Início

Questões de Concursos UNICENTRO

Resolva questões de UNICENTRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


761Q949519 | Geografia, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO

Dizer que o Capitalismo é uma economia de mercado define muitas de suas características. Entre elas fica definido que a maior parte da produção tem como destino a venda; quem vende espera o lucro para comprar outros produtos; todo produto produzido recebe o nome de mercadoria. Diante destas afirmativas, assinale as características da mercadoria.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

762Q679481 | Geografia, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

No continente africano, um outro gigantesco muro está se erguendo há mais de uma década. Mas lá, o muro será verde, feito de árvores, vai ter 27 quilômetros de largura por oito mil quilômetros de comprimento e servirá a um propósito mais do que nobre: conter a desertificação e, por consequência, dar mais chances aos africanos de cultivarem sua comida. E é bem possível também que a Grande Muralha Verde, como vem sendo chamada, consiga no futuro conter migrações e poupe, assim, muitos africanos de serem humilhados em países que não os querem.(NO CONTINENTE AFRICANO, 2019).


A região descrita no texto recebe o nome de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

763Q679485 | História e Geografia de Estados e Municípios, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Na História do Brasil, o Paraná foi palco de algumas revoltas e levantes. Em 1912, teve inicio um conflito na região com contexto de um duelo entre habitantes empobrecidos que se situavam às proximidades dos rios Uruguai, Pelotas, Iguaçu e Negro, contra as forças oficiais. Esse conflito só acabou em 1916 e a disputa estava entre o Paraná e Santa Catarina.


O nome dado a esse conflito foi
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

764Q679494 | Educação Física, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), tem-se observado que a inatividade física é grande fator de risco em termos de mortalidade mundial e obesidade. Se estima que a inatividade física é a causa principal de, aproximadamente, 21% a 25% de casos de câncer de mama e de cólon, e 27% dos casos de diabetes e, aproximadamente, 30% de carga de cardiopatia isquêmica. (DE ACORDO, 2019).


Com base nos estudos da OMS, marque V nas afirmativas que se referem aos benefícios referidos com a prática de atividade física de forma adequada e regular e com F, as que não se referem.
( ) Redução dos riscos de hipertensão, cardiopatias e obesidade. ( ) Redução dos riscos de acidente cerebrovascular e diabetes. ( ) Valorização da saúde e dos padrões estéticos. ( ) Valorização da saúde e potencialização da libido. ( ) Valorização da saúde e conscientização da necessidade de um equilíbrio calórico na dieta alimentar.

A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

765Q679495 | Educação Física, Alongamento, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

O alongamento nas atividades físicas de ginástica tem como finalidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

766Q949334 | Português, Interpretação de Textos, Português, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão:

Viver em cima do muro é prejudicial à saúde
Élida Ramirez
Ocre. Sempre me incomodou essa cor. Sabe aquele marrom amarelado? O tal burro fugido? Exato isso! Quando vejo alguém com roupa ocre, tenho maior aflição. Certa feita, entrei em um consultório médico to-di-nho ocre. Paredes, chão, quadros. Tive uma gastura horrorosa. A sensação é que o ocre existe no dilema de não ser amarelo nem marrom. Invejando o viço das outras colorações definidas e nada fazendo para mudar sua tonalidade. Isso explica meu desconforto. O ocre, para mim, ultrapassa o sentido de cor. Ele dá o tom da existência do viver em cima do muro. E conviver com gente assim é um transtorno.
É fato que a tal “modernidade líquida”, definida por Bauman, favorece o comportamento. Pensemos. Segundo o sociólogo, a globalização trouxe o encurtamento das distâncias, borrando fronteiras. E, ao reconfigurar esses limites geográficos, mudou a concepção de si do sujeito bem como sua relação com as instituições. Muito rapidamente houve um esfacelamento de estruturas rígidas como a família e o estado. Essa mudança do sólido para líquido detonou o processo de individualização generalizado no mundo ocidental reforçando o conceito de que “Nada é para durar” (Bauman). Então, desse jeito dá para ser mutante pleno nesse viver em cima do muro. Nem amarelo ou marrom. Ocre. Por isso, discursos ocos de pessoas com personalidades fluidas ganham espaço. E vão tomando a forma do ambiente, assim como a água. Uma fusão quase nebulosa que embaça o comprometimento.
Nota-se ainda certo padrão do viver em cima do muro. Como uma receitinha básica. Vejam só: Misture meias palavras em um discurso politicamente correto. Inclua, com ar de respeito, a posição contrária. Cozinhe em banho-maria. Deixe descansar, para sempre, se puder. Se necessário, volte ao fogo brando. Não mexa mais. Sirva morno. Viu? Simples de fazer. Difícil é digerir.
É porque, na prática, a legião de ocres causa a maior complicação. Quem vive do meio de campo, sem decidir sua cor publicamente, não tem o inconveniente de arcar com as escolhas. Quase nunca se tornará um desafeto. Fará pouco e, muitas vezes, será visto com um sujeito comedido. Quem não escolhe tem mais liberdade para mudar de ideia. Não fica preso ao dito anteriormente. Exatamente porque não disse nada. Não se comprometeu com nada. Apenas proferiu ideias genéricas e inconclusivas estando liberado para transitar por todos os lados, segundo sua necessidade. Ao estar em tudo não estando em nada, seja para evitar responsabilidades, não se expor à crítica ou fugir de polêmicas, o em cima do muro se esconde, sobrecarrega e expõe aqueles que bancam opiniões.
Portanto, conviver com quem não toma posição, de forma crônica, atrasa a vida. Ao se esquivar de escolher, o indivíduo condena o outro a fazê-lo em seu lugar. Reconheço que, às vezes, a gente leva tempo para se decidir por algo. Todos temos medos que nos impedem de agir. Mas ouso dizer: nunca tomar partido nas situações é covardia. Parece, inclusive, que o viver em cima do muro é mais confortável que a situação do mau-caráter. É que o sacana, ao menos, se define. Embora atue na surdina, sua ação reflete um posicionamento. Já o indefinido, não. Ele vive na toada do alheio. E, curiosamente, também avacalha o próprio percurso por delegar ao outro a sua existência.
Recorro outra vez a Bauman para esclarecer: “Escapar da incerteza é um ingrediente fundamental presumido, de todas e quaisquer imagens compósitas da felicidade genuína, adequada e total, sempre parece residir em algum lugar à frente”. Por isso, atenção! Viver em cima do muro é prejudicial à sua própria saúde. Facilita a queda e impede novos caminhos. Um deles, o da alegria de poder ser. Talvez seja isso a que Bauman se refere quando trata da fuga da incerteza para alcançar a felicidade genuína. E, pensando bem, desconheço imagem de alegria predominantemente ocre.
Texto adaptado e disponível em: https://www.revistabula.com/16514-viver-em-cima-do-muro-e-prejudicial-a-saude/. Acesso em 14 de ago. 2018.
O texto permite afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

767Q687961 | Filosofia, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO

Em Atenas, a forma de poder político que antecedeu a democracia foi a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

768Q942941 | Física, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO

Atletas devem ter uma alimentação rica em proteínas e carboidratos. Assim, devem consumir, preferencialmente, os seguintes tipos de alimentos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

769Q949882 | História, Antiguidade Ocidental Gregos, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

[...] Nossa constituição não copia as leis de outros estados; nós somos um modelo para os outros e não imitadores. Nossa administração favorece aos 'muitos' ao invés dos 'poucos' e é por isso que é chamada de democracia. [...]
O fragmento de texto é um trecho do discurso preferido por Péricles, quando da Guerra do Peloponeso, em 431 a.C. O discurso de Péricles, presente na obra “História da Guerra do Peloponeso”, foi reproduzido por qual historiador grego?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

770Q942972 | Geografia, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
Um barco que veleje nesse infomar Que aproveite a vazante da infomaré Que leve meu e-mail até Calcutá Depois de um hot-link Num site de Helsinque Para abastecer
Eu quero entrar na rede Promover um debate Juntar via Internet Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut acessar O chefe da Macmilícia de Milão Um hacker mafioso acaba de soltar Um vírus pra atacar programas no Japão
Eu quero entrar na rede pra contactar Os lares do Nepal, os bares do Gabão Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar
(GIL, G. Pela Internet. Álbum Quanta. 1995.)
Com base na letra da composição de Gilberto Gil e nos conhecimentos sobre a sociedade de massas e o desenvolvimento tecnológico, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

771Q949921 | Geografia, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Certa massa de um gás ideal, sob pressão de 2 atm, ocupa um volume de 10 litros à temperatura de 37 °C. Sob estas condições, o volume ocupado pelo gás a 200 °C, sob pressão de 4 atm será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

772Q949936 | Inglês, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Can talking on a mobile phone be hazardous to your health? It is difficult to know for sure. Some research suggests that heavy users of mobile phones are at a greater risk of developing cancerous brain tumours. However, many other studies suggest there are no links between cancer and mobile phone use.

