Início Questões de Concursos UPENETIAUPE Resolva questões de UPENETIAUPE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. UPENETIAUPE Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q1013579 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Que profissionais são responsáveis pelo planejamento do atendimento educacional especializado em Libras para os alunos surdos? ✂️ a) Professor de matemática, educador de apoio e gestor da escola. ✂️ b) Coordenador pedagógico da escola, professor de Libras e equipe técnica da secretaria de educação. ✂️ c) Professor especializado, professores de turma comum e professores de Língua Portuguesa. ✂️ d) Toda a comunidade escolar e os pais. ✂️ e) Equipe multifuncional composta por pedagogo, psicólogo e fonoaudiólogo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 22Q1015270 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Bom Conselho PE, UPENETIAUPE, 2022O ensino da língua oficial da sociedade majoritária para educação bilíngue para surdos deve envolver metodologias ✂️ a) de ensino de segunda língua. ✂️ b) de memorização de palavras. ✂️ c) de abordagem dedutiva. ✂️ d) de ensino das regras gramaticais. ✂️ e) de ensino de língua materna. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 23Q1015273 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Bom Conselho PE, UPENETIAUPE, 2022São considerados modelos de processamento no ato da tradução e interpretação: ✂️ a) cognitivo, interativo, interpretativo ✂️ b) comunicativo, social, imperativo ✂️ c) sociolinguístico, processual, bimodal ✂️ d) bilíngue, lexical, intermodal ✂️ e) bicultural, interlingual, sintático Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 24Q1015299 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019No dia 11 de setembro de 1880, houve uma votação na Itália, com 4 contra e 160 votos a favor de métodos orais na educação de surdos, e, a partir daí, a língua de sinais foi proibida oficialmente nas escolas, sob a alegação de que ✂️ a) ela destruía a habilidade de oralização dos sujeitos surdos. ✂️ b) ela era difícil de se aprender. ✂️ c) os surdos precisavam aprender também a falar, além de sinalizar. ✂️ d) não existiam métodos educacionais para o ensino da língua de sinais. ✂️ e) os professores eram ouvintes e não sabiam língua de sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 25Q1013582 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Assinale a alternativa que indica o parâmetro da Libras que NÃO utiliza as mãos, mas que forma sinais. ✂️ a) Expressão não manual ✂️ b) Movimento ✂️ c) Configuração de mãos ✂️ d) Orientação ✂️ e) Classificadores Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 26Q1015271 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Bom Conselho PE, UPENETIAUPE, 2022O Código de Ética do intérprete de Libras/língua portuguesa é um instrumento que ✂️ a) institui plano de cargos e carreira. ✂️ b) regulamenta a profissão. ✂️ c) orienta o profissional em sua atuação. ✂️ d) orienta a formação profissional. ✂️ e) define a tabela de honorário. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 27Q1015269 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Bom Conselho PE, UPENETIAUPE, 2022É reconhecido oficialmente como primeiro professor de surdos da história, por ter ensinado nobres surdos a ler, a escrever e a contar, com o apoio de gestos utilizados em alguns mosteiros, como resultado da regra de silêncio ali imposta, no século XVI: ✂️ a) Charles Michel de L’Epée ✂️ b) Pedro Ponce de León ✂️ c) Juan Pablo Bonet ✂️ d) Girolamo Cardano ✂️ e) Johan Conrad Ammon Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 28Q1015274 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Bom Conselho PE, UPENETIAUPE, 2022Para transcrição da Libras, alguns recursos gráficos são utilizados. As marcas não manuais são indicadas sempre que possível, quando associadas aos sinais manuais através de letras iniciais de marcação não-manual (por exemplo, ‘mc’ para o movimento da cabeça) que aparece entre ✂️ a) “ ” aspas. ✂️ b) ( ) parênteses. ✂️ c) < > desigualdade (maior que/menor que). ✂️ d) { }chaves. ✂️ e) [ ] colchetes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 29Q1013578 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Nos estágios de aquisição da Libras por crianças