Questões de Concursos UPENET

Resolva questões de UPENET comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q5409 | Conhecimentos Específicos, Agente Socioeducativo, FUNASE, UPENET

Assinale a alternativa INCORRETA sobre os Direitos Sociais previstos na Constituição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q49897 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PE, UPENET

Em junho de 2010, o Estado de Pernambuco foi acometido por uma catástrofe resultante de altas taxas de precipitação pluviométrica em curto espaço de tempo. Considerando os aspectos físicos de Pernambuco, analise as proposições abaixo: 

I. Uma forte onda de leste atingiu o Estado, acarretando enxurradas violentas, sobretudo nos rios Una e Jaboatão. O fenômeno trouxe sérias consequências como inundação e destruição em várias regiões, em diferentes municípios.
II. Os Municípios de Barreiros e Palmares foram exemplos da destruição decorrente das fortes chuvas. Deve-se destacar o fato de ambas as cidades localizarem-se na Zona da Mata, região que apresenta uma das maiores isoietas médias anuais de Pernambuco. 
III. As atividades antrópicas potencializam os efeitos de grandes eventos de precipitação pluviométrica, na medida em que atuam com o desmatamento de locais próximos aos rios, impermeabilização do solo e ocupação desordenada em áreas de risco geológico.
IV. As perdas e os danos decorrentes de eventos chuvosos de grande magnitude podem ser minimizados, na medida em que sejam retiradas todas as obras de contenção de águas, como as barragens, extinguindo a vulnerabilidade de regiões com alto volume hídrico represado. 

Estão CORRETAS apenas 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q17253 | Português, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar PE, UPENET

TEXTO 1

A importância da participação da família no desenvolvimento da criança é indiscutível, mas, neste século, os pais deixaram de lado a educação dos filhos, já que esperam que tudo venha da escola. Sem a transmissão de valores, a criança tem dificuldade em processar mentalmente estímulos, de relacionar fatos e estabelecer a importância entre eles. Deixa, portanto, de aprender com os erros do passado. O processo de mediação pode estar presente em qualquer situação do dia a dia. Numa viagem de férias, uma mãe estará mediando o aprendizado de seu filho, ao juntar ao lazer algumas histórias sobre o local, ao chamar a atenção para a arquitetura ou o comportamento das pessoas.

MORAES, Rita. Deixe-me pensar. Isto é, 30 jun.1998. (Adaptado)

Existe, em uma das alternativas, uma mensagem que NÃO foi apontada pelo texto 1. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q241232 | Matemática, Porcentagem, Técnico, JUCEPE, UPENET

Carlos aplicou, em um banco, a importância de R$ 2500,00 a juros de 2% ao mês, durante 3 meses. No final da aplicação, Carlos recebeu, em reais,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q43147 | Física, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PE, UPENET, 2017

O que quase todo mergulhador sabe é que a doença descompressiva é causada por bolhas de nitrogênio, que se expandem no sangue ou nos tecidos do corpo, causando lesões em graus variáveis. (...) De maneira simples, vamos entender como as bolhas surgem. Segundo a Lei de Henry, “A solubilidade de um gás num meio líquido é diretamente proporcional à sua pressão parcial”. Traduzindo, quanto mais pressurizado estiver o gás, mais solúvel ele fica.

Fonte: http://www.brasilmergulho.com/doenca-descompressiva/, acessado em: 20/03/17.

Considerando a densidade da água como ρ = 1 g/cm3 , o módulo da aceleração da gravidade como g = 10,0 m/s2 e a pressão atmosférica no nível da água 1 atm, analise as afirmativas abaixo e assinale a CORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q15158 | Engenharia Química, Engenheiro Agrônomo, Prefeitura de Paulista PE, UPENET

Algumas unidades de estações de tratamento de efluentes industriais são dotadas de tanque de equalização. Sobre esse tipo de tanque, está INCORRETO o que se afirma na alternativa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q40759 | Raciocínio Lógico, Agente Penitenciário, SERES PE, UPENET

O departamento de trânsito de uma dada localidade decidiu recentemente identificar todas as bicicletas da cidade por placas, de tal forma que a primeira letra da placa identifique o bairro onde o proprietário da bicicleta reside (a cada bairro é atribuída uma única letra, e bairros diferentes possuem letras diferentes). Também foi decidido que o último dígito numérico da placa é um dígito verificador igual ao dígito das unidades do número formado pela soma dos dígitos anteriores da placa. Se a placa for da forma LLNNN em que "L" representa uma letra maiúscula do alfabeto de 26 letras, e "N" é um dígito (ou seja, um número natural variando no intervalo 0<N<9 ), se a localidade possui apenas 8 bairros, então o maior número de bicicletas que podem ser identificadas, de tal forma que, obedecendo às determinações anteriores, a cada bicicleta corresponda uma placa única e diferente de todas as demais, é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q5291 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de do Recife PE, UPENET

