Questões de Concursos UTFPR

Resolva questões de UTFPR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q382651 | Biologia, Biologia Celular, Técnico de Laboratório, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Cortes obtidos por instrumentos como os micrótomos necessitam passar por uma série de tratamentos para sua análise posterior. Sobre esses tratamentos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q383153 | Biologia, Práticas Laboratoriais, Técnico de Laboratório, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Um técnico de laboratório preparou três soluções: 1) glicose 30 mg L–1; 2) etanol 70% (v/v); 3) H2SO4 10 mmol. A respeito disso, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q387295 | Biologia, Biologia molecular, Técnico de Laboratório, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

relação à estrutura molecular da membrana plasmática de uma célula animal e do seu funcionamento, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q560450 | Informática, Linux, Técnico de Tecnologia da Informação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Considerando um computador com o sistema operacional Linux, assinale a alternativa que apresenta o comando que pode ser executado no interpretador de comandos bash, para visualizar as últimas 40 linhas de um arquivo texto com o nome logs.txt
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q557128 | Informática, Outros, Técnico de Tecnologia da Informação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

O RAID (Redundant Array of Inexpensive Disks) é uma tecnologia largamente utilizada em ambientes computacionais para prover maior segurança e/ou desempenho. Assinale alternativa correta a respeito do RAID.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q555292 | Informática, Software, Técnico de Tecnologia da Informação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

O sistema binário é utilizado amplamente em sistemas modernos de computação, por ser facilmente representado eletronicamente. Assinale a alternativa que representa o número binário 11000101 convertido para o sistema decimal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q341975 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Paula tem uma Chow Chow e Verinha não tem uma Cocker. Se Paula tem uma Chow Chow, então Violeta não tem uma Schnauzer. Verinha tem uma Cocker ou Luciane não tem uma Calopsita. Com isso, podemos concluir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q822043 | Legislação Federal, Decreto n 1171 1994 Código de Ética do Servidor Público, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Assinale a alternativa correta, com base no Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q552876 | Informática, Criptografia e Assinatura Digital, Técnico de Tecnologia da Informação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

A criptografia de chave pública é assimétrica, envolvendo o uso de duas chaves separadas. No cenário “João deseja enviar uma mensagem para Maria”, visando atingir a característica de confidencialidade, João deverá:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q320850 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

De acordo com MATTAR, uma das tentativas de ampliar o modelo conectivista para larga escala são os MOOCs – Massive Open Online Courses. Sobre os princípios de um MOOC descrito pelo autor, relacione a coluna 1 com a 2.

Coluna 1

( 1 ) Online.

( 2 ) Aberto.

( 3 ) Massivo.

Coluna 2

( ) Oferecido para um grande número de alunos.

( ) Que pode utilizar diferentes plataformas.

( ) Gratuito, sem pré-requisitos para participação e que utiliza recursos educacionais abertos.

Assinale a alternativa que apresenta a relação correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q321654 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Masetto (2003) coloca que por diversas razões, na prática docente, a avaliação traz consigo a ideia de nota, de poder, de aprovação ou reprovação, de autoridade, de classificação dos estudantes para os mais diversos fins. No entanto, o autor insiste que o processo de avaliação está integrado ao processo de aprendizagem, que resulta da inter-relação de, pelo menos, três elementos. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q338307 | Matemática, Porcentagem, Assistente em Administração, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Um retângulo de medidas desconhecidas foi alterado. Seu comprimento foi reduzido e passou a ser 2/3 do comprimento original e sua largura foi reduzida e passou a ser 3/4 da largura original. Pode-se afirmar que, em relação à área do retângulo original, a área do novo retângulo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q373125 | Português, Pronome, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Assinale a opção correta, quanto ao uso do pronome de tratamento e sua concordância.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q341922 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Dizer que “Pedro é estudante ou Marco não é professor” é logicamente equivalente a dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q560689 | Informática, Rede de Computadores, Técnico de Tecnologia da Informação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

A respeito do SQUID, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q321873 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

A inserção educacional solicita a prática pedagógica articulada entre os profissionais da equipe escolar com os professores especializados. Sobre este tema, analise as afirmativas a seguir.

I) Reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo e busca a participação e o progresso de todos, adotando novas práticas pedagógicas.

II) Orientação e apresentação de relatórios com esclarecimento de que as diferenças nas práticas pedagógicas são resultantes das necessidades e multiplicidades de cada aluno.

III) Atendimento aos alunos com dificuldades específicas de aprendizagem e alunos com deficiências, não sendo a função ajudá-los nas tarefas escolares.

IV) Elaboração antecipada das avaliações que serão entregues ao pedagogo para que, posteriormente, o professo sala as apliquem.

Assinale a alternativa que apresenta o que compete aos professores especializados. o professor sala as apliquem.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q326240 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

Os autores MOURA e BARBOSA (2006) recomendam uma atenção especial a três elementos, conhecidos como “os três Cs da gestão de projetos”, que contribuem para um trabalho eficiente e harmonioso, nas equipes que os desenvolvem. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q320484 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR

De acordo com o artigo de Behrens (2001) em “Novas tecnologias e mediação pedagógica” , as alterações desencadeadas pela sociedade do conhecimento têm desafiado as universidades no intuito de oferecer uma formação compatível com as necessidades deste momento histórico. A visão de terminalidade oferecida na graduação precisa ser ultrapassada, pois vem gerando uma crise significativa nos meios acadêmicos. A respeito da constatação acima, assinale a alternativa correta que, segundo a autora, caracteriza o novo desafio das universidades.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q374041 | Português, Redação Oficial, Assistente em Administração, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017

Tendo como referência o Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir.

I) Redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações.

II) A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade.

III) É inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos.

IV) A redação oficial deve caracterizar-se pelo uso do padrão culto de linguagem.

V) A redação oficial deve caracterizar-se pela informalidade e uniformidade.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.