surdas, o domínio completo dos recursos morfológicos da língua é adquirido ✂️ a) aos três anos de idade. ✂️ b) por volta dos cinco anos de idade. ✂️ c) quando a criança inicia o aprendizado da Libras na escola. ✂️ d) na pré-adolescência, por volta dos nove anos. ✂️ e) na vida adulta, após o seu completo desenvolvimento escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 30Q1013587 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Que papéis as EXPRESSÕES NÃO MANUAIS desempenham nas línguas de sinais? ✂️ a) Topicalização de frases e construção do tipo foco ✂️ b) Marcações de construções sintáticas e diferenciação de itens lexicais ✂️ c) Produções dos classificadores e organização das categorias do movimento ✂️ d) Utilização do espaço de sinalização e organização dos sinais ✂️ e) Arbitrariedade do sinal no espaço e continuidade da direção verbal Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 31Q1013588 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Conforme Ferreira-Brito (1995), por quantas configurações de mãos (CMs), a Língua Brasileira de Sinais é composta? ✂️ a) 46 ✂️ b) 54 ✂️ c) 72 ✂️ d) 36 ✂️ e) 64 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 32Q1013590 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Segundo Karnoop (2010, p. 161), Literatura Surda é a(o) ✂️ a) ênfase na dimensão centralizadora de uma cultura universal à qual crianças surdas possam ter acesso em textos escritos. ✂️ b) conjunto de obras literárias de reconhecido valor estético, pertencentes a um país, época, gênero. ✂️ c) produção de textos literários em sinais, que traduz a experiência visual, que entende a surdez como presença de algo e não como falta, que possibilita outras representações de surdos e que considera as pessoas surdas como um grupo linguístico e cultural diferente. ✂️ d) uso estético da linguagem escrita. ✂️ e) técnica de compor e expor textos escritos, em prosa ou em verso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 33Q1015302 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Segundo Vilhalva (2004), há dois tipos de educação para os surdos, a saber: ✂️ a) Pedagogia tecnicista e pedagogia nova. ✂️ b) Pedagogia surda e pedagogia oral-auditiva. ✂️ c) Pedagogia construtivista e pedagogia tradicional. ✂️ d) Pedagogia democrática e pedagogia montessoriana. ✂️ e) Pedagogia dos conteúdos e pedagogia Waldorf. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 34Q1013581 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019São considerados PARÂMETROS de formação dos sinais da Libras: ✂️ a) classificadores, orientação, arbitrariedade, expressão facial e corporal. ✂️ b) movimento dos olhos, orientação da cabeça, expressão não manual e localização. ✂️ c) direcionalidade da palma, movimento da cabeça, configuração de mãos e orientação do olhar. ✂️ d) movimento, ponto de articulação, arbitrariedade, orientação da palma e expressão facial. ✂️ e) configuração de mãos, movimento, orientação, localização e traços não manuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 35Q1013573 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Muitos surdos chegam à idade escolar com pouco conhecimento em Libras, o que acarreta dificuldades para expressar sua opinião e ideias. O trabalho com a Libras como primeira língua (L1) para esses alunos vai requerer duas habilidades, a saber: ✂️ a) aprender as regras gramaticais da Libras e compreender a estrutura frasal da língua. ✂️ b) expressar-se em sinais e compreender sinais ✂️ c) entender a dinâmica dos classificadores da Libras e como se organizam espacialmente ✂️ d) sinalizar utilizando todos os parâmetros de formação de sinais e formar frases com todos eles. ✂️ e) utilizar as configurações de mão e saber quais expressões não manuais são utilizadas com os verbos espaciais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 36Q1013585 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Para que haja MOVIMENTO, as línguas de sinais necessitam de ✂️ a) cabeça e olhos. ✂️ b) mãos e tronco. ✂️ c) mãos e espaço. ✂️ d) punhos e dedos. ✂️ e) espaço e expressão facial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 37Q1015295 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019A formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser, segundo o Decreto nº 