The main problem with the current research is that mobile phones have only been popular since the 1990s. As a result, it is impossible to study long-term exposure to mobile phones. This concerns many health professionals who point out that certain cancers can take over twenty years to develop. Another concern about these studies is that many have been funded by the mobile phone industry or those who benefit from it.

Over five billion people now use mobile phones on a daily basis, and many talk for more than an hour a day. Mobile phone antennas are similar to microwave ovens. While both rely on electromagnetic radiation (EMR), the radio waves in mobile phones are lower in frequency. Microwave ovens have radio wave frequencies that are high enough to cook food, and they are also known to be dangerous to human tissues like those in the brain. The concern is that the lowerfrequency radio waves that mobile phones rely on may also be dangerous. It seems logical that holding a heat source near your brain for a long period of time is a potential health hazard.

Some researchers believe that other types of wireless technology may also be dangerous to human health, including cordless phones, wireless gaming consoles, and laptop or tablet computers with wireless connections. They suggest replacing all cordless and wireless devices with wired ones where possible. They also say that many cordless phones can emit dangerous levels of Electromagnetic Radiation even when they are not in use. They even suggest keeping electronic devices such as desktop and tablet computers out of the bedroom, or at least six feet from the head while we're sleeping.

A growing number of health professionals worldwide are recommending that mobile phone users err on the side of caution until more definitive studies can be conducted. They use the example of tobacco to illustrate the potential risks. Many years ago, people smoked freely and were not concerned about the effects of cigarettes on their health. Today, people know that cigarettes cause lung cancer, though it is still unknown exactly how or why. Some doctors fear that the same thing will happen with mobile phones. In May 2016, the UK's Independent newspaper reported on research by the US government's National Toxicology Program that showed a slight increase in brain tumours among rats exposed to the type of radio frequencies commonly emitted by mobile phones. This doesn't prove that mobile phones can cause brain tumours in humans, but it does show that it's possible. As a result, many experts now recommend texting or using head sets or speaker phones instead of holding a mobile phone to the ear.

(Source: https://www.englishclub.com/reading/health/cell-phone.htm)

Assinale a alternativa características do simbolismo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

773Q949940 | Inglês, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Can talking on a mobile phone be hazardous to your health? It is difficult to know for sure. Some research suggests that heavy users of mobile phones are at a greater risk of developing cancerous brain tumours. However, many other studies suggest there are no links between cancer and mobile phone use.

The main problem with the current research is that mobile phones have only been popular since the 1990s. As a result, it is impossible to study long-term exposure to mobile phones. This concerns many health professionals who point out that certain cancers can take over twenty years to develop. Another concern about these studies is that many have been funded by the mobile phone industry or those who benefit from it.

Over five billion people now use mobile phones on a daily basis, and many talk for more than an hour a day. Mobile phone antennas are similar to microwave ovens. While both rely on electromagnetic radiation (EMR), the radio waves in mobile phones are lower in frequency. Microwave ovens have radio wave frequencies that are high enough to cook food, and they are also known to be dangerous to human tissues like those in the brain. The concern is that the lowerfrequency radio waves that mobile phones rely on may also be dangerous. It seems logical that holding a heat source near your brain for a long period of time is a potential health hazard.

Some researchers believe that other types of wireless technology may also be dangerous to human health, including cordless phones, wireless gaming consoles, and laptop or tablet computers with wireless connections. They suggest replacing all cordless and wireless devices with wired ones where possible. They also say that many cordless phones can emit dangerous levels of Electromagnetic Radiation even when they are not in use. They even suggest keeping electronic devices such as desktop and tablet computers out of the bedroom, or at least six feet from the head while we're sleeping.

A growing number of health professionals worldwide are recommending that mobile phone users err on the side of caution until more definitive studies can be conducted. They use the example of tobacco to illustrate the potential risks. Many years ago, people smoked freely and were not concerned about the effects of cigarettes on their health. Today, people know that cigarettes cause lung cancer, though it is still unknown exactly how or why. Some doctors fear that the same thing will happen with mobile phones. In May 2016, the UK's Independent newspaper reported on research by the US government's National Toxicology Program that showed a slight increase in brain tumours among rats exposed to the type of radio frequencies commonly emitted by mobile phones. This doesn't prove that mobile phones can cause brain tumours in humans, but it does show that it's possible. As a result, many experts now recommend texting or using head sets or speaker phones instead of holding a mobile phone to the ear.

