Questões de Concursos: UNIVASF CONCURSOS

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: UNIVASF CONCURSOS. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

71 Q214086 | Direito Administrativo, Médico Ginecologista e Obstetra, UNIVASF, UNIVASF CONCURSOS

Texto associado.

Responda as questões de 21 a 28 de acordo com a Lei 8.112/90. Nas hipóteses formuladas, os personagens são todos servidores públicos federais.

Considere a seguinte situação hipotética: Túlia, servidora estável, teve invalidada a sua demissão por sentença judicial. Deve ela ser reintegrada no cargo. Contudo, seu cargo encontra-se ocupado. Nesse caso, o eventual ocupante da vaga:

72 Q214013 | Português, Médico Ginecologista e Obstetra, UNIVASF, UNIVASF CONCURSOS

Texto associado.

TEXTO 3

Plebiscito A cena passa-se em 1890. A família está toda reunida na sala de jantar. O senhor Rodrigues palita os dentes, repimpado numa cadeira de balanço. Acabou de comer como um abade. Dona Bernardina, sua esposa, está muito entretida a limpar a gaiola de um canário belga. Os pequenos são dois, um menino e uma menina. Silêncio. De repente, o menino levanta a cabeça e pergunta:
Papai, que é plebiscito? O senhor Rodrigues fecha os olhos imediatamente para fingir que dorme. O pequeno insiste: Papai?
Dona Bernardina intervém: Ó seu Rodrigues, Manduca está lhe chamando. Não durma depois do jantar, que lhe faz mal. O senhor Rodrigues não tem remédio senão abrir os olhos.
Que é? que desejam vocês? Eu queria que papai me dissesse o que é plebiscito.
Ora essa, rapaz! Então tu vais fazer 12 anos e não sabes ainda o que é plebiscito?
Se soubesse, não perguntava. O senhor Rodrigues volta-se para dona Bernardina, que continua muito ocupada com a gaiola:
Ó senhora, o pequeno não sabe o que é plebiscito! Não admira que ele não saiba, porque eu também não sei. Que me diz?! Pois a senhora não sabe o que é plebiscito? Nem eu, nem você; aqui em casa ninguém sabe o que é plebiscito. Ninguém, alto lá! Creio que tenho dado provas de não ser nenhum ignorante!
A sua cara não me engana. Você é muito prosa. Vamos: se sabe, diga o que é plebiscito! Então? A gente está esperando! Diga!...
A senhora o que quer é enfezar-me!
Mas, homem de Deus, para que você não há de confessar que não sabe? Não é nenhuma vergonha ignorar qualquer palavra.
Que gostinho tem a senhora em tornar-me ridículo na presença destas crianças!
Oh! ridículo é você mesmo quem se faz. Seria tão simples dizer: "Não sei, Manduca, não sei o que é plebiscito; vai buscar o dicionário, meu filho". O senhor Rodrigues ergue-se de um ímpeto e brada:
Mas se eu sei! Pois se sabe, diga!
Não digo para me não humilhar diante de meus filhos! Não dou o braço a torcer! Quero conservar a força moral que devo ter nesta casa! Vá para o diabo! E o senhor Rodrigues, exasperadíssimo, nervoso, deixa a sala de jantar e vai para o seu quarto, batendo violentamente a porta. No quarto havia o que ele mais precisava naquela ocasião: algumas gotas de água de flor de laranja e um dicionário... A menina toma a palavra: Coitado de papai! ?angou-se logo depois do jantar! Dizem que é tão perigoso! Pois sim, mamãe; chame papai e façam as pazes. Que tolice! Duas pessoas que se estimam tanto zangarem-se por causa do plebiscito! Dona Bernardina dá um beijo na filha, e vai bater à porta do quarto:
Seu Rodrigues, venha sentar-se; não vale a pena zangar-se por tão pouco.
O negociante esperava a deixa. A porta abre-se imediatamente. Ele entra, atravessa a casa, e vai sentar-se na cadeira de balanço. É boa! brada o senhor Rodrigues depois de largo silêncio é muito boa! Eu! eu ignorar a significação da palavra plebiscito! Eu!... A mulher e os filhos aproximam-se dele. O homem continua num tom profundamente dogmático:
Plebiscito... E olha para todos os lados a ver se há ali mais alguém que possa aproveitar a lição. Plebiscito é uma lei decretada pelo povo romano, estabelecido em comícios.
Ah! suspiram todos, aliviados. Uma lei romana, percebem? E querem introduzi-la no Brasil! É mais um estrangeirismo!...

(Arthur Azevedo. Contos fora de moda, 1894. Adaptado.)

Desejando-se manter o sentido do enunciado: "O negociante esperava a deixa.", a expressão destacada deve ser substituída por:

73 Q213896 | Direito Administrativo, Médico Ginecologista e Obstetra, UNIVASF, UNIVASF CONCURSOS

Texto associado.

Responda as questões de 21 a 28 de acordo com a Lei 8.112/90. Nas hipóteses formuladas, os personagens são todos servidores públicos federais.

Continuando com as disposições previstas na Lei n° 8112/90 é correto afirmar:

74 Q214098 | Medicina, Médico Clínica Médica, UNIVASF, UNIVASF CONCURSOS

Considerando a resistência bacteriana, assinale a alternativa incorreta:

75 Q213959 | Medicina, Médico Clínica Médica, UNIVASF, UNIVASF CONCURSOS

Em relação a cirrose e suas complicações, assinale a alternativa incorreta:

76 Q214321 | Direito Administrativo, Médico Ginecologista e Obstetra, UNIVASF, UNIVASF CONCURSOS

Texto associado.

Responda as questões de 21 a 28 de acordo com a Lei 8.112/90. Nas hipóteses formuladas, os personagens são todos servidores públicos federais.

A respeito do instituto da Remoção do servidor federal, pode-se afirmar que:

77 Q214173 | Direito Administrativo, Médico Ginecologista e Obstetra, UNIVASF, UNIVASF CONCURSOS

Texto associado.

Responda as questões de 21 a 28 de acordo com a Lei 8.112/90. Nas hipóteses formuladas, os personagens são todos servidores públicos federais.

Considere as afirmativas:

I Utilizar pessoal ou recursos materiais de repartições em serviços ou atividades particulares;
II Deixar de entrar em exercício no prazo legal, após ser nomeado e empossado;
III Proceder de forma desidiosa;
IV Abandonar o cargo.

Nas hipóteses acima descritas, qual (is) a Administração poderá aplicar a exoneração de ofício, no(s) seguinte (s) item(ns):

78 Q213969 | Direito Administrativo, Médico Ginecologista e Obstetra, UNIVASF, UNIVASF CONCURSOS

Texto associado.

Responda as questões de 21 a 28 de acordo com a Lei 8.112/90. Nas hipóteses formuladas, os personagens são todos servidores públicos federais.

Analise a seguinte situação: Tarso, servidor estável, aposentou-se voluntariamente em 2001; solicitou, em 2004, retorno à Administração Pública Federal, pleiteando ocupar seu antigo cargo, o qual se encontrava vago. De acordo com o Regime Jurídico (Estatuto) dos Servidores Públicos Civis Federais Lei n° 8.112/90, Tarso retornaria à Administração por meio de:

79 Q214131 | Medicina, Médico Clínica Médica, UNIVASF, UNIVASF CONCURSOS

No que se refere à Hanseníase, assinale a alternativa correta:

80 Q214187 | Ética na Administração Pública, Decreto 1171 94, Médico Ginecologista e Obstetra, UNIVASF, UNIVASF CONCURSOS

Texto associado.

Responda as questões 29 e 30 sobre Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil, do Poder Executivo-Decreto N° 1.171/94.

No que se refere especificamente à conduta do servidor, esse deve decidir no desempenho de sua função, principalmente, entre:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.