Início Questões de Concursos UTFPR Resolva questões de UTFPR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. UTFPR Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 71Q373125 | Português, Pronome, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRAssinale a opção correta, quanto ao uso do pronome de tratamento e sua concordância. ✂️ a) Sua Excelência irá presidir a reunião? ✂️ b) O Exmo. Sr., Padre Marcus Batista, irá celebrar a missa hoje. ✂️ c) Vossa Santidade ides presidir a reunião com os cardeais hoje? ✂️ d) V. Sas. foi convidado para o coquetel de inauguração da filial do Tec-Informática. ✂️ e) Temos a honra de dirigirmo-nos a V.Ex.ª para lhe passar às mãos o Relatório de atividades de nossa Secretaria durante o ano de 2012. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 72Q320850 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017De acordo com MATTAR, uma das tentativas de ampliar o modelo conectivista para larga escala são os MOOCs – Massive Open Online Courses. Sobre os princípios de um MOOC descrito pelo autor, relacione a coluna 1 com a 2. Coluna 1 ( 1 ) Online. ( 2 ) Aberto. ( 3 ) Massivo. Coluna 2 ( ) Oferecido para um grande número de alunos. ( ) Que pode utilizar diferentes plataformas. ( ) Gratuito, sem pré-requisitos para participação e que utiliza recursos educacionais abertos. Assinale a alternativa que apresenta a relação correta. ✂️ a) 2, 1, 3. ✂️ b) 1, 2, 3. ✂️ c) 3, 1, 2. ✂️ d) 2, 3, 1. ✂️ e) 3, 2, 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 73Q321654 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRMasetto (2003) coloca que por diversas razões, na prática docente, a avaliação traz consigo a ideia de nota, de poder, de aprovação ou reprovação, de autoridade, de classificação dos estudantes para os mais diversos fins. No entanto, o autor insiste que o processo de avaliação está integrado ao processo de aprendizagem, que resulta da inter-relação de, pelo menos, três elementos. São eles: ✂️ a) O estudante, que procura adquirir aprendizagens; o professor, cujo papel é o de colaborar para que o estudante consiga seu intento; e um plano de atividades que apresente condições básicas e suficientes que, sendo realizadas, permitam ao aprendiz atingir seu objetivo. ✂️ b) O professor, cujo papel é garantir que o estudante apreenda todas as informações contidas no plano de estudo; o estudante que, ao ser estimulado pelo professor, deverá cumprir com todas as avaliações estabelecidas pela disciplina; e o plano de atividades que deve ser elaborado pelo colegiado de curso. ✂️ c) Um plano de atividades que apresente desde o início das aulas as ferramentas de avaliação dos conteúdos; o professor, cujo papel é conduzir o estudante a alcançar as competências propostas no currículo do curso; e o estudante que é unicamente responsável pela própria aprendizagem. ✂️ d) Critérios de aprovação estabelecidos pelo colegiado de curso e apresentados no plano de atividades; professor, cuja função exclusiva é a de avaliador das competências adquiridas pelo estudante; e o estudante que deve se comprometer exclusivamente ao cumprimento do plano de atividades. ✂️ e) O estudante, que é receptor dos conteúdos contidos no plano de atividades, deve apresentar desempenho superior à média estabelecida pelo colegiado de curso; o professor, cujo trabalho é cobrar esforço máximo dos estudantes, durante a aplicação das avaliações principais; e um plano de estudos fixado em sala de aula, para que seja cumprido na íntegra por professor e estudante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 74Q341922 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRDizer que “Pedro é estudante ou Marco não é professor” é logicamente equivalente a dizer que: ✂️ a) Pedro é estudante, se e somente se Marco não é professor. ✂️ b) se Pedro é estudante, então Marco não é professor. ✂️ c) se Pedro não é estudante, então Marco é professor. ✂️ d) se Marco é professor, então Pedro é estudante. ✂️ e) Pedro não é estudante e Marco é professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 75Q326240 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPROs autores MOURA e BARBOSA (2006) recomendam uma atenção especial a três elementos, conhecidos como “os três Cs da gestão de projetos”, que contribuem para um trabalho eficiente e harmonioso, nas equipes que os desenvolvem. São eles: ✂️ a) Comunicação, Competência e Compromisso. ✂️ b) Comunicação, Cooperação e Coordenação. ✂️ c) Cooperação, Coragem e Compromisso. ✂️ d) Compromisso, Caráter e Carisma. ✂️ e) Consenso, Consciência e Compreensão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 76Q321873 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017A