5.626/2005, realizada ✂️ a) por organizações da sociedade civil representativa da comunidade surda ✂️ b) por cursos de formação continuada, promovidos por instituições credenciadas por secretarias de educação. ✂️ c) em curso de Pedagogia ou curso normal superior e médio. ✂️ d) em nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua. ✂️ e) em cursos de educação profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 38Q1013584 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Assinale a alternativa que apresenta o parâmetro da Libras, que, ao ser modificado, muda o significado dos sinais: SÁBADO e APRENDER ✂️ a) Movimento ✂️ b) Expressão não manual ✂️ c) Configuração de mão ✂️ d) Locação ✂️ e) Orientação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 39Q1013591 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019De acordo com Skliar (1999), os Estudos Surdos, que defendem uma Pedagogia Surda, se constituem enquanto um(uma) ✂️ a) programa de pesquisa em educação, no qual as identidades, as línguas, os projetos educacionais, a história, a arte, as comunidades e as culturas surdas são focalizados e entendidos a partir da diferença, a partir do seu reconhecimento político. ✂️ b) entendimento que defende e valoriza aquilo que falta na cultura visual dos surdos em sua prática social. ✂️ c) tentativa de normalizar os surdos com práticas culturais que tentaram aproximá-los da literatura geral. ✂️ d) reconhecimento do sujeito enquanto ser social que utiliza uma língua de modalidade visual espacial. ✂️ e) prática desenvolvida pelos professores de literatura, para que os surdos consigam compreender o papel da cultura e das artes na educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 40Q1013586 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019De acordo com Ferreira-Brito (1990), são categorias do parâmetro MOVIMENTO na Libras: ✂️ a) Locação, Lateralidade, Dupla Articulação, Oposição. ✂️ b) Tipo, Direcionalidade, Maneira, Frequência. ✂️ c) Iconicidade, Unilateralidade, Continuidade. ✂️ d) Articuladores, Repetição, Dobramento. ✂️ e) Toque, Deslizar, Mover, Direção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
21Q1013579 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Que profissionais são responsáveis pelo planejamento do atendimento educacional especializado em Libras para os alunos surdos? ✂️ a) Professor de matemática, educador de apoio e gestor da escola. ✂️ b) Coordenador pedagógico da escola, professor de Libras e equipe técnica da secretaria de educação. ✂️ c) Professor especializado, professores de turma comum e professores de Língua Portuguesa. ✂️ d) Toda a comunidade escolar e os pais. ✂️ e) Equipe multifuncional composta por pedagogo, psicólogo e fonoaudiólogo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
22Q1015270 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Bom Conselho PE, UPENETIAUPE, 2022O ensino da língua oficial da sociedade majoritária para educação bilíngue para surdos deve envolver metodologias ✂️ a) de ensino de segunda língua. ✂️ b) de memorização de palavras. ✂️ c) de abordagem dedutiva. ✂️ d) de ensino das regras gramaticais. ✂️ e) de ensino de língua materna. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
23Q1015273 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Bom Conselho PE, UPENETIAUPE, 2022São considerados modelos de processamento no ato da tradução e interpretação: ✂️ a) cognitivo, interativo, interpretativo ✂️ b) comunicativo, social, imperativo ✂️ c) sociolinguístico, processual, bimodal ✂️ d) bilíngue, lexical, intermodal ✂️ e) bicultural, interlingual, sintático Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
24Q1015299 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019No dia 11 de setembro de 1880, houve uma votação na Itália, com 4 contra e 160 votos a favor de métodos orais na educação de surdos, e, a partir daí, a língua de sinais foi proibida oficialmente nas escolas, sob a alegação de que ✂️ a) ela destruía a habilidade de oralização dos sujeitos surdos. ✂️ b) ela era difícil de se aprender. ✂️ c) os surdos precisavam aprender também a falar, além de sinalizar. ✂️ d) não existiam métodos educacionais para o ensino da língua de sinais. ✂️ e) os professores eram ouvintes e não sabiam língua de sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
