Início

Questões de Concursos UNICENTRO

Resolva questões de UNICENTRO comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


801Q942921 | Física, Física, UNICENTRO, UNICENTRO

Sobre o modelo atômico de Bohr, considere as afirmativas a seguir.
I. O elétron se movimenta em órbitas circulares em torno do núcleo atômico devido à ação da força de atração gravitacional. II. O elétron no átomo, ao passar de um estado de maior energia para um outro estado com energia menor, perde energia. A frequência do fóton emitido é independente da frequência do movimento orbital do elétron. III. Quando o elétron se encontra em uma órbita estável, não há emissão de energia, ou seja, o elétron não irradia. IV. As órbitas permitidas para os elétrons são aquelas em que o momento angular orbital do elétron é um múltiplo inteiro de h/2π , onde h é a constante de Planck.
Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

802Q949619 | Sociologia, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

A doutrina, desenvolvida a partir da década de 1970, que defende a absoluta liberdade de mercado e uma restrição à intervenção estatal sobre a economia, só devendo esta ocorrer em setores imprescindíveis e ainda assim num grau mínimo, recebe o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

803Q679373 | Física, Dinâmica, Física, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Isaac Newton levantou a hipótese de que, se um corpo fosse lançado sucessivas vezes, horizontalmente, de um ponto próximo à superfície terrestre, com velocidade de módulo cada vez maior, chegaria a uma situação em que esse corpo entraria em órbita, permanecendo indefinidamente sob a ação da gravidade. Considerando-se o módulo da aceleração da gravidade nas proximidades da superfície terrestre igual a 10m/s2 e a Terra como sendo uma esfera de raio igual a 6,4.106 m, pode-se concluir que o módulo da velocidade de lançamento, teorizado por Newton, para que o corpo permaneça em uma órbita rasante seria igual, em km/s, a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

804Q679637 | Filosofia, Filosofia e Conhecimento, Filosofia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

''A questão da Filosofia é o ponto singular em que o conceito e a criação se remetem um ao outro.” (Gilles Deleuze)
Analisando o a afirmação de Gilles Deleuze e com base nos conhecimentos sobre Filosofia, pode-se afirmar que a essa ciência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

805Q679391 | História, História, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

E eram numerosos os canais de recuperação utilizados [...]. A faringite era curada com chá de formiga e gargarejo com sal, a enterite com chá de cidreira e a cefaleia com folhas de algodão aquecidas ou gengibre. Para piolho, indicavam raspa de coco misturada com enxofre, para epilepsia chá de pena de garça e para difteria banhos de sândalo e alcaçuz. A asma era tratada com banha de ema, as luxações e entorses com emplastro de clara de ovo batida com breu e hemorragias com suco de arnica. A verminose, muito comum entre os membros do bando em decorrência da pouca higienização, era curada com lavagem de manipueira, utilizada como purgante. Até para a impotência, preocupação já existente na época, havia receita: chá de velame, chá de cabeça de negro em jejum e água de arroz. Quem contraísse doença venérea deveria se tratar com o sumo de doze limões ingerido em jejum após o sol nascer. [...]. Em momentos de dor, também faziam uso de superstições, algumas, curiosas [...]: “Mulher menstruada era impedida de entrar nos quartos de guerra para não arruinar a ferida”. Amuletos e rezas eram usados com a finalidade de ter o “corpo fechado” contra os inimigos ou animais perigosos. E para auxiliar no ato da cura, rezadeiras, beatos e fanáticos por vezes eram invocados. E quando as crendices e simpatias não funcionavam, a que recorriam [...]? “O jeito era apelar para outras práticas, como a tintura de iodo, a pomada de São Lázaro, para as chagas abertas no meio das brigas, e a banha de baiacu, para amenizar as dores de hérnias”, (HISTORIADOR..., 2019.
A análise do texto e os conhecimentos sobre a história do Brasil permitem afirmar, sobre o desenvolvimento dos saberes, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

806Q950003 | Educação Física, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

