Início

Questões de Concursos UPENET

Resolva questões de UPENET comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


881Q896437 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A segmentação turística é fundamental para o planejamento turístico e uma importante estratégia para otimizar recursos de marketing voltados aos consumidores, que podem ser agrupados em subconjuntos de pessoas que respondam de modo semelhante a determinadas ofertas ou a um programa de marketing específico. Existem diversas possibilidades de segmentação do mercado. Dias e Cassar (2005) propõem as seguintes bases da segmentação: demográfica, geográfica, psicográfica e comportamental.

De acordo com os autores, a segmentação que leva em consideração a maneira como as pessoas pensam e vivem, analisando fatores como estilo de vida, autoconceito, personalidade e valores é:
Dias, R.; Cassar, M. Segmentação do mercado turístico. In: Fundamentos do marketing turístico (pp. 132-156). São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

882Q896731 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Em 2023, a Revista Brasileira de Psiquiatria publicou as “Diretrizes do Consórcio Brasileiro de Pesquisa em Transtornos do Espectro Obsessivo-Compulsivo”. Através de uma revisão sistemática, as diretrizes forneceram os tratamentos farmacológicos baseados em evidências e as orientações clínicas em relação ao tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) no adulto.
De acordo com tais diretrizes, levando-se em consideração o tratamento farmacológico do TOC no adulto e as devidas estratégias nos casos refratários, qual das alternativas abaixo podemos identificar como INCORRETA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

883Q886754 | Informática, Microsoft Powerpoint, Auxiliar Administrativo, Câmara de Tabira PE, UPENET, 2024

Uma empresa está utilizando uma apresentação no Microsoft PowerPoint para conduzir o treinamento dos funcionários. Durante tal treinamento, alguns funcionários fazem observações pertinentes sobre o conteúdo de alguns slides.

Nesse contexto, qual recurso abaixo do Microsoft PowerPoint melhor permitiria guardar as observações, de forma que estas ficassem disponíveis para outras sessões de treinamento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

884Q896776 | Enfermagem, Médico Veterinário, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A esquistossomose, também conhecida popularmente como xistose, barriga d’água ou doença dos caramujos, é uma doença parasitária, diretamente relacionada ao saneamento básico precário ou inexistente, causada pelo Schistosoma mansoni. O ser humano adquire tal infecção quando entra em contato com água doce contaminada por caramujos infectados pelos vermes causadores da esquistossomose.
O diagnóstico da esquistossomose é feito por meio de exames laboratoriais que consistem na coleta de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

885Q891233 | Saúde Pública, Epidemiologia e Saúde Coletiva, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Camocim de São Félix PE, UPENET, 2024

Para o agente comunitário de saúde, os eventos vitais e sociais, tais como: nascimento; infância; adolescência; maturidade e envelhecimento, fazem parte de uma solidez no embasamento para conhecer alguns problemas na comunidade que atuará.


Nesses eventos, podemos destacar como sendo a mais importante para a atenção básica de saúde para a formalização a que está indicada na alternativa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

886Q891249 | Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Camocim de São Félix PE, UPENET, 2024

Sobre contaminação da cirurgia, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

887Q877738 | Raciocínio Lógico, Agente de Endemias, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

Um contraexemplo é um exemplo específico que refuta ou contradiz uma afirmação, teoria, conjectura ou proposição. Considere então a afirmação “Todos os homens bons possuem código moral”. Assinale a alternativa que representa um contraexemplo para essa afirmação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

888Q896433 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Nos últimos anos, dado o agravamento da crise climática e outras pautas ambientais urgentes, a sustentabilidade dos meios de transporte, inclusive turísticos, tem emergido como tema que não pode mais ser ignorado.
Nesse sentido, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

889Q896467 | Enfermagem, Cuidados de Enfermagem, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

O Cuidar de Enfermagem ao adolescente hospitalizado é um aspecto inerente à prática da Enfermagem.

Sobre esses cuidados, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

890Q896737 | Psiquiatria, Médico Psiquiatra, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A insônia é definida como uma dificuldade de iniciar ou manter o sono. O entendimento atual é que ela possa estar presente como um sintoma de um transtorno mental, como a depressão, ou como uma condição independente, como o transtorno de insônia. Assinale abaixo a alternativa INCORRETA sobre a insônia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

891Q896773 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Médico Veterinário, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Um dos princípios do SUS é a utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática.
Isso porque a epidemiologia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

892Q868922 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

O trabalho em equipe de saúde e as práticas em saúde familiar fazem parte dos desafios que envolvem uma comunidade assistida para minimizar as doenças mais evidentes e há necessidade de uma inter e transdisciplinaridade. Sendo assim, e para que ocorra de forma mais eficaz, será preciso que haja uma aplicação, específica, de modelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

893Q896426 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

O Plano Nacional de Turismo – 2024-2027 destaca que, após o crescimento quase ininterrupto que o turismo global experimentou durante décadas, tendo saído de 286 milhões para quase 1,5 bilhão de chegadas internacionais entre 1980 e 2019, houve uma redução drástica nas viagens internacionais em 2020, ano que registrou queda de cerca de 72,2% devido aos impactos da pandemia de Covid-19. O período pandêmico foi marcado pela perda de empregos e receitas, necessidade de medidas de segurança para conter a propagação do vírus e paralisação do setor de eventos, entre outros prejuízos inestimáveis. Apesar de, em 2023 a Organização Mundial da Saúde (OMS) ter declarado o fim da Emergência de Saúde Pública da Pandemia da Covid-19 em todo o planeta, algumas transformações experimentadas durante esse difícil momento parecem ter modificado definitivamente a atividade turística.