25Q1013582 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Assinale a alternativa que indica o parâmetro da Libras que NÃO utiliza as mãos, mas que forma sinais. ✂️ a) Expressão não manual ✂️ b) Movimento ✂️ c) Configuração de mãos ✂️ d) Orientação ✂️ e) Classificadores Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
26Q1015271 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Bom Conselho PE, UPENETIAUPE, 2022O Código de Ética do intérprete de Libras/língua portuguesa é um instrumento que ✂️ a) institui plano de cargos e carreira. ✂️ b) regulamenta a profissão. ✂️ c) orienta o profissional em sua atuação. ✂️ d) orienta a formação profissional. ✂️ e) define a tabela de honorário. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
27Q1015269 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Bom Conselho PE, UPENETIAUPE, 2022É reconhecido oficialmente como primeiro professor de surdos da história, por ter ensinado nobres surdos a ler, a escrever e a contar, com o apoio de gestos utilizados em alguns mosteiros, como resultado da regra de silêncio ali imposta, no século XVI: ✂️ a) Charles Michel de L’Epée ✂️ b) Pedro Ponce de León ✂️ c) Juan Pablo Bonet ✂️ d) Girolamo Cardano ✂️ e) Johan Conrad Ammon Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
28Q1015274 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Bom Conselho PE, UPENETIAUPE, 2022Para transcrição da Libras, alguns recursos gráficos são utilizados. As marcas não manuais são indicadas sempre que possível, quando associadas aos sinais manuais através de letras iniciais de marcação não-manual (por exemplo, ‘mc’ para o movimento da cabeça) que aparece entre ✂️ a) “ ” aspas. ✂️ b) ( ) parênteses. ✂️ c) < > desigualdade (maior que/menor que). ✂️ d) { }chaves. ✂️ e) [ ] colchetes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
29Q1013578 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Nos estágios de aquisição da Libras por crianças surdas, o domínio completo dos recursos morfológicos da língua é adquirido ✂️ a) aos três anos de idade. ✂️ b) por volta dos cinco anos de idade. ✂️ c) quando a criança inicia o aprendizado da Libras na escola. ✂️ d) na pré-adolescência, por volta dos nove anos. ✂️ e) na vida adulta, após o seu completo desenvolvimento escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
30Q1013587 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Que papéis as EXPRESSÕES NÃO MANUAIS desempenham nas línguas de sinais? ✂️ a) Topicalização de frases e construção do tipo foco ✂️ b) Marcações de construções sintáticas e diferenciação de itens lexicais ✂️ c) Produções dos classificadores e organização das categorias do movimento ✂️ d) Utilização do espaço de sinalização e organização dos sinais ✂️ e) Arbitrariedade do sinal no espaço e continuidade da direção verbal Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
31Q1013588 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Conforme Ferreira-Brito (1995), por quantas configurações de mãos (CMs), a Língua Brasileira de Sinais é composta? ✂️ a) 46 ✂️ b) 54 ✂️ c) 72 ✂️ d) 36 ✂️ e) 64 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
32Q1013590 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Segundo Karnoop (2010, p. 161), Literatura Surda é a(o) ✂️ a) ênfase na dimensão centralizadora de uma cultura universal à qual crianças surdas possam ter acesso em textos escritos. ✂️ b) conjunto de obras literárias de reconhecido valor estético, pertencentes a um país, época, gênero. ✂️ c) produção de textos literários em sinais, que traduz a experiência visual, que entende a surdez como presença de algo e não como falta, que possibilita outras representações de surdos e que considera as pessoas surdas como um grupo linguístico e cultural diferente. ✂️ d) uso estético da linguagem escrita. ✂️ e) técnica de compor e expor textos escritos, em prosa ou em verso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
33Q1015302 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Segundo Vilhalva (2004), há dois tipos de educação para os surdos, a saber: ✂️ a) Pedagogia tecnicista e pedagogia nova. ✂️ b) Pedagogia surda e pedagogia oral-auditiva. ✂️ c) Pedagogia construtivista e pedagogia tradicional. ✂️ d) Pedagogia democrática e pedagogia montessoriana. ✂️ e) Pedagogia dos conteúdos e pedagogia Waldorf. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
