Início

Questões de Concursos Unimontes

Resolva questões de Unimontes comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q678246 | Matemática, Pirâmides, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

Uma pirâmide tem 4 m de altura e 160 m3 de volume. Paralelamente a sua base e a 2 m de seu vértice, traça-se um plano que a divide em uma pirâmide menor e um tronco de pirâmide. O volume, em m3 , do tronco dessa pirâmide é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q678363 | Biologia, A química da vida, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

As proteínas são diferentes em vários aspectos. Muitas diferenças funcionais são devidas às diferenças estruturais. Sobre as proteínas, analise o exposto nas afirmativas I, II e III. I - Garantem suporte, forma e proteção externa aos vertebrados. II - Atuam como enzimas e também exercem funções reguladoras. III - Podem atuar como transportadoras de oxigênio. Acerca do assunto abordado, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q678365 | Física, Queda Livre, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

Em um helicóptero, a 260 m do solo, encontra-se uma equipe de resgate. Um paraquedista abandona o helicóptero e cai livremente por 2 s, quando o paraquedas abre. A partir desse instante, considere o movimento vertical do paraquedista com velocidade constante. A aceleração da gravidade no local é g = 10 m/s². O tempo decorrido desse voo, desde o momento que deixa o helicóptero até atingir o solo, é de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q946277 | Física, Lei da Termodinâmica, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

Uma mola equivalente deve ser dimensionada para um sistema de amortecimento de um carro com massa de 800 kg. Sabe-se que, após um obstáculo que coloque a mola para oscilar em movimento harmônico simples, a frequência de oscilação desejada seria em torno de 2 Hz. Com base nessas informações, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q946300 | Sociologia, Max Weber e a Ação Social, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

A abordagem do tema “Corporeidade: dimensão humana e formas de ser” remete, na contemporaneidade, à discussão da sexualidade e da questão de gênero. Filósofos como Michel Foucault e Simone de Beauvoir trataram desse assunto em obras importantes para o conhecimento e a compreensão sobre o sexo no ocidente. Foucault, em sua obra História da sexualidade: a vontade de saber (1976), conforme Sílvio Gallo, “investigou como as sociedades viveram a sexualidade ao longo do tempo e notou um paradoxo. Nas sociedade dos séculos XVI e XVII, embora se acreditasse que o sexo era reprimido, ele foi valorizado como o segredo por excelência; em decorrência disso, falava-se muito sobre sexo, na medida em que ele era reprimido”. Foucault estende a sua investigação até o século XX e aponta o desenvolvimento de uma moral sexual que impõe um absoluto predomínio heterossexual nas relações sociais, “que afirma a distinção absoluta entre homem e mulher, centrada numa visão biológica”, de acordo com Sílvio Gallo. Em “O segundo sexo”, obra de Simone de Beauvoir, publicada em 1949, a filósofa francesa trata da condição da mulher e afirma que “ninguém nasce mulher, mas torna-se mulher” à medida que vive. Para ela, não há uma essência no “ser mulher”, e nega, pois, a existência de uma “natureza feminina”. Gallo compreende a posição de Beauvoir e afirma que o “ser mulher” “é uma construção que cada mulher faz em sua vida”. Diante do impacto que a afirmação da filósofa francesa teve nos movimentos feministas do século XX, ele acrescenta que “A construção da sexualidade é biológica, cultural e histórica, assim como a construção do que somos em outras esferas” e conclui que a formulação “tornar-se mulher” se aplica ao homem, pois “ninguém nasce homem, torna-se homem. Ou, ainda: ninguém nasce homossexual, mas se torna homossexual.” (GALLO, Sílvio. Filosofia: experiência do pensamento. vol. único. 1. ed. São Paulo: Scipione, 2013, p. 102-103).
A partir do exposto, todas as alternativas estão corretas, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q678239 | História, Imperialismo e Colonialismo do século XIX, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

Em se tratando do fenômeno do imperialismo no século XIX, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q678236 | Geografia, Hidrografia, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