Entre as tendências observadas no setor, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

894Q896427 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Cidade de significativa vocação turística, Olinda tem no período carnavalesco seu momento alto. Durante as festas de Momo, o sítio histórico da cidade recebe milhões de foliões, que sobem e descem as ladeiras acompanhando agremiações que expressam a diversidade cultural pernambucana, ao mesmo tempo em que contemplam os monumentos e a paisagem que rendem à cidade prestígio e títulos de reconhecimento de seu patrimônio natural e cultural.

Leia as afirmativas abaixo, a respeito da relação entre turismo e patrimônio cultural e natural na cidade:

I. O processo de tombamento da tapioca como patrimônio cultural de Olinda possibilitou investimentos na estrutura física do Alto da Sé, reduto das tapioqueiras e local de inegável relevância turística para a cidade.

II. Além das instâncias municipal e estadual, o sítio histórico de Olinda é tombado em nível federal pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Patrimônio Cultural da Humanidade.

III. O carnaval de Olinda não pode ser considerado um como atrativo cultural, pois, apesar de atrair grande volume de pessoas, a maior parte dos visitantes não chega a adentrar nos museus, igrejas, casarios e outras edificações que formam o conjunto monumental da cidade.

IV. São reconhecidos como Patrimônios Vivos de Pernambuco o coco de roda, o afoxé, o frevo e até o modo de preparar comidas tradicionais, como a tapioca, o bolo de rolo e o bolo Souza Leão. Entretanto, pessoas – como a líder religiosa Mãe Beth de Oxum e a mestra de coco e pastoril Ana Lúcia Nunes, por exemplo – não podem receber o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco, pois esta comenda é reservada aos saberes e fazeres e não aos indivíduos.

V. O Horto d’ El Rey é um dos primeiros jardins botânicos do país, e, com o intuito de reconhecer e proteger esta e outras áreas verdes existentes na cidade, foi instituído um decreto municipal que confere a Olinda o título de Cidade Ecológica.


Estão CORRETAS apenas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

895Q896441 | Turismo, Analista em Turismo, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A estatística aplicada ao turismo é fundamental por possibilitar a tomada de decisões baseadas em evidências, reduzindo incertezas e riscos. Costa e Giannotti (2013) afirmam que o método estatístico é “um conjunto de fases, que devem ser seguidas na ordem determinada, para se obter resultados estatísticos”.
COSTA, G. G. O.; GIANNOTTI, J. D. G. Estatística Aplicada ao Turismo. v. 1 – 2.ed. – Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2013.

Assinale a alternativa que não se constitui uma das fases do método estatístico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

896Q896479 | Farmácia, Farmacocinética, Farmacêutico, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

O Efeito de primeira passagem é o fenômeno de metabolização de parte do fármaco pelos seguintes tecidos antes dele atingir a circulação sistêmica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

897Q896484 | Farmácia, Farmacologia Cardiovascular, Farmacêutico, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Paciente do sexo masculino, 69 anos, negro. Diagnóstico de DPOC. Fuma há 35 anos (três maços/dia). Portador de hipertensão arterial sistêmica. Infecção Respiratória recente agravou os sintomas respiratórios.

Queixa: Dispneia progressiva, fraqueza, falta de energia, tosse crônica produtiva e sibilo. Procurou ‘atendimento médico. Uso de broncodilatador (Formoterol 6 mcg (2x/dia) e corticosteróide inalatório (Budesonida 200 mcg (2x/dia). Faz uso de antiagregante plaquetário (AAS 100 mg/dia) Para a HAS, faz uso de iECA (Lisinopril 20 mg/dia) e antagonista beta 1 adrenérgico (Metoprolol 50 mg (2x/dia) Exame Físico: aumento do diâmetro ântero-posterior do tórax, esforço expiratório, murmúrio vesicular universalmente diminuído e sibilância. Gasometria arterial: pH = 7,28; PaCO2 = 69 mmHg; PaO2 = 52mmHg; HCO3 =30 mEq/L; BE = + 4 e SaO2 = 81%. Radiografia de tórax: sinais de hiperinsuflação com retificação das cúpulas diafragmáticas, aumento dos espaços intercostais, aumento do diâmetro ântero-posterior do tórax. PA = 160x100 mmHg; FC = 118 bpm; FR = 30 ipm


Assinale a alternativa que corresponde à interpretação CORRETA em relação ao estado ácido base do paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

898Q896558 | Jornalismo, Jornalista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

Criado em 1949, o modelo de comunicação linear de Shannon e Weaver, foi um dos primeiros a descrever o processo comunicacional de maneira científica.
Segundo este modelo, qual dos seguintes componentes NÃO faz parte do processo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

899Q896631 | Enfermagem, Outras Doenças Infecciosas e Parasitárias, Sanitarista, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A filariose linfática, comumente conhecida como elefantíase, é uma doença parasitária debilitante transmitida por mosquitos. Durante séculos, essa doença tem afligido milhões de pessoas no mundo, causando dor, inchaço crônico e exagerado, deficiência e estigma social. Em 30 de setembro de 2024, a OPAS/OMS reconheceu a eliminação da filariose linfática como problema de saúde pública.
Qual o nome científico do mosquito transmissor da doença?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

900Q868924 | Enfermagem, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, UPENET, 2024

No âmbito moral, preconceitos e a aceitação ativa da diferença pode ser considerada crimes quando há, especificamente, intolerâncias da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.