34Q1013581 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019São considerados PARÂMETROS de formação dos sinais da Libras: ✂️ a) classificadores, orientação, arbitrariedade, expressão facial e corporal. ✂️ b) movimento dos olhos, orientação da cabeça, expressão não manual e localização. ✂️ c) direcionalidade da palma, movimento da cabeça, configuração de mãos e orientação do olhar. ✂️ d) movimento, ponto de articulação, arbitrariedade, orientação da palma e expressão facial. ✂️ e) configuração de mãos, movimento, orientação, localização e traços não manuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
35Q1013573 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Muitos surdos chegam à idade escolar com pouco conhecimento em Libras, o que acarreta dificuldades para expressar sua opinião e ideias. O trabalho com a Libras como primeira língua (L1) para esses alunos vai requerer duas habilidades, a saber: ✂️ a) aprender as regras gramaticais da Libras e compreender a estrutura frasal da língua. ✂️ b) expressar-se em sinais e compreender sinais ✂️ c) entender a dinâmica dos classificadores da Libras e como se organizam espacialmente ✂️ d) sinalizar utilizando todos os parâmetros de formação de sinais e formar frases com todos eles. ✂️ e) utilizar as configurações de mão e saber quais expressões não manuais são utilizadas com os verbos espaciais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
36Q1013585 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Para que haja MOVIMENTO, as línguas de sinais necessitam de ✂️ a) cabeça e olhos. ✂️ b) mãos e tronco. ✂️ c) mãos e espaço. ✂️ d) punhos e dedos. ✂️ e) espaço e expressão facial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
37Q1015295 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019A formação de docentes para o ensino de Libras nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e na educação superior deve ser, segundo o Decreto nº 5.626/2005, realizada ✂️ a) por organizações da sociedade civil representativa da comunidade surda ✂️ b) por cursos de formação continuada, promovidos por instituições credenciadas por secretarias de educação. ✂️ c) em curso de Pedagogia ou curso normal superior e médio. ✂️ d) em nível superior, em curso de graduação de licenciatura plena em Letras: Libras ou em Letras: Libras/Língua Portuguesa como segunda língua. ✂️ e) em cursos de educação profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
38Q1013584 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Assinale a alternativa que apresenta o parâmetro da Libras, que, ao ser modificado, muda o significado dos sinais: SÁBADO e APRENDER ✂️ a) Movimento ✂️ b) Expressão não manual ✂️ c) Configuração de mão ✂️ d) Locação ✂️ e) Orientação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
39Q1013591 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019De acordo com Skliar (1999), os Estudos Surdos, que defendem uma Pedagogia Surda, se constituem enquanto um(uma) ✂️ a) programa de pesquisa em educação, no qual as identidades, as línguas, os projetos educacionais, a história, a arte, as comunidades e as culturas surdas são focalizados e entendidos a partir da diferença, a partir do seu reconhecimento político. ✂️ b) entendimento que defende e valoriza aquilo que falta na cultura visual dos surdos em sua prática social. ✂️ c) tentativa de normalizar os surdos com práticas culturais que tentaram aproximá-los da literatura geral. ✂️ d) reconhecimento do sujeito enquanto ser social que utiliza uma língua de modalidade visual espacial. ✂️ e) prática desenvolvida pelos professores de literatura, para que os surdos consigam compreender o papel da cultura e das artes na educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
40Q1013586 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019De acordo com Ferreira-Brito (1990), são categorias do parâmetro MOVIMENTO na Libras: ✂️ a) Locação, Lateralidade, Dupla Articulação, Oposição. ✂️ b) Tipo, Direcionalidade, Maneira, Frequência. ✂️ c) Iconicidade, Unilateralidade, Continuidade. ✂️ d) Articuladores, Repetição, Dobramento. ✂️ e) Toque, Deslizar, Mover, Direção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro