Questões de Concursos UNIVIDA

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21Q955924 | Direito Administrativo, Contratos Administrativos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Sobre a fiscalização de contratos administrativos, qual das alternativas abaixo apresenta um procedimento correto?
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22Q955925 | Administração de Recursos Materiais, Sistemas de Controle de Estoques, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Uma organização pública deseja implementar um novo sistema de controle de estoques. O assistente administrativo, ao elaborar o processo, precisa definir as etapas para garantir a eficiência na gestão. Considerando os princípios administrativos, qual das estratégias abaixo é a mais adequada?
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23Q955926 | Administração de Recursos Materiais, Modalidades de Compras, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Um assistente administrativo recebe uma solicitação urgente para aquisição de materiais de escritório; no entanto, não há tempo hábil para realizar um processo licitatório completo. Qual é a melhor solução conforme a legislação vigente?
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24Q955927 | Administração Pública, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Um gestor público precisa tomar uma decisão sobre a redistribuição de recursos financeiros entre diferentes setores administrativos. Considerando os princípios do planejamento e da coordenação, qual estratégia é a mais eficiente?
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25Q955928 | Direito Administrativo, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Um gestor público precisa revisar um contrato administrativo antes de sua assinatura. Qual das práticas abaixo pode comprometer a legalidade do contrato?
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26Q955929 | Administração Geral, Abordagem Neoclássica da Administração, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Sobre a organização da administração pública e suas funções gerenciais, analise as afirmativas:

I. A função planejamento tem como objetivo definir metas, estratégias e ações organizacionais.
II. A função direção inclui o processo de tomada de decisões e liderança de equipes.
III. A função controle se limita à correção de erros e irregularidades administrativas.
IV. A função organização envolve a estruturação dos recursos disponíveis para a execução das atividades.

Estão corretas as afirmativas:
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27Q955930 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Um assistente administrativo precisa revisar uma correspondência oficial antes de seu envio. Qual dos erros abaixo compromete a adequação do documento?
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28Q955931 | Administração Pública, Princípios aplicáveis à Administração Pública, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Considerando as diretrizes da Administração Pública, a impessoalidade é um princípio essencial na condução dos atos administrativos. Qual das ações abaixo viola esse princípio?
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29Q955932 | Administração Pública, Princípios aplicáveis à Administração Pública, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Considerando os princípios que regem a Administração Pública, qual das ações abaixo está em conformidade com o princípio da publicidade?
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30Q955933 | Direito Administrativo, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

O controle na Administração Pública pode ocorrer de diversas formas, garantindo a legalidade e eficiência dos atos administrativos. Sobre o controle interno, marque a alternativa correta:
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31Q955934 | Redação Oficial, Tipos de Documentos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Na elaboração de documentos administrativos, a comunicação eficiente é essencial. Qual das alternativas apresenta um erro ao redigir um memorando oficial?
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32Q955935 | Técnicas Administrativas, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Sobre a utilização de planilhas eletrônicas no ambiente administrativo, marque a alternativa correta:
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33Q955936 | Administração Geral, Decorrências da Teoria Neoclássica Processo Administrativo, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Sobre a importância do planejamento no setor administrativo, analise as afirmativas:

I. O planejamento permite antecipar problemas e definir soluções estratégicas para a organização.
II. A ausência de planejamento pode levar a retrabalho e desperdício de recursos.
III. O planejamento é exclusivo da alta gestão e não envolve outros setores da organização.
IV. O planejamento eficaz deve considerar variáveis externas e internas que possam impactar a organização.

Estão corretas as afirmativas:
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34Q955902 | Português, Uso das aspas, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Texto associado.
A jornada da inclusão, o direito à escola


Busquemos apoio legal, registremos ocorrências, mas jamais deixemos nossos filhos sem amparo
Bebel Soares | 09/02/2025


O texto de hoje não é meu, é de uma mãe que vem lutando pelo direito de sua filha frequentar a escola. Renata Zarnowski é uma mãe que, como toda mãe de criança neurodivergente, é incapaz de permanecer em silêncio diante dessa luta incessante.

“Após sair do Conselho Tutelar, me vejo obrigada a expor a realidade dos últimos anos. Luiza, diagnosticada com autismo, é também superdotada e tem transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), o que torna sua experiência escolar ainda mais desafiadora.

Buscamos uma escola que prometia um método de ensino voltado a projetos e aulas sem tantas formalidades, mas logo se revelou um pesadelo. A aparência de flexibilidade se desfez diante da falta de preparação da escola para lidar com a individualidade da minha filha. Desde repreensões pelo vestuário até a indiferença com suas necessidades sensoriais, tudo contribuiu para um crescente isolamento. Mesmo com pareceres de especialistas que respaldavam minha presença na sala para auxiliá-la, as portas continuaram fechadas. A barreira ergueu-se ainda mais com a gestão escolar, que nos via mais como problema do que como uma família em busca de inclusão.

A situação se agravou em 2024; Luiza foi alvo de bullying. O apelido de ‘turista’ evoluiu para grosserias intoleráveis - provou-se ser mais que um simples problema social. Tentamos apoiá-la com chamadas de celular, a única ponte entre a segurança emocional dela e o ambiente OSTIL/HOSTIL que se tornou a escola. No entanto, até mesmo esse frágil apoio foi visto com desdém pela instituição. Os momentos vieram acompanhados de lágrimas e resistência, um quadro insustentável que CULMINOU/CUMINOU na ausência total de Luiza nas aulas.

Diante disso, nossa busca foi por justiça e amparo, um clamor que compartilho agora com cada pai e mãe que se sente impotente diante de instituições que falham em sua responsabilidade. O bullying que Luiza enfrentou não deve ser calado ou minimizado. É crime e deve ser tratado como tal1 . Ao perceber a criação de contas falsas online para prejudicá-la, vi claramente que, para alguns, o bullying continua sendo ‘só’ mais um ‘comportamento infantil’, tratado com conversasque não envolveram os pais do agressor, sem medidas drásticas para algo que, comprovadamente, incita suicídios e depressões.

Sejamos ALDACIOSOS/AUDACIOSOS. Busquemos apoio legal, registremos ocorrências, mas jamais deixemos nossos filhos sem amparo2 . São eles que construirão seu futuro em meio às dificuldades e são DIGNOS/DÍGUINOS de ambientes que os respeitem e os compreendam. Devemos exigir que instituições educativas vejam além das métricas e se comprometam genuinamente com a inclusão de todos, não apenas quando é conveniente ou lucrativo.

Se há algo que quero deixar como legado nessa batalha, é que nunca desistirei de lutar pela Luiza. Que outros pais se juntem a essa luta, não apenas pelo nosso direito, mas para construir um futuro em que toda criança possa ser aceita por quem realmente é, única e INSUBSTITUÍVEL/INSUBISTITUÍVEL3 .
Vamos todos juntos levantar essa bandeira.”


SOARES, Bebel. A jornada da inclusão, o direito à escola. Estado de Minas, 09 de fevereiro de 2025.
Disponível em: https://www.em.com.br/colunistas/bebelsoares/2025/02/7054328-a-jornada-da-inclusao-odireito-a-escola.html. Acesso em: 10 fev. 2025.
Adaptado para esta avaliação.
Qual é a justificativa do emprego das aspas duplas que foram abertas no início do segundo parágrafo do texto e fechadas no último?
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35Q955903 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Texto associado.
A jornada da inclusão, o direito à escola


Busquemos apoio legal, registremos ocorrências, mas jamais deixemos nossos filhos sem amparo
Bebel Soares | 09/02/2025


O texto de hoje não é meu, é de uma mãe que vem lutando pelo direito de sua filha frequentar a escola. Renata Zarnowski é uma mãe que, como toda mãe de criança neurodivergente, é incapaz de permanecer em silêncio diante dessa luta incessante.

“Após sair do Conselho Tutelar, me vejo obrigada a expor a realidade dos últimos anos. Luiza, diagnosticada com autismo, é também superdotada e tem transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), o que torna sua experiência escolar ainda mais desafiadora.

Buscamos uma escola que prometia um método de ensino voltado a projetos e aulas sem tantas formalidades, mas logo se revelou um pesadelo. A aparência de flexibilidade se desfez diante da falta de preparação da escola para lidar com a individualidade da minha filha. Desde repreensões pelo vestuário até a indiferença com suas necessidades sensoriais, tudo contribuiu para um crescente isolamento. Mesmo com pareceres de especialistas que respaldavam minha presença na sala para auxiliá-la, as portas continuaram fechadas. A barreira ergueu-se ainda mais com a gestão escolar, que nos via mais como problema do que como uma família em busca de inclusão.

A situação se agravou em 2024; Luiza foi alvo de bullying. O apelido de ‘turista’ evoluiu para grosserias intoleráveis - provou-se ser mais que um simples problema social. Tentamos apoiá-la com chamadas de celular, a única ponte entre a segurança emocional dela e o ambiente OSTIL/HOSTIL que se tornou a escola. No entanto, até mesmo esse frágil apoio foi visto com desdém pela instituição. Os momentos vieram acompanhados de lágrimas e resistência, um quadro insustentável que CULMINOU/CUMINOU na ausência total de Luiza nas aulas.

Diante disso, nossa busca foi por justiça e amparo, um clamor que compartilho agora com cada pai e mãe que se sente impotente diante de instituições que falham em sua responsabilidade. O bullying que Luiza enfrentou não deve ser calado ou minimizado. É crime e deve ser tratado como tal1 . Ao perceber a criação de contas falsas online para prejudicá-la, vi claramente que, para alguns, o bullying continua sendo ‘só’ mais um ‘comportamento infantil’, tratado com conversasque não envolveram os pais do agressor, sem medidas drásticas para algo que, comprovadamente, incita suicídios e depressões.

Sejamos ALDACIOSOS/AUDACIOSOS. Busquemos apoio legal, registremos ocorrências, mas jamais deixemos nossos filhos sem amparo2 . São eles que construirão seu futuro em meio às dificuldades e são DIGNOS/DÍGUINOS de ambientes que os respeitem e os compreendam. Devemos exigir que instituições educativas vejam além das métricas e se comprometam genuinamente com a inclusão de todos, não apenas quando é conveniente ou lucrativo.

Se há algo que quero deixar como legado nessa batalha, é que nunca desistirei de lutar pela Luiza. Que outros pais se juntem a essa luta, não apenas pelo nosso direito, mas para construir um futuro em que toda criança possa ser aceita por quem realmente é, única e INSUBSTITUÍVEL/INSUBISTITUÍVEL3 .
Vamos todos juntos levantar essa bandeira.”


SOARES, Bebel. A jornada da inclusão, o direito à escola. Estado de Minas, 09 de fevereiro de 2025.
Disponível em: https://www.em.com.br/colunistas/bebelsoares/2025/02/7054328-a-jornada-da-inclusao-odireito-a-escola.html. Acesso em: 10 fev. 2025.
Adaptado para esta avaliação.
Analisando-se o contexto escolar em que Luiza estava inserida, é possível inferir que o apelido de “turista” foi maldosamente atribuído a ela devido:
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36Q868096 | Administração Geral, Metodologia 5S, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

A principal ideia por trás da metodologia 5S é manter o local de trabalho, a empresa como um todo e até a vida sempre organizados, limpos e sobretudo produtivos. Um dos itens desse método é:
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37Q879872 | Nutrição, Higiene e Vigilância Sanitária, Cozinheiro, Prefeitura de Ivaí PR, UNIVIDA, 2024

Sobre as instalações sanitárias e as orientações da vigilância sanitária, marque a alternativa correta:
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38Q880128 | Edificações, Pedreiro I, Prefeitura de Floraí PR, UNIVIDA, 2024

Os atos inseguros e as condições inseguras são situações que aumentam a frequência, a gravidade e a probabilidade de ocorrer acidentes. É um exemplo de condição insegura:
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40Q888320 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Doutor Camargo PR, UNIVIDA, 2024

Qual a vacina que previne o sarampo e com qual idade ela deve ser aplicada? Assinale a assertiva:
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