Início

Questões de Concursos UTFPR

Resolva questões de UTFPR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


31Q339205 | Raciocínio Lógico, Proposição Argumento, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Dada a proposição “Se estou sem dinheiro então, se fui para a praia e estou de férias, então não fui para praia”. Fazendo-se a tabela verdade dessa proposição, chegamos à coluna resposta como sendo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q805669 | Legislação e Decretos, Decreto para Libras Públicas, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Quando a pessoa que não ouve está inserida em uma comunidade surda, envolvida em sua cultura e usa a LIBRAS como o seu meio de comunicação, também utilizada no Decreto no 5.626/2005, considere as nomenclaturas, a seguir:

I) Surda-muda.

II) Pessoa surda.

III) Portadores da surdez.

IV) Surda.

V) Deficiente Auditivo.

Estão corretas para nomeá-la:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q383438 | Biologia, Práticas Laboratoriais, Técnico de Laboratório, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Um técnico de laboratório preparou uma solução 0,5M do corante verde malaquita e mediu o pH dessa solução. Em relação a esse parâmetro, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q384316 | Biologia, Práticas Laboratoriais, Técnico de Laboratório, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

A respeito das regras para serem aplicadas em laboratórios, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q333470 | Matemática, Frações, Assistente em Administração, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Carolina precisa frequentar, no mínimo, 3/4 das aulas dadas durante um curso para não reprovar por frequência. Se o número total de aulas é de 640, assinale a alternativa que apresenta a porcentagem de aulas que, no mínimo, ela precisa frequentar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q339422 | Raciocínio Lógico, Negação Não p, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Dizer que “Não é verdade que rosas são vermelhas ou violetas são azuis, ou, rosas não são vermelhas e violetas são azuis” é mesmo que dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q462342 | Direito Penal, Crimes Contra Administração, Assistente em Administração, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Assinale a alternativa que indica o crime praticado por particular contra a administração em geral, previsto no Código Penal, que se caracteriza por oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q551475 | Informática, Segurança da Informação, Técnico de Tecnologia da Informação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

A proposição “Essa característica assegura que as informações e programas sejam modificados somente de uma maneira especificada e autorizada” remete ao conceito do seguinte objetivo de segurança de computadores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q805503 | Legislação e Decretos, Decreto n 7234 2010, Assistente Social, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

De acordo com o decreto n° 7234 de 19 de julho de 2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q804831 | Legislação e Decretos, Decreto n 7234 2010, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

O artigo 3º do Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010, dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil - PNAES e deverá ser implementado de forma articulada com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando o atendimento de estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação presencial das instituições federais de ensino superior. Assinale as afirmativas com (V) para verdadeira ou (F) para falsa.

§ 1o - As ações de assistência estudantil do PNAES deverão ser desenvolvidas nas seguintes áreas:

( ) Moradia estudantil; alimentação; atenção à saúde.

( ) Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais; esporte; creche.

( ) Valorização da experiência extra-escolar; garantia de padrão de qualidade; valorização da experiência extra-escolar; cultura.

( ) Apoio pedagógico; acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.

( ) Inclusão digital; transporte; creche.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

41Q323414 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Segundo Veiga (2001), ao construirmos os projetos de nossas escolas, planejamos o que temos intenção de fazer, de realizar. Lançamo-nos para adiante, com base no que temos, buscando o possível. Sobre o projeto político-pedagógico, assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) É um instrumento burocrático eficiente, que deve ser construído e, em seguida, arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento das tarefas.

( ) Deve ser entendido como um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade.

( ) É um simples agrupamento de planos de ensino e atividades diversas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q385434 | Biologia, Biologia Celular, Técnico de Laboratório, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

As células podem ser observadas através do microscópio óptico ou de luz. Esse equipamento, de amplo uso em laboratórios de biologia, é composto por lentes, fontes de luz e condensador, mesa ou platina e parafusos, além da parte mecânica de suporte. Sobre esse equipamento, considere as seguintes afirmativas:

I) O microscópio óptico possui duas lentes, objetiva e ocular, e o aumento da imagem é obtido pela soma do aumento da objetiva com o aumento da ocular.

II) Os parafusos macro e micrométrico servem para ajustar o foco da imagem.

III) A fonte de luz e o condensador projetam um feixe de luz sobre o objeto em análise.

Está(ão) correta(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q328337 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Analise as afirmativas a seguir, sobre as funções do planejamento na instituição de ensino, de acordo com Libâneo (1994).

I) O registro de ações em formulários é uma das principais funções do planejamento.

II) O planejamento é a atividade consciente de previsões das ações docentes.

III) O Plano de Ensino é a previsão dos objetivos e tarefas do trabalho docente para um ano ou semestre.

IV) O Plano de Aula é um documento global da instituição, que expressa orientações gerais do processo de ensino.

V) O planejamento assegura por si só o andamento do processo de ensino.

VI) O planejamento do ensino depende das condições escolares prévias dos alunos.

 Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q341923 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Assistente Social, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

É verdade que todo curitibano é feliz. É verdade que existem pessoas felizes e que não são curitibanas. Existem engenheiros que são felizes. Das afirmações, podemos concluir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q334331 | Matemática, Frações, Assistente em Administração, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Maria possui 45 canetas ao todo e dentre elas azuis, vermelhas e pretas. Sabendo-se que 1/3 do total de canetas são azuis e 10 são vermelhas, assinale a alternativa que apresenta o número de canetas pretas que Marria possui.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q561240 | Informática, Protocolo, Técnico de Tecnologia da Informação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

As portas 53, 21, 25, 110 e 23 do protocolo TCP são utilizadas pelos respectivos serviços:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q555025 | Informática, Rede de Computadores, Técnico de Tecnologia da Informação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Considerando a rede 200.134.80.160/27, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q820993 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

É correto afirmar, com base no seu art. 1º, que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vigente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q328218 | Pedagogia, Organização do Trabalho na Escola, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Conforme Colombo (2004), alguns aspectos importantes devem ser considerados no perfil de uma equipe de líderes escolares. Assinale a alternativa que apresenta uma atitude correta de um líder que atua na área educacional, de acordo com a autora:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q557941 | Informática, Rede de Computadores, Técnico de Tecnologia da Informação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Analise a regra de IPTABLES abaixo.

$IPTABLES -A FORWARD -s $REDE8 -d 74.128.0.0/16 -p tcp -m multiport - - dport 465,587 -j ACCEPT

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.