inserção educacional solicita a prática pedagógica articulada entre os profissionais da equipe escolar com os professores especializados. Sobre este tema, analise as afirmativas a seguir. I) Reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo e busca a participação e o progresso de todos, adotando novas práticas pedagógicas. II) Orientação e apresentação de relatórios com esclarecimento de que as diferenças nas práticas pedagógicas são resultantes das necessidades e multiplicidades de cada aluno. III) Atendimento aos alunos com dificuldades específicas de aprendizagem e alunos com deficiências, não sendo a função ajudá-los nas tarefas escolares. IV) Elaboração antecipada das avaliações que serão entregues ao pedagogo para que, posteriormente, o professo sala as apliquem.Assinale a alternativa que apresenta o que compete aos professores especializados. o professor sala as apliquem. ✂️ a) II, III e IV, apenas. ✂️ b) I e IV, apenas. ✂️ c) I, II e III, apenas. ✂️ d) III e IV, apenas. ✂️ e) Somente a II. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 77Q560367 | Informática, Protocolo, Técnico de Tecnologia da Informação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017Assinale a alternativa que corresponde à camada do modelo TCP/IP, onde está presente o protocolo IP. ✂️ a) Internet. ✂️ b) Enlace. ✂️ c) Física. ✂️ d) Transporte. ✂️ e) Sessão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 78Q560689 | Informática, Rede de Computadores, Técnico de Tecnologia da Informação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017A respeito do SQUID, é correto afirmar que: ✂️ a) não é possível realizar Proxy transparente, mas é possível aplicar políticas de controle de acesso a páginas da internet. ✂️ b) é um servidor Proxy cache com suporte para FTP, ICAP, ICP, HTCP e HTTP. ✂️ c) ele realiza o controle de acesso à internet, mas não permite o armazenamento dos Logs por mais de três dias. ✂️ d) ele não permite aplicar regras em horários agendados. ✂️ e) seu principal arquivo de configuração é o smbquid.conf. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 79Q320484 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRDe acordo com o artigo de Behrens (2001) em “Novas tecnologias e mediação pedagógica” , as alterações desencadeadas pela sociedade do conhecimento têm desafiado as universidades no intuito de oferecer uma formação compatível com as necessidades deste momento histórico. A visão de terminalidade oferecida na graduação precisa ser ultrapassada, pois vem gerando uma crise significativa nos meios acadêmicos. A respeito da constatação acima, assinale a alternativa correta que, segundo a autora, caracteriza o novo desafio das universidades. ✂️ a) Propor políticas públicas, que promovam pesquisas a respeito dos anseios da sociedade. ✂️ b) Integrar a pós-graduação no mesmo currículo da graduação para estender o tempo do estudante nas pesquisas acadêmicas. ✂️ c) Mudar radicalmente a metodologia de ensino, incorporando totalmente as novas Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs. ✂️ d) Instrumentalizar os estudantes para um processo de educação continuada, que deverá acompanhá-lo em toda a sua vida. ✂️ e) Aumentar a carga horária dos cursos de graduação, mas reduzir as aulas presenciais, de modo que o estudante atue consideravelmente em pesquisa e extensão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 80Q374041 | Português, Redação Oficial, Assistente em Administração, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017Tendo como referência o Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir. I) Redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. II) A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade. III) É inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos. IV) A redação oficial deve caracterizar-se pelo uso do padrão culto de linguagem. V) A redação oficial deve caracterizar-se pela informalidade e uniformidade. Estão corretas: ✂️ a) apenas II e IV. ✂️ b) apenas III, IV e V. ✂️ c) I, II, III, IV e V. ✂️ d) apenas I, II, III e IV. ✂️ e) apenas I, II, III e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 81Q459438 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Assistente em Administração, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017São crimes praticados por funcionário público contra a Administração em geral: I) Abandono ________. II) Emprego irregular_________ou rendas públicas. III) Facilitação____________ ou descaminho. IV) Violação do sigilo__________de concorrência. V) Peculato mediante erro ___________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas na ordem em que se apresentam. ✂️ a) de seção / de bens / de concorrência / de proposta / de outrem. ✂️ b) de função / de verbas / de contrabando / de proposta / de outrem. ✂️ c) de comissão / de verbas / de serviços / de fiscalização / próprio. ✂️ d) de função / de verbas / de contrabando / de proposta / próprio. ✂️ e) de função / de produtos / de contrabando / de documentos / de outrem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 82Q554191 | Informática, Linux, Técnico de Tecnologia da Informação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017Considerando um computador com o sistema operacional Linux, assinale a alternativa que apresenta o comando que pode ser executado no interpretador de comandos bash, para verificar o tamanho de uma pasta. ✂️ a) quota ✂️ b) df ✂️ c) du ✂️ d) quotaon ✂️ e) ls Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 83Q342255 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRDas declarações abaixo, um exemplo de contingência é: ✂️ a) se Sandra tem dinheiro, então, se Sandra não tem dinheiro, então ela paga a faculdade. ✂️ b) Sandra não tem dinheiro e não é verdade que, se Sandra tem dinheiro, então ela paga a faculdade. ✂️ c) se Sandra tem dinheiro, então, se Sandra tem dinheiro, então ela paga a faculdade e não paga a faculdade. ✂️ d) se Sandra não tem dinheiro ou paga a faculdade, então, se Sandra tem dinheiro, então ela paga a faculdade. ✂️ e) se Sandra tem dinheiro e paga a faculdade, então Sandra tem dinheiro ou paga a faculdade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 84Q323770 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017Libâneo define três tipos de atividades profissionais, que podem ser desenvolvidas pelo pedagogo escolar. Analise as opções a seguir. I) Professor do ensino público e privado. II) Especialista da ação educativa escolar. III) Especialista em atividades pedagógicas para escolares. IV) Instrutor de recreação. V) Desenvolvedor de atividades e brincadeiras. Assinale a alternativa que contém as opções corretas. ✂️ a) I, II e III, apenas. ✂️ b) II, III e IV, apenas. ✂️ c) II, III e V, apenas. ✂️ d) III, IV e V, apenas. ✂️ e) I, III e V, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 85Q321773 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRSobre planejamento e gestão de projetos educacionais, de acordo com MOURA e BARBOSA (2006), analise as afirmações a seguir: I) Projetos simples podem ser monitorados por meio do Plano de Ação com especificação de prazos, atividades e produtos. II) Os instrumentos de coleta de dados em projetos educacionais podem ser agrupados segundo os meios de obtenção: observação, análise documental, consulta direta. III) O modelo de implementação para um projeto é uma organização orientada para execução e depende da cultura gerencial da instituição. IV) As novas tecnologias da informação e comunicação deram origem a novas formas de gestão de projetos, superando barreiras de tempo e espaço entre os participantes. V) O Relatório Final contém uma breve história do projeto e uma avaliação final de desempenho, em suas diversas instâncias. Estão corretas as afirmativas: ✂️ a) I e IV apenas. ✂️ b) II, III, e V apenas. ✂️ c) II, III, IV e V apenas. ✂️ d) I, IV e V apenas. ✂️ e) I, II, III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 86Q821368 | Legislação Federal, Lei 12990 2014, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRCom base na Lei de Cotas, analise as afirmativas a seguir. I) A Lei de Cotas garante a reserva de 50% das matrículas nas universidades. II) São considerados egressos de escola pública os estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública, mesmo que tenham estudado em estabelecimentos particulares no ensino fundamental. III) Os critérios de raça e renda serão autodeclaratórios, como ocorre no censo demográfico e em toda política de afirmação no Brasil. Está(ão) correta(s) apenas: ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) III. ✂️ d) I e II. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 87Q324178 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRMasetto (2003) destaca que o processo de avaliação precisa ser planejado. Não poderá acontecer seguindo a marcação de provas estabelecidas pelo professor ou instituição; não é apenas um cronograma sem nenhuma relação com o processo de aprendizagem. Não se admitem os dois processos seguindo paralelamente independente, um de aprendizagem e outro de avaliação. A clareza quanto aos objetivos a serem alcançados e como serão avaliados é de fundamental importância para aluno e professor, para lhes oferecer segurança quanto ao comportamento de ambos. A respeito dos objetivos acima mencionados, e de acordo com o autor, marque a resposta correta. ✂️ a) São os objetivos que dizem “o que avaliar”, “de que forma avaliar”, “qual instrumento ou técnica utilizar para avaliar”, “o que registrar e de que forma”, “como discutir o aproveitamento da atividade” e “qual o encaminhamento” a ser combinado com o estudante, tendo em vista o reiniciar do processo de aprendizagem. ✂️ b) Os objetivos são estabelecidos pelo Currículo Nacional do Curso, em consonância com o colegiado do curso. ✂️ c) Os objetivos são reavaliados pelos professores do curso ao término da colação de grau dos estudantes. ✂️ d) São os objetivos que apresentam os conceitos e notas que os estudantes devem alcançar, bem como o que o professor deve fazer para que eles obtenham ao menos a média estabelecida pela instituição. ✂️ e) Os objetivos são construídos por toda a comunidade institucional, a fim de que pais, professores e estudantes se empenhem com a avaliação do curso, bem como com o desempenho acadêmico dos estudantes e avaliação docente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 88Q445124 | Direito Constitucional, Administração Pública, Assistente em Administração, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017Sobre a estabilidade do servidor público, é correto afirmar, em conformidade com a Constituição Federal vigente, que: ✂️ a) os servidores públicos nomeados por meio de concurso público e os nomeados para cargo em comissão adquirem estabilidade após três anos após a posse. ✂️ b) o servidor não estável somente perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado. ✂️ c) o servidor não estável somente perderá o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurado o contraditório e a ampla defesa. ✂️ d) o o servidor não estável somente perderá o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurado o contraditório e a ampla defesa. ✂️ e) o servidor estável poderá perder o cargo, se não for habilitado em avaliação probatória de capacidade em que se avalie, necessariamente, a assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade, responsabilidade e eficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 89Q323061 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRConforme Pimenta e Anastasiou (2002), a universidade é entendida como instituição educativa, cuja finalidade é o permanente exercício da crítica, que se sustenta na pesquisa, no ensino e na extensão. De acordo com as autoras, as funções universitárias não podem ser sistematizadas em: I) criação, desenvolvimento, transmissão e crítica da ciência, da técnica e da cultura; II) preparação para o exercício de atividades profissionais que exijam a aplicação de conhecimentos e métodos científicos e para criação artística; III) apoio científico e técnico ao desenvolvimento cultural, social e econômico das sociedades; IV) preparação dos estudantes para o exercício do trabalho em equipe por meio da transmissão de conteúdos; V) participação dos docentes nos processos decisórios quanto ao rumo da universidade e os impactos no mercado de trabalho. Estão corretas: ✂️ a) I, IV e V apenas. ✂️ b) II, IV e V apenas. ✂️ c) I, II e III apenas. ✂️ d) IV e V apenas. ✂️ e) I, II, III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 90Q320722 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRA seguir, é apresentado o arsenal de instrumentos que hoje são colocados à disposição para facilitar o processo de gestão universitária, de acordo com Colombo (2004). Analise as afirmativas e numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1. Coluna 1 I) Projeto Institucional e Pedagógico – PIP (ou PPI). II) Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. III) Avaliação Institucional. IV) Projetos Pedagógicos de Cursos. Coluna 2 ( ) Constitui-se em instrumento de trabalho da instituição para orientação de sua ação no cumprimento de seus objetivos institucionais – Planejar o futuro da instituição. ( ) Sendo um documento de orientação acadêmica, deverá apresentar a estrutura curricular bem como o planejamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, entre outras informações e orientações pedagógicas. ( ) Processo de monitoração contínua de qualidade e do nível de satisfação da comunidade envolvida. Análise contínua de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. ( ) Traduz a filosofia organizacional e de educação, as grandes diretrizes balizadoras e as estratégias para o desenvolvimento da instituição. Constitui-se no mapa que orienta sua trajetória. Assinale a alternativa que apresenta a numeração da coluna 2 na sequência correta de cima para baixo. ✂️ a) II – IV – III – I. ✂️ b) II – I – III – IV. ✂️ c) I – IV – III – II. ✂️ d) I – III – IV – II. ✂️ e) III – IV – II – I. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
