Início

Questões de Concursos UPENET

Resolva questões de UPENET comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


881Q896422 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Para Gastal e Moesch (2007), o turismo é compreendido como uma experiência do indivíduo, em seus deslocamentos, ao se defrontar com o novo e com o inesperado, de vivenciar “processos de mobilização subjetiva que o levariam a parar e a re-olhar, a repensar, a reavaliar, a ressignificar não só a situação, o ambiente, as práticas vivenciadas naquele momento e naquele lugar, mas muitas das suas experiências passadas.” A partir do olhar das autoras, “o estranhamento, nestes termos, não dependeria do tamanho da distância percorrida, mas da mobilização afetiva desencadeada”. Para elas, “isso pode se dar dentro do bairro ou da cidade em que se reside, quando o cidadão sai de suas rotinas temporais e espaciais ao visitar, por exemplo, um bairro diferente do seu” (2007, p.10).

GASTAL, S. A.; MOESCH, M. M. Turismo, políticas públicas e cidadania. São Paulo: Aleph, 2007.

Após a leitura acima, consideremos a situação proposta:

Patrícia é professora universitária e três vezes por semana se desloca de sua residência, em Olinda, para participar de atividades acadêmicas presenciais numa universidade em Caruaru.

Com base no texto e na situação proposta, conclui-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

882Q896427 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Cidade de significativa vocação turística, Olinda tem no período carnavalesco seu momento alto. Durante as festas de Momo, o sítio histórico da cidade recebe milhões de foliões, que sobem e descem as ladeiras acompanhando agremiações que expressam a diversidade cultural pernambucana, ao mesmo tempo em que contemplam os monumentos e a paisagem que rendem à cidade prestígio e títulos de reconhecimento de seu patrimônio natural e cultural.

Leia as afirmativas abaixo, a respeito da relação entre turismo e patrimônio cultural e natural na cidade:

I. O processo de tombamento da tapioca como patrimônio cultural de Olinda possibilitou investimentos na estrutura física do Alto da Sé, reduto das tapioqueiras e local de inegável relevância turística para a cidade.

II. Além das instâncias municipal e estadual, o sítio histórico de Olinda é tombado em nível federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Patrimônio Cultural da Humanidade.

III. O carnaval de Olinda não pode ser considerado um como atrativo cultural, pois, apesar de atrair grande volume de pessoas, a maior parte dos visitantes não chega a adentrar nos museus, igrejas, casarios e outras edificações que formam o conjunto monumental da cidade.

IV. São reconhecidos como Patrimônios Vivos de Pernambuco o coco de roda, o afoxé, o frevo e até o modo de preparar comidas tradicionais, como a tapioca, o bolo de rolo e o bolo Souza Leão. Entretanto, pessoas – como a líder religiosa Mãe Beth de Oxum e a mestra de coco e pastoril Ana Lúcia Nunes, por exemplo – não podem receber o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, pois esta comenda é reservada aos saberes e fazeres e não aos indivíduos.

V. O Horto d’ El Rey é um dos primeiros jardins botânicos do país, e, com o intuito de reconhecer e proteger esta e outras áreas verdes existentes na cidade, foi instituído um decreto municipal que confere a Olinda o título de Cidade Ecológica.


Estão CORRETAS apenas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

883Q896429 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A estrutura organizacional de um meio de hospedagem depende de diversos fatores, tais como: tipo, porte, estrutura física e serviços ofertados. Os setores (ou departamentos) podem ser ajustados, enxutos ou expandidos de acordo com as necessidades do equipamento e é comum que, em pousadas ou hotéis menores, algumas funções sejam combinadas.

Considere os setores enumerados abaixo e, em seguida, leia as atribuições propostas:
1. Recepção 2. Governança 3. Alimentos e Bebidas 4. Lazer e Recreação 5. Controladoria
( ) Monitoramento e projeção do fluxo de caixa, garantindo que o hotel tenha liquidez suficiente para operar.
( ) Controle de comunicações internas e externas para os hóspedes.
( ) Preparação de relatórios financeiros periódicos que fornecem uma visão clara da saúde financeira do hotel, incluindo demonstrações de resultados e balanços patrimoniais.
( ) Criação de um clima lúdico, descontraído e que promova a interação.
( ) Elaboração de uma programação de atividades, com base no perfil dos hóspedes, infraestrutura e equipamentos disponíveis.
( ) Garantir que todos os padrões de higiene e segurança alimentar sejam cumpridos.
( ) Controle de chaves ou cartão para acesso às Unidades Habitacionais.
( ) Providência dos reparos necessários nas unidades habitacionais e nos andares, nas áreas sociais e de circulação, bem como na lavanderia e demais áreas sob sua responsabilidade.
( ) Realização de atividades esportivas, sociais e culturais.
( ) Organizar e gerenciar os serviços de catering necessários aos eventos que ocorrem no equipamento hoteleiro.
( ) Controle visual das entradas e saídas de hóspedes e visitantes.
( ) Elaboração de orçamentos e previsões financeiras, analisando receitas e despesas para garantir a viabilidade econômica do hotel.
( ) Organização e controle da rouparia dos andares e das amenidades.
( ) Controle e administração do estoque e gasto dos produtos de limpeza, higienização e sanitização.


Correlacione os setores responsáveis por cada uma das atribuições apresentadas e, em seguida, assinale a alternativa que indica a ordem CORRETA de preenchimento dos parênteses de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

884Q896430 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A utilização de modelos estatísticos no estudo do turismo tem sido designada como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

885Q896436 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Em termos de marketing turístico, analise as afirmativas a seguir:

I. A imagem pode ser mudada, favorecendo a promoção de um produto turístico. A sua alteração deve fazer parte de um sistema de decisões estratégicas de marketing mais complexo.

