Questões de Concursos UNICENTRO

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761Q949352 | Inglês, Inglês, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Texto associado.
Tech users have long questioned whether mobile devices and smart speakers eavesdrop on their private conversations. Apple answered that question Tuesday with a resounding no.
In a letter to federal lawmakers, the tech giant insisted that iPhones do not listen to what users are saying and said third-party app developers don't have access to audio data.
"iPhone doesn't listen to consumers except to recognize the clear, unambiguous audio trigger 'Hey Siri,'" Timothy Powderly, Apple's director of Federal Government Affairs, wrote in the letter, which was obtained by CNN.
"The customer is not our product, and our business model does not depend on collecting vast amounts of personally identifiable information to enrich targeted profiles marketed to advertisers," he added.

Disponível em <https://money.cnn.com/2018/08/08/technology/apple-iphone-listening/index.html>. Acesso em 08 de ago. 2018.
According to the text
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762Q942972 | Geografia, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
Um barco que veleje nesse infomar Que aproveite a vazante da infomaré Que leve meu e-mail até Calcutá Depois de um hot-link Num site de Helsinque Para abastecer
Eu quero entrar na rede Promover um debate Juntar via Internet Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut acessar O chefe da Macmilícia de Milão Um hacker mafioso acaba de soltar Um vírus pra atacar programas no Japão
Eu quero entrar na rede pra contactar Os lares do Nepal, os bares do Gabão Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar
(GIL, G. Pela Internet. Álbum Quanta. 1995.)
Com base na letra da composição de Gilberto Gil e nos conhecimentos sobre a sociedade de massas e o desenvolvimento tecnológico, assinale a alternativa correta.
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763Q949921 | Geografia, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Certa massa de um gás ideal, sob pressão de 2 atm, ocupa um volume de 10 litros à temperatura de 37 °C. Sob estas condições, o volume ocupado pelo gás a 200 °C, sob pressão de 4 atm será:
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764Q949929 | História, Revolução Industrial, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

São considerados expoentes da Reforma Religiosa no Ocidente europeu, exceto:
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765Q679386 | Geografia, Energia, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A possibilidade de esgotamento das reservas mundiais de petróleo tornou-se uma preocupação mundial e a busca por novas fontes de energia é um desafio para os cientistas. Sem elas, o mundo moderno não terá como manter seu arsenal tecnológico.
Em relação a esse problema, pode-se considerar:
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766Q950000 | Biologia, A herança dos grupos sanguíneos, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Na espécie humana, mecha branca nos cabelos e sardas são manifestações associadas a genes dominantes. Um indivíduo com mecha branca e sardento, cujo pai não tinha mecha branca ,nem sardas, casou-se com uma mulher de fenótipo igual ao do sogro, originando F1 em proporções genotípica e fenotípica iguais a de experimentos mendelianos.
Considerando-se essas informações, é correto afirmar, em relação à herança de sardas e de mecha branca nos cabelos,que
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767Q949519 | Geografia, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Dizer que o Capitalismo é uma economia de mercado define muitas de suas características. Entre elas fica definido que a maior parte da produção tem como destino a venda; quem vende espera o lucro para comprar outros produtos; todo produto produzido recebe o nome de mercadoria. Diante destas afirmativas, assinale as características da mercadoria.
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768Q679485 | História e Geografia de Estados e Municípios, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Na História do Brasil, o Paraná foi palco de algumas revoltas e levantes. Em 1912, teve inicio um conflito na região com contexto de um duelo entre habitantes empobrecidos que se situavam às proximidades dos rios Uruguai, Pelotas, Iguaçu e Negro, contra as forças oficiais. Esse conflito só acabou em 1916 e a disputa estava entre o Paraná e Santa Catarina.


O nome dado a esse conflito foi
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769Q942924 | Geografia, Conceitos Demográficos, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO

O quantitativo populacional de um território pode ser medido de duas formas principais: número de habitantes por unidade de área e número de habitantes independentemente do tamanho do território.
Assinale a alternativa que apresenta, correta e respectivamente, cada uma dessas formas.
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770Q679502 | História, Medievalidade Europeia, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Levando-se em consideração que a sociedade medieval era baseada em uma estrutura bem hierarquizada e estruturada em valores, a formação social pode ser assim representada:
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771Q679505 | História, Brasil Monárquico Segundo Reinado 1831 1889, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