(Source: https://www.englishclub.com/reading/health/cell-phone.htm)

Considering the text, fill the parenthesis with T (true) or F (false):
( ) One of the problems of current research on the hazards of mobile phones is that they have been popular for too long, which creates a lot of data do be analyzed. ( ) Regarding the risks mobile phones can pose to our health, health professionals worldwide believe it is better to be cautious until more conclusive research is conducted. ( ) The frequency used by mobile phones is significantly higher than the frequency of microwaves, hence the health problems. ( ) Health professionals use the example of the tobacco industry to illustrate that mobile phones can be dangerous, even though research is still not conclusive on that.
The correct sequence, from top to bottom is:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

774Q943029 | Sociologia, Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão.

As análises sociológicas de Émile Durkheim, ao mesmo tempo que demonstram a intenção em emancipar a sociologia das outras ciências, indicam a preocupação com as crises e problemas de sua época, ou o que esse autor denominou de estado de anomia da sociedade industrial. Em sua obra As Regras do Método Sociológico, Durkheim estabelece o método e o objeto de estudo da Sociologia. O domínio de toda a ciência deve corresponder ao universo empírico e se preocupar apenas com essa realidade, ou seja, o estudo metódico que conduz ao estabelecimento de leis explicativas dos fenômenos. A Sociologia seria uma ciência no meio de outras ciências positivas.

(Adaptado de: RODRIGUES, J. A. (Org.). Émile Durkheim: sociologia. São Paulo: Ática, 1978. p.19-21; MARTINS, C. B. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1982. p.50-51.)
Com base no texto e nos conhecimentos sociológicos de Durkheim sobre o estado de anomia da sociedade industrial, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

775Q949953 | Educação Artística, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Sobre a utilização de materiais e técnicas na arte contemporânea, assinale o que for correto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

776Q949954 | Artes Cênicas, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o trecho abaixo e as proposições:
“No início do século XX d.c. o mundo passava por grandes conflitos. A teoria da psicanálise de Freud influenciava as artes, as revoluções e conflitos políticos criavam tensões sociais que culminariam em duas guerras mundiais e, nesse contexto turbulento, os músicos do Romantismo davam sinais de querer se libertar das formas estabelecidas pelos clássicos.” (Arte / vários autores. – Curitiba: SEED-PR, 2006. – 336 p.)
I - Apesar dos limites entre elas não serem claros, tanto musical quanto teoricamente, há principalmente três subdivisões da música pós-tonal: a música atonal livre, a música de doze sons, e a música cêntrica (construída sobre uma nota central, mas não existem as funções harmônicas associadas com a tonalidade tradicional). II - Arnold Shöemberg (1874-1951), inovou criando novas formas de composição. É o mais conhecido representante do sistema dodecafônico, que consiste em se utilizar as doze notas da escala cromática (tons e semitons), fazendo com que nenhuma nota tenha mais importância do que a outra. Mesmo parecendo uma música estranha aos ouvidos desacostumados, ela marcou profundamente o século XX. III - Wolfgang Amadeus Mozart é um dos três grandes compositores do período, conhecidos como “Primeira Escola de Viena”, juntamente com Franz Joseph Haydn e Ludwig van Beethoven. IV - Talvez o aspecto mais caracteristicamente original da música do século XX está relacionado ao seu ritmo. Os vários procedimentos usados possuem um forte contraste com a métrica regular da prática musical comum com seus padrões rítmicos e funcionais (por exemplo, marcha ou dança) e frases regulares de quatro compassos.
Sobre a música moderna pós-tonal estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

777Q949449 | Química, Transformações Químicas, Química, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Nanotecnologia pode ser entendida como o conjunto de procedimentos utilizados para a manipulação da matéria, numa escala atômica e molecular. Na prática, trata da criação de novos materiais, novos produtos e processos levando-se em consideração a capacidade moderna de ver e manipular átomos e moléculas. Da ficção para a realidade a nanotecnologia já está presente em nosso cotidiano, em transistores, produtos esportivos, biotecnologia, roupas inteligentes, etc. Os nanotubos de carbono, em particular, são folhas de grafeno enroladas para formar uma peça cilíndrica com diâmetro de 1nm. As afirmativas abaixo tratam do carbono e suas ligações.
I. Nanotubos de carbono são variedades alotrópicas do carbono, assim como o diamante e o buckminsterfulereno.
II. A combustão completa de nanotubo de carbono resulta em gás carbônico.
III. Nanotubos de carbono podem ser classificados como substâncias compostas. Eles sofrem reação de decomposição formando novas substâncias.
IV. Enquanto no diamante, cada átomo de carbono é rodeado tetraedricamente por outros quatro átomos de carbono, na grafita, cada átomo de carbono encontra-se ligado a três outros átomos de carbono. Essas condições conduzem à formação de um cristal molecular, no diamante e placas de hexágonos, na grafita.
V. O carbono é um ametal que faz quatro ligações covalentes para adquirir estabilidade, como é o caso da molécula de metano.
É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

