRO

Resolva questões de UNICENTRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q949471 | Português, Língua Portuguesa, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
O animal satisfeito dorme,
Mário Sérgio Cortella

O sempre surpreendente Guimarães Rosa dizia: “o animal satisfeito dorme”. Por trás dessa aparente obviedade está um dos mais fundos alertas contra o risco de cairmos na monotonia existencial, na redundância afetiva e na indigência intelectual. O que o escritor tão bem percebeu é que a condição humana perde substância e energia vital toda vez que se sente plenamente confortável com a maneira como as coisas já estão, rendendo-se à sedução do repouso e imobilizando-se na acomodação.
A advertência é preciosa: não esquecer que a satisfação conclui, encerra, termina; a satisfação não deixa margem para a continuidade, para o prosseguimento, para a persistência, para o desdobramento. A satisfação acalma, limita, amortece. Por isso, quando alguém diz “fiquei muito satisfeito com você” ou “estou muito satisfeita com teu trabalho”, é assustador. O que se quer dizer com isso? Que nada mais de mim se deseja? Que o ponto atual é meu limite e, portanto, minha possibilidade? Que de mim nada mais além se pode esperar? Que está bom como está? Assim seria apavorante; passaria a ideia de que desse jeito já basta. Ora, o agradável é quando alguém diz: “teu trabalho (ou carinho, ou comida, ou aula, ou texto, ou música etc.) é bom, fiquei muito insatisfeito e, portanto, quero mais, quero continuar, quero conhecer outras coisas.
Um bom filme não é exatamente aquele que, quando termina, ficamos insatisfeitos, parados, olhando, quietos, para a tela, enquanto passam os letreiros, desejando que não cesse? Um bom livro não é aquele que, quando encerramos a leitura, o deixamos um pouco apoiado no colo, absortos e distantes, pensando que não poderia terminar? Uma boa festa, um bom jogo, um bom passeio, uma boa cerimônia não é aquela que queremos que se prolongue?
Com a vida de cada um e de cada uma também tem de ser assim; afinal de contas, não nascemos prontos e acabados. Ainda bem, pois estar satisfeito consigo mesmo é considerar-se terminado e constrangido ao possível da condição do momento.
Quando crianças (só as crianças?), muitas vezes, diante da tensão provocada por algum desafio que exigia esforço (estudar, treinar, EMAGRECER etc.) ficávamos preocupados e irritados, sonhando e pensando: por que a gente já não nasce pronto, sabendo todas as coisas? Bela e ingênua perspectiva. É fundamental não nascermos sabendo e nem prontos; o ser que nasce sabendo não terá novidades, só reiterações. Somos seres de insatisfação e precisamos ter nisso alguma dose de ambição; todavia, ambição é diferente de ganância, dado que o ambicioso quer mais e melhor, enquanto que o ganancioso quer só para si próprio.
Nascer sabendo é uma limitação porque obriga a apenas repetir e, nunca, a criar, inovar, refazer, modificar. Quanto mais se nasce pronto, mais refém do que já se sabe e, portanto, do passado; aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar.
Diante dessa realidade, é absurdo acreditar na ideia de que uma pessoa, quanto mais vive, mais velha fica; para que alguém quanto mais vivesse mais velho ficasse, teria de ter nascido pronto e ir se gastando…
Isso não ocorre com gente, e sim com fogão, sapato, geladeira. Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta, e vai se fazendo. Eu, no ano que estamos, sou a minha mais nova edição (revista e, às vezes, um pouco ampliada); o mais velho de mim (se é o tempo a medida) está no meu passado e não no presente.
Demora um pouco para entender tudo isso; aliás, como falou o mesmo Guimarães, “não convém fazer escândalo de começo; só aos poucos é que o escuro é claro”…

Excerto do livro “Não nascemos prontos! – provocações filosóficas”. De Mário Sérgio Cortella.
Disponível em:<http://www.contioutra.com/o-animal-satisfeito-dorme-texto-de-mario-sergio-cortella/>
Levando-se em conta as regras de ortografia vigentes, assinale a única alternativa em que todas as palavras foram grafadas corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

582Q949986 | Inglês, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.