As rebeliões regenciais resultaram de um momento histórico brasileiro no qual se discutiam a forma de governo e o regime político que deveria ser implantado, além das necessidades de mudanças sociais.
Nesse contexto, duas revoltas ocorridas no período foram
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772Q949865 | Educação Física, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Pensando na associação entre o esporte e a mídia, em especial a televisão, é INCORRETO afirmar que:
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773Q949872 | Física, Dinâmica, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Uma partícula de massa 1,0 kg realiza um movimento retilíneo uniformemente variado. Em um percurso de 8,0 metros sua velocidade varia de 6,0 m/s a 10,0 m/s. O módulo da força resultante que age sobre a partícula será:
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774Q949884 | Português, Interpretação de Textos, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder a questão


O ambiente escolar é um excelente laboratório para a vida adulta de nossas crianças e adolescentes. Entre inúmeras virtudes, a escola desenvolve resiliência às frustrações e propicia a convivência com a diversidade, pois é um espaço de aprendizado e alegria.

Ademais, a escola tem legitimidade e autoridade intelectual e moral para ser um agente de transformação dacomunidade na qual está inserida. Desgraçadamente, no entanto, não é isso que ocorre em uma boa parte de nossos estabelecimentos de ensino. Mesmo reconhecida por uma maioria como a “nova riqueza das nações”, a escola, no Brasil, tem sido exacerbadamente o espaço de frequentes agressões físicas e morais, muito acima da média mundial, como bem demonstram estatísticas comparativas internacionais.

Sem forças para reverter uma dura realidade boa parte de nossas escolas é um escoadouro das mazelas sociais e éticas. Destarte, vivenciam-se a violência física e o bullying, cuja frequência e intensidade indicam o quanto a escola está moralmente comprometida, como decorrência da falta de regras claras e de punição adequada, conflitos mal resolvidos e ausência de uma cultura mais humana no colégio ou em casa.

[...] Além disso, nos últimos anos temos passado por um agravamento de toda essa problemática, uma vez que o Brasil vivencia a imbricação de três graves crises: econômica, política e, a mais avassaladora delas, a crise moral. E, como professa Aristóteles, “o homem guiado pela ética é o melhor dos animais; quando sem ela, é o pior”.

Assim, quando os valores, virtudes, mérito, dedicação aos estudos e ao trabalho duro são relegados por uma boa parcela de nossos políticos e da população, cabe à pergunta: que força tem a escola para romper os grilhões de violências físicas e morais? Quando o entorno é conflagrado, a agressividade e a intimidação adentram as escolas – se não for pelas portas ou pelas janelas, será pelas frestas. E como estancar essa invasão indesejada e deletéria?[...] Um bom educador é comprometido com a sua comunidade escolar, pois ele carrega dentro de si a chama esplendorosa do entusiasmo em promover o ser humano nos espectros ético, cognitivo, social e espiritual. (Gazeta do Povo, Jacir J. Venturi, coordenador da Universidade Positivo, 10 set. 2017, com adaptações)

Na Roma antiga, por não possuir partidos políticos, era comum uma prática eleitoreira de certos políticos que consistia em privilegiar um conjunto de indivíduos dependentes, em troca de seus votos. Essa prática ficou conhecida como:
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775Q949886 | Português, Figuras de Linguagem, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder a questão


O ambiente escolar é um excelente laboratório para a vida adulta de nossas crianças e adolescentes. Entre inúmeras virtudes, a escola desenvolve resiliência às frustrações e propicia a convivência com a diversidade, pois é um espaço de aprendizado e alegria.

Ademais, a escola tem legitimidade e autoridade intelectual e moral para ser um agente de transformação dacomunidade na qual está inserida. Desgraçadamente, no entanto, não é isso que ocorre em uma boa parte de nossos estabelecimentos de ensino. Mesmo reconhecida por uma maioria como a “nova riqueza das nações”, a escola, no Brasil, tem sido exacerbadamente o espaço de frequentes agressões físicas e morais, muito acima da média mundial, como bem demonstram estatísticas comparativas internacionais.

Sem forças para reverter uma dura realidade boa parte de nossas escolas é um escoadouro das mazelas sociais e éticas. Destarte, vivenciam-se a violência física e o bullying, cuja frequência e intensidade indicam o quanto a escola está moralmente comprometida, como decorrência da falta de regras claras e de punição adequada, conflitos mal resolvidos e ausência de uma cultura mais humana no colégio ou em casa.

