Questões de Concursos: UNIJUI

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: UNIJUI. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q553792 | Informática, Hardware, Engenheiro Civil, Prefeitura de Santa Rosa RS, UNIJUI

Assinale a alternativa que melhor apresenta as definições dos termos Hardware e Software:

12 Q811824 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Professor, Prefeitura de Santa Rosa RS, UNIJUI

No tocante à Educação Básica, são incumbências prescritas pela LDB aos Municípios:

13 Q539566 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Prefeitura de Santa Rosa RS, UNIJUI

A curva ABC é um poderoso instrumento no acompanhamento e controle de obras de construção. A cerca desta técnica. Assinale a alternativa incorreta:

14 Q537365 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Prefeitura de Santa Rosa RS, UNIJUI

Fundações são importantes elementos estruturais para a edificação. Sobre o tema, define-se:

I - Sapata: Elemento da fundação superficial de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas não podem ser resistidas pelo concreto, de que resulta o emprego de armadura. Pode ter espessura constante ou variável e sua base em planta é normalmente quadrada, retangular ou trapezoidal.

II – Radier: Sapata comum a vários pilares, cujos centros, em planta, não estejam situados em um mesmo alinhamento.

III – Estaca: Elemento estrutural esbelto que, introduzido ou moldado no solo, por cravação ou perfuração, tem a finalidade de transmitir cargas ao solo, seja pela resistência sob sua extremidade inferior (resistência de ponta ou de base), seja pela resistência ao longo de sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por combinação das duas.

Identifique a alternativa que apresenta definição incorreta:

15 Q813457 | Legislação Federal, Lei n 8069 1990 Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Professor, Prefeitura de Santa Rosa RS, UNIJUI

A Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, explicita no Art. 2º o entendimento do que considera criança e adolescente em termos efetivo de lei pelas idades:

16 Q323886 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Santa Rosa RS, UNIJUI

Para Mantoan, numa perspectiva inclusiva e de uma escola de qualidade, os professores:

17 Q322848 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Santa Rosa RS, UNIJUI

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010: 29), as Instituições de Educação Infantil devem criar procedimentos para acompanhar o trabalho pedagógico e para a avaliação do desenvolvimento das crianças, sem objetivo de seleção, promoção ou classificação, garantindo:

I - a não retenção das crianças.

II - a observação crítica e criativa das atividades, das brincadeiras e interações das crianças no cotidiano.

III - utilização de múltiplos registros realizados por adultos e crianças.

IV - documentação específica que permita às famílias conhecer o trabalho da instituição junto às crianças e os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil.

V – a continuidade dos processos de aprendizagens por meio da criação de estratégias adequadas aos diferentes momentos de transição vividos pela criança.

Sobre as afirmações acima, é correto dizer que:

18 Q323006 | Pedagogia, Professor, Prefeitura de Santa Rosa RS, UNIJUI

Alguns educadores e pesquisadores têm voltado sua atenção para a organização dos espaços para o cuidado e educação, também, de bebês. Para ROSSETTI-FERREIRA (2007):

19 Q540523 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Prefeitura de Santa Rosa RS, UNIJUI

A energia anual produzida em determinada usina hidrelétrica é da ordem de 90.000 GWh. Considerando que o custo aproximado para a construção dessa mesma usina tenha sido de 30 bilhões de reais e que o capital esteja sendo remunerado à taxa de juros de 10% ao ano, pode-se afirmar que a parcela do custo da energia produzida referente à remuneração anual do capital deve ser:

20 Q540902 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Prefeitura de Santa Rosa RS, UNIJUI

A valorização ou desvalorização de um terreno urbano depende basicamente da sua localização e das suas características físicas. A localização é responsável pelos chamados fatores extrínsecos, e as características físicas são conhecidas por fatores intrínsecos. O conjunto desses fatores, que valorizam ou desvalorizam um terreno urbano, é chamado de fatores de valorização. A Norma Brasileira Revisada número 14653-2:2011 (Avaliação de bens – Parte 2: Imóveis urbanos) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabelece que seja explicitado o grau de fundamentação atingido em todos os laudos de avaliação que forem elaborados de acordo com suas prescrições. Para a referida norma, esses graus de avaliação, para terrenos urbanos são:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.