How World Leaders Reacted to Trump at the U.N.

By SOMINI SENGUPTA and MEGAN SPECIA SEPT. 23, 2017


He was called a “giant gold Goliath” and a “rogue newcomer.” But in a few corners the remarks made by President Trump at the United Nations were described as “courageous” and “gratifying.”

Throughout the week, Mr. Trump’s first address to the General Assembly drew many direct and indirect swipes, from allies and rivals alike, and sparse support.

While the North Korean leader, Kim Jong-un, attacked Mr. Trump from afar — calling him a “dotard” in a statement on North Korean national television — others used their platforms at the United Nations to respond.

Some leaders were more subtle than others.

Robert Mugabe, Zimbabwe’s 93-year-old president, took aim at Mr. Trump during his own speech on Thursday. Mr. Mugabe mocked Mr. Trump as a “giant gold Goliath” and said other nations were “embarrassed if not frightened” by his statements about North Korea.

“Are we having a return of Goliath to our midst, who threatens the extinction of other countries?” Mr. Mugabe asked. Some responded with applause to his reference to the biblical character who threatened the Israelites before being slain by the young shepherd David, who would become king.

Mr. Mugabe then went on to address Mr. Trump directly, telling him to “blow your trumpet in a musical way towards the values of unity, peace, cooperation, togetherness and dialogue which we have always stood for.”

During his speech, Mr. Trump notably omitted any talk of climate change, seen as one of the most pressing issues for many world leaders.

Prime Minister Justin Trudeau of Canada received the longest applause during his General Assembly speech on Thursday after an implicit dig at Mr. Trump.

“There is no country on the planet that can walk away from the challenge and reality of climate change,” Mr. Trudeau said, referring to Mr. Trump’s plans to pull out of the Paris climate accord.


(Adapted from https://www.nytimes.com/2017/09/23/world/americas/world-leaders-trump-un.html?mcubz=0)

Turn the active voice into passive voice:

Mr. Trump notably omitted any talk of climate change

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

583Q679403 | Conhecimentos Gerais, Política, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Texto associado.

Que País é Esse

Nas favelas e no senado

Sujeira pra todo lado

Ninguém respeita

A Constituição

Mas todos acreditam

No futuro da nação...


Que país é esse?

[...]

Na Amazonia

E no Araguaia iá, iá,

Na baixada fluminense

No Mato Grosso

E nas Gerais

E no Nordeste tudo em paz

Na morte eu descanso

Mas o sangue anda solto

Manchando os papéis

Documentos fiéis

Ao descanso do patrão...


Que país é esse?

[...]

Terceiro mundo, se for

Piada no exterior

Mas o Brasil vai ficar rico

Vamos faturar um milhão

Quando vendermos todas as almas

Dos nossos índios num leilão...

(RUSSO, 2019)

A análise da composição musical e os conhecimentos sobre a questão da cidadania permitem inferir, em relação ao Brasil, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

584Q687869 | História, Primeira Guerra Mundial, História, UNICENTRO, UNICENTRO

A Revolução ocorrida na Rússia em 1917, teve dois momentos vitais: fevereiro e outubro. Esses dois meses marcaram a ascensão de partidos políticos que tinham em comum a ideia de que o czarismo era uma forma anacrônica de poder e, por esta razão, deveria acabar. No entanto, o partido que teve êxito nesse processo foi aquele cujo ideário era mais radical. Exemplo dessa “radicalidade” foi o assassinato de toda a família Real. A qual partido o fragmento de texto se refere?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

585Q950013 | Atualidades, Guerras, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Os fatores locacionais correspondem às vantagens competitivas que um determinado local oferece para a instalação de indústrias.