Um levantamento realizado pela organização não governamental (ONG) SOS Mata Atlântica mostra que, em pelo menos 7 estados brasileiros, a situação de 40% dos corpos hídricos é ruim ou péssima. Foram avaliados 96 córregos, rios e lagos. A pesquisa foi divulgada em março de 2014. Dos 11% que foram considerados bons, todos estão localizados em áreas de proteção ambiental e mata ciliar preservada. No restante das águas, a situação é considerada regular. Os estados englobados pelos pesquisadores foram São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), apenas 17 das 27 unidades federativas enviam dados de monitoramento. Entre os dados com os quais se pode construir um histórico, a melhora da qualidade foi de apenas 8% e de piora, 5%. Fonte: Fundação SOS Mata Atlântica. Disponível em: . Acesso em: 15 out. 2019. Adaptado.
Considerando os seus conhecimentos e a abordagem do texto, é CORRETO inferir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q946282 | História, A estruturação do Estado norteamericano território, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

Leia o texto abaixo. “Ao mesmo tempo em que aumenta a importância dos capitais fixos (estradas, portos, silos etc.) e dos capitais constantes (maquinário, veículos, sementes, adubos etc.), aumenta também a necessidade de movimento. Crescem, assim, o número e a importância dos fluxos, sobretudo a circulação de dinheiro. Mas esses fluxos multiplicam-se com mais intensidade dentro da Região Concentrada, onde a divisão de trabalho é extrema e a vida de relações assume especial relevo”. Fonte: SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: território e sociedade no início do XXI. Rio de Janeiro e São Paulo: Record, 2001.
Considerando o texto e os seus conhecimentos da regionalização do Brasil proposta por Santos e Silveira, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q946216 | Literatura, Escolas Literárias, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

A partir deste trecho, no contexto em que se insere: “Os dados foram divulgados na Síntese de Indicadores Sociais – uma análise das condições de vida da população brasileira, com dados referentes ao intervalo entre 2002 e 2012.” (linhas 40-41), pode-se afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q946301 | Português, Flexão verbal de modo indicativo, Segunda Etapa, UFJF, UNIMONTES, 2018

Texto associado.

A seguir, você lerá trechos de Um livro de instruções e desenhos de Yoko Ono, da artista plástica, compositora e escritora Yoko Ono (Tóquio, 1933-). Esses trechos estão na primeira parte do livro, intitulada “Música”, em que a autora fornece “instruções” para que seus leitores componham músicas.


Texto 1:

Composição da batida

Ouça uma batida de coração


Texto 2:

Composição do amanhecer

Pegue a primeira palavra que vier

à sua cabeça.

Repita a palavra até o amanhecer.


Texto 3:

Composição do sanduíche de atum

Imagine mil sóis no

céu ao mesmo tempo.

Deixe-os brilhar por uma hora.

Então, deixe-os derreter gradualmente

no céu.

Faça um sanduíche de atum e coma.

(ONO, Yoko. Grapefruit – A Book of Instruction and Drawings by Yoko Ono. Nova Iorque: Simon & Schuster, 2000[1964].).

O sociólogo alemão Max Weber define a dominação como um estado de coisas pelo qual uma vontade manifesta (mandato) do dominador ou dos dominadores influi sobre os atos de outros (do dominado ou dos dominados), de tal modo que, em um grau socialmente relevante, esses atos têm lugar como se os dominados tivessem adotado por si mesmos e como máxima de sua ação o conteúdo do mandato (obediência). Para esse autor, a dominação legítima pode justificar-se por três motivos de submissão ou princípios de autoridade, que recebem o nome de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q678235 | Física, Acústica, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

Um apito para cães é desenvolvido para operar na frequência de 42,5 kHz, acima da audível pelo ouvido humano, que é em torno de 23 kHz. Sabendo-se que as ondas sonoras vão se propagar no ar e que a velocidade do som vale 340 m/s, o comprimento de onda do som produzido pelo apito vale, aproximadamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q946283 | História, Brasil Monárquico Primeiro Reinado 1822 1831, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

“Nas ruas de S. Petersburgo: Cossacos e mais forças do Czar matando e chicoteando homens, mulheres e crianças. Indignado, no auge do desespero, o povo gritava para os soldados: — Covardes! Eis a primeira victoria dos Grãos-Duques!” O “Domingo Sangrento”, ocorrido em 1905, foi um evento no qual tropas imperiais reprimiram violentamente a população russa durante uma manifestação em prol da convocação de uma Assembleia Constituinte e implantação de melhores condições de trabalho. Tal acontecimento pode ser considerado um dos antecedentes que culminou na Revolução Russa, em 1917. Sobre esse episódio, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q946291 | Matemática, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