71Q373125 | Português, Pronome, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRAssinale a opção correta, quanto ao uso do pronome de tratamento e sua concordância. ✂️ a) Sua Excelência irá presidir a reunião? ✂️ b) O Exmo. Sr., Padre Marcus Batista, irá celebrar a missa hoje. ✂️ c) Vossa Santidade ides presidir a reunião com os cardeais hoje? ✂️ d) V. Sas. foi convidado para o coquetel de inauguração da filial do Tec-Informática. ✂️ e) Temos a honra de dirigirmo-nos a V.Ex.ª para lhe passar às mãos o Relatório de atividades de nossa Secretaria durante o ano de 2012. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
72Q320850 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017De acordo com MATTAR, uma das tentativas de ampliar o modelo conectivista para larga escala são os MOOCs – Massive Open Online Courses. Sobre os princípios de um MOOC descrito pelo autor, relacione a coluna 1 com a 2. Coluna 1 ( 1 ) Online. ( 2 ) Aberto. ( 3 ) Massivo. Coluna 2 ( ) Oferecido para um grande número de alunos. ( ) Que pode utilizar diferentes plataformas. ( ) Gratuito, sem pré-requisitos para participação e que utiliza recursos educacionais abertos. Assinale a alternativa que apresenta a relação correta. ✂️ a) 2, 1, 3. ✂️ b) 1, 2, 3. ✂️ c) 3, 1, 2. ✂️ d) 2, 3, 1. ✂️ e) 3, 2, 1. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
73Q321654 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRMasetto (2003) coloca que por diversas razões, na prática docente, a avaliação traz consigo a ideia de nota, de poder, de aprovação ou reprovação, de autoridade, de classificação dos estudantes para os mais diversos fins. No entanto, o autor insiste que o processo de avaliação está integrado ao processo de aprendizagem, que resulta da inter-relação de, pelo menos, três elementos. São eles: ✂️ a) O estudante, que procura adquirir aprendizagens; o professor, cujo papel é o de colaborar para que o estudante consiga seu intento; e um plano de atividades que apresente condições básicas e suficientes que, sendo realizadas, permitam ao aprendiz atingir seu objetivo. ✂️ b) O professor, cujo papel é garantir que o estudante apreenda todas as informações contidas no plano de estudo; o estudante que, ao ser estimulado pelo professor, deverá cumprir com todas as avaliações estabelecidas pela disciplina; e o plano de atividades que deve ser elaborado pelo colegiado de curso. ✂️ c) Um plano de atividades que apresente desde o início das aulas as ferramentas de avaliação dos conteúdos; o professor, cujo papel é conduzir o estudante a alcançar as competências propostas no currículo do curso; e o estudante que é unicamente responsável pela própria aprendizagem. ✂️ d) Critérios de aprovação estabelecidos pelo colegiado de curso e apresentados no plano de atividades; professor, cuja função exclusiva é a de avaliador das competências adquiridas pelo estudante; e o estudante que deve se comprometer exclusivamente ao cumprimento do plano de atividades. ✂️ e) O estudante, que é receptor dos conteúdos contidos no plano de atividades, deve apresentar desempenho superior à média estabelecida pelo colegiado de curso; o professor, cujo trabalho é cobrar esforço máximo dos estudantes, durante a aplicação das avaliações principais; e um plano de estudos fixado em sala de aula, para que seja cumprido na íntegra por professor e estudante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
74Q341922 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRDizer que “Pedro é estudante ou Marco não é professor” é logicamente equivalente a dizer que: ✂️ a) Pedro é estudante, se e somente se Marco não é professor. ✂️ b) se Pedro é estudante, então Marco não é professor. ✂️ c) se Pedro não é estudante, então Marco é professor. ✂️ d) se Marco é professor, então Pedro é estudante. ✂️ e) Pedro não é estudante e Marco é professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
75Q326240 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPROs autores MOURA e BARBOSA (2006) recomendam uma atenção especial a três elementos, conhecidos como “os três Cs da gestão de projetos”, que contribuem para um trabalho eficiente e harmonioso, nas equipes que os desenvolvem. São eles: ✂️ a) Comunicação, Competência e Compromisso. ✂️ b) Comunicação, Cooperação e Coordenação. ✂️ c) Cooperação, Coragem e Compromisso. ✂️ d) Compromisso, Caráter e Carisma. ✂️ e) Consenso, Consciência e Compreensão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