O organismo humano foi concebido para ser ativo. Nossos ancestrais caçavam, pescavam, fugiam em busca de refúgio para assegurar a sobrevivência. Na atualidade, a mecanização, a automação e as novas tecnologias têm modificado o estilo de vida das pessoas, tanto nas atividades de lazer mais intensas quanto no trabalho e nas atividades da vida diária.
Diante dessa constatação, é correto afirmar que o avanço tecnológico
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

807Q679440 | Educação Física, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Muito além da salada: Menos carne, mais floresta e alimentação adequada e saudável


Alimentação saudável está ligada ao equilíbrio e à variedade da dieta, que é composta por proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, cálcio e minerais. É também uma alimentação rica em vitaminas. Muitas pessoas ainda pensam que a alimentação saudável serve apenas para perder aqueles quilinhos indesejados, mas isso não é verdade. Apesar de ela ser essencial para manter o peso ideal, essa não é a única vantagem.
Com base nas informações apresentadas e nos conhecimentos sobre hábitos alimentares saudáveis, marque com V as afirmativas verdadeiras em relação aos benefícios de se alimentar bem e com F, as demais.

( ) Previne o surgimento de doenças, sobretudo as de origem genética.

( ) Melhora o humor e a memória.

( ) Reduz o cansaço e o estresse.

( ) Aumenta a qualidade do sono.

( ) Previne o envelhecimento precoce da pele.


A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

808Q949806 | História, Período Colonial produção de riqueza e escravismo, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2018

Sobre a política metropolitana que regia as colônias de exploração na América, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

809Q942929 | Geografia, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO

Relacione a região, na coluna da esquerda, com suas respectivas características, na coluna da direita.

(I) Sul.

(A) Região com maior concentração de descendentes europeus, que adotaram um sistema de práticas agrícolas predominantemente intensivas voltadas para a exportação, com substituição da vegetação natural.


(II) Sudeste.

(B) Região de maior área territorial, onde as condições naturais permitiram o estabelecimento de uma floresta temperada heterogênea, hoje com extensas áreas devastadas e implantação de grandes projetos agroindustriais de exportação.


(III) Centro-Oeste.

(C) Região que teve grande importância econômica e social na produção da cana-de-açúcar, devido ao solo fértil com a presença de engenhos para a produção do açúcar mascavo e outros derivados para exportação.


(IV) Nordeste.

(D) Região que exerce atração sobre as populações de áreas menos desenvolvidas. Apesar de ser a região do país com o maior número de escolas, melhor atendimento médico-hospitalar e o mais aperfeiçoado sistema de comunicações, apresenta significativas desigualdades entre seus estados e regiões.


(V) Norte.

(E)Região em que se concentra 40% da produção agrícola brasileira, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que tem 9,3% de participação no Produto Interno Bruto (PIB) nacional e é a segunda maior região em extensão territorial.




Assinale a alternativa que contém a associação correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

810Q942953 | Matemática, Problemas, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO

Uma instituição aplicou um curso intensivo de pré-vestibular em três dias. Ao se fazer um levantamento nas listas de frequência, foi anotado que, em cada dia, o número de participantes foi sempre o mesmo. No entanto, 5 participantes frequentaram o curso apenas no primeiro dia; 2, apenas no segundo; 1, apenas no terceiro; 42, no primeiro e segundo dias, e 40, nos três dias. O número de participantes presentes, no primeiro dia do curso, correspondeu a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

811Q942969 | História, Era Vargas 19301954, História, UNICENTRO, UNICENTRO

Leia o texto a seguir.
O movimento revolucionário de 1930 no Brasil insere-se em uma conjuntura de instabilidade, gerada pela crise mundial aberta em 1929, que caracterizou toda a América Latina. Ocorreram aí onze episódios revolucionários, predominantemente militares, entre 1930 e 1932. O Golpe Militar do general Uriburu na Argentina (setembro de 1930) teve um efeito de demonstração no Brasil, onde foi saudado, nos meios de oposição, como um exemplo a ser seguido.
FAUSTO, B. História Concisa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 2001. p.181.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre os anos de 1930, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

812Q949887 | Português, Concordância Verbal e Nominal, Primeira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.