Um grupo de pessoas está classificado, conforme a tabela abaixo:

sem deficiência com deficiência não declararam

homens 80 14 6

mulheres 91 6 3

Escolhe-se uma pessoa ao acaso. Sabendo-se que essa pessoa é deficiente, a probabilidade de que seja homem é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q678382 | Filosofia, Sócrates e a Maiêutica, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

Sócrates é considerado um dos filósofos mais importantes de todos os tempos. Na Grécia Antiga, por volta do século V, ele mudou o foco da filosofia, que se ocupava com o estudo da natureza para o conhecimento do homem. Ele adotou para a sua prática filosófica a inscrição do portal do Oráculo de Delfos, templo dedicado ao deus Apolo: “Conheça-te a ti mesmo e conhecerás o mundo e os deuses”. Desse modo, considerou o conhecimento de si pelo homem uma perspectiva fundamental para o desenvolvimento do pensamento científico, pois, no seu entendimento, o sujeito que busca conhecer a natureza precisa antes conhecer a sua própria natureza. Nesse sentido, uma das perguntas mais importantes e também mais complexas passou a ser: Quem sou eu? A formação da nossa identidade é um ato filosófico, porquanto a filosofia nos assegura o pensamento rigoroso e reflexivo.

Seguindo essa linha de entendimento, encontramos definições sobre o que o homem é. Para Aristóteles, por exemplo, o ser humano é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q684581 | Filosofia, Em Busca da Verdade, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

Considere a sequência das substâncias em soluções ácidas.

SO42- → S2O62- → SO2 → S2O32- → S8.

O enxofre apresenta, respectivamente, maior e menor número de oxidação em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q678362 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

É frequente a associação entre diferentes tipos de câncer e os alimentos que ingerimos. Os vilões são os resíduos de agrotóxicos presentes nos alimentos in natura e também em vários produtos processados industrialmente, como biscoitos, lasanhas, pizzas e outros que levam na sua formulação trigo, milho e soja. Animais alimentados com ração contendo traços de agrotóxicos podem fornecer-nos carne e leite não tão saudáveis.

Considerando o exposto, é CORRETO afirmar que o texto faz referência ao processo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q946290 | Matemática, Segunda Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2018

Um casal e seus três filhos serão colocados lado a lado para tirar uma foto. Sabendo-se que todos os filhos devem ficar entre os pais, de quantos modos distintos os cinco podem posar para tirar essa foto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q678358 | Literatura, Escolas Literárias, Primeira Etapa, UNIMONTES MG, UNIMONTES, 2019

Excerto 1

“Estes Índios são de cor baça, e cabelo corredio; tem o rosto amassado, e algumas feições dele à maneira de Chins. Pela maior parte são bem dispostos, rijos e de boa estatura; gente mui esforçada, e que estima pouco morrer, temerária na guerra, e de muito pouco consideração: são desagradecidos em Grã maneira, e mui desumanos e cruéis, inclinados a pelejar, e vingativos por extremo. Vivem todos mui descansados sem terem outros pensamentos senão de comer, beber, e matar gente, e por isso engordam muito, mas com qualquer desgosto pelo conseguinte tornam a emagrecer, e muitas vezes pode deles tanto a imaginação que se algum deseja a morte, ou alguém lhe mete em cabeça que há de morrer tal dia ou tal noite não passa daquele termo que não morra.”

Fonte: GÂNDAVO, p. 26. Disponível em: <www.nead.unama.br.>. Acesso em: 11 nov. 2019

Excerto 2

“Ubirajara, senhor da lança, é tempo de empunhares o grande arco da nação araguaia, que deve estar na mão do mais possante. Camacã o conquistou no dia em que escolheu por esposa Jaçanã, a virgem dos olhos de fogo, em cujo seio te gerou seu primeiro sangue. Ainda hoje, apesar da velhice que lhe mirrou o corpo, nenhum guerreiro ousaria disputar o grande arco ao velho chefe, que não sofresse logo o castigo de sua audácia. Mas Tupã ordena que o ancião se curve para a terra, até desabar como o tronco carcomido; e que o mancebo se eleve para o céu como a árvore altaneira. Camacã revive em ti; a glória de ser o maior guerreiro cresce com a glória de ter gerado um guerreiro ainda maior do que ele.”

Fonte: ALENCAR, José de. Ubirajara. Rio de Janeiro: B. L. Garnier, 1874. p. 11.

Analisando os excertos, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.