76Q321873 | Pedagogia, Bases Psicológicas da Aprendizagem, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017A inserção educacional solicita a prática pedagógica articulada entre os profissionais da equipe escolar com os professores especializados. Sobre este tema, analise as afirmativas a seguir. I) Reconhece as diferenças dos alunos diante do processo educativo e busca a participação e o progresso de todos, adotando novas práticas pedagógicas. II) Orientação e apresentação de relatórios com esclarecimento de que as diferenças nas práticas pedagógicas são resultantes das necessidades e multiplicidades de cada aluno. III) Atendimento aos alunos com dificuldades específicas de aprendizagem e alunos com deficiências, não sendo a função ajudá-los nas tarefas escolares. IV) Elaboração antecipada das avaliações que serão entregues ao pedagogo para que, posteriormente, o professo sala as apliquem.Assinale a alternativa que apresenta o que compete aos professores especializados. o professor sala as apliquem. ✂️ a) II, III e IV, apenas. ✂️ b) I e IV, apenas. ✂️ c) I, II e III, apenas. ✂️ d) III e IV, apenas. ✂️ e) Somente a II. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
77Q560367 | Informática, Protocolo, Técnico de Tecnologia da Informação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017Assinale a alternativa que corresponde à camada do modelo TCP/IP, onde está presente o protocolo IP. ✂️ a) Internet. ✂️ b) Enlace. ✂️ c) Física. ✂️ d) Transporte. ✂️ e) Sessão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
78Q560689 | Informática, Rede de Computadores, Técnico de Tecnologia da Informação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017A respeito do SQUID, é correto afirmar que: ✂️ a) não é possível realizar Proxy transparente, mas é possível aplicar políticas de controle de acesso a páginas da internet. ✂️ b) é um servidor Proxy cache com suporte para FTP, ICAP, ICP, HTCP e HTTP. ✂️ c) ele realiza o controle de acesso à internet, mas não permite o armazenamento dos Logs por mais de três dias. ✂️ d) ele não permite aplicar regras em horários agendados. ✂️ e) seu principal arquivo de configuração é o smbquid.conf. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
79Q320484 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRDe acordo com o artigo de Behrens (2001) em “Novas tecnologias e mediação pedagógica” , as alterações desencadeadas pela sociedade do conhecimento têm desafiado as universidades no intuito de oferecer uma formação compatível com as necessidades deste momento histórico. A visão de terminalidade oferecida na graduação precisa ser ultrapassada, pois vem gerando uma crise significativa nos meios acadêmicos. A respeito da constatação acima, assinale a alternativa correta que, segundo a autora, caracteriza o novo desafio das universidades. ✂️ a) Propor políticas públicas, que promovam pesquisas a respeito dos anseios da sociedade. ✂️ b) Integrar a pós-graduação no mesmo currículo da graduação para estender o tempo do estudante nas pesquisas acadêmicas. ✂️ c) Mudar radicalmente a metodologia de ensino, incorporando totalmente as novas Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs. ✂️ d) Instrumentalizar os estudantes para um processo de educação continuada, que deverá acompanhá-lo em toda a sua vida. ✂️ e) Aumentar a carga horária dos cursos de graduação, mas reduzir as aulas presenciais, de modo que o estudante atue consideravelmente em pesquisa e extensão. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
80Q374041 | Português, Redação Oficial, Assistente em Administração, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017Tendo como referência o Manual de Redação da Presidência da República, analise as afirmativas a seguir. I) Redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. II) A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade. III) É inaceitável que um texto legal não seja entendido pelos cidadãos. IV) A redação oficial deve caracterizar-se pelo uso do padrão culto de linguagem. V) A redação oficial deve caracterizar-se pela informalidade e uniformidade. Estão corretas: ✂️ a) apenas II e IV. ✂️ b) apenas III, IV e V. ✂️ c) I, II, III, IV e V. ✂️ d) apenas I, II, III e IV. ✂️ e) apenas I, II, III e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
81Q459438 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Assistente em Administração, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017São crimes praticados por funcionário público contra a Administração em geral: I) Abandono ________. II) Emprego irregular_________ou rendas públicas. III) Facilitação____________ ou descaminho. IV) Violação do sigilo__________de concorrência. V) Peculato mediante erro ___________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas na ordem em que se apresentam. ✂️ a) de seção / de bens / de concorrência / de proposta / de outrem. ✂️ b) de função / de verbas / de contrabando / de proposta / de outrem. ✂️ c) de comissão / de verbas / de serviços / de fiscalização / próprio. ✂️ d) de função / de verbas / de contrabando / de proposta / próprio. ✂️ e) de função / de produtos / de contrabando / de documentos / de outrem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