II. A imagem deve, sempre que possível, refletir a realidade do produto e, portanto, a qualidade da imagem está diretamente ligada à qualidade do produto.

III. A formação de uma imagem qualquer se dá por meio de processos de conhecimento, em que ocorre uma interação entre o indivíduo e a realidade, mediada por aquilo que se poderia chamar de filtros.

IV. A imagem em marketing refere-se à percepção que consumidores têm de uma marca, produto ou serviço, moldada por diversos elementos como identidade visual, comunicação e experiências.

Está CORRETO o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

886Q896696 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Infantil, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Sobre Epilepsia e condições psiquiátricas relacionadas, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

887Q896699 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Infantil, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Sobre o Transtorno do Espectro do Autismo e as alterações no DSM5 com relação a esse transtorno, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

888Q896702 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra Infantil, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Assinale a alternativa INCORRETA com relação à Enurese.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

889Q896451 | Direito Administrativo, Fases e Processo Licitatório, Assistente da Procuradoria Geral do Município, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Nos termos da Lei de Licitações e contratos administrativos (Lei Federal n. 14.133, de 1º de abril de 2021), NÃO é correto afirmar que se trata de regra a ser observada no processo licitatório:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

890Q896468 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

O Vírus Linfotrópico de Células T Humanas (HTLV) é um retrovírus humano oncogênico, causador de doenças infecciosas, capaz de infectar as células do sistema imunológico e impossibilitar o organismo de desenvolver mecanismos de defesa para debelar a infecção, considerando o potencial do HTLV em ser transmitido de mãe para filho.
Assinale a alternativa CORRETA sobre as recomendações estabelecidas pelo Ministério da Saúde do Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

891Q896737 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A insônia é definida como uma dificuldade de iniciar ou manter o sono. O entendimento atual é que ela possa estar presente como um sintoma de um transtorno mental, como a depressão, ou como uma condição independente, como o transtorno de insônia. Assinale abaixo a alternativa INCORRETA sobre a insônia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

892Q896771 | Enfermagem, Médico Veterinário, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Doenças emergentes são doenças infecciosas, que surgem ou são identificadas recentemente e que têm um impacto significativo na saúde humana. Elas podem ser graves, afetar órgãos e sistemas, causar sequelas ou, até mesmo, a morte. Sua incidência tem aumentado nas últimas décadas ou poderá aumentar no futuro.
São exemplos de doenças emergentes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

893Q896558 | Jornalismo, Jornalista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Criado em 1949, o modelo de comunicação linear de Shannon e Weaver, foi um dos primeiros a descrever o processo comunicacional de maneira científica.
Segundo este modelo, qual dos seguintes componentes NÃO faz parte do processo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

894Q868928 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Os grupos sociais e familiares devem ser acompanhadas comunitariamente, mas as práticas de educação popular em saúde devem ser vivenciadas cotidianamente. A educação em saúde popular diante das políticas públicas, para poder fazer a edificação nas pessoas de uma conscientização específica de forma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

895Q896600 | Nutrição, Conceitos Básicos de Alimentos em Nutrição, Nutricionista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A oxidação de ácidos graxos de cadeia longa para AcetilCoA é uma via central para a produção de energia para os seres humanos. Para isso, os ácidos graxos devem ser transportados para o interior da mitocôndria.
Qual é o composto ao qual os ácidos graxos são ligados para este transporte?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

896Q896631 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Sanitarista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A filariose linfática, comumente conhecida como elefantíase, é uma doença parasitária debilitante transmitida por mosquitos. Durante séculos, essa doença tem afligido milhões de pessoas no mundo, causando dor, inchaço crônico e exagerado, deficiência e estigma social. Em 30 de setembro de 2024, a OPAS/OMS reconheceu a eliminação da filariose linfática como problema de saúde pública.
Qual o nome científico do mosquito transmissor da doença?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

897Q896634 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Sanitarista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A expansão da rede de diagnóstico e do acesso ao tratamento da hanseníase, oportunizada pela descentralização das ações integradas à Atenção Primária à Saúde (APS) por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF) em território brasileiro, apresenta evidências de que o aumento da cobertura da ESF contribuiu significativamente para o incremento na taxa de detecção da doença, reforçando que serviços baseados na APS são fundamentais para o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno. A ampliação do acesso ao diagnóstico e ao tratamento é capaz de produzir o seguinte efeito na incidência e na prevalência da doença:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

898Q886751 | Informática, Segurança da Informação, Auxiliar Administrativo, Câmara de Tabira PE, UPENET, 2024

Qual é a função de um software antimalware em um sistema de computadores?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

899Q896768 | Enfermagem, Médico Veterinário, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A ocorrência de suspeita ou confirmação de doença é uma situação que pode representar uma ameaça à saúde pública, como: surtos ou epidemias, doenças ou agravos que devem ser comunicados, obrigatoriamente, à autoridade de saúde.
Trata-se de uma ação de vigilância epidemiológica denominada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

900Q896769 | Enfermagem, Médico Veterinário, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

O período de incubação do vírus da hidrofobia é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças. A morte do animal acontece, em média, entre 5 a 7 dias após a apresentação dos sintomas. Após a incubação, surgem os sinais e sintomas clínicos da raiva, que duram, em media, de 2 a 10 dias, quando não há assistência médica.
Nesse período, o paciente NÃO apresenta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.