[...] Além disso, nos últimos anos temos passado por um agravamento de toda essa problemática, uma vez que o Brasil vivencia a imbricação de três graves crises: econômica, política e, a mais avassaladora delas, a crise moral. E, como professa Aristóteles, “o homem guiado pela ética é o melhor dos animais; quando sem ela, é o pior”.

Assim, quando os valores, virtudes, mérito, dedicação aos estudos e ao trabalho duro são relegados por uma boa parcela de nossos políticos e da população, cabe à pergunta: que força tem a escola para romper os grilhões de violências físicas e morais? Quando o entorno é conflagrado, a agressividade e a intimidação adentram as escolas – se não for pelas portas ou pelas janelas, será pelas frestas. E como estancar essa invasão indesejada e deletéria?[...] Um bom educador é comprometido com a sua comunidade escolar, pois ele carrega dentro de si a chama esplendorosa do entusiasmo em promover o ser humano nos espectros ético, cognitivo, social e espiritual. (Gazeta do Povo, Jacir J. Venturi, coordenador da Universidade Positivo, 10 set. 2017, com adaptações)

Gramaticalmente, recorremos a diferentes elementos para imprimir posicionamento ao nosso discurso. Ao analisar os trechos a seguir, assinale a alternativa em que o termo em destaque exprime, explicitamente, posicionamento por parte do autor.
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776Q949648 | Biologia, Biomas brasileiros, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Segundo o modelo de DNA proposto por James Watson e Francis Crick, a molécula é formada por duas longas cadeias dispostas em forma de dupla hélice. Dada cadeia apresenta uma sequência de nucleotídeos formadas por um grupo fosfato, uma desoxirribose e uma base nitrogenada que pode ser de quatro tipos:
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777Q949936 | Inglês, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Texto associado.
Can talking on a mobile phone be hazardous to your health? It is difficult to know for sure. Some research suggests that heavy users of mobile phones are at a greater risk of developing cancerous brain tumours. However, many other studies suggest there are no links between cancer and mobile phone use.

The main problem with the current research is that mobile phones have only been popular since the 1990s. As a result, it is impossible to study long-term exposure to mobile phones. This concerns many health professionals who point out that certain cancers can take over twenty years to develop. Another concern about these studies is that many have been funded by the mobile phone industry or those who benefit from it.

Over five billion people now use mobile phones on a daily basis, and many talk for more than an hour a day. Mobile phone antennas are similar to microwave ovens. While both rely on electromagnetic radiation (EMR), the radio waves in mobile phones are lower in frequency. Microwave ovens have radio wave frequencies that are high enough to cook food, and they are also known to be dangerous to human tissues like those in the brain. The concern is that the lowerfrequency radio waves that mobile phones rely on may also be dangerous. It seems logical that holding a heat source near your brain for a long period of time is a potential health hazard.

Some researchers believe that other types of wireless technology may also be dangerous to human health, including cordless phones, wireless gaming consoles, and laptop or tablet computers with wireless connections. They suggest replacing all cordless and wireless devices with wired ones where possible. They also say that many cordless phones can emit dangerous levels of Electromagnetic Radiation even when they are not in use. They even suggest keeping electronic devices such as desktop and tablet computers out of the bedroom, or at least six feet from the head while we're sleeping.

A growing number of health professionals worldwide are recommending that mobile phone users err on the side of caution until more definitive studies can be conducted. They use the example of tobacco to illustrate the potential risks. Many years ago, people smoked freely and were not concerned about the effects of cigarettes on their health. Today, people know that cigarettes cause lung cancer, though it is still unknown exactly how or why. Some doctors fear that the same thing will happen with mobile phones. In May 2016, the UK's Independent newspaper reported on research by the US government's National Toxicology Program that showed a slight increase in brain tumours among rats exposed to the type of radio frequencies commonly emitted by mobile phones. This doesn't prove that mobile phones can cause brain tumours in humans, but it does show that it's possible. As a result, many experts now recommend texting or using head sets or speaker phones instead of holding a mobile phone to the ear.

