Questões de Concursos UPENETIAUPE Resolva questões de UPENETIAUPE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. UPENETIAUPE Ordenar por: Mais recentes Mais populares 🔥 Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 21Q1013574 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Exemplo de atividade que leva o aluno surdo a produzir e compreender textos em sinais como L1: ✂️ a) Utilizar o computador para escrever em português. ✂️ b) Assistir a filmes sem legendas. ✂️ c) Contar e recontar histórias conhecidas. ✂️ d) Fazer a leitura labial de professores que são usuários da língua portuguesa oral. ✂️ e) Tentar reproduzir os sons da língua oral por meio de técnicas de apreensão sonora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 22Q1013575 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Atualmente as metodologias de ensino da Libras como segunda língua (L2) têm como objetivo o(a) ✂️ a) aprendizado de vocabulário em listas de palavras. ✂️ b) fluência em Libras num menor período de tempo ✂️ c) uso da língua de sinais em diálogos contextualizados. ✂️ d) aquisição da língua no contato com o professor ouvinte. ✂️ e) aprendizagem da escrita de sinais no processo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 23Q1013576 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019O aprendizado de uma língua visual-espacial requer dos aprendizes ouvintes que eles entrem num mundo ao qual nunca foram expostos antes, o da visão, enfrentando dificuldades que fazem parte do processo ensino-aprendizagem da língua. Dentre elas, destacam-se dificuldades ✂️ a) no uso dos classificadores e movimento. ✂️ b) com a dêixis e arbitrariedade da língua. ✂️ c) na utilização dos parâmetros de formação dos sinais e dos verbos espaciais. ✂️ d) com o alfabeto manual, com os traços não manuais e com a sintaxe. ✂️ e) com a produção dos sinais pelo professor e as expressões corporais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 24Q1013577 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019No processo de aquisição da Libras, a criança surda passa pelos seguintes estágios de desenvolvimento da linguagem: ✂️ a) Estágio de um sinal, estágio das primeiras combinações e estágio de múltiplas combinações. ✂️ b) Estágio de fixação do olhar no sinal, estágio de produção de um sinal e estágio de sinalização de um sinal. ✂️ c) Estágio de indexação do sinal, estágio de estruturação espacial e estágio da produção icônica. ✂️ d) Estágio do balbucio, estágio da combinação do primeiro sinal e estágio de combinação de três sinais. ✂️ e) Estágio de produção manual, estágio de combinação do sinal com as expressões não manuais e estágio de exploração vocabular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 25Q1013578 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Nos estágios de aquisição da Libras por crianças surdas, o domínio completo dos recursos morfológicos da língua é adquirido ✂️ a) aos três anos de idade. ✂️ b) por volta dos cinco anos de idade. ✂️ c) quando a criança inicia o aprendizado da Libras na escola. ✂️ d) na pré-adolescência, por volta dos nove anos. ✂️ e) na vida adulta, após o seu completo desenvolvimento escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 26Q1013579 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Que profissionais são responsáveis pelo planejamento do atendimento educacional especializado em Libras para os alunos surdos? ✂️ a) Professor de matemática, educador de apoio e gestor da escola. ✂️ b) Coordenador pedagógico da escola, professor de Libras e equipe técnica da secretaria de educação. ✂️ c) Professor especializado, professores de turma comum e professores de Língua Portuguesa. ✂️ d) Toda a comunidade escolar e os pais. ✂️ e) Equipe multifuncional composta por pedagogo, psicólogo e fonoaudiólogo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 27Q1013580 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019O atendimento educacional especializado para alunos surdos deve ocorre ✂️ a) uma vez por semana, em horário estabelecido pelo professor especializado. ✂️ b) semanalmente, sendo desempenhado pelo tradutor intérprete de Libras. ✂️ c) nos horários das aulas em que o aluno apresentar dificuldades com o conteúdo ministrado. ✂️ d) diariamente, em horário contrário ao das aulas, na sala de aula comum. ✂️ e) mensalmente, de acordo com a disponibilidade do professor especializado e o quantitativo de alunos surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 28Q1013581 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019São considerados PARÂMETROS de formação dos sinais da Libras: ✂️ a) classificadores, orientação, arbitrariedade, expressão facial e corporal. ✂️ b) movimento dos olhos, orientação da cabeça, expressão