Sobre os fatores locacionais é incorreto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

586Q950018 | Português, Interpretação de Textos, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Os termos “isolada” (v. 7) e “o”, em “que o fez” (v. 16 )referem-se, respectivamente, a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

587Q679441 | Educação Física, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

As pessoas devem buscar modalidades de práticas corporais e atividades físicas que tragam não só benefícios corporais, mas também que permitam o aumento do circulo social e convivência, de compartilhamento de objetivos, aflições, soluções e respostas para as mais variadas situações que a vida apresenta.
A função social da prática de atividades físicas está devidamente caracterizada na alternativa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

588Q679455 | Matemática, Progressão Aritmética, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Para estudos relacionados ao crescimento populacional de algumas espécies, existe um modelo matemático simples. Ele é chamado o Modelo de Crescimento Exponencial (Modelo de Malthus), isto é, a taxa de variação da população em relação ao tempo é proporcional à população presente, sendo denotada pelo modelo P(t) = Po.ekt, em que Po é população i e k é uma taxa constante de crescimento (k > 0) ou decrescimento (k < 0). (PARA ESTUDOS, 2019).


Considere a população de uma determinada cidade que cresce de acordo com o modelo P(t) =

Po.e0,01t, em que Po é a população inicial e t é o tempo medido em anos.



De acordo com essas informações, o tempo necessário para essa população dobrar de tamanho, dado loge2 = 0,69, é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

589Q942903 | Filosofia, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
Estes problemas inevitáveis da própria razão pura são Deus, a liberdade e a imortalidade, e a ciência que, com todos os seus requisitos, tem por verdadeira finalidade a resolução destes problemas chama-se metafísica. O seu proceder é, de início, dogmático, isto é, aborda confiadamente a realização de tão magna empresa, sem previamente examinar a sua capacidade ou incapacidade.
(KANT, I. Crítica da Razão Pura. Trad. de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. 3.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994. p.40.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a concepção de filosofia no pensamento de Kant, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

590Q942911 | Filosofia, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
O pensamento de Sócrates e dos sofistas deve ser entendido, portanto, tendo como pano de fundo o contexto histórico e sociopolítico de sua época, pois tem um compromisso bastante direto e explícito com essa realidade.
(MARCONDES, D. Iniciação à História da Filosofia. Dos Pré-Socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. p.40.)
Sobre o contexto histórico e sociopolítico que marca o debate entre Sócrates e os sofistas, conforme aludido no texto, considere as afirmativas a seguir.
I. Debate com atenção voltada para as questões que almejam assegurar os fundamentos da natureza. II. Tematização das questões de ordem metafísica com a pretensão de racionalização do divino. III. O interesse pela problemática ético-política perpassa o debate que marca o contexto de ambos. IV. Compromisso bastante direto, ainda que com posicionamentos distintos, em relação ao exercício da democracia.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

591Q942920 | Física, Física, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
Introduzimos, aqui, outro meio de extrair elétrons do metal. A luz homogênea, tal como a luz violeta, que é, como sabemos, uma luz de comprimento de onda definido, está colidindo com uma superfície de metal. A luz extrai elétrons do metal. Os elétrons são arrancados do metal e uma chuva deles se desloca com certa velocidade. Do ponto de vista do princípio da energia, podemos dizer: a energia da luz é parcialmente transformada na energia cinética dos elétrons expelidos. A técnica experimental moderna nos permite registrar esses elétrons-bala, determinando sua velocidade e, assim, sua energia.
(Adaptado de: EINSTEIN, A.; INFELD, L. A Evolução da Física. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2008. p.214.)
De acordo com o texto, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o fenômeno responsável pelo efeito de extrair elétrons da superfície de um metal quando a luz incide sobre ele.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

592Q949607 | Sociologia, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Corrente de pensamento criada por Auguste Comte, filósofo francês, considerado um dos fundadores da Sociologia. Essa corrente defende o princípio de que a ciência é o caminho para o progresso da humanidade. Defende a aplicação dos métodos científicos na análise dos fenômenos sociais. Exerceu significativa influência no Brasil, que expressa em sua bandeira republicana o lema dessa corrente, “ordem e progresso”. A qual corrente sociológica o fragmento de texto se refere?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