Paciente de 35 anos, pedreiro, dá entrada no pronto-socorro com quadro que se iniciara 36 horas antes da consulta, com cefaléia e mialgias intensas, além de alterações do nível de consciência. Ao exame, apresenta-se torporoso, sem sinais de localização neurológica, rigidez de nuca +/4+, icterícia +++/4+, púrpura e petéquias subconjuntivais. O diagnóstico provável e seu diagnóstico diferencial mais importante seriam respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q47334 | Psicologia, Psicólogo, JUCEPE, UPENET

Em relação aos fundamentos éticos que orientam a prática do psicólogo, é vedado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q47451 | Administração Geral, Técnico Comercial, LAFEPE, UPENET

Processo Decisório é o processo de escolher o caminho mais adequado à empresa em uma determinada circunstância. De acordo com Moresi (2000), a arquitetura de informação de uma empresa está estruturada de forma institucional, intermediária e operacional. Em relação aos diferentes conceitos da arquitetura da informação, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª. 

1. Informação Institucional 
2. Informação Intermediária
3. Informação Operacional 

( ) Voltada à chefia de setores e seções – possibilita executar as suas atividades e tarefas, monitorar o espaço geográfico sob sua responsabilidade, o planejamento e a tomada de decisão de seu nível. 
( ) Voltada ao corpo gerencial – permite observar as variáveis presentes nos ambientes externo e interno, monitorar e avaliar seus processos, o planejamento e a tomada de decisão de característica gerencial.
( ) Voltada à direção da empresa – possibilita observar as variáveis presentes nos ambientes externo e interno, com a finalidade de monitorar e avaliar o desempenho, o planejamento e as decisões de alto nível.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q4204 | Português, Assistente de Atendimento, Expresso Cidadão PE, UPENET

Texto associado.
NINGUÉM

   A rua estava fria. Era sábado ao anoitecer, mas eu estava chegando e não saindo. Passei no bar e comprei
um maço de cigarros. Vinte cigarros. Eram os vinte amigos que iam passar a noite comigo.

   A porta se fechou como uma despedida para a rua. Mas a porta sempre se fechava assim. Ela se fechou com
um som abafado e rouco. Mas era sempre assim que ela se fechava. Um som que parecia o adeus de um condenado.
Mas a porta simplesmente se fechara e ela sempre fechava assim. Todos os dias ela se fechava assim.

   Acender o fogo, esquentar o arroz, fritar o ovo. A gordura estala e espirra, ferindo minhas mãos. A comida
estava boa. Estava realmente boa, embora tenha ficado quase a metade no prato. Havia uma casquinha de ovo e pensei
em pedir-me desculpas por isso. Sorri com esse pensamento. Acho que sorri. Devo ter sorrido. Era só uma casquinha.

   Busquei no silêncio da copa algum inseto, mas eles já haviam todos adormecidos para a manhã de domingo.
Então eu falei em voz alta. Precisava ouvir alguma coisa e falei em voz alta. Foi só uma frase banal. Se houvesse
alguém perto, diria que eu estava ficando doido. Eu podia dizer o que quisesse. Não havia ninguém para me ouvir. Eu
podia rolar no chão, ficar nu, arrancar os cabelos, gemer, chorar, soluçar, perder a fala, não havia ninguém. Eu podia
até morrer.

   De manhã, o padeiro me perguntou se estava tudo bom. Eu sorri e disse que estava. Na rua, o vizinho me
perguntou se estava tudo certo. Eu disse que sim e sorri. Também meu patrão me perguntou e eu sorrindo disse que
sim. Veio a tarde e meu primo me perguntou se estava tudo em paz e eu sorri dizendo que estava. Depois, sorri e disse
que sim, estava tudo azul.