778Q949974 | História, Guerra Fria e seus desdobramentos, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Os meios de comunicação evoluíram muito desde o final do século XIX, com a invenção do telefone fixo, do rádio, da televisão, do telefone celular e principalmente, da rede mundial de computadores, a internet. As telecomunicações por meio de satélites, assim como os modernos meios de transportes, estão entre os grandes responsáveis pela formação do que chamamos economia – mundo. Se quiser saber a importância das tecnologias da telecomunicação e da informação, experimente “viver sem elas”. A afirmação não é exagerada. Identifique abaixo as alternativas que confirmam as colocações acima.
I. As novas formas de comunicação a distância deram caráter quase instantâneo às conexões em qualquer lugar da Terra. II. O acesso a este tipo de comunicação, atende as necessidades da população em qualquer canto da Terra a custo baixíssimo, em muitos deles chega a zero. III. A internet, revolucionou às formas de comunicação e o acesso a informação. Organismos internacionais, jornais, revistas, governos locais mantém sites que permitem o acesso a notícias, artigos e estatísticas. IV. Por correio eletrônico (e-mail), é possível comunicar-se ou realizar negócios com pessoas ou Empresas em qualquer lugar do mundo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

779Q679383 | Geografia, Conceitos Demográficos, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

O envelhecimento da população é um forte processo constatado em vários países do mundo, inclusive no Brasil.
Como consequência do aumento do número de idosos no país, ocorre:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

780Q949979 | Português, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas traz um grande desafio aos países.
Os programas realizados nos últimos anos permitiram avanços significativos, contudo a situação global ainda é alarmante: 1 em cada 9 pessoas é subnutrida.
Especialistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas preveem que as variações nos próximos anos impactarão a agricultura e a produção de alimentos em todo o mundo, agravando substancialmente o problema. Com uma perspectiva tão complexa e restrita, como garantir a sobrevivência das futuras gerações?
A chamada agropecuária tradicional tem dado passos importantes para se adaptar a essa nova realidade, mas não há dúvida de que a escolha pela produção agroecológica de alimentos pode trazer a resposta mais adequada a esse cenário.
A agroecologia integra conhecimentos científicos e saberes tradicionais na construção de sistemas agrícolas de baixo impacto ambiental e alta capacidade de resiliência.
Essa abordagem propõe uma dinâmica de produção de acordo com as características dos ecossistemas, com o uso e a conservação dos recursos naturais. As estratégias de cultivo são fundamentadas a partir do equilíbrio dos componentes do solo, com a recuperação da fertilidade e sem a necessidade de agrotóxicos.
É importante destacar que a produção agroecológica não se restringe à área rural e também influencia hábitos na cidade. A crescente demanda por uma vida saudável nos centros urbanos estimula, por exemplo, a criação de hortas comunitárias com produção de verduras e hortaliças sem uso de agrotóxicos.
No Brasil, as grandes proporções territoriais e a diversidade de biomas tornam-se uma oportunidade e um desafio para a implantação de políticas orientadas à produção agroecológica. Existem no país diversas redes que aderiram a práticas sustentáveis e integradas na produção e comercialização de alimentos.
Para o fortalecimento e ampliação dessas redes, a sociedade civil organizada requisitou a elaboração de um programa que aumentasse a escala de produção e a oferta de alimentos saudáveis. Em 2013, atendendo a esse desejo, foi criado o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo).
Também nesse sentido, surgiu o Programa de Fortalecimento e Ampliação das Redes de Agroecologia, Extrativismo e Produção Orgânica (Ecoforte), com o qual se buscou integrar o investimento social privado às políticas públicas com foco territorial, associando ações de pesquisa, extensão, produção, comercialização, consumo e certificação orgânica.
Ações articuladas da sociedade civil, somadas ao incentivo de políticas públicas por meio de programas e linhas de crédito, fortalecem às organizações agroecológicas, geram renda no campo e nas cidades, promovem segurança alimentar e hídrica e dinamizam os territórios.
Contribuem, também, para que um número maior de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, extrativistas e suas organizações se interessem por conhecer e participar desse ciclo virtuoso de desenvolvimento sustentável, proporcionando uma alimentação mais saudável aos brasileiros e ao mundo.

Folha de São Paulo, ASCLEPIUS RAMATIZ é presidente da Fundação Banco do Brasil. Graduado em direito, possui
MBA em negócios internacionais, 12 set. 2017, com adaptações).
Assinale o que for incorreto sobre o regime militar no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.