Início

Questões de Concursos UNICENTRO

Resolva questões de UNICENTRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q949414 | História, Movimentos de Reforma Religiosa protestantes e católicos, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

O Renascimento, sob influência da cultura greco-romana, supunha que o ser humano era capaz de um entendimento racional do mundo. Assinale a alternativa correta para as características que marcaram essa influência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q679414 | Química, Radioatividade Reações de Fissão e Fusão Nuclear, Química, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Texto associado.
Tabagismo passivo é a inalação da fumaça de derivados do tabaco, tais como cigarro, charuto, cigarrilhas, cachimbo, narguilé e outros produtores de fumaça, por indivíduos não fumantes, que convivem com fumantes em ambientes fechados, respirando as mesmas substâncias tóxicas que o fumante inala.
A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.720 substâncias tóxicas diferentes que se constituem de duas fases fundamentais: a particulada e a gasosa. A fase gasosa é composta, entre outros, por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão. A nicotina é considerada pela OMS uma droga psicoativa que causa dependência. A nicotina age no sistema nervoso central, como a cocaína, com uma diferença: chega em torno de 7 a 19 segundos ao cérebro. Por isso, o tabagismo é classificado como doença e está inserido no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substância psicoativa. Em 2011, houve um grande avanço que tem contribuído para que não haja mais a poluição tabagística ambiental nos recintos fechados. Houve a aprovação da Lei nº 12.546, de 14 de dezembro, que proíbe o fumo em local fechado em todo País. (TABAGISMO, 2019).
O elemento químico 210Po84 emite partículas alfa e transmuta-se em 206Pb82. Essa emissão radioativa do polônio-210 gera
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q950014 | História, Primeira Guerra Mundial, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

A guerra civil síria estende-se desde 2011, sendo considerada um desdobramento da violenta repressão do governo local pelos protestos ocorridos durante a Primavera Árabe. A guerra civil síria cresceu à medida que novos grupos rebeldes aderiram ao conflito, a partir de 2012.



Nesse contexto, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

64Q950035 | Física, Conteúdos Básicos, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Para um carro que descreve trajetória circular, numa pista plana e horizontal, com velocidade de módulo constante, a aceleração é causada pela força
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q949541 | História, Segunda Grande Guerra 1939 1945, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Podem ser consideradas causas da Grande Guerra (Primeira Guerra Mundial), EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q949418 | História, Construção do Estado Liberal Revolução Francesa, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Para além dos aspectos estritamente econômicos, a Revolução Industrial representou uma mudança social fundamental em outros aspectos da vida dos trabalhadores. Assinale a alternativa que contém as novas características do trabalho industrial.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q943025 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Na Sociologia, existe uma corrente que se apoia no princípio explicativo de que a crescente divisão de trabalho, na sociedade industrial, provocaria uma relação de cooperação e de solidariedade entre as diferentes partes, grupos e indivíduos, pela interdependência dos papéis e atividades cada vez mais especializadas.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a corrente sociológica que corresponde ao princípio explicativo ressaltado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q949475 | Português, Flexão de voz ativa, Língua Portuguesa, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
O animal satisfeito dorme,
Mário Sérgio Cortella

O sempre surpreendente Guimarães Rosa dizia: “o animal satisfeito dorme”. Por trás dessa aparente obviedade está um dos mais fundos alertas contra o risco de cairmos na monotonia existencial, na redundância afetiva e na indigência intelectual. O que o escritor tão bem percebeu é que a condição humana perde substância e energia vital toda vez que se sente plenamente confortável com a maneira como as coisas já estão, rendendo-se à sedução do repouso e imobilizando-se na acomodação.
A advertência é preciosa: não esquecer que a satisfação conclui, encerra, termina; a satisfação não deixa margem para a continuidade, para o prosseguimento, para a persistência, para o desdobramento. A satisfação acalma, limita, amortece. Por isso, quando alguém diz “fiquei muito satisfeito com você” ou “estou muito satisfeita com teu trabalho”, é assustador. O que se quer dizer com isso? Que nada mais de mim se deseja? Que o ponto atual é meu limite e, portanto, minha possibilidade? Que de mim nada mais além se pode esperar? Que está bom como está? Assim seria apavorante; passaria a ideia de que desse jeito já basta. Ora, o agradável é quando alguém diz: “teu trabalho (ou carinho, ou comida, ou aula, ou texto, ou música etc.) é bom, fiquei muito insatisfeito e, portanto, quero mais, quero continuar, quero conhecer outras coisas.
Um bom filme não é exatamente aquele que, quando termina, ficamos insatisfeitos, parados, olhando, quietos, para a tela, enquanto passam os letreiros, desejando que não cesse? Um bom livro não é aquele que, quando encerramos a leitura, o deixamos um pouco apoiado no colo, absortos e distantes, pensando que não poderia terminar? Uma boa festa, um bom jogo, um bom passeio, uma boa cerimônia não é aquela que queremos que se prolongue?
Com a vida de cada um e de cada uma também tem de ser assim; afinal de contas, não nascemos prontos e acabados. Ainda bem, pois estar satisfeito consigo mesmo é considerar-se terminado e constrangido ao possível da condição do momento.
Quando crianças (só as crianças?), muitas vezes, diante da tensão provocada por algum desafio que exigia esforço (estudar, treinar, EMAGRECER etc.) ficávamos preocupados e irritados, sonhando e pensando: por que a gente já não nasce pronto, sabendo todas as coisas? Bela e ingênua perspectiva. É fundamental não nascermos sabendo e nem prontos; o ser que nasce sabendo não terá novidades, só reiterações. Somos seres de insatisfação e precisamos ter nisso alguma dose de ambição; todavia, ambição é diferente de ganância, dado que o ambicioso quer mais e melhor, enquanto que o ganancioso quer só para si próprio.
Nascer sabendo é uma limitação porque obriga a apenas repetir e, nunca, a criar, inovar, refazer, modificar. Quanto mais se nasce pronto, mais refém do que já se sabe e, portanto, do passado; aprender sempre é o que mais impede que nos tornemos prisioneiros de situações que, por serem inéditas, não saberíamos enfrentar.
Diante dessa realidade, é absurdo acreditar na ideia de que uma pessoa, quanto mais vive, mais velha fica; para que alguém quanto mais vivesse mais velho ficasse, teria de ter nascido pronto e ir se gastando…
Isso não ocorre com gente, e sim com fogão, sapato, geladeira. Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta, e vai se fazendo. Eu, no ano que estamos, sou a minha mais nova edição (revista e, às vezes, um pouco ampliada); o mais velho de mim (se é o tempo a medida) está no meu passado e não no presente.
Demora um pouco para entender tudo isso; aliás, como falou o mesmo Guimarães, “não convém fazer escândalo de começo; só aos poucos é que o escuro é claro”…

Excerto do livro “Não nascemos prontos! – provocações filosóficas”. De Mário Sérgio Cortella.
Disponível em:<http://www.contioutra.com/o-animal-satisfeito-dorme-texto-de-mario-sergio-cortella/>
Assinale a única alternativa em que o sujeito é inexistente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q679429 | Sociologia, Auguste Comte e o positivismo, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

O pensamento positivista de Augusto Comte tornou-se fundamental no debate político brasileiro no século XIX, pois o regime republicano foi instalado sob sua base teórica. A doutrina acabou moldando-se ao país, sendo aceita por um grupo reduzido de estudiosos, entretanto se a valorização da educação na Europa era destinada aos pobres, no Brasil a classe beneficiada foi a elite.
Dentre as numerosas influências do positivismo no Brasil, pode se destacar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q950030 | Biologia, Meiose, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Nos animais, variados grupos de células se diferenciam morfológica e funcionalmente, formando os tecidos, dentre os quais, o epitelial.


O tecido considerado apresenta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q942897 | Biologia, Anelídeos e Moluscos, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Em relação à árvore filogenética dos animais, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, características compartilhadas somente pelos filos Mollusca, Annelida e Arthropoda.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q679483 | História, Período EntreGuerras Totalitarismos, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

O mundo passou por duas guerras, entre os anos de 1919 a 1939. Esses períodos foram marcados por conflitos, crises e transformações, dentre eles pode-se afirmar que o mundo foi marcado por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q943010 | Química, Substâncias Inorgânicas e suas características Ácidos, Química, UNICENTRO, UNICENTRO

Um estudante anotou em seu caderno o nome de algumas substâncias inorgânicas que seriam utilizadas nas aulas de química, como ácido bórico, sulfato de magnésio e dicromato de potássio.
Com base nos conhecimentos sobre funções inorgânicas, assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, as fórmulas que representam essas substâncias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q950031 | Biologia, Relações ecológicas, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Durante um dos processos de divisão celular, o pareamento de cromossomos homólogos possibilita a ocorrência de eventos cuja repercussão se traduz em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

75Q679449 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Nos conflitos ocorridos na Grécia antiga, pode-se destacar a guerra entre Gregos e Persas.


Esse conflito ficou conhecido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q949628 | Química, Cadeias Carbonicas e Atomo do Carbono, Química, UNICENTRO, UNICENTRO

– Considere a afirmação: “Um dos processos de estabilização de um núcleo com excesso de energia é o da emissão de um grupo de partículas positivas, constituídas por dois prótons e dois nêutrons, e da energia a elas associada.”
Tal afirmação é referente a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q949638 | Filosofia, Maquiavel e O Príncipe, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO

O nome patrística decorre do trabalho dos padres da Igreja que, desde o século II de nossa era, elaboraram o pensamento cristão. Assinale a alternativa que apresenta, de forma CORRETA, um representante dessa filosofia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q949447 | Química, Tipos de Reações Orgânicas Oxidação, Química, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Recentemente, presenciamos o encontro histórico entre o presidente dos EUA, Donald Trump e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un. Esse encontro tinha como objetivo principal a desnuclearização da Coreia do Norte. A grande preocupação internacional está relacionada ao enriquecimento de urânio pela Coreia do Norte com o objetivo de produzir combustível para armas atômicas. As alternativas a seguir estão relacionadas à radioatividade. Marque a correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q679371 | Física, Temperatura e Escalas Termométricas, Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A temperatura normal do corpo varia entre 36,1ºC e 37,2ºC, com oscilações ao longo do dia, que normalmente não ultrapassam os 0,6ºC. A temperatura corporal é mais baixa pela manhã, depois aumenta durante o dia e atinge o valor máximo no início da noite. A média da temperatura corpórea deve ficar em torno dos 37ºC.
Essa temperatura de 37ºC , expressa em escala Fahrenheit, é igual, em °F, a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q679376 | Física, Espelhos Esféricos, Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Espelho esférico é um sistema óptico que é formado por uma calota esférica polida com um alto poder de reflexão.
Os espelhos esféricos convexos são bastante utilizados como retrovisores, porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.