Início

Questões de Concursos UPE UPENET IAUPE

Resolva questões de UPE UPENET IAUPE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


771Q389608 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Das afirmações seguintes, assinale aquela que NÃO está relacionada com o Renascimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

772Q634351 | Informática, Engenharia de Software, Analista, EMPREL PE, UPE UPENET IAUPE

Analise as seguintes afirmações sobre diagramas de interação UML.

I. Diagramas de interação são um subconjunto de digramas de comportamento. Diagramas de seqüência, de colaboração e de implantação são exemplos de diagramas de interação.

II. Diagramas de seqüência mostram como uma seqüência de eventos ocorre. Nesse tipo de diagramas, não há a noção de tempo/ordem de execução, sendo possível expressar a criação e a destruição de objetos, conforme os eventos ocorrem.

III. Diagramas de colaboração mostram as relações que existem entre os objetos bem como a ordem que mensagens transmitidas entre eles, através dessas relações.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

773Q644079 | Informática, Programação Orientada a Objetos, Analista, EMPREL PE, UPE UPENET IAUPE

Analise as seguintes afirmações sobre Programação Orientada a Objetos.

I. Uma classe define propriedades e comportamentos, ou seja, atributos e métodos, que objetos de determinado tipo possuem.

II. De um modo geral, cada classe define um novo tipo que pode ser utilizado no programa.

III. Algumas linguagens orientadas a objetos permitem a criação de objetos, sem estarem associados a uma classe específica.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

774Q649206 | Informática, Business Intelligence, Analista de Sistemas, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

Sobre o BPMN, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

775Q645371 | Informática, Processo ou Ciclo de Compras, Programador, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, UPE UPENET IAUPE

Julgue as seguintes afirmações sobre gerência de processos em sistemas operacionais.

I. Threads são processos leves, criados a partir de um processo convencional. Todos os threads em um processo compartilham a mesma área de endereçamento, variáveis globais, arquivos abertos. Por outro lado, o contador de programa e o estado são itens privativos de cada thread.

II. Muitos sistemas operacionais multiprocessados utilizam uma variável especial, chamada semáforo, para controlar o acesso ao processador entre os vários processos ativos na memória.

III. Um algoritmo de escalonamento preemptivo escolhe um processo e inicia sua execução até que o processo seja bloqueado - aguardando por um outro processo ou por uma operação de entrada e saída - ou até que o processo decida liberar a CPU. Ou seja, o escalonador não interrompe a execução do processo.

Escolha a alternativa que indica a(s) afirmação(ões) CORRETA(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

776Q388605 | História, História Geral, Professor, Prefeitura de Garanhuns PE, UPE UPENET IAUPE

"O mundo é um fluxo perpétuo onde nada permanece idêntico a si mesmo, mas tudo se transforma no seu contrário".

A afirmativa acima exprime o pensamento dialético de um filósofo pré-socrático grego. Este filósofo é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

777Q646922 | Informática, CMMI e MPS BR, Analista de Sistemas, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

As 22 áreas de processo do CMMI são agrupadas em quatro categorias de afinidade. Qual dos itens abaixo apresenta uma área de processo que faz parte da categoria de Gestão do Processo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

778Q332885 | Matemática, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Ao solicitar, oralmente, para uma criança escrever três mil setecentos e doze, ela escreve 3000710012. Apresentando o resultado aos professores, quatro alternativas se destacaram sobre as explicações, sob o ponto de vista da didática da matemática, ou seja, afirmaram que isto acontece porque a criança pensa o número:

1ª enquanto sistema posicional de base dez

2ª enquanto princípio multiplicativo

3ª enquanto agrupamentos de números

4ª de forma totalmente incompreensível

O número de alternativas correto é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

779Q434067 | Direito Constitucional, Administrador, IASC PE, UPE UPENET IAUPE

Qual alternativa está incorreta no que diz respeito ao direito, à profissionalização e à proteção ao trabalho do adolescente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

780Q338620 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Técnico, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Fernanda comprou uma televisão de plasma por R$ 9.000,00, vendendo-a a Felipe por 2/3 do valor inicial. Felipe, por sua vez, revendeu-a a Carlos por 1/4 do valor que comprou. Qual a diferença entre o preço inicial dessa televisão (que Fernanda pagou) e o preço final (que Carlos pagou)?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

781Q482775 | Geografia, Educação em Geografia, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Uma aula sobre as variações das marés despertou a atenção de quase toda a turma. O professor comentou que o cientista é um caçador invisível das explicações. Ao falar aos alunos que a Ciência é uma função da vida e que ela não pode dela se divorciar, estava ele afirmando, particularmente, que a Ciência poderia

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

782Q405224 | Direito Administrativo, Atos Administrativos, Advogado, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

O controle judicial da Administração Pública

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

783Q784621 | Engenharia Elétrica, Instalacao Elétrica, Auxiliar de Eletricista, Prefeitura de Camaragibe PE, UPE UPENET IAUPE

Assinale a alternativa em que NÃO há concordância entre o condutor e a cor correspondente, estabelecida pela ABNT, utilizados numa instalação elétrica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

784Q336383 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Motorista, Prefeitura de Arcoverde PE, UPE UPENET IAUPE

A distância entre as cidades de Pitimbu e Taquara é de 200 Km. Se o litro de combustível custa R$ 2,00 e seu carro consome um litro desse combustível a cada 8 Km, quanto você gastaria, em reais, para ir de Pitimbu para Taquara?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

785Q442124 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Auditor Fiscal, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, UPE UPENET IAUPE

Compete aos Municípios

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

786Q470038 | Direito Tributário, Competência tributária, Agente de Tributos, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, UPE UPENET IAUPE

Indique abaixo a afirmativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

787Q528446 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Engenheiro, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

A tubulação que se origina no reservatório e da qual derivam as colunas de distribuição, quando o tipo de abastecimento é indireto, é denominada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

788Q330873 | Segurança e Transporte, Infrações, Agente de Trânsito e Transporte, Prefeitura de Olinda PE, UPE UPENET IAUPE

Indique a alternativa que relaciona corretamente as infrações de trânsito, conforme o grau de gravidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

789Q326286 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Professor, Prefeitura de Paulista PE, UPE UPENET IAUPE

Com base nos estudos de Solé e Coll, sobre a concepção construtivista da aprendizagem escolar do ensino, analise as afirmativas a seguir.

I. Para a concepção construtivista, aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto da realidade ou conteúdo que pretendemos aprender, a partir das experiências interesses e conhecimentos prévios, ou seja, através de uma aprendizagem significativa.

 II. A concepção construtivista considera o ensino como um processo conjunto compartilhado ao qual o aluno, graças à ajuda que recebe do professor, pode mostrar-se progressivamente competente e autônomo na solução de tarefas, na prática de determinadas atitudes e em numerosas questões.

III. A concepção construtivista oferece ao professor um referencial para analisar e fundamentar muitas das decisões que toma no planejamento e no decorrer do ensino, como, por exemplo, critérios para comparar materiais didáticos, para elaborar instrumentos de avaliação coerentes com o que se ensine e para elaborar unidades didática como também possibilita ao professor compreender o que ocorre em sala de aula.

Indique a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

790Q447894 | Direito Constitucional, Sistema Único de Saúde, Assistente Social, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE, 2017

A Constituição Federal de 1988 incorporou o conceito de seguridade social, o que significou um avanço no padrão de proteção social brasileiro. No texto constitucional, é competência do Sistema Único de Saúde
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.