Questões de Concursos UPENET IAUPE

Resolva questões de UPENET IAUPE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q1059544 | Matemática, Aritmética e Problemas, Aspirante do Corpo de Bombeiros, CBM PE, UPENET IAUPE, 2018

Considerando A = 5, B = 3 e C =9, assinale a alternativa VERDADEIRA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q1072000 | Filosofia, Conceitos Filosóficos, Ciências Sociais, SEMUL de Recife PE, UPENET IAUPE, 2024

Analise o trecho a seguir e complete as lacunas existentes, referentes ao trecho sobre o método da economia política, contido na obra intitulada Grundisse (2011), de Karl Marx.
O concreto é _________ porque é a síntese de múltiplas ___________, portanto, unidade da diversidade. Por essa razão, o concreto aparece no pensamento como processo da ________, como resultado, não como ponto de partida, não obstante seja o ponto de partida efetivo e, em consequência, também o ponto de partida da intuição e da representação.
Assinale a alternativa cujos termos preenchem, CORRETA e respectivamente, as lacunas acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q1059540 | Matemática, Aritmética e Problemas, Aspirante do Corpo de Bombeiros, CBM PE, UPENET IAUPE, 2018

Cada um dos 30 bombeiros de uma sala obteve, na avaliação da seleção, nota 5 ou nota 10. A média aritmética dessas notas foi 6.
É CORRETO afirmar que o número de bombeiros que obtiveram as notas 5 e 10, respectivamente, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q1057776 | Texto associado, Ortografia, Músico, PM PE, UPENET IAUPE, 2023

Texto associado.
Texto 01

Cultivar a amizade

No Brasil, o ideal da família como fonte de segurança de felicidade permanece forte. Apesar de estar aumentando consideravelmente o número de brasileiros que vivem sozinhos por opção, o valor da vida em família ainda é dominante.

A escolha de não ter filhos, apesar de cada vez mais frequente, não é totalmente legítima em nossa cultura. As brasileiras que fazem essa escolha ainda são percebidas como desviantes e são muito questionadas sobre as razões de optarem por algo fora do modelo tradicional.

Uma das principais razões apontadas para a decisão de ter filhos é a necessidade de ter segurança, amparo, apoio e companhia na velhice. As mulheres perguntam para aquelas que optam por não terem filhos: “Mas como vai ser a velhice? Como vai enfrentar uma velhice solitária? Por que não adota ?”

A imagem do velho sozinho é associada ao abandono, desamparo, fracasso, insegurança. Os filhos são vistos como uma possível proteção contra a velhice solitária e infeliz, uma espécie de seguro contra a velhice desamparada.

GOLDENBERG, Mirian. A Invenção de uma Bela Velhice. Ed. Record. p.85-86. 2021
Assinale a alternativa cujo termo em parênteses NÃO tem o mesmo significado do termo destacado em maiúsculo no texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q1071457 | Artes Cênicas, Projetos e Ações Artístico Culturais, Professor de Artes e Música, Prefeitura de Camocim de São Félix PE, UPENET IAUPE, 2024

Ganhador do prêmio Nobel de literatura, o dramaturgo norte americano Eugene O'Neill escreveu “Long Day's Journey into Night”. A peça se passa em um único dia de agosto de 1912. O cenário é Monte Cristo Cottage, a casa da família Tyrones à beira-mar em Connecticut. Os quatro personagens principais são representações semiautobiográficas de O'Neill, seu irmão mais velho e seus pais. A peça retrata uma família lutando para lidar com a realidade e as consequências das falhas de cada membro. Os pais e os dois filhos se culpam e se ressentem por vários motivos; a amargura e o ciúme servem como representantes de tentativas fracassadas de ternura e compaixão. O estresse emocional e psicológico permanente da família é alimentado pela autoanálise compartilhada, combinada com a honestidade forçada. A história trata do vício, dos sonhos não realizados, das falhas morais e da luta nas relações familiares.


Seu estilo está inscrito no movimento das vanguardas europeias denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1059553 | Matemática, Progressões, Soldado da Polícia Militar, PM PE, UPENET IAUPE, 2018

Uma fábrica inaugurou sua produção com 4 itens. Sabendo-se que a quantidade de itens produzidos pela fábrica em cada ano consecutivo obedece a uma progressão geométrica e que, no quinto ano, foram produzidos 324 itens, qual a soma total de itens fabricados nesses cinco primeiros anos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q1057773 | Português, Pontuação, Músico, PM PE, UPENET IAUPE, 2023

Texto associado.
Texto 01

Cultivar a amizade

No Brasil, o ideal da família como fonte de segurança de felicidade permanece forte. Apesar de estar aumentando consideravelmente o número de brasileiros que vivem sozinhos por opção, o valor da vida em família ainda é dominante.