Leia o texto a seguir para responder a questão


O ambiente escolar é um excelente laboratório para a vida adulta de nossas crianças e adolescentes. Entre inúmeras virtudes, a escola desenvolve resiliência às frustrações e propicia a convivência com a diversidade, pois é um espaço de aprendizado e alegria.

Ademais, a escola tem legitimidade e autoridade intelectual e moral para ser um agente de transformação dacomunidade na qual está inserida. Desgraçadamente, no entanto, não é isso que ocorre em uma boa parte de nossos estabelecimentos de ensino. Mesmo reconhecida por uma maioria como a “nova riqueza das nações”, a escola, no Brasil, tem sido exacerbadamente o espaço de frequentes agressões físicas e morais, muito acima da média mundial, como bem demonstram estatísticas comparativas internacionais.

Sem forças para reverter uma dura realidade boa parte de nossas escolas é um escoadouro das mazelas sociais e éticas. Destarte, vivenciam-se a violência física e o bullying, cuja frequência e intensidade indicam o quanto a escola está moralmente comprometida, como decorrência da falta de regras claras e de punição adequada, conflitos mal resolvidos e ausência de uma cultura mais humana no colégio ou em casa.

[...] Além disso, nos últimos anos temos passado por um agravamento de toda essa problemática, uma vez que o Brasil vivencia a imbricação de três graves crises: econômica, política e, a mais avassaladora delas, a crise moral. E, como professa Aristóteles, “o homem guiado pela ética é o melhor dos animais; quando sem ela, é o pior”.

Assim, quando os valores, virtudes, mérito, dedicação aos estudos e ao trabalho duro são relegados por uma boa parcela de nossos políticos e da população, cabe à pergunta: que força tem a escola para romper os grilhões de violências físicas e morais? Quando o entorno é conflagrado, a agressividade e a intimidação adentram as escolas – se não for pelas portas ou pelas janelas, será pelas frestas. E como estancar essa invasão indesejada e deletéria?[...] Um bom educador é comprometido com a sua comunidade escolar, pois ele carrega dentro de si a chama esplendorosa do entusiasmo em promover o ser humano nos espectros ético, cognitivo, social e espiritual. (Gazeta do Povo, Jacir J. Venturi, coordenador da Universidade Positivo, 10 set. 2017, com adaptações)

As figuras de linguagem são importantes recursos expressivos recorridos pelo autor. No trecho: “Quando o entorno é conflagrado, a agressividade e a intimidação adentram as escolas – se não for pelas portas ou pelas janelas, será pelas frestas”. O termo em destaque pode ser considerado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

813Q943021 | Sociologia, Karl Marx e as Classes Sociais, Sociologia, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Leia o texto a seguir e responda à questão.

A sociologia não é obra de um único filósofo ou cientista, mas o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenharam em compreender as novas situações de existência inauguradas pelas transformações ocorridas nos séculos XVII, XVIII e XIX. Enquanto conhecimento científico, voltado para a explicação da evolução da natureza humana e progresso da sociedade, a sociologia aparece com Auguste Comte, em um contexto histórico que coincide com os derradeiros momentos da desagregação da sociedade feudal e da consolidação da civilização capitalista.

(Adaptado de: MARTINS, C. R. O que é sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1982. p.10-16.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre o surgimento da Sociologia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

814Q688285 | Biologia, Evolução biológica, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Considere apenas as “ideias modernas sobre a origem da vida”.
I – Alguns tipos de seres vivos podiam ser gerados espontaneamente a partir da matéria sem vida, ou mesmo pela transformação de outros seres vivos. II – A maioria dos cientistas defende a chamada teoria da evolução molecular, segundo a qual a vida surgiu após um longo processo de transformações químicas. III – Os seres vivos surgem somente pela reprodução de seres de sua espécie.
São afirmativas corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

815Q949929 | História, Revolução Industrial, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

São considerados expoentes da Reforma Religiosa no Ocidente europeu, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

816Q679474 | Educação Física, Terceira Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

LER (Lesão por Esforço Repetitivo) não é propriamente uma doença, é uma síndrome constituída por um grupo de doenças.


