Questões de Concursos UPENETIAUPE

Resolva questões de UPENETIAUPE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q1013574 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Exemplo de atividade que leva o aluno surdo a produzir e compreender textos em sinais como L1:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1013575 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Atualmente as metodologias de ensino da Libras como segunda língua (L2) têm como objetivo o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1013576 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

O aprendizado de uma língua visual-espacial requer dos aprendizes ouvintes que eles entrem num mundo ao qual nunca foram expostos antes, o da visão, enfrentando dificuldades que fazem parte do processo ensino-aprendizagem da língua. Dentre elas, destacam-se dificuldades
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1013577 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

No processo de aquisição da Libras, a criança surda passa pelos seguintes estágios de desenvolvimento da linguagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1013578 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Nos estágios de aquisição da Libras por crianças surdas, o domínio completo dos recursos morfológicos da língua é adquirido
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q1013579 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Que profissionais são responsáveis pelo planejamento do atendimento educacional especializado em Libras para os alunos surdos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1013580 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

O atendimento educacional especializado para alunos surdos deve ocorre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1013581 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

São considerados PARÂMETROS de formação dos sinais da Libras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1013583 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

O sinal APRENDER é composto pelos seguintes parâmetros da Libras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1013584 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Assinale a alternativa que apresenta o parâmetro da Libras, que, ao ser modificado, muda o significado dos sinais: SÁBADO e APRENDER
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1013586 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

De acordo com Ferreira-Brito (1990), são categorias do parâmetro MOVIMENTO na Libras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q1013587 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Que papéis as EXPRESSÕES NÃO MANUAIS desempenham nas línguas de sinais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1013589 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

A literatura se manifesta nas comunidades de surdos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1013590 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Segundo Karnoop (2010, p. 161), Literatura Surda é a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1013591 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

De acordo com Skliar (1999), os Estudos Surdos, que defendem uma Pedagogia Surda, se constituem enquanto um(uma)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1015293 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

De acordo com a Declaração de Salamanca, em sua Linha de Ação em nível nacional, está disposta a seguinte orientação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1015294 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

As Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, instituídas pela Resolução nº 4/2009, definem as atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado. Sobre a função que NÃO consta na referida Resolução, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.