A escolha de não ter filhos, apesar de cada vez mais frequente, não é totalmente legítima em nossa cultura. As brasileiras que fazem essa escolha ainda são percebidas como desviantes e são muito questionadas sobre as razões de optarem por algo fora do modelo tradicional.

Uma das principais razões apontadas para a decisão de ter filhos é a necessidade de ter segurança, amparo, apoio e companhia na velhice. As mulheres perguntam para aquelas que optam por não terem filhos: “Mas como vai ser a velhice? Como vai enfrentar uma velhice solitária? Por que não adota ?”

A imagem do velho sozinho é associada ao abandono, desamparo, fracasso, insegurança. Os filhos são vistos como uma possível proteção contra a velhice solitária e infeliz, uma espécie de seguro contra a velhice desamparada.

GOLDENBERG, Mirian. A Invenção de uma Bela Velhice. Ed. Record. p.85-86. 2021
Em relação à Pontuação, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q1057774 | Texto associado, Morfologia, Músico, PM PE, UPENET IAUPE, 2023

Texto associado.
Texto 01

Cultivar a amizade

No Brasil, o ideal da família como fonte de segurança de felicidade permanece forte. Apesar de estar aumentando consideravelmente o número de brasileiros que vivem sozinhos por opção, o valor da vida em família ainda é dominante.

A escolha de não ter filhos, apesar de cada vez mais frequente, não é totalmente legítima em nossa cultura. As brasileiras que fazem essa escolha ainda são percebidas como desviantes e são muito questionadas sobre as razões de optarem por algo fora do modelo tradicional.

Uma das principais razões apontadas para a decisão de ter filhos é a necessidade de ter segurança, amparo, apoio e companhia na velhice. As mulheres perguntam para aquelas que optam por não terem filhos: “Mas como vai ser a velhice? Como vai enfrentar uma velhice solitária? Por que não adota ?”

A imagem do velho sozinho é associada ao abandono, desamparo, fracasso, insegurança. Os filhos são vistos como uma possível proteção contra a velhice solitária e infeliz, uma espécie de seguro contra a velhice desamparada.

GOLDENBERG, Mirian. A Invenção de uma Bela Velhice. Ed. Record. p.85-86. 2021
Observe o fragmento de texto abaixo:
“As brasileiras que fazem essa escolha ainda são percebidas como desviantes e são muito questionadas sobre as razões de optarem por algo fora do modelo tradicional.”
Se o termo “brasileiras” estivesse no singular, mantendo-se os tempos verbais, estaria CORRETO o texto indicado na alternativa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q1057726 | Português, Sintaxe, Oficial da Administração, CBM PE, UPENET IAUPE, 2023

Texto associado.
Texto 01

A Vida me ensinou

A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração;

Sorrir às pessoas que não gostam de mim, para lhes mostrar que sou diferente do que elas pensam;

Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade, para que eu possa acreditar que tudo vai mudar;

Calar-me para ouvir; aprender com meus erros. Afinal, eu posso ser sempre melhor.

A lutar contra as injustiças; sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo.

Amar incondicionalmente, pois também preciso desse amor; a alegrar quem precisa; a pedir perdão; a sonhar acordado; a acordar para a realidade (sempre que fosse necessário); a aproveitar cada instante de felicidade; a chorar de saudade sem vergonha de demonstrar;

A sentir a dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do meu ser; a abrir minhas janelas para o amor; a não temer o futuro;

Me ensinou a aproveitar o presente, como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesmo tenho que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher.

https://www.andrecastropalestras.com.br/single-post/2018/06/20/-a-vida-me-ensinou-texto-por-charles-chaplin
Em relação à Regência Verbal, analise os itens abaixo:
I. “...aprender com meus erros.” II. “A lutar contra as injustiças...” III. “...é gritar todas as minhas dores para o mundo.” IV. “...a aproveitar cada instante de felicidade...”
É CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1059542 | Matemática, Aritmética e Problemas, Aspirante do Corpo de Bombeiros, CBM PE, UPENET IAUPE, 2018