não manual e localização. ✂️ c) direcionalidade da palma, movimento da cabeça, configuração de mãos e orientação do olhar. ✂️ d) movimento, ponto de articulação, arbitrariedade, orientação da palma e expressão facial. ✂️ e) configuração de mãos, movimento, orientação, localização e traços não manuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 29Q1013582 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Assinale a alternativa que indica o parâmetro da Libras que NÃO utiliza as mãos, mas que forma sinais. ✂️ a) Expressão não manual ✂️ b) Movimento ✂️ c) Configuração de mãos ✂️ d) Orientação ✂️ e) Classificadores Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 30Q1013583 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019O sinal APRENDER é composto pelos seguintes parâmetros da Libras: ✂️ a) movimento, locação e iconicidade. ✂️ b) configuração de mãos, orientação da mão e arbitrariedade. ✂️ c) classificadores, movimento e locação. ✂️ d) dêixis, movimento e expressão não manuais. ✂️ e) configuração de mãos, movimento, locação, orientação da mão e expressões não manuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 31Q1013584 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Assinale a alternativa que apresenta o parâmetro da Libras, que, ao ser modificado, muda o significado dos sinais: SÁBADO e APRENDER ✂️ a) Movimento ✂️ b) Expressão não manual ✂️ c) Configuração de mão ✂️ d) Locação ✂️ e) Orientação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 32Q1013585 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Para que haja MOVIMENTO, as línguas de sinais necessitam de ✂️ a) cabeça e olhos. ✂️ b) mãos e tronco. ✂️ c) mãos e espaço. ✂️ d) punhos e dedos. ✂️ e) espaço e expressão facial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 33Q1013586 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019De acordo com Ferreira-Brito (1990), são categorias do parâmetro MOVIMENTO na Libras: ✂️ a) Locação, Lateralidade, Dupla Articulação, Oposição. ✂️ b) Tipo, Direcionalidade, Maneira, Frequência. ✂️ c) Iconicidade, Unilateralidade, Continuidade. ✂️ d) Articuladores, Repetição, Dobramento. ✂️ e) Toque, Deslizar, Mover, Direção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 34Q1013587 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Que papéis as EXPRESSÕES NÃO MANUAIS desempenham nas línguas de sinais? ✂️ a) Topicalização de frases e construção do tipo foco ✂️ b) Marcações de construções sintáticas e diferenciação de itens lexicais ✂️ c) Produções dos classificadores e organização das categorias do movimento ✂️ d) Utilização do espaço de sinalização e organização dos sinais ✂️ e) Arbitrariedade do sinal no espaço e continuidade da direção verbal Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 35Q1013588 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Conforme Ferreira-Brito (1995), por quantas configurações de mãos (CMs), a Língua Brasileira de Sinais é composta? ✂️ a) 46 ✂️ b) 54 ✂️ c) 72 ✂️ d) 36 ✂️ e) 64 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 36Q1013589 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019A literatura se manifesta nas comunidades de surdos ✂️ a) por meio da tradução de livros da literatura oral. ✂️ b) baseada nos estudos comparativos entre a literatura geral e a literatura reproduzida pelos surdos. ✂️ c) por meio de documentos que foram produzidos pelos surdos em língua portuguesa. ✂️ d) por meio de histórias contadas mediante o uso de sinais pelos surdos ✂️ e) por meio das narrativas contadas para os surdos por seus pais e familiares ouvintes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 37Q1013590 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Segundo Karnoop (2010, p. 161), Literatura Surda é a(o) ✂️ a) ênfase na dimensão centralizadora de uma cultura universal à qual crianças surdas possam ter acesso em textos escritos. ✂️ b) conjunto de obras literárias de reconhecido valor estético, pertencentes a um país, época, gênero. ✂️ c) produção de textos literários em sinais, que traduz a experiência visual, que entende a surdez como presença de algo e não como falta, que possibilita outras representações de surdos e que considera as pessoas surdas como um grupo linguístico e cultural diferente. ✂️ d) uso estético da linguagem escrita. ✂️ e) técnica de compor e expor textos escritos, em prosa ou em verso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 38Q1013591 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019De acordo com Skliar (1999), os Estudos Surdos, que defendem uma Pedagogia Surda, se constituem enquanto um(uma) ✂️ a) programa de pesquisa em educação, no qual as identidades, as línguas, os projetos educacionais, a história, a arte, as comunidades e as culturas surdas são focalizados e entendidos a partir da diferença, a partir do seu reconhecimento político. ✂️ b) entendimento que defende e valoriza aquilo que falta na cultura visual dos surdos em sua prática social. ✂️ c) tentativa de normalizar os surdos com práticas culturais que tentaram aproximá-los da literatura geral. ✂️ d) reconhecimento do sujeito enquanto ser social que utiliza uma língua de modalidade visual espacial. ✂️ e) prática desenvolvida pelos professores de literatura, para que os surdos consigam compreender o papel da cultura e das artes na educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 39Q1015293 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019De acordo com a Declaração de Salamanca, em sua Linha de Ação em nível nacional, está disposta a seguinte orientação: ✂️ a) Toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas ✂️ b) Devido às necessidades particulares de comunicação dos surdos e das pessoas surdas/cegas, a educação deles pode ser mais adequadamente provida em escolas especiais ou classes especiais e unidades em escolas regulares. ✂️ c) A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo. ✂️ d) Para a implementação da inclusão, os sistemas de ensino devem matricular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular. ✂️ e) A Educação Especial se realiza em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o AEE como parte integrante do processo educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 40Q1015294 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019As Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, instituídas pela Resolução nº 4/2009, definem as atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado. Sobre a função que NÃO consta na referida Resolução, assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) Organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais. ✂️ b) Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno. ✂️ c) Ensinar e usar a tecnologia assistiva, de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação. ✂️ d) Elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade. ✂️ e) Estabelecer a diagnose e avaliação do histórico ocupacional de pessoas, famílias, grupos e comunidades por meio da interpretação do desempenho dos papéis sociais contextualizados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro 🖨️ Imprimir← AnteriorPróximo →
21Q1013574 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Exemplo de atividade que leva o aluno surdo a produzir e compreender textos em sinais como L1: ✂️ a) Utilizar o computador para escrever em português. ✂️ b) Assistir a filmes sem legendas. ✂️ c) Contar e recontar histórias conhecidas. ✂️ d) Fazer a leitura labial de professores que são usuários da língua portuguesa oral. ✂️ e) Tentar reproduzir os sons da língua oral por meio de técnicas de apreensão sonora. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
22Q1013575 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Atualmente as metodologias de ensino da Libras como segunda língua (L2) têm como objetivo o(a) ✂️ a) aprendizado de vocabulário em listas de palavras. ✂️ b) fluência em Libras num menor período de tempo ✂️ c) uso da língua de sinais em diálogos contextualizados. ✂️ d) aquisição da língua no contato com o professor ouvinte. ✂️ e) aprendizagem da escrita de sinais no processo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
23Q1013576 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019O aprendizado de uma língua visual-espacial requer dos aprendizes ouvintes que eles entrem num mundo ao qual nunca foram expostos antes, o da visão, enfrentando dificuldades que fazem parte do processo ensino-aprendizagem da língua. Dentre elas, destacam-se dificuldades ✂️ a) no uso dos classificadores e movimento. ✂️ b) com a dêixis e arbitrariedade da língua. ✂️ c) na utilização dos parâmetros de formação dos sinais e dos verbos espaciais. ✂️ d) com o alfabeto manual, com os traços não manuais e com a sintaxe. ✂️ e) com a produção dos sinais pelo professor e as expressões corporais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
24Q1013577 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019No processo de aquisição da Libras, a criança surda passa pelos seguintes estágios de desenvolvimento da linguagem: ✂️ a) Estágio de um sinal, estágio das primeiras combinações e estágio de múltiplas combinações. ✂️ b) Estágio de fixação do olhar no sinal, estágio de produção de um sinal e estágio de sinalização de um sinal. ✂️ c) Estágio de indexação do sinal, estágio de estruturação espacial e estágio da produção icônica. ✂️ d) Estágio do balbucio, estágio da combinação do primeiro sinal e estágio de combinação de três sinais. ✂️ e) Estágio de produção manual, estágio de combinação do sinal com as expressões não manuais e estágio de exploração vocabular. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
25Q1013578 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Nos estágios de aquisição da Libras por crianças surdas, o domínio completo dos recursos morfológicos da língua é adquirido ✂️ a) aos três anos de idade. ✂️ b) por volta dos cinco anos de idade. ✂️ c) quando a criança inicia o aprendizado da Libras na escola. ✂️ d) na pré-adolescência, por volta dos nove anos. ✂️ e) na vida adulta, após o seu completo desenvolvimento escolar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
26Q1013579 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Que profissionais são responsáveis pelo planejamento do atendimento educacional especializado em Libras para os alunos surdos? ✂️ a) Professor de matemática, educador de apoio e gestor da escola. ✂️ b) Coordenador pedagógico da escola, professor de Libras e equipe técnica da secretaria de educação. ✂️ c) Professor especializado, professores de turma comum e professores de Língua Portuguesa. ✂️ d) Toda a comunidade escolar e os pais. ✂️ e) Equipe multifuncional composta por pedagogo, psicólogo e fonoaudiólogo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
27Q1013580 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019O atendimento educacional especializado para alunos surdos deve ocorre ✂️ a) uma vez por semana, em horário estabelecido pelo professor especializado. ✂️ b) semanalmente, sendo desempenhado pelo tradutor intérprete de Libras. ✂️ c) nos horários das aulas em que o aluno apresentar dificuldades com o conteúdo ministrado. ✂️ d) diariamente, em horário contrário ao das aulas, na sala de aula comum. ✂️ e) mensalmente, de acordo com a disponibilidade do professor especializado e o quantitativo de alunos surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
28Q1013581 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019São considerados PARÂMETROS de formação dos sinais da Libras: ✂️ a) classificadores, orientação, arbitrariedade, expressão facial e corporal. ✂️ b) movimento dos olhos, orientação da cabeça, expressão não manual e localização. ✂️ c) direcionalidade da palma, movimento da cabeça, configuração de mãos e orientação do olhar. ✂️ d) movimento, ponto de articulação, arbitrariedade, orientação da palma e expressão facial. ✂️ e) configuração de mãos, movimento, orientação, localização e traços não manuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
29Q1013582 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Assinale a alternativa que indica o parâmetro da Libras que NÃO utiliza as mãos, mas que forma sinais. ✂️ a) Expressão não manual ✂️ b) Movimento ✂️ c) Configuração de mãos ✂️ d) Orientação ✂️ e) Classificadores Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
30Q1013583 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019O sinal APRENDER é composto pelos seguintes parâmetros da Libras: ✂️ a) movimento, locação e iconicidade. ✂️ b) configuração de mãos, orientação da mão e arbitrariedade. ✂️ c) classificadores, movimento e locação. ✂️ d) dêixis, movimento e expressão não manuais. ✂️ e) configuração de mãos, movimento, locação, orientação da mão e expressões não manuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
31Q1013584 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Assinale a alternativa que apresenta o parâmetro da Libras, que, ao ser modificado, muda o significado dos sinais: SÁBADO e APRENDER ✂️ a) Movimento ✂️ b) Expressão não manual ✂️ c) Configuração de mão ✂️ d) Locação ✂️ e) Orientação Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
32Q1013585 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Para que haja MOVIMENTO, as línguas de sinais necessitam de ✂️ a) cabeça e olhos. ✂️ b) mãos e tronco. ✂️ c) mãos e espaço. ✂️ d) punhos e dedos. ✂️ e) espaço e expressão facial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
33Q1013586 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019De acordo com Ferreira-Brito (1990), são categorias do parâmetro MOVIMENTO na Libras: ✂️ a) Locação, Lateralidade, Dupla Articulação, Oposição. ✂️ b) Tipo, Direcionalidade, Maneira, Frequência. ✂️ c) Iconicidade, Unilateralidade, Continuidade. ✂️ d) Articuladores, Repetição, Dobramento. ✂️ e) Toque, Deslizar, Mover, Direção. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
34Q1013587 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Que papéis as EXPRESSÕES NÃO MANUAIS desempenham nas línguas de sinais? ✂️ a) Topicalização de frases e construção do tipo foco ✂️ b) Marcações de construções sintáticas e diferenciação de itens lexicais ✂️ c) Produções dos classificadores e organização das categorias do movimento ✂️ d) Utilização do espaço de sinalização e organização dos sinais ✂️ e) Arbitrariedade do sinal no espaço e continuidade da direção verbal Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
35Q1013588 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Conforme Ferreira-Brito (1995), por quantas configurações de mãos (CMs), a Língua Brasileira de Sinais é composta? ✂️ a) 46 ✂️ b) 54 ✂️ c) 72 ✂️ d) 36 ✂️ e) 64 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
36Q1013589 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019A literatura se manifesta nas comunidades de surdos ✂️ a) por meio da tradução de livros da literatura oral. ✂️ b) baseada nos estudos comparativos entre a literatura geral e a literatura reproduzida pelos surdos. ✂️ c) por meio de documentos que foram produzidos pelos surdos em língua portuguesa. ✂️ d) por meio de histórias contadas mediante o uso de sinais pelos surdos ✂️ e) por meio das narrativas contadas para os surdos por seus pais e familiares ouvintes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
37Q1013590 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019Segundo Karnoop (2010, p. 161), Literatura Surda é a(o) ✂️ a) ênfase na dimensão centralizadora de uma cultura universal à qual crianças surdas possam ter acesso em textos escritos. ✂️ b) conjunto de obras literárias de reconhecido valor estético, pertencentes a um país, época, gênero. ✂️ c) produção de textos literários em sinais, que traduz a experiência visual, que entende a surdez como presença de algo e não como falta, que possibilita outras representações de surdos e que considera as pessoas surdas como um grupo linguístico e cultural diferente. ✂️ d) uso estético da linguagem escrita. ✂️ e) técnica de compor e expor textos escritos, em prosa ou em verso. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
38Q1013591 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019De acordo com Skliar (1999), os Estudos Surdos, que defendem uma Pedagogia Surda, se constituem enquanto um(uma) ✂️ a) programa de pesquisa em educação, no qual as identidades, as línguas, os projetos educacionais, a história, a arte, as comunidades e as culturas surdas são focalizados e entendidos a partir da diferença, a partir do seu reconhecimento político. ✂️ b) entendimento que defende e valoriza aquilo que falta na cultura visual dos surdos em sua prática social. ✂️ c) tentativa de normalizar os surdos com práticas culturais que tentaram aproximá-los da literatura geral. ✂️ d) reconhecimento do sujeito enquanto ser social que utiliza uma língua de modalidade visual espacial. ✂️ e) prática desenvolvida pelos professores de literatura, para que os surdos consigam compreender o papel da cultura e das artes na educação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
39Q1015293 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019De acordo com a Declaração de Salamanca, em sua Linha de Ação em nível nacional, está disposta a seguinte orientação: ✂️ a) Toda criança possui características, interesses, habilidades e necessidades de aprendizagem que são únicas ✂️ b) Devido às necessidades particulares de comunicação dos surdos e das pessoas surdas/cegas, a educação deles pode ser mais adequadamente provida em escolas especiais ou classes especiais e unidades em escolas regulares. ✂️ c) A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo. ✂️ d) Para a implementação da inclusão, os sistemas de ensino devem matricular os alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas classes comuns do ensino regular. ✂️ e) A Educação Especial se realiza em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o AEE como parte integrante do processo educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro
40Q1015294 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019As Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, instituídas pela Resolução nº 4/2009, definem as atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado. Sobre a função que NÃO consta na referida Resolução, assinale a alternativa CORRETA. ✂️ a) Organizar o tipo e o número de atendimentos aos alunos na sala de recursos multifuncionais. ✂️ b) Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno. ✂️ c) Ensinar e usar a tecnologia assistiva, de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos, promovendo autonomia e participação. ✂️ d) Elaborar e executar plano de Atendimento Educacional Especializado, avaliando a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade. ✂️ e) Estabelecer a diagnose e avaliação do histórico ocupacional de pessoas, famílias, grupos e comunidades por meio da interpretação do desempenho dos papéis sociais contextualizados. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📑 Conteúdos 🏳️ Reportar erro