82Q554191 | Informática, Linux, Técnico de Tecnologia da Informação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017Considerando um computador com o sistema operacional Linux, assinale a alternativa que apresenta o comando que pode ser executado no interpretador de comandos bash, para verificar o tamanho de uma pasta. ✂️ a) quota ✂️ b) df ✂️ c) du ✂️ d) quotaon ✂️ e) ls Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
83Q342255 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRDas declarações abaixo, um exemplo de contingência é: ✂️ a) se Sandra tem dinheiro, então, se Sandra não tem dinheiro, então ela paga a faculdade. ✂️ b) Sandra não tem dinheiro e não é verdade que, se Sandra tem dinheiro, então ela paga a faculdade. ✂️ c) se Sandra tem dinheiro, então, se Sandra tem dinheiro, então ela paga a faculdade e não paga a faculdade. ✂️ d) se Sandra não tem dinheiro ou paga a faculdade, então, se Sandra tem dinheiro, então ela paga a faculdade. ✂️ e) se Sandra tem dinheiro e paga a faculdade, então Sandra tem dinheiro ou paga a faculdade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
84Q323770 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017Libâneo define três tipos de atividades profissionais, que podem ser desenvolvidas pelo pedagogo escolar. Analise as opções a seguir. I) Professor do ensino público e privado. II) Especialista da ação educativa escolar. III) Especialista em atividades pedagógicas para escolares. IV) Instrutor de recreação. V) Desenvolvedor de atividades e brincadeiras. Assinale a alternativa que contém as opções corretas. ✂️ a) I, II e III, apenas. ✂️ b) II, III e IV, apenas. ✂️ c) II, III e V, apenas. ✂️ d) III, IV e V, apenas. ✂️ e) I, III e V, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
85Q321773 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRSobre planejamento e gestão de projetos educacionais, de acordo com MOURA e BARBOSA (2006), analise as afirmações a seguir: I) Projetos simples podem ser monitorados por meio do Plano de Ação com especificação de prazos, atividades e produtos. II) Os instrumentos de coleta de dados em projetos educacionais podem ser agrupados segundo os meios de obtenção: observação, análise documental, consulta direta. III) O modelo de implementação para um projeto é uma organização orientada para execução e depende da cultura gerencial da instituição. IV) As novas tecnologias da informação e comunicação deram origem a novas formas de gestão de projetos, superando barreiras de tempo e espaço entre os participantes. V) O Relatório Final contém uma breve história do projeto e uma avaliação final de desempenho, em suas diversas instâncias. Estão corretas as afirmativas: ✂️ a) I e IV apenas. ✂️ b) II, III, e V apenas. ✂️ c) II, III, IV e V apenas. ✂️ d) I, IV e V apenas. ✂️ e) I, II, III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
86Q821368 | Legislação Federal, Lei 12990 2014, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRCom base na Lei de Cotas, analise as afirmativas a seguir. I) A Lei de Cotas garante a reserva de 50% das matrículas nas universidades. II) São considerados egressos de escola pública os estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública, mesmo que tenham estudado em estabelecimentos particulares no ensino fundamental. III) Os critérios de raça e renda serão autodeclaratórios, como ocorre no censo demográfico e em toda política de afirmação no Brasil. Está(ão) correta(s) apenas: ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) III. ✂️ d) I e II. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
87Q324178 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRMasetto (2003) destaca que o processo de avaliação precisa ser planejado. Não poderá acontecer seguindo a marcação de provas estabelecidas pelo professor ou instituição; não é apenas um cronograma sem nenhuma relação com o processo de aprendizagem. Não se admitem os dois processos seguindo paralelamente independente, um de aprendizagem e outro de avaliação. A clareza quanto aos objetivos a serem alcançados e como serão avaliados é de fundamental importância para aluno e professor, para lhes oferecer segurança quanto ao comportamento de ambos. A respeito dos objetivos acima mencionados, e de acordo com o autor, marque a resposta correta. ✂️ a) São os objetivos que dizem “o que