Questões de Concursos UNICENTRO

Resolva questões de UNICENTRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

701Q949497 | Espanhol, Espanhol, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Texto associado.

Smart cities

Inteligencia artificial y gestión de residuos: ¿el fin de los camiones de basura?

Por M. Victoria S. Nadal


Un nuevo sistema de recogida automatizada registra la cantidad de basura que deposita cada familia y adapta las tasas a pagar

Madrid 21 AGO 2017 - 09:14 CEST


En la mayor parte de las ciudades, los basureros recorren las calles, vacían contenedores, soportan —como los vecinos— los malos olores y los ruidos que genera el proceso de recogida de basura. Parece que los camiones son una parte imprescindible difícil de automatizar, pero la empresa Envac propuso hace unos años un sistema neumático propulsado por ventiladores, que podría ayudar a mecanizar este proceso de recolección transportando la basura por debajo del suelo. Ahora, este sistema se sirve de la inteligencia artificial y el internet de las cosas para autorregularse y ser más eficiente haciendo, por ejemplo, que pagues solo por la basura que generas.

(Texto disponivel em https://retina.elpais.com/retina/2017/08/17/innovacion/1502964881_855411.html. Acesso em 22.08.2017)

Qual o motivo do ressentimento de Conan Doyle (4º parágrafo)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

702Q679676 | Literatura, Literatura, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Trecho 01 — A senhora me faz saudades de minha terra. Lembrei-me de minha casa, e das tardes em que passeava assim por aqueles sítios, com minha mãe e minha irmã. — O senhor tem mãe e irmã! Como deve ser feliz! disse Lúcia com sentimento. — Quem é que não tem uma irmã! respondi-lhe sorrindo. E minha mãe ainda é muito moça para que eu tivesse a desgraça de a haver perdido. — Perdi a minha muito cedo... ALENCAR, José de. Senhora, São Paulo, FTD, 1991. p. 21-22
Trecho 02 Lúcia saiu um instante e voltou. [...] o fato é que a aparição já desvanecida surgira de repente aos meus olhos. — Agora lembro-me! Estou vendo-a como a vi pela primeira vez! — Como daquela vez não me verá mais nunca! — O que lhe falta? — Falta o que o senhor pensava e não tornará a pensar! disse ela com a voz pungida por dor íntima! ALENCAR, José de. Senhora, São Paulo, FTD, 1991. p. 24.
Trecho 03 Quando porém os meus lábios se colaram na tez de cetim e meu peito estreitou as formas encantadoras que debuxavam a seda, pareceu-me que o sangue lhe refluía ao coração. As palpitações eram bruscas e precípites. Estava lívida e mais branca do que o alvo colarinho do seu roupão. ALENCAR, José de. Senhora, São Paulo, FTD, 1991. p. 25

Considerando-se os fragmentos destacados do romance Senhora e considerando-se a totalidade da obra, assinale o único item cujas afirmações não podem ser comprovadas com a leitura da obra.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

703Q950022 | Matemática, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Sabendo-se que é zero a parte real do número complexo z = (2 + ki).(4 3i)1 para k R,é correto afirmar que k é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

704Q950023 | Matemática, Porcentagem, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Dividindo-se o polinômio P(x) = 2xn + 5x – 30 por Q(x) = x 2, obtém-se o resto igual a44, logo o valor de 5nN, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

705Q950033 | Educação Física, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Constituem dogmas da corpolatria, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

706Q950043 | Geografia, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

A partir dos conhecimentos sobre o legado das antiguidades Oriental e Clássica para a formação da Civilização Ocidental, marque V nas afirmativas que indicam essas contribuições e F, nas demais.



( ) A criação dos doze signos do zodíaco, além da crença nos horóscopos, pelos povos da Mesopotâmia.


( ) O monoteísmo hebraico, que se constituiu um dos fundamentos do Cristianismo.


( ) O humanismo, que esteve presente em todas as manifestações culturais da civilização persa.


( ) A organização política-administrativa romana em Cidades-Estado, consideradas como vitais para o exercício da cidadania.



A alternativa que contêm a sequência correta, de cima para baixo, é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

707Q949546 | Geografia, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Qual das instituições abaixo foi criada no contexto da Guerra Fria?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

708Q679475 | Filosofia, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Considerando-se que o método tenha sido sempre objeto de discussão na Filosofia, pode-se conceituar a hipótese como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

709Q949560 | Matemática, Áreas e Perímetros, Matemática, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Assinale a alternativa correta para o cálculo do número de arestas e o número de vértice de um poliedro convexo com 6 faces quadrangulares e 4 faces triangulares.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

710Q942921 | Física, Física, UNICENTRO, UNICENTRO

Sobre o modelo atômico de Bohr, considere as afirmativas a seguir.
I. O elétron se movimenta em órbitas circulares em torno do núcleo atômico devido à ação da força de atração gravitacional. II. O elétron no átomo, ao passar de um estado de maior energia para um outro estado com energia menor, perde energia. A frequência do fóton emitido é independente da frequência do movimento orbital do elétron. III. Quando o elétron se encontra em uma órbita estável, não há emissão de energia, ou seja, o elétron não irradia. IV. As órbitas permitidas para os elétrons são aquelas em que o momento angular orbital do elétron é um múltiplo inteiro de h/2π , onde h é a constante de Planck.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

711Q949348 | Literatura, Escolas Literárias, Literatura, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Em Toda poesia, de Paulo Leminski, não há ocorrência de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

712Q942952 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO

A decadência do Império Romano permitiu que os territórios ocidentais fossem invadidos por povos bárbaros vindos do norte e do leste europeus. Esse fato provocou
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

713Q949362 | Espanhol, Espanhol, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Texto associado.
La sequía que acorraló a la cultura maya

Una investigación calcula la gravedad de la temporada seca que provocó daños socioeconómicos severos en muchas áreas ocupadas por esta civilización
[1ª parte]
Las épocas de sequía que atormentan a muchas sociedades hoy en día no son un problema nuevo. Y quizás estudiar lo que pasó en la antigüedad pueda dar pistas sobre cómo enfrentarse a esa plaga. La civilización maya afincada durante muchos siglos en Centroamérica, fue una de las que más sufrieron las temporadas secas. Distintos estudios apuntan a que la que caracterizó décadas enteras en los siglos IX y X d. C. en muchas regiones donde vivían los mayas causó graves alteraciones socioeconómicas y contribuyó en provocar su declive cultural. Una investigación publicada este jueves en Science calcula que las consecuencias de esas sequías en la península de Yucatán (México) provocaron un descenso anual medio de las precipitaciones de casi un 50% con respecto a las condiciones actuales. Fue una de las épocas de sequía “más severas de los últimos 10.000 años en esta zona”, según uno de los autores.
en esta zona”, según uno de los autores. No cabe duda sobre el hecho de que eventos climáticos extremos dejaron una huella profunda en la historia de los mayas una civilización politeísta cuya estructura sociopolítica y cuya herencia cultural, lingüística y religiosa despiertan curiosidad y fascinación en muchas partes del mundo. Esclarecer cómo de intensos fueron esos eventos y hasta qué punto fueron directamente responsables de su declive, en cambio, es todavía objeto de debate. Los autores del estudio publicado este jueves, científicos de la Universidad de Cambridge (Reino Unido) y de Florida (EE UU), aportaron un nuevo elemento a la discusión tras analizar los sedimentos del lago Chichancanab, en la región de Yucatán (México).
En la última parte del primer milenio d. C. “se redujo considerablemente el volumen de agua en los lagos de esta región, como consecuencia de la disminución en las lluvias y la mayor tasa de evaporación”, explica el español Fernando Gázquez-Sánchez, uno de los investigadores de Cambridge. “Estas etapas quedaron registradas en forma de estratos de yeso, un mineral cuya presencia en lagos suele estar relacionada con periodos secos”, agrega. Gázquez-Sánchez explica que la datación con carbono-14 de una semilla que había quedado atrapada en el yeso depositado permitió identificar con exactitud la época de sequías más extremas entre el 780 y el 990 d. C.
Una temporada seca tan larga provocó picos en los que el descenso de la media de precipitaciones anuales alcanzó hasta un 70% con respecto a las condiciones actuales del lago Chichancanab. También se registró una disminución de entre un 2% y un 7% en la humedad. “Las causas de estas sequías fueron de origen natural, ya que en este periodo el ser humano no tenía aún la capacidad de cambiar el clima a escala global, a diferencia de lo que ocurre en la actualidad”, asegura Gázquez-Sánchez. El periodo identificado como el de situaciones de sequía más extremas “coincide perfectamente con el declive de la civilización Maya constatado a partir de restos arqueológicos, por ejemplo, la disminución en el número de construcciones civiles y templos construidos durante este periodo”, explica el investigador almeriense.


[2ª parte]
La crisis de una civilización milenaria
“Las sequías no explican la caída de todos los sitios o ciudades mayas y definitivamente hubo eventos socio-políticos que contribuyeron a la caída de la civilización”, afirma Martín Medina, de la Universidad de Auburn (EE UU). “Hasta qué punto fue el clima el detonante o simplemente un catalizador de cambios, es una pregunta sobre la cual no tenemos una respuesta clara”, prosigue. En su opinión, el estudio publicado este jueves aporta un método independiente para confirmar que la época de sequía que afectó a los mayas fue “suficientemente intensa como para causar graves perturbaciones sociales y hasta quizás el colapso de la entera civilización”.
“La civilización maya clásica, como muchas otras, era compleja en su modelo socioeconómico y político, así como en su relación con el medio natural”, afirma Gázquez-Sánchez. Organizados en ciudades autónomas con al frente un gobernante, estos antiguos habitantes del actual Guatemala, Honduras, El Salvador y las regiones meridionales de México se sustentaban sobre todo gracias al cultivo y al consumo de maíz y otros vegetales, detalla Hugo García, historiador de la Universidad Nacional Autónoma de México. La producción agrícola se vio extremadamente afectada por la falta de lluvias provocadas por las sequías, según constataron distintos estudios.
Los gobernantes mayas obtenían la legitimidad necesaria para gobernar gracias a la capacidad que tenían de mantener alimentada a su población, explica García. "Sin duda alguna, los problemas ecológicos que muestra el estudio debieron traer consigo una baja importante en la producción agrícola y un desabastecimiento de alimentos en la región, lo que pudo llevar a que los gobernantes locales perdieran la legitimidad y la autoridad política", asegura el historiador. También se produjo el “corte de las relaciones comerciales y diplomáticas” entre ciudades, agrega Andrés Ciudad de la Universidad Complutense de Madrid. Todo esto "trajo consigo que parte de la población las abandonara y, más tarde, la élite huyera a mejores lugares", continúa García.
Además de problemas económicos y políticos, también el aumento de las guerras entre mayas contribuyó a empujarlos hacia el declive, según este experto. Pero hablar de una desaparición absoluta de esta civilización no sería correcto, afirman los historiadores. "Hoy día ya no se habla de colapso de la cultura o la sociedad maya, pues en realidad siguieron habitando las zonas alrededor de las grandes ciudades por mucho tiempo más y después de estas fechas hubo ciudades que surgieron o que continuaron su actividad", asegura García. Lo suyo es "hablar de un colapso del sistema o de los sistemas políticos mayas y de una reconfiguración de algunas expresiones culturales", agrega.(...)

Disponible en https://elpais.com/elpais/2018/08/02/ciencia/1533209672_129588.html. Accesado en 06 de ago. 2018
La autora del texto
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

714Q942963 | História, Medievalidade Europeia, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma das características da transição do Feudalismo para o Capitalismo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

715Q949885 | Português, Interpretação de Textos, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder a questão


O ambiente escolar é um excelente laboratório para a vida adulta de nossas crianças e adolescentes. Entre inúmeras virtudes, a escola desenvolve resiliência às frustrações e propicia a convivência com a diversidade, pois é um espaço de aprendizado e alegria.

Ademais, a escola tem legitimidade e autoridade intelectual e moral para ser um agente de transformação dacomunidade na qual está inserida. Desgraçadamente, no entanto, não é isso que ocorre em uma boa parte de nossos estabelecimentos de ensino. Mesmo reconhecida por uma maioria como a “nova riqueza das nações”, a escola, no Brasil, tem sido exacerbadamente o espaço de frequentes agressões físicas e morais, muito acima da média mundial, como bem demonstram estatísticas comparativas internacionais.

Sem forças para reverter uma dura realidade boa parte de nossas escolas é um escoadouro das mazelas sociais e éticas. Destarte, vivenciam-se a violência física e o bullying, cuja frequência e intensidade indicam o quanto a escola está moralmente comprometida, como decorrência da falta de regras claras e de punição adequada, conflitos mal resolvidos e ausência de uma cultura mais humana no colégio ou em casa.

[...] Além disso, nos últimos anos temos passado por um agravamento de toda essa problemática, uma vez que o Brasil vivencia a imbricação de três graves crises: econômica, política e, a mais avassaladora delas, a crise moral. E, como professa Aristóteles, “o homem guiado pela ética é o melhor dos animais; quando sem ela, é o pior”.

Assim, quando os valores, virtudes, mérito, dedicação aos estudos e ao trabalho duro são relegados por uma boa parcela de nossos políticos e da população, cabe à pergunta: que força tem a escola para romper os grilhões de violências físicas e morais? Quando o entorno é conflagrado, a agressividade e a intimidação adentram as escolas – se não for pelas portas ou pelas janelas, será pelas frestas. E como estancar essa invasão indesejada e deletéria?[...] Um bom educador é comprometido com a sua comunidade escolar, pois ele carrega dentro de si a chama esplendorosa do entusiasmo em promover o ser humano nos espectros ético, cognitivo, social e espiritual. (Gazeta do Povo, Jacir J. Venturi, coordenador da Universidade Positivo, 10 set. 2017, com adaptações)