Inicialmente em uma creche, havia 12 meninos a mais que meninas para adoção. Ao ser realizado um levantamento sobre as crianças adotadas no período, constatou-se que 25% das crianças foram adotadas; dessas, 15% eram meninas. Soube-se, ainda, que 12 meninos foram adotados, e 36 meninas não. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o percentual de meninas e meninos não adotados nesse período.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1059555 | Matemática, Probabilidade, Soldado da Polícia Militar, PM PE, UPENET IAUPE, 2018

Um dado não viciado de 6 faces regulares, cada qual com um número (1, 2, 3, 4, 5, 6), foi lançado aleatoriamente por 4 vezes, e a cada lançamento teve seu resultado anotado.


A probabilidade de que, em todos os lançamentos, o número anotado seja menor que 3 é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q1057724 | Texto associado, Morfologia, Oficial da Administração, CBM PE, UPENET IAUPE, 2023

Texto associado.
Texto 01

A Vida me ensinou

A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração;

Sorrir às pessoas que não gostam de mim, para lhes mostrar que sou diferente do que elas pensam;

Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade, para que eu possa acreditar que tudo vai mudar;

Calar-me para ouvir; aprender com meus erros. Afinal, eu posso ser sempre melhor.

A lutar contra as injustiças; sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo.

Amar incondicionalmente, pois também preciso desse amor; a alegrar quem precisa; a pedir perdão; a sonhar acordado; a acordar para a realidade (sempre que fosse necessário); a aproveitar cada instante de felicidade; a chorar de saudade sem vergonha de demonstrar;

A sentir a dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do meu ser; a abrir minhas janelas para o amor; a não temer o futuro;

Me ensinou a aproveitar o presente, como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesmo tenho que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher.

https://www.andrecastropalestras.com.br/single-post/2018/06/20/-a-vida-me-ensinou-texto-por-charles-chaplin
No tocante a Classes de Palavras, em qual alternativa abaixo, o termo destacado em maiúscula está classificado CORRETAMENTE em parênteses?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1059535 | Matemática, Aritmética e Problemas, Aspirante do Corpo de Bombeiros, CBM PE, UPENET IAUPE, 2018

Considere que de todas as mensagens recebidas diariamente pelo gerente do setor financeiro em determinada empresa, 35% sejam referentes a despesas e 20%, a receitas. Se, em um determinado dia, esse gerente recebeu 49 mensagens relacionadas a despesas, quantas foram as mensagens sobre receitas recebidas nesse dia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q1059538 | Matemática, Estatística, Aspirante do Corpo de Bombeiros, CBM PE, UPENET IAUPE, 2018

Numa pesquisa, depois de feita uma coleta de dados e organizados esses dados em ordem crescente ou decrescente, essa lista recebe o nome de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q1059543 | Matemática, Raciocínio Lógico, Aspirante do Corpo de Bombeiros, CBM PE, UPENET IAUPE, 2018

Evie, Camilla, Amanda, Deborah e Bianca são as cinco primeiras colocadas em uma determinada fase de um concurso. Sobre a classificação atual, sabe-se que Evie está em primeiro lugar e Deborah, em quinto; que Camilla está em uma posição intermediária entre Deborah e Evie; que Bianca está à frente de Deborah e que Amanda está imediatamente após Camilla.
Nessas condições, é CORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q1059556 | Matemática, Matemática Financeira, Soldado da Polícia Militar, PM PE, UPENET IAUPE, 2018

O valor da fatura de um cartão de crédito era de R$ 1.200,00. Tendo sido paga com dois meses de atraso, o cartão de crédito cobrou juros compostos de 17% ao mês. Quanto foi o montante pago?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q1059552 | Matemática, Progressões, Soldado da Polícia Militar, PM PE, UPENET IAUPE, 2018

Foram abertas 18 turmas de um novo curso que ocorrerá em três turnos. A quantidade de turmas disponíveis para tarde, manhã e noite segue, nessa ordem, uma progressão aritmética de razão 4.


Quantas turmas serão formadas para o turno da noite?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q1057723 | Português, Crase, Oficial da Administração, CBM PE, UPENET IAUPE, 2023

Texto associado.
Texto 01

A Vida me ensinou

A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração;

Sorrir às pessoas que não gostam de mim, para lhes mostrar que sou diferente do que elas pensam;

Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade, para que eu possa acreditar que tudo vai mudar;

Calar-me para ouvir; aprender com meus erros. Afinal, eu posso ser sempre melhor.

A lutar contra as injustiças; sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo.

Amar incondicionalmente, pois também preciso desse amor; a alegrar quem precisa; a pedir perdão; a sonhar acordado; a acordar para a realidade (sempre que fosse necessário); a aproveitar cada instante de felicidade; a chorar de saudade sem vergonha de demonstrar;

A sentir a dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do meu ser; a abrir minhas janelas para o amor; a não temer o futuro;

Me ensinou a aproveitar o presente, como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesmo tenho que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher.

https://www.andrecastropalestras.com.br/single-post/2018/06/20/-a-vida-me-ensinou-texto-por-charles-chaplin
No que se refere ao emprego do sinal indicativo da Crase, analise os itens abaixo:
I. “A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo...” – nesse caso, o emprego do sinal indicativo da crase é facultativo.
II. “A lutar contra as injustiças...” – em relação ao trecho “as injustiças”, poderia haver crase, e isso não caracterizaria desobediência às normais gramaticais vigentes.
III. “...o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo.” – em “todas as minhas dores”- existe a presença apenas da preposição “a”, daí não haver crase.
IV. “...a chorar de saudade sem vergonha de demonstrar....” – não há crase por estar diante de verbo.
V. “A sentir a dor do adeus e do que se acaba...” – em “a dor do adeus”, a crase inexiste por haver, apenas, a presença do determinante “a”.
Está CORRETO o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q1057725 | Português, Sintaxe, Oficial da Administração, CBM PE, UPENET IAUPE, 2023

Texto associado.
Texto 01

A Vida me ensinou

A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração;

Sorrir às pessoas que não gostam de mim, para lhes mostrar que sou diferente do que elas pensam;

Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade, para que eu possa acreditar que tudo vai mudar;

Calar-me para ouvir; aprender com meus erros. Afinal, eu posso ser sempre melhor.

A lutar contra as injustiças; sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo.

Amar incondicionalmente, pois também preciso desse amor; a alegrar quem precisa; a pedir perdão; a sonhar acordado; a acordar para a realidade (sempre que fosse necessário); a aproveitar cada instante de felicidade; a chorar de saudade sem vergonha de demonstrar;

A sentir a dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do meu ser; a abrir minhas janelas para o amor; a não temer o futuro;

Me ensinou a aproveitar o presente, como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesmo tenho que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher.

https://www.andrecastropalestras.com.br/single-post/2018/06/20/-a-vida-me-ensinou-texto-por-charles-chaplin
Observe o trecho abaixo:
“Sorrir às pessoas que não gostam de mim, para lhes mostrar que sou diferente do que elas pensam.”
Se substituíssemos “às pessoas” por “àquele jovem”, estaria CORRETO o texto indicado na alternativa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q1057727 | Português, Sintaxe, Oficial da Administração, CBM PE, UPENET IAUPE, 2023

Texto associado.
Texto 01

A Vida me ensinou

A vida me ensinou a dizer adeus às pessoas que amo, sem tirá-las do meu coração;

Sorrir às pessoas que não gostam de mim, para lhes mostrar que sou diferente do que elas pensam;

Fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade, para que eu possa acreditar que tudo vai mudar;

Calar-me para ouvir; aprender com meus erros. Afinal, eu posso ser sempre melhor.

A lutar contra as injustiças; sorrir quando o que mais desejo é gritar todas as minhas dores para o mundo.

Amar incondicionalmente, pois também preciso desse amor; a alegrar quem precisa; a pedir perdão; a sonhar acordado; a acordar para a realidade (sempre que fosse necessário); a aproveitar cada instante de felicidade; a chorar de saudade sem vergonha de demonstrar;

A sentir a dor do adeus e do que se acaba, sempre lutando para preservar tudo o que é importante para a felicidade do meu ser; a abrir minhas janelas para o amor; a não temer o futuro;

Me ensinou a aproveitar o presente, como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesmo tenho que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher.

https://www.andrecastropalestras.com.br/single-post/2018/06/20/-a-vida-me-ensinou-texto-por-charles-chaplin
Observe o trecho abaixo:
“...tudo o que é importante PARA A FELICIDADE DO MEU SER;...”
Sobre os termos acima destacados em maiúscula, analise os itens abaixo:
I. São exemplo de regência nominal. II. Completam o sentido do verbo “ser”. III. São exemplo de regência verbal. IV. Completam o sentido do termo “importante”.

Está CORRETO o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.