Vilela, Luiz. Tremor de Terra, 4ª. ed., São Paulo, Ed. Ática, 1977. p. 93.
O padeiro, o vizinho, o patrão e o primo saudaram a personagem principal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q239796 | História do Brasil, Brasil colônia, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PE, UPENET

Maurício de Nassau chegou a Pernambuco em 1637, pretendendo pacificar a região e governar com a colaboração dos luso–brasileiros. Sobre o governo de Nassau, analise as proposições abaixo.
I. Fundou, no interior da capitania, o Arraial do Bom Jesus para concentrar a resistência holandesa e, usando a tática de guerrilha, minar a resistência dos pernambucanos.
II. A Companhia das Índias Ocidentais concedeu créditos aos senhores de engenho para o reaparelhamento das propriedades, a recuperação dos canaviais e a compra de escravos.
III. Nassau estimulou a vida cultural e investiu em obras urbanas, nos domínios holandeses. A cidade do Recife foi beneficiada com a construção de casas, pontes e obras sanitárias.
IV. Embora o objetivo dos holandeses fosse o de expandir sua fé religiosa, o luteranismo, outras religiões foram toleradas, exceto o judaísmo.
Está CORRETO o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q11678 | Conhecimentos Específicos, Conhecimentos de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais, Prefeitura de Paulista PE, UPENET

Kotler (1998) analisou cinco fatores que determinam a qualidade nos serviços. Sobre esses fatores, numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

1. Confiabilidade
2. Capacidade de resposta
3. Segurança
4. Empatia
5. Tangibilidade

( ) A aparência das instalações físicas, equipamentos, funcionários e materiais de comunicação.
( ) Determina a credibilidade obtida pela empresa no processo de interação com o cliente.
( ) Envolve a situação da interatividade. O cliente gera uma expectativa mais rápida.
( ) Avaliar de que maneira a empresa apresenta, por parte dos clientes, o conhecimento de seus produtos e a cortesia dos funcionários.
( ) Cuidado e atenção dispensados a cada um dos consumidores.

Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q4203 | Português, Assistente de Atendimento, Expresso Cidadão PE, UPENET

Texto associado.
NINGUÉM

   A rua estava fria. Era sábado ao anoitecer, mas eu estava chegando e não saindo. Passei no bar e comprei
um maço de cigarros. Vinte cigarros. Eram os vinte amigos que iam passar a noite comigo.

   A porta se fechou como uma despedida para a rua. Mas a porta sempre se fechava assim. Ela se fechou com
um som abafado e rouco. Mas era sempre assim que ela se fechava. Um som que parecia o adeus de um condenado.
Mas a porta simplesmente se fechara e ela sempre fechava assim. Todos os dias ela se fechava assim.

   Acender o fogo, esquentar o arroz, fritar o ovo. A gordura estala e espirra, ferindo minhas mãos. A comida
estava boa. Estava realmente boa, embora tenha ficado quase a metade no prato. Havia uma casquinha de ovo e pensei
em pedir-me desculpas por isso. Sorri com esse pensamento. Acho que sorri. Devo ter sorrido. Era só uma casquinha.

   Busquei no silêncio da copa algum inseto, mas eles já haviam todos adormecidos para a manhã de domingo.
Então eu falei em voz alta. Precisava ouvir alguma coisa e falei em voz alta. Foi só uma frase banal. Se houvesse
alguém perto, diria que eu estava ficando doido. Eu podia dizer o que quisesse. Não havia ninguém para me ouvir. Eu
podia rolar no chão, ficar nu, arrancar os cabelos, gemer, chorar, soluçar, perder a fala, não havia ninguém. Eu podia
até morrer.

   De manhã, o padeiro me perguntou se estava tudo bom. Eu sorri e disse que estava. Na rua, o vizinho me
perguntou se estava tudo certo. Eu disse que sim e sorri. Também meu patrão me perguntou e eu sorrindo disse que
sim. Veio a tarde e meu primo me perguntou se estava tudo em paz e eu sorri dizendo que estava. Depois, sorri e disse
que sim, estava tudo azul.

Vilela, Luiz. Tremor de Terra, 4ª. ed., São Paulo, Ed. Ática, 1977. p. 93.
Analise as afirmativas abaixo:

I. Ao dizer que a “rua estava fria”, o narrador quer dizer que a rua estava sem pessoas que transmitissem calor humano.
II. O narrador fala em voz alta para ouvir alguma voz, já que está sozinho.
III. O primo do narrador pergunta se estava tudo em paz, e o narrador responde extremamente irritado que estava tudo
azul.

Somente está CORRETO o que se afirma na(s) afirmativa(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q4219 | Português, Assistente de Atendimento, Expresso Cidadão PE, UPENET

Anteponha aos períodos C ou E, consoante a Regência Verbal esteja Certa ou Errada.

( ) Vou na festa a que meus irmãos comparecerão.
( ) Aspirei o perfume das flores.
( ) Chegamos muito cedo no chá de cozinha.