Dentre elas, estão incluídas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

817Q949933 | Arquivologia, Interpretação de Textos, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder a questão

Um humano sai em busca de um mamute, persegue-o durante o dia, arma a emboscada e, depois de inúmeras tentativas, consegue matá-lo e abocanhar seu quinhão de carne.
Em seguida, exausto, volta para casa com o firme propósito de deitar e rolar no tapete com o filho, contar historinhas repetitivas e ignorar a bronca merecida do pimpolho, pois, afinal, trata-se de um pai/mãe ausente o dia todo.
Antes de dormir, ainda se verá no espelho com um olhar de feroz reprovação pela falta de tempo e de pique para a ginástica, para o sexo e para a vida social.
Bem-vindo à geração cem por cento, que acredita que pode e deve dar conta de tudo e de fazer escolhas que não impliquem perdas.
Uma aluna comentou esse fenômeno sabiamente: "Escolha sua perda!". Sim, é disso que se trata. Uma ínfima parcela da população pode se dar ao luxo de não ter que caçar seu mamute diariamente. Além disso, temos outras aspirações, que nos fazem mais do que caçadores, que nos fazem humanos.
Ainda assim, somos assombrados pela ideia de que nossos filhos serão traumatizados pela nossa ausência. Aqui funciona a lógica de que pai e mãe são oxigênio, de que qualquer outro adulto cuidando deles será fatal. [...]
Nossos filhos viverão em média 4 a 5 décadas mais do que nós -ou seja, os deixaremos órfãos, na melhor das hipóteses. Ausência fundamental que marca o sentido da parentalidade, pois acarreta criar sujeitos rumo à autonomia.
[...]
Há, ainda, outras ausências, menos radicais do que a morte, com as quais devemos aprender a lidar. Ausentamonos trabalhando, amando outras pessoas, amando outras coisas e amando a nós mesmos. [...] Ninguém merece ser tudo para um pai ou uma mãe. Por outro lado, nenhum adulto merece criar uma criança sem ajuda, sem respiro, tendo que gostar de brincar por obrigação. [...]
A tarefa parental é imensa e vitalícia. Será exercida por quem assumir essa responsabilidade radical, não cabendo aqui fazer diferença entre homens e mulheres, pais e mães. Quem tomar para si essa missão só poderá cumpri-la a partir de suas escolhas e consequentes perdas, sem fazer da parentalidade um poço de ressentimento e culpas, cuja conta quem paga são os filhos.
Então, façamos a lição de casa. O que realmente é possível para cada família específica, para além de um mundo fantasioso no qual os pais se dedicariam integralmente aos filhos como se isso fosse bom para as crianças? Perguntemo-nos também o que é desejável para nós, pois a presença ressentida não passa desapercebida aos pequenos.
Ao deixá-los com outros, sejam familiares ou profissionais, cabe assumir essa escolha, não valendo controlar à distância avós, babás e professores, o que é enlouquecedor. Enfim, escolha sua perda e aprenda a se ausentar.
(Folha de São Paulo, VERA IACONELLI, 10 set. 2017, com adaptações).
No trecho “Uma ínfima parcela da população pode se dar ao luxo de não ter que caçar seu mamute diariamente”, o termo em destaque, refere-se a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

818Q679439 | Educação Física, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Sobre as práticas corporais que se caracterizam como manifestações culturais, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

819Q679453 | Matemática, Sistema de Unidade de Medidas, Primeiro dia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Uma fábrica produz determinados bombons cujo peso, em gramas, varia da seguinte forma: |x – 21,5| < 0,35.


Então, o peso máximo que esse bombom pode ter deve ser igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

820Q679496 | Educação Física, Segunda Etapa, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A Indústria Cultural tem o poder de criar ideologias e formar opiniões favoráveis ou não de acordo com a sua própria conveniência. Quanto mais jovens, mais fiéis aos padrões impostos, e hoje a beleza, a juventude, corpos sarados e aparência são essenciais para se conseguir dinheiro, sucesso e felicidade, ao menos teoricamente. Muitas pessoas assumem posturas e comportamentos que são de outras pessoas, que são geradas pela Indústria Cultural.


Assim, a indústria cultural e a da beleza corporal exercem papel
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.