A partir da leitura do texto da Gazeta do Povo, é correto considerar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

716Q942975 | Conhecimentos Gerais, Política, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
Entretanto, no exato momento em que a globalização econômica se apresentava, fazendo-se sentir cada vez mais no cotidiano das pessoas, um outro fenômeno subia à tona de maneira identicamente globalizada. No refluxo da movimentação estudantil que abalou os quatro cantos do planeta em 1968, deu-se início à maior onda de terrorismo já observada na história. Em poucas palavras, beneficiada pela revolução no campo dos transportes de massa e na comunicação eletrônica, a globalização dos mercados passou a ser acompanhada por uma autêntica “globalização do medo”.
(MONDAINE, M. A Globalização do Medo. In. PINSKY, J.; PINSKY, C. B. (orgs.) As Faces do Fanatismo. São Paulo: Contexto, 2004. p.228.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a globalização e seus desdobramentos, relacione as características, na coluna da esquerda, com o movimento/acontecimento, na coluna da direita.

(I) Medo e xenofobia.

(A) Brigadas Vermelhas (Itália) – Baader-Meinhoff (Alemanha).

(II) Lutas separatistas/nacionalistas.

(B) Ato Patriótico (EUA).

(III) Lutas contra o capitalismo.

(C) Assassinato de Jean Charles (Londres).

(IV) Retrocesso dos direitos civis.

(D) Al Qaeda.

(V) Fanatismo religioso.

(E) IRA (Irlanda), ETA (País Basco), OLP (Palestina).


Assinale a alternativa que contém a associação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

717Q949422 | História e Geografia de Estados e Municípios, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

“A Lei Áurea era mesmo popular e conferia nova visibilidade à princesa Isabel e à Monarquia. No entanto, politicamente, o Império tinha seus dias contados ao perder o apoio dos fazendeiros do Vale do Paraíba. Apesar do clima de euforia reinante, parecia ser o último ato do teatro imperial. [...]. Nos jornais e nas imagens da época, Isabel passa a ser retratada como uma santa a redimir os escravos, que aparecem sempre descalços e ajoelhados, como a rezar e a abençoar a padroeira. Já a princesa surge de pé e ereta, contrastada com a posição curvada e humilde dos ex-escravos, que parecem manter a sua situação – se não mais real, ao menos simbólica. Aos escravos recém-libertos só restaria a resposta servil e subserviente, reconhecedora do tamanho do “presente” recebido. Estava inaugurada uma maneira complicada de lidar com a questão dos direitos civis. Sem a compreensão de que a abolição era resultado de um movimento coletivo, permaneceríamos atados ao complicado jogo das relações pessoais, suas contraprestações e deveres: chave do personalismo e do próprio clientelismo. Nova versão para uma estrutura antiga em que as relações privadas se impõem sobre as esferas públicas de atuação. Como se fôssemos avessos a qualquer associação com a violência, apenas reproduzimos hierarquias que, de tão assentadas, pareciam legitimadas pela própria natureza. Péssima lição de cidadania: a liberdade combinada com humildade e servidão, distante das noções de livre-arbítrio e de responsabilidade individual. ” SCHWARCZ, Lilia. Abolição como Dádiva. In: FIGUEIREDO, Luciano (org.) A Era da Escravidão. Rio de Janeiro: Sabin, 2009, p. 88-90.
A respeito da Lei Áurea é correto afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

718Q943029 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão.

As análises sociológicas de Émile Durkheim, ao mesmo tempo que demonstram a intenção em emancipar a sociologia das outras ciências, indicam a preocupação com as crises e problemas de sua época, ou o que esse autor denominou de estado de anomia da sociedade industrial. Em sua obra As Regras do Método Sociológico, Durkheim estabelece o método e o objeto de estudo da Sociologia. O domínio de toda a ciência deve corresponder ao universo empírico e se preocupar apenas com essa realidade, ou seja, o estudo metódico que conduz ao estabelecimento de leis explicativas dos fenômenos. A Sociologia seria uma ciência no meio de outras ciências positivas.

(Adaptado de: RODRIGUES, J. A. (Org.). Émile Durkheim: sociologia. São Paulo: Ática, 1978. p.19-21; MARTINS, C. B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1982. p.50-51.)
Com base no texto e nos conhecimentos sociológicos de Durkheim sobre o estado de anomia da sociedade industrial, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

719Q949944 | Matemática, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Estudando probabilidade, Vicente se deparou com uma relação de quatro exercícios já resolvidos. Após conferência dos cálculos, descobriu um erro no exercício citado na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

720Q949961 | Educação Física, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Pedro, em uma aula de Educação Física escolar, realizou um tiro de 20 metros durante um jogo de futebol. Qual o principal substrato utilizado nessa atividade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.