avaliar”, “de que forma avaliar”, “qual instrumento ou técnica utilizar para avaliar”, “o que registrar e de que forma”, “como discutir o aproveitamento da atividade” e “qual o encaminhamento” a ser combinado com o estudante, tendo em vista o reiniciar do processo de aprendizagem. ✂️ b) Os objetivos são estabelecidos pelo Currículo Nacional do Curso, em consonância com o colegiado do curso. ✂️ c) Os objetivos são reavaliados pelos professores do curso ao término da colação de grau dos estudantes. ✂️ d) São os objetivos que apresentam os conceitos e notas que os estudantes devem alcançar, bem como o que o professor deve fazer para que eles obtenham ao menos a média estabelecida pela instituição. ✂️ e) Os objetivos são construídos por toda a comunidade institucional, a fim de que pais, professores e estudantes se empenhem com a avaliação do curso, bem como com o desempenho acadêmico dos estudantes e avaliação docente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
88Q445124 | Direito Constitucional, Administração Pública, Assistente em Administração, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017Sobre a estabilidade do servidor público, é correto afirmar, em conformidade com a Constituição Federal vigente, que: ✂️ a) os servidores públicos nomeados por meio de concurso público e os nomeados para cargo em comissão adquirem estabilidade após três anos após a posse. ✂️ b) o servidor não estável somente perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado. ✂️ c) o servidor não estável somente perderá o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurado o contraditório e a ampla defesa. ✂️ d) o o servidor não estável somente perderá o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurado o contraditório e a ampla defesa. ✂️ e) o servidor estável poderá perder o cargo, se não for habilitado em avaliação probatória de capacidade em que se avalie, necessariamente, a assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade, responsabilidade e eficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
89Q323061 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRConforme Pimenta e Anastasiou (2002), a universidade é entendida como instituição educativa, cuja finalidade é o permanente exercício da crítica, que se sustenta na pesquisa, no ensino e na extensão. De acordo com as autoras, as funções universitárias não podem ser sistematizadas em: I) criação, desenvolvimento, transmissão e crítica da ciência, da técnica e da cultura; II) preparação para o exercício de atividades profissionais que exijam a aplicação de conhecimentos e métodos científicos e para criação artística; III) apoio científico e técnico ao desenvolvimento cultural, social e econômico das sociedades; IV) preparação dos estudantes para o exercício do trabalho em equipe por meio da transmissão de conteúdos; V) participação dos docentes nos processos decisórios quanto ao rumo da universidade e os impactos no mercado de trabalho. Estão corretas: ✂️ a) I, IV e V apenas. ✂️ b) II, IV e V apenas. ✂️ c) I, II e III apenas. ✂️ d) IV e V apenas. ✂️ e) I, II, III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
90Q320722 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRA seguir, é apresentado o arsenal de instrumentos que hoje são colocados à disposição para facilitar o processo de gestão universitária, de acordo com Colombo (2004). Analise as afirmativas e numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1. Coluna 1 I) Projeto Institucional e Pedagógico – PIP (ou PPI). II) Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. III) Avaliação Institucional. IV) Projetos Pedagógicos de Cursos. Coluna 2 ( ) Constitui-se em instrumento de trabalho da instituição para orientação de sua ação no cumprimento de seus objetivos institucionais – Planejar o futuro da instituição. ( ) Sendo um documento de orientação acadêmica, deverá apresentar a estrutura curricular bem como o planejamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, entre outras informações e orientações pedagógicas. ( ) Processo de monitoração contínua de qualidade e do nível de satisfação da comunidade envolvida. Análise contínua de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. ( ) Traduz a filosofia organizacional e de educação, as grandes diretrizes balizadoras e as estratégias para o desenvolvimento da instituição. Constitui-se no mapa que orienta sua trajetória. Assinale a alternativa que apresenta a numeração da coluna 2 na sequência correta de cima para baixo. ✂️ a) II – IV – III – I. ✂️ b) II – I – III – IV. ✂️ c) I – IV – III – II. ✂️ d) I – III – IV – II. ✂️ e) III – IV – II – I. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro