Questões de Concursos UTFPR Resolva questões de UTFPR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. UTFPR Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 81Q459438 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Assistente em Administração, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017São crimes praticados por funcionário público contra a Administração em geral: I) Abandono ________. II) Emprego irregular_________ou rendas públicas. III) Facilitação____________ ou descaminho. IV) Violação do sigilo__________de concorrência. V) Peculato mediante erro ___________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas na ordem em que se apresentam. ✂️ a) de seção / de bens / de concorrência / de proposta / de outrem. ✂️ b) de função / de verbas / de contrabando / de proposta / de outrem. ✂️ c) de comissão / de verbas / de serviços / de fiscalização / próprio. ✂️ d) de função / de verbas / de contrabando / de proposta / próprio. ✂️ e) de função / de produtos / de contrabando / de documentos / de outrem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 82Q554191 | Informática, Linux, Técnico de Tecnologia da Informação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017Considerando um computador com o sistema operacional Linux, assinale a alternativa que apresenta o comando que pode ser executado no interpretador de comandos bash, para verificar o tamanho de uma pasta. ✂️ a) quota ✂️ b) df ✂️ c) du ✂️ d) quotaon ✂️ e) ls Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 83Q323770 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017Libâneo define três tipos de atividades profissionais, que podem ser desenvolvidas pelo pedagogo escolar. Analise as opções a seguir. I) Professor do ensino público e privado. II) Especialista da ação educativa escolar. III) Especialista em atividades pedagógicas para escolares. IV) Instrutor de recreação. V) Desenvolvedor de atividades e brincadeiras. Assinale a alternativa que contém as opções corretas. ✂️ a) I, II e III, apenas. ✂️ b) II, III e IV, apenas. ✂️ c) II, III e V, apenas. ✂️ d) III, IV e V, apenas. ✂️ e) I, III e V, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 84Q342255 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRDas declarações abaixo, um exemplo de contingência é: ✂️ a) se Sandra tem dinheiro, então, se Sandra não tem dinheiro, então ela paga a faculdade. ✂️ b) Sandra não tem dinheiro e não é verdade que, se Sandra tem dinheiro, então ela paga a faculdade. ✂️ c) se Sandra tem dinheiro, então, se Sandra tem dinheiro, então ela paga a faculdade e não paga a faculdade. ✂️ d) se Sandra não tem dinheiro ou paga a faculdade, então, se Sandra tem dinheiro, então ela paga a faculdade. ✂️ e) se Sandra tem dinheiro e paga a faculdade, então Sandra tem dinheiro ou paga a faculdade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 85Q321773 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRSobre planejamento e gestão de projetos educacionais, de acordo com MOURA e BARBOSA (2006), analise as afirmações a seguir: I) Projetos simples podem ser monitorados por meio do Plano de Ação com especificação de prazos, atividades e produtos. II) Os instrumentos de coleta de dados em projetos educacionais podem ser agrupados segundo os meios de obtenção: observação, análise documental, consulta direta. III) O modelo de implementação para um projeto é uma organização orientada para execução e depende da cultura gerencial da instituição. IV) As novas tecnologias da informação e comunicação deram origem a novas formas de gestão de projetos, superando barreiras de tempo e espaço entre os participantes. V) O Relatório Final contém uma breve história do projeto e uma avaliação final de desempenho, em suas diversas instâncias. Estão corretas as afirmativas: ✂️ a) I e IV apenas. ✂️ b) II, III, e V apenas. ✂️ c) II, III, IV e V apenas. ✂️ d) I, IV e V apenas. ✂️ e) I, II, III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 86Q821368 | Legislação Federal, Lei 12990 2014, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRCom base na Lei de Cotas, analise as afirmativas a seguir. I) A Lei de Cotas garante a reserva de 50% das matrículas nas universidades. II) São considerados egressos de escola pública os estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública, mesmo que tenham estudado em estabelecimentos particulares no ensino fundamental. III) Os critérios de raça e renda serão autodeclaratórios, como ocorre no censo demográfico e em toda política de afirmação no Brasil. Está(ão) correta(s) apenas: ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) III. ✂️ d) I e II. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 87Q324178 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRMasetto (2003) destaca que o processo de avaliação precisa ser planejado. Não poderá acontecer seguindo a marcação de provas estabelecidas pelo professor ou instituição; não é apenas um cronograma sem nenhuma relação com o processo de aprendizagem. Não se admitem os dois processos seguindo paralelamente independente, um de aprendizagem e outro de avaliação. A clareza quanto aos objetivos a serem alcançados e como serão avaliados é de fundamental importância para aluno e professor, para lhes oferecer segurança quanto ao comportamento de ambos. A respeito dos objetivos acima mencionados, e de acordo com o autor, marque a resposta correta. ✂️ a) São os objetivos que dizem “o que avaliar”, “de que forma avaliar”, “qual instrumento ou técnica utilizar para avaliar”, “o que registrar e de que forma”, “como discutir o aproveitamento da atividade” e “qual o encaminhamento” a ser combinado com o estudante, tendo em vista o reiniciar do processo de aprendizagem. ✂️ b) Os objetivos são estabelecidos pelo Currículo Nacional do Curso, em consonância com o colegiado do curso. ✂️ c) Os objetivos são reavaliados pelos professores do curso ao término da colação de grau dos estudantes. ✂️ d) São os objetivos que apresentam os conceitos e notas que os estudantes devem alcançar, bem como o que o professor deve fazer para que eles obtenham ao menos a média estabelecida pela instituição. ✂️ e) Os objetivos são construídos por toda a comunidade institucional, a fim de que pais, professores e estudantes se empenhem com a avaliação do curso, bem como com o desempenho acadêmico dos estudantes e avaliação docente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 88Q445124 | Direito Constitucional, Administração Pública, Assistente em Administração, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017Sobre a estabilidade do servidor público, é correto afirmar, em conformidade com a Constituição Federal vigente, que: ✂️ a) os servidores públicos nomeados por meio de concurso público e os nomeados para cargo em comissão adquirem estabilidade após três anos após a posse. ✂️ b) o servidor não estável somente perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado. ✂️ c) o servidor não estável somente perderá o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurado o contraditório e a ampla defesa. ✂️ d) o o servidor não estável somente perderá o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurado o contraditório e a ampla defesa. ✂️ e) o servidor estável poderá perder o cargo, se não for habilitado em avaliação probatória de capacidade em que se avalie, necessariamente, a assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade, responsabilidade e eficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 89Q320722 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRA seguir, é apresentado o arsenal de instrumentos que hoje são colocados à disposição para facilitar o processo de gestão universitária, de acordo com Colombo (2004). Analise as afirmativas e numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1. Coluna 1 I) Projeto Institucional e Pedagógico – PIP (ou PPI). II) Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. III) Avaliação Institucional. IV) Projetos Pedagógicos de Cursos. Coluna 2 ( ) Constitui-se em instrumento de trabalho da instituição para orientação de sua ação no cumprimento de seus objetivos institucionais – Planejar o futuro da instituição. ( ) Sendo um documento de orientação acadêmica, deverá apresentar a estrutura curricular bem como o planejamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, entre outras informações e orientações pedagógicas. ( ) Processo de monitoração contínua de qualidade e do nível de satisfação da comunidade envolvida. Análise contínua de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. ( ) Traduz a filosofia organizacional e de educação, as grandes diretrizes balizadoras e as estratégias para o desenvolvimento da instituição. Constitui-se no mapa que orienta sua trajetória. Assinale a alternativa que apresenta a numeração da coluna 2 na sequência correta de cima para baixo. ✂️ a) II – IV – III – I. ✂️ b) II – I – III – IV. ✂️ c) I – IV – III – II. ✂️ d) I – III – IV – II. ✂️ e) III – IV – II – I. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 90Q323061 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRConforme Pimenta e Anastasiou (2002), a universidade é entendida como instituição educativa, cuja finalidade é o permanente exercício da crítica, que se sustenta na pesquisa, no ensino e na extensão. De acordo com as autoras, as funções universitárias não podem ser sistematizadas em: I) criação, desenvolvimento, transmissão e crítica da ciência, da técnica e da cultura; II) preparação para o exercício de atividades profissionais que exijam a aplicação de conhecimentos e métodos científicos e para criação artística; III) apoio científico e técnico ao desenvolvimento cultural, social e econômico das sociedades; IV) preparação dos estudantes para o exercício do trabalho em equipe por meio da transmissão de conteúdos; V) participação dos docentes nos processos decisórios quanto ao rumo da universidade e os impactos no mercado de trabalho. Estão corretas: ✂️ a) I, IV e V apenas. ✂️ b) II, IV e V apenas. ✂️ c) I, II e III apenas. ✂️ d) IV e V apenas. ✂️ e) I, II, III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 91Q326265 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRNo artigo de Moran (2001), em “Novas tecnologias e mediação pedagógica” , aponta que se há dificuldades no ensino presencial, elas não serão resolvidas no virtual. Se professor e estudante juntos, olho no olho, têm problemas sérios não resolvidos no processo ensino-aprendizagem, não serão distantes fisicamente e conectando-se virtualmente que os problemas serão solucionados automaticamente. Educação a distância não é um fast-food no qual o estudante vai e se serve de algo pronto. A respeito da Educação a Distância, segundo o autor, marque a alternativa correta. ✂️ a) Educação a distância é ajudar os participantes a equilibrar as necessidades e habilidades pessoais com a participação em grupos – presenciais e virtuais – por meio da qual avançamos rapidamente, trocamos experiências, dúvidas e resultados. ✂️ b) Educação a distância visa promover uma conexão virtual sobre as formas de como se constrói a compreensão do educando a respeito do objeto do conhecimento, sob a supervisão do tutor. ✂️ c) Educação a distância é integrar estudante, conhecimento, tutor e professores, virtualmente. ✂️ d) Educação a distância ensina ao estudante a construção da autoaprendizagem, ou seja, a responsabilidade única do estudante na construção do próprio conhecimento. ✂️ e) Educação a distância visa superar os problemas de relacionamento entre professor e estudante, devido à inexistência de interação presencial, mas valoriza a interação virtual e a autoaprendizagem do estudante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 92Q820348 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRCom base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vigente, é correto afirmar que: ✂️ a) o ano letivo regular deve ter duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, incluído o tempo reservado aos exames finais. ✂️ b) a frequência de alunos e professores é obrigatória nos programas de educação presencial e a distância. ✂️ c) é possível às instituições de ensino superior criar cursos de graduação no período noturno com padrões de qualidade diferenciados para atender aos alunos trabalhadores. ✂️ d) as universidades são instituições pluridisciplinares, que se caracterizam por possuir pelo menos metade do seu quadro de pessoal com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado e em regime de dedicação exclusiva. ✂️ e) é permitida a criação de universidades especializadas por campo do saber. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 93Q1086097 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Engenheiro Civil, UTFPR, UTFPR, 2019Ana convidou 9 amigas para dormir em sua casa, porém há somente 4 camas. Assinale a alternativa que indica de quantas maneiras Ana pode escolher 4 amigas para dormir nas camas entre as 9. ✂️ a) 36. ✂️ b) 5. ✂️ c) 144. ✂️ d) 40. ✂️ e) 126. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 94Q1087664 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Médico Veterinário, UTFPR, UTFPR, 2018No setor que Paulo trabalha, há 10 mulheres e 5 homens. Serão formados grupos com 2 mulheres e 3 homens. Assinale a alternativa que indica em quantas das possibilidades Paulo fará parte do grupo. ✂️ a) 300. ✂️ b) 160. ✂️ c) 540. ✂️ d) 180. ✂️ e) 270. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 95Q1090330 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Técnico de Tecnologia da Informação, UTFPR, UTFPR, 2017Em um carro que possui 5 assentos, irão viajar 4 passageiros e 1 motorista. Assinale a alternativa que indica de quantas maneiras distintas os 4 passageiros podem ocupar os assentos do carro. ✂️ a) 13. ✂️ b) 26. ✂️ c) 17. ✂️ d) 20. ✂️ e) 24. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← Anterior
81Q459438 | Direito Penal, Crimes Funcionário Público, Assistente em Administração, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017São crimes praticados por funcionário público contra a Administração em geral: I) Abandono ________. II) Emprego irregular_________ou rendas públicas. III) Facilitação____________ ou descaminho. IV) Violação do sigilo__________de concorrência. V) Peculato mediante erro ___________. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas na ordem em que se apresentam. ✂️ a) de seção / de bens / de concorrência / de proposta / de outrem. ✂️ b) de função / de verbas / de contrabando / de proposta / de outrem. ✂️ c) de comissão / de verbas / de serviços / de fiscalização / próprio. ✂️ d) de função / de verbas / de contrabando / de proposta / próprio. ✂️ e) de função / de produtos / de contrabando / de documentos / de outrem. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
82Q554191 | Informática, Linux, Técnico de Tecnologia da Informação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017Considerando um computador com o sistema operacional Linux, assinale a alternativa que apresenta o comando que pode ser executado no interpretador de comandos bash, para verificar o tamanho de uma pasta. ✂️ a) quota ✂️ b) df ✂️ c) du ✂️ d) quotaon ✂️ e) ls Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
83Q323770 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Pedagogo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017Libâneo define três tipos de atividades profissionais, que podem ser desenvolvidas pelo pedagogo escolar. Analise as opções a seguir. I) Professor do ensino público e privado. II) Especialista da ação educativa escolar. III) Especialista em atividades pedagógicas para escolares. IV) Instrutor de recreação. V) Desenvolvedor de atividades e brincadeiras. Assinale a alternativa que contém as opções corretas. ✂️ a) I, II e III, apenas. ✂️ b) II, III e IV, apenas. ✂️ c) II, III e V, apenas. ✂️ d) III, IV e V, apenas. ✂️ e) I, III e V, apenas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
84Q342255 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRDas declarações abaixo, um exemplo de contingência é: ✂️ a) se Sandra tem dinheiro, então, se Sandra não tem dinheiro, então ela paga a faculdade. ✂️ b) Sandra não tem dinheiro e não é verdade que, se Sandra tem dinheiro, então ela paga a faculdade. ✂️ c) se Sandra tem dinheiro, então, se Sandra tem dinheiro, então ela paga a faculdade e não paga a faculdade. ✂️ d) se Sandra não tem dinheiro ou paga a faculdade, então, se Sandra tem dinheiro, então ela paga a faculdade. ✂️ e) se Sandra tem dinheiro e paga a faculdade, então Sandra tem dinheiro ou paga a faculdade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
85Q321773 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRSobre planejamento e gestão de projetos educacionais, de acordo com MOURA e BARBOSA (2006), analise as afirmações a seguir: I) Projetos simples podem ser monitorados por meio do Plano de Ação com especificação de prazos, atividades e produtos. II) Os instrumentos de coleta de dados em projetos educacionais podem ser agrupados segundo os meios de obtenção: observação, análise documental, consulta direta. III) O modelo de implementação para um projeto é uma organização orientada para execução e depende da cultura gerencial da instituição. IV) As novas tecnologias da informação e comunicação deram origem a novas formas de gestão de projetos, superando barreiras de tempo e espaço entre os participantes. V) O Relatório Final contém uma breve história do projeto e uma avaliação final de desempenho, em suas diversas instâncias. Estão corretas as afirmativas: ✂️ a) I e IV apenas. ✂️ b) II, III, e V apenas. ✂️ c) II, III, IV e V apenas. ✂️ d) I, IV e V apenas. ✂️ e) I, II, III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
86Q821368 | Legislação Federal, Lei 12990 2014, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRCom base na Lei de Cotas, analise as afirmativas a seguir. I) A Lei de Cotas garante a reserva de 50% das matrículas nas universidades. II) São considerados egressos de escola pública os estudantes que cursaram o ensino médio em escola pública, mesmo que tenham estudado em estabelecimentos particulares no ensino fundamental. III) Os critérios de raça e renda serão autodeclaratórios, como ocorre no censo demográfico e em toda política de afirmação no Brasil. Está(ão) correta(s) apenas: ✂️ a) I. ✂️ b) II. ✂️ c) III. ✂️ d) I e II. ✂️ e) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
87Q324178 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRMasetto (2003) destaca que o processo de avaliação precisa ser planejado. Não poderá acontecer seguindo a marcação de provas estabelecidas pelo professor ou instituição; não é apenas um cronograma sem nenhuma relação com o processo de aprendizagem. Não se admitem os dois processos seguindo paralelamente independente, um de aprendizagem e outro de avaliação. A clareza quanto aos objetivos a serem alcançados e como serão avaliados é de fundamental importância para aluno e professor, para lhes oferecer segurança quanto ao comportamento de ambos. A respeito dos objetivos acima mencionados, e de acordo com o autor, marque a resposta correta. ✂️ a) São os objetivos que dizem “o que avaliar”, “de que forma avaliar”, “qual instrumento ou técnica utilizar para avaliar”, “o que registrar e de que forma”, “como discutir o aproveitamento da atividade” e “qual o encaminhamento” a ser combinado com o estudante, tendo em vista o reiniciar do processo de aprendizagem. ✂️ b) Os objetivos são estabelecidos pelo Currículo Nacional do Curso, em consonância com o colegiado do curso. ✂️ c) Os objetivos são reavaliados pelos professores do curso ao término da colação de grau dos estudantes. ✂️ d) São os objetivos que apresentam os conceitos e notas que os estudantes devem alcançar, bem como o que o professor deve fazer para que eles obtenham ao menos a média estabelecida pela instituição. ✂️ e) Os objetivos são construídos por toda a comunidade institucional, a fim de que pais, professores e estudantes se empenhem com a avaliação do curso, bem como com o desempenho acadêmico dos estudantes e avaliação docente. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
88Q445124 | Direito Constitucional, Administração Pública, Assistente em Administração, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, 2017Sobre a estabilidade do servidor público, é correto afirmar, em conformidade com a Constituição Federal vigente, que: ✂️ a) os servidores públicos nomeados por meio de concurso público e os nomeados para cargo em comissão adquirem estabilidade após três anos após a posse. ✂️ b) o servidor não estável somente perderá o cargo em virtude de sentença judicial transitada em julgado. ✂️ c) o servidor não estável somente perderá o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurado o contraditório e a ampla defesa. ✂️ d) o o servidor não estável somente perderá o cargo mediante processo administrativo em que lhe seja assegurado o contraditório e a ampla defesa. ✂️ e) o servidor estável poderá perder o cargo, se não for habilitado em avaliação probatória de capacidade em que se avalie, necessariamente, a assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade, responsabilidade e eficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
89Q320722 | Pedagogia, Gestão Educacional e Planejamento Participativo, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRA seguir, é apresentado o arsenal de instrumentos que hoje são colocados à disposição para facilitar o processo de gestão universitária, de acordo com Colombo (2004). Analise as afirmativas e numere a coluna 2 de acordo com a coluna 1. Coluna 1 I) Projeto Institucional e Pedagógico – PIP (ou PPI). II) Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. III) Avaliação Institucional. IV) Projetos Pedagógicos de Cursos. Coluna 2 ( ) Constitui-se em instrumento de trabalho da instituição para orientação de sua ação no cumprimento de seus objetivos institucionais – Planejar o futuro da instituição. ( ) Sendo um documento de orientação acadêmica, deverá apresentar a estrutura curricular bem como o planejamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, entre outras informações e orientações pedagógicas. ( ) Processo de monitoração contínua de qualidade e do nível de satisfação da comunidade envolvida. Análise contínua de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades. ( ) Traduz a filosofia organizacional e de educação, as grandes diretrizes balizadoras e as estratégias para o desenvolvimento da instituição. Constitui-se no mapa que orienta sua trajetória. Assinale a alternativa que apresenta a numeração da coluna 2 na sequência correta de cima para baixo. ✂️ a) II – IV – III – I. ✂️ b) II – I – III – IV. ✂️ c) I – IV – III – II. ✂️ d) I – III – IV – II. ✂️ e) III – IV – II – I. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
90Q323061 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRConforme Pimenta e Anastasiou (2002), a universidade é entendida como instituição educativa, cuja finalidade é o permanente exercício da crítica, que se sustenta na pesquisa, no ensino e na extensão. De acordo com as autoras, as funções universitárias não podem ser sistematizadas em: I) criação, desenvolvimento, transmissão e crítica da ciência, da técnica e da cultura; II) preparação para o exercício de atividades profissionais que exijam a aplicação de conhecimentos e métodos científicos e para criação artística; III) apoio científico e técnico ao desenvolvimento cultural, social e econômico das sociedades; IV) preparação dos estudantes para o exercício do trabalho em equipe por meio da transmissão de conteúdos; V) participação dos docentes nos processos decisórios quanto ao rumo da universidade e os impactos no mercado de trabalho. Estão corretas: ✂️ a) I, IV e V apenas. ✂️ b) II, IV e V apenas. ✂️ c) I, II e III apenas. ✂️ d) IV e V apenas. ✂️ e) I, II, III, IV e V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
91Q326265 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRNo artigo de Moran (2001), em “Novas tecnologias e mediação pedagógica” , aponta que se há dificuldades no ensino presencial, elas não serão resolvidas no virtual. Se professor e estudante juntos, olho no olho, têm problemas sérios não resolvidos no processo ensino-aprendizagem, não serão distantes fisicamente e conectando-se virtualmente que os problemas serão solucionados automaticamente. Educação a distância não é um fast-food no qual o estudante vai e se serve de algo pronto. A respeito da Educação a Distância, segundo o autor, marque a alternativa correta. ✂️ a) Educação a distância é ajudar os participantes a equilibrar as necessidades e habilidades pessoais com a participação em grupos – presenciais e virtuais – por meio da qual avançamos rapidamente, trocamos experiências, dúvidas e resultados. ✂️ b) Educação a distância visa promover uma conexão virtual sobre as formas de como se constrói a compreensão do educando a respeito do objeto do conhecimento, sob a supervisão do tutor. ✂️ c) Educação a distância é integrar estudante, conhecimento, tutor e professores, virtualmente. ✂️ d) Educação a distância ensina ao estudante a construção da autoaprendizagem, ou seja, a responsabilidade única do estudante na construção do próprio conhecimento. ✂️ e) Educação a distância visa superar os problemas de relacionamento entre professor e estudante, devido à inexistência de interação presencial, mas valoriza a interação virtual e a autoaprendizagem do estudante. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
92Q820348 | Legislação Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação LDB, Técnico em Assuntos Educacionais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPRCom base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vigente, é correto afirmar que: ✂️ a) o ano letivo regular deve ter duzentos dias de trabalho acadêmico efetivo, incluído o tempo reservado aos exames finais. ✂️ b) a frequência de alunos e professores é obrigatória nos programas de educação presencial e a distância. ✂️ c) é possível às instituições de ensino superior criar cursos de graduação no período noturno com padrões de qualidade diferenciados para atender aos alunos trabalhadores. ✂️ d) as universidades são instituições pluridisciplinares, que se caracterizam por possuir pelo menos metade do seu quadro de pessoal com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado e em regime de dedicação exclusiva. ✂️ e) é permitida a criação de universidades especializadas por campo do saber. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
93Q1086097 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Engenheiro Civil, UTFPR, UTFPR, 2019Ana convidou 9 amigas para dormir em sua casa, porém há somente 4 camas. Assinale a alternativa que indica de quantas maneiras Ana pode escolher 4 amigas para dormir nas camas entre as 9. ✂️ a) 36. ✂️ b) 5. ✂️ c) 144. ✂️ d) 40. ✂️ e) 126. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
94Q1087664 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Médico Veterinário, UTFPR, UTFPR, 2018No setor que Paulo trabalha, há 10 mulheres e 5 homens. Serão formados grupos com 2 mulheres e 3 homens. Assinale a alternativa que indica em quantas das possibilidades Paulo fará parte do grupo. ✂️ a) 300. ✂️ b) 160. ✂️ c) 540. ✂️ d) 180. ✂️ e) 270. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
95Q1090330 | Matemática, Análise Combinatória em Matemática, Técnico de Tecnologia da Informação, UTFPR, UTFPR, 2017Em um carro que possui 5 assentos, irão viajar 4 passageiros e 1 motorista. Assinale a alternativa que indica de quantas maneiras distintas os 4 passageiros podem ocupar os assentos do carro. ✂️ a) 13. ✂️ b) 26. ✂️ c) 17. ✂️ d) 20. ✂️ e) 24. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro