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Questões de Concursos UNIVIDA

Resolva questões de UNIVIDA comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


402Q875920 | Engenharia Civil, Pintura, Pedreiro, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

A pintura é uma etapa fundamental em qualquer reforma ou construção. A tinta látex apresenta a seguinte característica:

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403Q875951 | Segurança e Saúde no Trabalho, Auxiliar de Serviços Gerais Masculino, Prefeitura de Barbosa Ferraz PR, UNIVIDA, 2024

Analise as alternativas e assinale a que apresente o nome da comissão criada na década de 40, pelo governo federal, objetivando reduzir o grande número de acidentes de trabalho nas indústrias:

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404Q880100 | Nutrição, Higiene e Vigilância Sanitária, Cozinheira, Prefeitura de Floraí PR, UNIVIDA, 2024

Sobre os materiais estranhos encontrados nos alimentos, identifique aqueles que não constituem risco direto à saúde do consumidor (reservadas as exceções):
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405Q908262 | Odontologia, Odontopediatria, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

Por meio da fórmula de Clark um cirurgião-dentista obtém o cálculo da dose máxima permitida para aplicação de medicamentos. Diante do exposto, se a dose máxima de aplicação de Xilocaína para um paciente adulto é de 8,3 tubetes, assinale a indicação da dose máxima do mesmo medicamento para uma criança que pesa 15 quilos:

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406Q955905 | Português, Proparoxítonas, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Texto associado.
A jornada da inclusão, o direito à escola


Busquemos apoio legal, registremos ocorrências, mas jamais deixemos nossos filhos sem amparo
Bebel Soares | 09/02/2025


O texto de hoje não é meu, é de uma mãe que vem lutando pelo direito de sua filha frequentar a escola. Renata Zarnowski é uma mãe que, como toda mãe de criança neurodivergente, é incapaz de permanecer em silêncio diante dessa luta incessante.

“Após sair do Conselho Tutelar, me vejo obrigada a expor a realidade dos últimos anos. Luiza, diagnosticada com autismo, é também superdotada e tem transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), o que torna sua experiência escolar ainda mais desafiadora.

Buscamos uma escola que prometia um método de ensino voltado a projetos e aulas sem tantas formalidades, mas logo se revelou um pesadelo. A aparência de flexibilidade se desfez diante da falta de preparação da escola para lidar com a individualidade da minha filha. Desde repreensões pelo vestuário até a indiferença com suas necessidades sensoriais, tudo contribuiu para um crescente isolamento. Mesmo com pareceres de especialistas que respaldavam minha presença na sala para auxiliá-la, as portas continuaram fechadas. A barreira ergueu-se ainda mais com a gestão escolar, que nos via mais como problema do que como uma família em busca de inclusão.

A situação se agravou em 2024; Luiza foi alvo de bullying. O apelido de ‘turista’ evoluiu para grosserias intoleráveis - provou-se ser mais que um simples problema social. Tentamos apoiá-la com chamadas de celular, a única ponte entre a segurança emocional dela e o ambiente OSTIL/HOSTIL que se tornou a escola. No entanto, até mesmo esse frágil apoio foi visto com desdém pela instituição. Os momentos vieram acompanhados de lágrimas e resistência, um quadro insustentável que CULMINOU/CUMINOU na ausência total de Luiza nas aulas.

Diante disso, nossa busca foi por justiça e amparo, um clamor que compartilho agora com cada pai e mãe que se sente impotente diante de instituições que falham em sua responsabilidade. O bullying que Luiza enfrentou não deve ser calado ou minimizado. É crime e deve ser tratado como tal1 . Ao perceber a criação de contas falsas online para prejudicá-la, vi claramente que, para alguns, o bullying continua sendo ‘só’ mais um ‘comportamento infantil’, tratado com conversasque não envolveram os pais do agressor, sem medidas drásticas para algo que, comprovadamente, incita suicídios e depressões.

Sejamos ALDACIOSOS/AUDACIOSOS. Busquemos apoio legal, registremos ocorrências, mas jamais deixemos nossos filhos sem amparo2 . São eles que construirão seu futuro em meio às dificuldades e são DIGNOS/DÍGUINOS de ambientes que os respeitem e os compreendam. Devemos exigir que instituições educativas vejam além das métricas e se comprometam genuinamente com a inclusão de todos, não apenas quando é conveniente ou lucrativo.

Se há algo que quero deixar como legado nessa batalha, é que nunca desistirei de lutar pela Luiza. Que outros pais se juntem a essa luta, não apenas pelo nosso direito, mas para construir um futuro em que toda criança possa ser aceita por quem realmente é, única e INSUBSTITUÍVEL/INSUBISTITUÍVEL3 .
Vamos todos juntos levantar essa bandeira.”


SOARES, Bebel. A jornada da inclusão, o direito à escola. Estado de Minas, 09 de fevereiro de 2025.
Disponível em: https://www.em.com.br/colunistas/bebelsoares/2025/02/7054328-a-jornada-da-inclusao-odireito-a-escola.html. Acesso em: 10 fev. 2025.
Adaptado para esta avaliação.
Os vocábulos “desdém” e “única” recebem o acento gráfico, respectivamente, pela mesma regra de:
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407Q955909 | Português, Vocativo e Termos Acessórios da Oração Adjunto Adnominal, Assistente Administrativo, Prefeitura de Quatro Barras PR, UNIVIDA, 2025

Texto associado.
A jornada da inclusão, o direito à escola


Busquemos apoio legal, registremos ocorrências, mas jamais deixemos nossos filhos sem amparo
Bebel Soares | 09/02/2025


O texto de hoje não é meu, é de uma mãe que vem lutando pelo direito de sua filha frequentar a escola. Renata Zarnowski é uma mãe que, como toda mãe de criança neurodivergente, é incapaz de permanecer em silêncio diante dessa luta incessante.

“Após sair do Conselho Tutelar, me vejo obrigada a expor a realidade dos últimos anos. Luiza, diagnosticada com autismo, é também superdotada e tem transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), o que torna sua experiência escolar ainda mais desafiadora.

Buscamos uma escola que prometia um método de ensino voltado a projetos e aulas sem tantas formalidades, mas logo se revelou um pesadelo. A aparência de flexibilidade se desfez diante da falta de preparação da escola para lidar com a individualidade da minha filha. Desde repreensões pelo vestuário até a indiferença com suas necessidades sensoriais, tudo contribuiu para um crescente isolamento. Mesmo com pareceres de especialistas que respaldavam minha presença na sala para auxiliá-la, as portas continuaram fechadas. A barreira ergueu-se ainda mais com a gestão escolar, que nos via mais como problema do que como uma família em busca de inclusão.

A situação se agravou em 2024; Luiza foi alvo de bullying. O apelido de ‘turista’ evoluiu para grosserias intoleráveis - provou-se ser mais que um simples problema social. Tentamos apoiá-la com chamadas de celular, a única ponte entre a segurança emocional dela e o ambiente OSTIL/HOSTIL que se tornou a escola. No entanto, até mesmo esse frágil apoio foi visto com desdém pela instituição. Os momentos vieram acompanhados de lágrimas e resistência, um quadro insustentável que CULMINOU/CUMINOU na ausência total de Luiza nas aulas.

Diante disso, nossa busca foi por justiça e amparo, um clamor que compartilho agora com cada pai e mãe que se sente impotente diante de instituições que falham em sua responsabilidade. O bullying que Luiza enfrentou não deve ser calado ou minimizado. É crime e deve ser tratado como tal1 . Ao perceber a criação de contas falsas online para prejudicá-la, vi claramente que, para alguns, o bullying continua sendo ‘só’ mais um ‘comportamento infantil’, tratado com conversasque não envolveram os pais do agressor, sem medidas drásticas para algo que, comprovadamente, incita suicídios e depressões.

Sejamos ALDACIOSOS/AUDACIOSOS. Busquemos apoio legal, registremos ocorrências, mas jamais deixemos nossos filhos sem amparo2 . São eles que construirão seu futuro em meio às dificuldades e são DIGNOS/DÍGUINOS de ambientes que os respeitem e os compreendam. Devemos exigir que instituições educativas vejam além das métricas e se comprometam genuinamente com a inclusão de todos, não apenas quando é conveniente ou lucrativo.

Se há algo que quero deixar como legado nessa batalha, é que nunca desistirei de lutar pela Luiza. Que outros pais se juntem a essa luta, não apenas pelo nosso direito, mas para construir um futuro em que toda criança possa ser aceita por quem realmente é, única e INSUBSTITUÍVEL/INSUBISTITUÍVEL3 .
Vamos todos juntos levantar essa bandeira.”


SOARES, Bebel. A jornada da inclusão, o direito à escola. Estado de Minas, 09 de fevereiro de 2025.
Disponível em: https://www.em.com.br/colunistas/bebelsoares/2025/02/7054328-a-jornada-da-inclusao-odireito-a-escola.html. Acesso em: 10 fev. 2025.
Adaptado para esta avaliação.
No trecho “Desde repreensões pelo vestuário até a indiferença com suas necessidades sensoriais, tudo contribuiu para um crescente isolamento.”, a palavra grifada exerce a função sintática de:
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408Q879881 | Mecânica de Autos, Operador De Máquinas, Prefeitura de Ivaí PR, UNIVIDA, 2024

O painel de instrumentos é projetado de modo a informar ao operador, as principais condições de uso e funcionamento do veículo; neste mesmo painel o Medidor de combustível:
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409Q879401 | Direito Constitucional, Servidores Públicos, Auxiliar Administrativo, Câmara de Guaratuba PR, UNIVIDA, 2024

De acordo com a Constituição Federal do Brasil, o servidor público municipal da administração direta, autárquica e fundacional, investido em mandato eletivo de Vereador aplica-se o seguinte:
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410Q879415 | Legislação dos Municípios do Estado do Paraná, Auxiliar Administrativo, Câmara de Guaratuba PR, UNIVIDA, 2024

O Instrumento Legislativo que consiste na reunião das disposições legais sobre a mesma matéria, de modo orgânico e sistemático, visando a estabelecer os princípios gerais do sistema adotado e a prover completamente a matéria tratada, recebe o nome de:
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411Q870219 | Saúde Pública, Auxiliar de Serviços Gerais II, Prefeitura de Ivaí PR, UNIVIDA, 2024

A limpeza pública é um serviço básico para a manutenção da cidade e que depende em grande parte do apoio dos cidadãos. Das atividades listadas abaixo,assinale àquela que não faz parte da limpeza de terrenos e vias públicas:
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412Q879444 | Logística, Contínuo OfficeBoy, Câmara de Guaratuba PR, UNIVIDA, 2024

Os meios de transporte têm características distintas que influenciam na decisão de uso. Qual meio de transporte é geralmente mais rápido para entregas a longa distância?
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413Q876375 | Legislação de Trânsito CTB, Competência dos órgãos e entidades que compõem o SNT, Motorista, Prefeitura de Iguaraçu PR, UNIVIDA, 2024

A respeito da composição e da competência do Sistema Nacional de Trânsito, compõem esse sistema os seguintes órgãos e entidades. Assinale a alternativa correta:
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414Q864622 | Enfermagem, Política Nacional de Imunização, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

Acerca da vacina tríplice viral, podemos afirmar:

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415Q878980 | Saúde Pública, Planejamento e Programação Local de Saúde no Brasil, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Pérola PR, UNIVIDA, 2024

Em relação ao Agente Comunitário de Saúde na equipe de saúde da família, assinale a alternativa correta:
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417Q886940 | Pedagogia, Educação e Ludicidade, Agente Educacional, Prefeitura de Bom Sucesso do Sul PR, UNIVIDA, 2024

Na creche que contempla tanto o cuidado quanto a educação da criança, é importante no planejamento da recreação, contemplar as atividades:

I - Ao ar livre.
II - Físicas, artísticas e sociais.

III - Unicamente direcionadas.
IV - Exclusivamente sensoriais.

Está correto o que se afirma em:
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418Q869789 | Segurança e Transporte, Vigilante, Prefeitura de Pérola PR, UNIVIDA, 2024

Marque a alternativa correta sobre prevenção contra incêndios:
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419Q870046 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auxiliar de Serviços Gerais, Câmara de Guaratuba PR, UNIVIDA, 2024

Observe o quadro a seguir a respeito dos números de telefone de emergência, relacione a primeira coluna com a segunda e em seguida assinale a alternativa correspondente:

I - Disque Denúncia
II - Corpo de Bombeiros
III - Ministério da Saúde – Apoio COVID 19
IV - SAMU
V - Centro de Atendimento à Mulher

( ) 193
( ) 180
( ) 181
( ) 192
( ) 196

A sequência correta de cima para baixo é:
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420Q879828 | Português, Grafia e Emprego de Iniciais Maiúsculas, Auxiliar de Serviços Gerais II, Prefeitura de Ivaí PR, UNIVIDA, 2024

Qual das palavras grifadas no trecho abaixo apresenta uma forma masculina que tem escrita diferente da feminina?

“A edição deste ano da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo dará um enfoque especial a produções cinematográficas da Índia. Um compromisso foi firmado entre a diretora do evento, Renata de Almeida, e representantes do audiovisual indiano durante o Festival de Berlim, encerrado na última semana.”

BERGAMO, Mônica. Mostra de Cinema em SP dará enfoque especial para o cinema indiano em 2024. Folha de São Paulo, 27 de fevereiro de 2024. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2024/02 /mostra-de-cinema-em-sp-dara-enfoque-especial-para-ocinema-indiano-em-2024.shtml. Acesso em: 27 fev. 2024.
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