(Source: https://www.englishclub.com/reading/health/cell-phone.htm)

Assinale a alternativa características do simbolismo.
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778Q943027 | Sociologia, Karl Marx e as Classes Sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Com base nos conhecimentos da sociologia de Karl Marx sobre a relação entre existência e consciência, assinale a alternativa correta.
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779Q949979 | Português, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2017

Texto associado.
Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e promover a agricultura sustentável. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas traz um grande desafio aos países.
Os programas realizados nos últimos anos permitiram avanços significativos, contudo a situação global ainda é alarmante: 1 em cada 9 pessoas é subnutrida.
Especialistas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas preveem que as variações nos próximos anos impactarão a agricultura e a produção de alimentos em todo o mundo, agravando substancialmente o problema. Com uma perspectiva tão complexa e restrita, como garantir a sobrevivência das futuras gerações?
A chamada agropecuária tradicional tem dado passos importantes para se adaptar a essa nova realidade, mas não há dúvida de que a escolha pela produção agroecológica de alimentos pode trazer a resposta mais adequada a esse cenário.
A agroecologia integra conhecimentos científicos e saberes tradicionais na construção de sistemas agrícolas de baixo impacto ambiental e alta capacidade de resiliência.
Essa abordagem propõe uma dinâmica de produção de acordo com as características dos ecossistemas, com o uso e a conservação dos recursos naturais. As estratégias de cultivo são fundamentadas a partir do equilíbrio dos componentes do solo, com a recuperação da fertilidade e sem a necessidade de agrotóxicos.
É importante destacar que a produção agroecológica não se restringe à área rural e também influencia hábitos na cidade. A crescente demanda por uma vida saudável nos centros urbanos estimula, por exemplo, a criação de hortas comunitárias com produção de verduras e hortaliças sem uso de agrotóxicos.
No Brasil, as grandes proporções territoriais e a diversidade de biomas tornam-se uma oportunidade e um desafio para a implantação de políticas orientadas à produção agroecológica. Existem no país diversas redes que aderiram a práticas sustentáveis e integradas na produção e comercialização de alimentos.
Para o fortalecimento e ampliação dessas redes, a sociedade civil organizada requisitou a elaboração de um programa que aumentasse a escala de produção e a oferta de alimentos saudáveis. Em 2013, atendendo a esse desejo, foi criado o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo).
Também nesse sentido, surgiu o Programa de Fortalecimento e Ampliação das Redes de Agroecologia, Extrativismo e Produção Orgânica (Ecoforte), com o qual se buscou integrar o investimento social privado às políticas públicas com foco territorial, associando ações de pesquisa, extensão, produção, comercialização, consumo e certificação orgânica.
Ações articuladas da sociedade civil, somadas ao incentivo de políticas públicas por meio de programas e linhas de crédito, fortalecem às organizações agroecológicas, geram renda no campo e nas cidades, promovem segurança alimentar e hídrica e dinamizam os territórios.
Contribuem, também, para que um número maior de agricultores familiares, assentados da reforma agrária, extrativistas e suas organizações se interessem por conhecer e participar desse ciclo virtuoso de desenvolvimento sustentável, proporcionando uma alimentação mais saudável aos brasileiros e ao mundo.

Folha de São Paulo, ASCLEPIUS RAMATIZ é presidente da Fundação Banco do Brasil. Graduado em direito, possui
MBA em negócios internacionais, 12 set. 2017, com adaptações).
Assinale o que for incorreto sobre o regime militar no Brasil.
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780Q679394 | História, Medievalidade Europeia, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

As vilas e as cidades cresceram tão rapidamente, que, por volta do século XIV, em algumas regiões, metade da população havia sido deslocada para as atividades comerciais e artesanais. Muitos centros urbanos tomaram impulso a partir das antigas vilas e cidades, enquanto outros surgiram espontaneamente nos locais mais bem situados. (VICENTINO, 2019).
Em relação ao texto e tendo como referência os conhecimentos sobre a transição do feudalimo para o capitalismo, marque V ou F, conforme as afirmativas sejam verdadeiras ou falsas.
( ) As atividades comerciais e artesanais, intensificadas nos centros urbanos, representavam práticas ameaçadoras à continuidade da economia feudal. ( ) Os senhores feudais reivindicavam o direito de cobrança de pesados tributos aos mercadores das cidades localizadas nos seus territórios, resultando na eclosão de conflitos e de resistência armada. ( ) A sociedade de ordens teve suas bases progressivamente enfraquecidas a partir do processo de crescimento da população urbana e do fortalecimento dos mercadores com a expansão das transações comerciais. ( ) Servos e camponeses atacaram as áreas urbanas, por entenderem que as atividades ali desenvolvidas ameaçavam seu direito de propriedade sobre as terras cultiváveis. ( ) As corporações de mercadores, ou guildas, admitiam a livre concorrência e a liberação de preços dos produtos comercializados em cidades e feiras locais.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
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