Início

Questões de Concursos UNIOESTE

Resolva questões de UNIOESTE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q947250 | Sociologia, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE, 2019

Sobre o processo de constituição da cidadania no Brasil, e tendo por base a visão de José Murilo de Carvalho expressa na obra A Cidadania no Brasil: o longo caminho (Editora Civilização Brasileira, 2001), analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

I. Trata-se de um processo linear mediado pelo Estado, no qual os direitos políticos vieram antes dos sociais. II. Trata-se de um processo linear com forte atuação da sociedade civil no qual os direitos civis surgiram primeiro III. Trata-se de um processo com idas e vindas o qual direitos sociais e políticos foram garantidos antes dos direitos civis. IV. O coronelismo e o clientelismo foram características da cultura política que influíram de maneira positiva no processo. V. O coronelismo e o clientelismo não influíram no processo.

Assim:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q947236 | Matemática, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE, 2019

Em uma lanchonete, registrou-se o consumo de 3 mesas, como mostra o quadro abaixo. Considerando que há preços únicos para cada tipo de produto da lanchonete e sabendo-se que o consumo total na mesa 2 foi de R$ 25,00 e na mesa 3 foi de R$ 70,00, então é CORRETO afirmar que:
Produto
Mesa Café Misto quente Pão de queijo 1 6 3 8
2 3 2 4 3 9 5 12
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q947230 | Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Gerais Sobre Arte e Cultura, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE, 2019

Leia os versos a seguir.

O meu pai era paulista Meu avô, pernambucano O meu bisavô, mineiro Meu tataravô, baiano (...)
BUARQUE, Chico. Paratodos. RCA Records. 1993.

Os versos da canção “Paratodos”, de Chico Buarque, aponta uma territorialidade para cada um dos citados. Ao mesmo tempo, traz uma ligação desses sujeitos pelo território brasileiro. Pois, na mesma família, paulista, pernambucano, mineiro e baiano se encontram. Diante desses percursos de deslocamento que marcam a nossa sociedade é CORRETO afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q947205 | Literatura, Teoria Literária, Inglês, UNIOESTE, UNIOESTE, 2019

Sobre o conto “Felicidade clandestina”, de Clarice Lispector, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q947247 | Sociologia, Teorias clássicas do Estado, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE, 2019

A respeito da obra de Florestan Fernandes, disse Octávio Ianni que ela “não só descortina novos horizontes para a reflexão teórica e a interpretação da realidade social, como permite reler criticamente muito do que tem sido a Sociologia brasileira passada e recente”.

In IANNI, Octávio. A Sociologia de Florestan Fernandes. Estud. av. [online]. 1996, vol.10, n.26, pp.25-33. Disponível em: http://www.scielo.br. Acesso em 30.08.2019.

Dentre as contribuições de Florestan Fernandes temos as seguintes obras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q947200 | Inglês, Inglês, UNIOESTE, UNIOESTE, 2019

According to the text:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q947215 | Filosofia, Provas da Existência Divina Ontologia, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE, 2019

“(...) Em primeiro lugar, como ninguém pode amar uma coisa de todo ignorada, deve- -se examinar com diligência de que natureza é o amor dos estudantes, entendendo-se por estudantes os que ainda não sabem, mas desejam saber. Naqueles casos em que a palavra estudo não é usual, podem existir amores de ouvido: como quando o ânimo se acende em desejo de ver e de gozar devido à fama de alguma beleza, porque possui uma noção genérica das belezas corpóreas pelo fato de ter visto muitas delas, e existe no interior dele algo que aprova o que no exterior é cobiçado. Quando isto acontece, o amor não é paixão de uma coisa ignorada, pois já conhece seu gênero. Quando amamos um varão bondoso, cujo rosto nunca vimos, amamo-lo pela notícia das virtudes que conhecemos na própria verdade”

SANTO AGOSTINHO, De Trinitade, livro 10.

A partir do texto de Santo Agostinho, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q1080073 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade, Secretário de Escola Temporário, Prefeitura de Cascavel PR, UNIOESTE, 2022

Para fins da aplicação da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, Art. 3º, parágrafo IV, barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q947206 | Literatura, Escolas Literárias, Inglês, UNIOESTE, UNIOESTE, 2019

Sobre o conto “O outro”, de Rubem Fonseca, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q947234 | Raciocínio Lógico, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE, 2019

Quatro países vizinhos possuem cada um sua moeda oficial. Estas quatro moedas são o real, o peso, a coroa e a libra. Os habitantes destes quatro países usam livremente as quatro moedas de acordo com a seguinte taxa de conversão: 2 reais equivalem a 5 pesos; 3 pesos equivalem a 4 coroas; 5 coroas equivalem a 6 libras. Quantas libras equivalem a 2 reais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q947198 | Inglês, Inglês, UNIOESTE, UNIOESTE, 2019

Mark the CORRECT alternative according to the text.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q685542 | Biologia, Artrópodes, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE, 2019

Os ácaros, animais microscópicos pertencentes ao filo Arthropoda, são reconhecidos como fonte alergênica, relacionada a algumas doenças alérgico-respiratórias como rinite e asma. Em relação a esses animais é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q947199 | Inglês, Inglês, UNIOESTE, UNIOESTE, 2019

In the sentence “A detailed analysis of the show’s content in its first and second years reveals that 80 percent of the program was dedicated to those goals, with the rest meant to entertain (…)”, those goals refer to:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q1065508 | Administração Pública, Gestão Pública Empreendedora, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Ramilândia PR, UNIOESTE, 2022

Das alternativas a seguir, qual é o meio mais utilizado, não só na administração pública, mas também no meio empresarial particular, devido ao seu baixo custo e celeridade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q685539 | Biologia, Protistas e algas, Tarde, UNIOESTE, UNIOESTE, 2019

Texto associado.

TEXTO PARA A QUESTÃO.


Entre janeiro e março de 2019 foram registrados 6029 casos de diarreia em Cascavel/ PR. A contaminação pelo agente etiológico Cryptosporidium foi apontada como um dos principais fatores dos casos investigados. Os sintomas mais comuns da contaminação por Cryptosporidium são diarreia líquida e cólica abdominal, além de náuseas, diminuição do apetite, febre e mal-estar.


https://g1.globo.com/pr/oeste-sudoeste/noticia/2019/03/07/surto-de-diarreia-em-cascavel-deixa-autoridades-e-populacao-em-alerta.ghtml

Cryptosporidium é um protozoário apicomplexo. Assinale a alternativa que contém outro protozoário apicomplexo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1080072 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Secretário de Escola Temporário, Prefeitura de Cascavel PR, UNIOESTE, 2022

Conforme a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, em seu Art. 2º, § 1º A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará (assinale a alternativa INCORRETA):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q1080075 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Secretário de Escola Temporário, Prefeitura de Cascavel PR, UNIOESTE, 2022

Conforme a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, em seu Art. 9º A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de (assinale a alternativa INCORRETA):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q1080074 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Direitos Fundamentais no Estatuto da Pessoa com Deficiência, Secretário de Escola Temporário, Prefeitura de Cascavel PR, UNIOESTE, 2022

Conforme a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, em seu Art. 6º A deficiência não afeta a plena capacidade civil da pessoa, inclusive para (assinale a alternativa INCORRETA):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q1080141 | Estatuto da Pessoa com Deficiência, Disposições Preliminares, Edital n 001, Prefeitura de Guaratuba PR, UNIOESTE, 2022

De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), Lei n.º 13.146/2015, qual é o termo CORRETO para designar a pessoa que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.