593Q949610 | Sociologia, Karl Marx e as Classes Sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Considere as afirmativas abaixo:
I) O Fordismo pode ser considerado como um princípio regulador na acumulação de capital, baseado na racionalização do processo produtivo e cuja principal característica foi a fabricação em massa de modelos automobilísticos de baixo custo. II) Recebe o nome de cartismo o primeiro movimento de massa das classes operárias da Inglaterra, ocorrido entre as décadas de 30 e 40 do século XIX, e que, basicamente, exigia melhores condições para os trabalhadores na indústria. Durante vários anos, os cartistas realizaram comícios e manifestações por todo o país, nos quais participaram milhões de operários e artesãos. III) Ludismo é o nome dado a um movimento ocorrido na Inglaterra em meados do século XIX, que reuniu trabalhadores das indústrias contrários aos avanços tecnológicos em curso, proporcionadas pelo advento da Primeira Revolução Industrial. Os ludistas protestavam contra a substituição da mão-de-obra humana por máquinas.
Está correto o contido em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

594Q942955 | Matemática, Função de 1 Grau ou Função Afim, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO

Sendo S o conjunto-solução da inequação x² < 7x − 12, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

595Q949618 | Sociologia, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Sobre o contexto histórico e social do movimento protestante, considere as afirmativas abaixo.
I) Muita convulsão política, social e religiosa havia no final da Idade Média, revoltas dos camponeses, guerras, epidemias, o declínio do Feudalismo e da liderança dos Papas e da Igreja. A população se ressentia dos abusos da Igreja e da sua falta de propósitos e corrupção. II) Muita violência, baixa expectativa de vida, contrastes e desigualdades sociais e econômicas às vésperas da Reforma, havia até mesmo certa revolta com a chamada “matemática da salvação” ou “religiosidade contábil” que tratava pecados como débitos e as boas obras como créditos e a venda de “indulgências” para perdão das penas temporais do pecado. III) Nos séculos XIV e XV, alguns movimentos esporádicos de protestos surgiram contra os ensinos e práticas da Igreja medieval e alguns líderes foram chamados de pré-reformadores: João Wycliff (1325-1384), João Huss (1372-1415) e Jerônimo Savonarola (1452-1498), por combaterem irregularidades e imoralidades do Clero, condenar superstições, peregrinações, veneração de santos, celibato e as pretensões papais.
Está correto o contido em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

596Q949626 | Química, Transformações Químicas, Química, UNICENTRO, UNICENTRO

Na classificação periódica, os elementos Sr (estrôncio, Z = 38), Cl (cloro, Z = 17) e Se (selênio Z = 34 ) são conhecidos, respectivamente, como sendo das famílias dos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

597Q949883 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Sobre a sociedade romana, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

598Q949646 | Biologia, Leis de Mendel, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO

O quadro a seguir mostra a comparação do número de aminoácidos diferentes nas cadeias polipeptídicas da hemoglobina de vários mamíferos.
Espécies Número de aminoácidos diferentes Homem x Chipanzé 0 Homem x Gorila 2 Homem x macaco Rhesus 12 Macaco Rhesus x Gorila 14 Homem x Cavalo 43 Cavalo x Gorila 45
Com respeito ao quadro e às evidências da evolução dos seres vivos, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

599Q949902 | Química, Teoria Atômica átomos e sua estrutura, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

A distribuição eletrônica do Estrôncio (Sr), que possui número atômico 38, em ordem crescente de energia será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

600Q949655 | Biologia, Sistema Nervoso Humano, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Considere as afirmações abaixo:
I) Saem do coração e tornam-se cada vez mais finas à medida que se ramificam. Esses vasos apresentam como função principal levar o sangue e, consequentemente, nutrientes e oxigênio do coração para os tecidos. Transportam sangue sob alta pressão, sendo necessário, portanto, paredes elásticas e fortes. II) Resultam da convergência de vasos sanguíneos, que se tornam de maior calibre à medida que chegam próximo ao coração. A tarefa principal é levar sangue do corpo para o coração para que ele possa ser bombeado novamente para o corpo. III) Vasos sanguíneos muito delgados, sem túnica média e adventícia, que formam uma rede complexa de vasos. Por possuírem parede fina, com apenas poucas camadas de células, tornam-se local ideal para que ocorram as trocas gasosas.
De acordo com os conhecimentos sobre o sistema circulatório humano as afirmações acima dizem respeito a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.