A sequência obtida foi a seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q17304 | Direito Processual Penal Militar, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar PE, UPENET

É competência da polícia judiciária militar, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q49890 | Direito Constitucional, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PE, UPENET

Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos previstos na Constituição Federal, analise as afirmativas abaixo: 

I. Determinado edital de concurso estabelece, na etapa relacionada ao teste físico, limites diferenciados entre homens e mulheres. Nesse caso, o referido Edital busca respeitar o Princípio fundamental da isonomia formal.
II. A Constituição Federal não admite a pena de trabalhos forçados.
III. Ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.
IV. Determinado Oficial de Justiça comparece às 21 horas, numa residência, acompanhado de reforço policial e munido de mandado judicial, para fazer diligência devidamente autorizada por juiz competente. Nesse caso, o morador da referida residência deve abrir as portas da sua casa em obediência à referida ordem.

Está(ão) CORRETA(S) somente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q157442 | Direito Empresarial e Comercial, Nome empresarial, Assessor Jurídico, JUCEPE, UPENET

Com referência ao nome empresarial, assinale a afirmativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q49902 | História, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar PE, UPENET

Durante os três séculos, nos quais vigorou a escravidão no Brasil, a resistência de escravos tanto de origem africana quanto de origem indígena foi constante e tomou as mais diversas formas. No século XIX, quando a escravidão brasileira viveu seu apogeu com o maior afluxo de escravos africanos, o crescimento das cidades fez multiplicar nelas não apenas o número de escravos mas também as formas de resistência, que se diversificavam cada vez mais. E, se as fugas sempre foram as mais famosas e emblemáticas dessas formas de resistência, nunca foram as únicas.

Sobre elas, diz o historiador Marcus Carvalho:  

“Nunca faltaram fugas de escravos no Recife. Alguns se aproveitavam dos cortes que o Capibaribe fazia entre os bairros para se evadirem dentro da própria cidade em busca de dias melhores. Existem ainda casos mostrando o outro lado da história: fugas do Recife para o interior, ou até para fora da Província, buscando a distância do senhor ou a proximidade de parentes, amores, amigos e pessoas da mesma etnia ou nação.”

(CARVALHO, M. J. M. Liberdade: Rotinas e Rupturas do Escravismo no Recife, 1822-1850. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010. P. 176)

Tendo em vista esse cenário, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q4208 | Português, Assistente de Atendimento, Expresso Cidadão PE, UPENET

Texto associado.
NINGUÉM

   A rua estava fria. Era sábado ao anoitecer, mas eu estava chegando e não saindo. Passei no bar e comprei
um maço de cigarros. Vinte cigarros. Eram os vinte amigos que iam passar a noite comigo.

   A porta se fechou como uma despedida para a rua. Mas a porta sempre se fechava assim. Ela se fechou com
um som abafado e rouco. Mas era sempre assim que ela se fechava. Um som que parecia o adeus de um condenado.
Mas a porta simplesmente se fechara e ela sempre fechava assim. Todos os dias ela se fechava assim.

   Acender o fogo, esquentar o arroz, fritar o ovo. A gordura estala e espirra, ferindo minhas mãos. A comida
estava boa. Estava realmente boa, embora tenha ficado quase a metade no prato. Havia uma casquinha de ovo e pensei
em pedir-me desculpas por isso. Sorri com esse pensamento. Acho que sorri. Devo ter sorrido. Era só uma casquinha.

   Busquei no silêncio da copa algum inseto, mas eles já haviam todos adormecidos para a manhã de domingo.
Então eu falei em voz alta. Precisava ouvir alguma coisa e falei em voz alta. Foi só uma frase banal. Se houvesse
alguém perto, diria que eu estava ficando doido. Eu podia dizer o que quisesse. Não havia ninguém para me ouvir. Eu
podia rolar no chão, ficar nu, arrancar os cabelos, gemer, chorar, soluçar, perder a fala, não havia ninguém. Eu podia
até morrer.

   De manhã, o padeiro me perguntou se estava tudo bom. Eu sorri e disse que estava. Na rua, o vizinho me
perguntou se estava tudo certo. Eu disse que sim e sorri. Também meu patrão me perguntou e eu sorrindo disse que
sim. Veio a tarde e meu primo me perguntou se estava tudo em paz e eu sorri dizendo que estava. Depois, sorri e disse
que sim, estava tudo azul.

Vilela, Luiz. Tremor de Terra, 4ª. ed., São Paulo, Ed. Ática, 1977. p. 93.
O texto “Ninguém” é composto por 05 parágrafos. Indique qual deles mostra algo que acontece diariamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.