Início

Questões de Concursos Unoesc

Resolva questões de Unoesc comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q904891 | Arquivologia, Lei nº 12682/12, Fiscal de Tributos, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Com base na Lei nº 12.682/2012 e suas alterações, que dispõe sobre a elaboração e o arquivamento de documentos em meios eletromagnéticos, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

302Q1019069 | Alemão, Interpretação de Textos Textinterpretation, Professsor, Prefeitura de Treze Tílias SC, Unoesc, 2020

Texto associado.

Text 2

Ein Dorf für grüne Energie

Das Dorf Feldheim in Brandenburg macht sich unabhängig von Öl und Kohle.

Seit Kurzem deckt das Dorf seinen kompletten Strombedarf und drei Viertel des Wärmebedarfs durch moderne Energien. “Das funktioniert mithilfe einer modernen Anlage für Bio-Gas”, erklärt der Diplom-Physiker Eckhard Meier. “Da kommen Abfall von den Tieren, Getreide und Holz rein und werden erwärmt. Ein Motor verbrennt das Gas und erzeugt dabei Wärme. Der Motor treibt dann einen Generator an, der Strom produziert.” Entstanden ist die Idee des “Bio-Energiedorfs” an der Universität Göttingen.

Ziel der Wissenschaftler war es zu zeigen, dass es möglich ist, ein Dorf komplett mit erneuerbaren Energien zu versorgen und damit einen Beitrag zum Klimaschutz zu leisten. Tatsächlich: Die Bio-Gasanlage erzeugt jährlich doppelt so viel Strom wie die Gemeinde verbraucht. Der Rest wird in das Stromnetz abgegeben und kostenlos anderen Dörfern zur Verfügung gestellt. Passt das Konzept auch für andere Dörfer? “Im Prinzip schon”, meint Eckhard Meier. Die technischen Anlagen könnten an anderen Orten genauso aufgebaut werden – der Raum bedarf ist gering. Man benötigt allerdings vor allem eines: aktive und begeisterte Einwohner!

Bringe die 3 Sätze unten in die richtige Reihenfolge und zeige an, welche Alternative richtig ist:
nicht/ Er/ liebt/ Freundin/ seine/. früh/ muss/ aufstehen/ sie/ nicht/. angerufen/ gestern/ habe/ ich/ dich/.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

303Q881359 | Informática, Agente Administrativo, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

É a parte lógica do computador, podendo ser programas, aplicativos e sistemas. Este conceito refere-se a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q881361 | Informática, Windows, Agente Administrativo, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Analise as afirmativas a seguir sobre o Windows 10.

I. É um sistema operacional (S.O) e foi desenvolvido pela empresa Microsoft. II. O painel de controle é utilizado para alterar as configurações do Windows. III. Ao deletar um item com a tecla “Del”, ele vai direto para lixeira (não pede confirmação).
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q908506 | Pedagogia, Base Nacional Comum Curricular BNCC, Professor de Informática, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é um documento que estabelece os conhecimentos, competências e habilidades essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica, no Brasil. A computação, especialmente a educação em ciência da computação, tem sido cada vez mais reconhecida como uma área fundamental na formação dos estudantes, e sua inclusão no Brasil é realizada por meio da BNCC e tem sido discutida e implementada nos últimos anos.
Considere a seguinte competência indicada na BNCC: Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética em diferentes esferas sociais, incluindo o ambiente escolar, é essencial para interagir, acessar e compartilhar informações, gerar conhecimento, resolver problemas e exercer liderança e autoria tanto em contextos pessoais quanto coletivos.
Essa competência reconhece a importância fundamental da tecnologia, destacando a necessidade de que os estudantes adquiram domínio no ambiente digital, capacitando-os a utilizar ferramentas diversas, de forma qualificada e ética, enquanto compreendem os princípios do pensamento computacional e os impactos da tecnologia na vida cotidiana e na sociedade.
Em relação ao que necessita ser desenvolvido pelos estudantes e está listado na BNCC até o fim do Ensino Fundamental, avalie as afirmações a seguir.

I. Utilização de ferramentas digitais: precisam ser capazes de usar ferramentas multimídia e periféricos para aprender e produzir.
II. Linguagens de programação: usar linguagens de programação para solucionar problemas.
III. Domínio de algoritmos: compreender e escrever algoritmos, utilizar os passos básicos da solução de problemas por algoritmo para resolver questões.
IV. Mundo digital: entender o impacto das tecnologias na vida das pessoas e na sociedade, incluindo nas relações sociais, culturais e comerciais.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

306Q883421 | Informática, Técnico de Manutenção de Informática, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O que é um chipset em um computador e qual é sua finalidade?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

307Q904958 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A paciente M. R. S., de 48 anos, foi submetida à quimioterapia neoadjuvante e à cirurgia conservadora de mama, com biópsia do linfonodo sentinela como parte do tratamento de câncer de mama à direita. Encontra-se no 14º dia de pós-operatório. Relata, como queixa principal, dificuldade para movimentar o braço direito e dor intensa na axila, no braço e no antebraço, somente nos movimentos.
Com base apenas nos sintomas relatados, qual o provável diagnóstico fisioterapêutico?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

308Q1022750 | Inglês, Interpretação de Texto Reading Comprehension, Professor Inglês, Prefeitura de Maravilha SC, Unoesc, 2024

The Challenges of Teaching English as a Second Language

Teaching English as a second language is one of the most rewarding careers you could have. It’s an opportunity to exercise your teaching skills, immerse yourself in an exciting culture, meet new people from all over the world, and travel to countries you’ve never visited. As with any teachingjob, teaching English as a second language is not without its challenges.

Here are a few you can expect:

Lack of Resources

In your classroom back home, you may be used to teaching with fancy projectors, whiteboards, laptops, and programs through the Internet. Depending on where you teach abroad, you may end up ina classroom with little to no supplies. This may come as a shock. It’s up to you as the teacher to get creative. Instead of buying store-bought supplies, you might have to create your own using recyclable materials.

Limited Support

Teaching a room full of strangers a new and foreign language can be difficult. Your family and friends might be miles away, and the majority of the staff might speak a different first language. It’s important when teaching abroad not to let distance or lack of support get you down. If you find you are not getting enough help from the principal or head of your division, it’s important to voice your concerns early on.

Loneliness

Moving to a new city can be daunting, especially if you’re alone. Settling into a new city takes time, and can often cause emotional stress. The great part about teaching English as a second language is that there are many opportunities to meet other adventurous individuals doing the same thing.

Language Barrier

Moving abroad to teach might require you to learn a new language. In the beginning, you might find it difficult to communicate with people during your day-to-day. Ordering food at a restaurant, renting a car, or trying to pay for your phone bill can easily turn into a frustrating conversation. It’s important to remember that your students feel the same frustration when trying to learn English.

Not Enough Time

Teaching students a new language is a delicate and time-consuming process. When teaching English as a second language, you’re always working against the clock. To avoid running out of time, and to provide your students with an in-depth education, it’s imperative to carefully plan out each teaching sessions beforehand.


(Disponível em:https:www.internationalteachersplus.com. Acesso em03/11/2024)



According to the last paragraph:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

309Q1022751 | Inglês, Ensino da Língua Estrangeira Inglesa, Professor Inglês, Prefeitura de Maravilha SC, Unoesc, 2024

Sobre o ensino da Língua Inglesa, de acordo com a BNCC, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

310Q908074 | Pedagogia, Legislação da Educação, Professor de Ciências, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

As habilidades no ensino de Ciências desempenham um papel crucial na formação de estudantes para compreenderem o mundo ao seu redor, de maneira fundamentada e crítica. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) delineia uma série de competências e habilidades que buscam promover a alfabetização científica, capacitando os alunos a investigar fenômenos naturais, compreender princípios fundamentais e aplicar conhecimentos científicos no cotidiano.
Considerando as habilidades relacionadas ao ensino de Ciências na Base Nacional Comum Curricular(BNCC), analise as afirmativas a seguir.

I. A habilidade de classificar uma mistura como homogênea ou heterogênea está relacionada à compreensão das propriedades físicas dos materiais e sua aplicação em situações práticas.
II. A identificação de evidências de transformações químicas a partir de misturas de materiais, como a mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, evidencia a compreensão dos processos químicos envolvidos em fenômenos cotidianos.
III. A seleção de métodos adequados para a separação de sistemas heterogêneos não requer o conhecimento dos processos de separação de materiais, como a destilação de petróleo.

Considerando as afirmativas, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

311Q911423 | Educação Física, Fisiologia do Exercício, Professor Educação Física, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Considere as afirmações abaixo sobre o desenvolvimento das habilidades motoras em crianças e identifique a alternativa correta:

I. O desenvolvimento das habilidades motoras segue uma sequência previsível e uniforme, sendo igual para todas as crianças independentemente de suas experiências e contexto social.

II. As habilidades motoras grossas, como correr e pular, geralmente se desenvolvem depois das habilidades motoras finas, como segurar um lápis e abotoar uma camisa.

III. Intervenções pedagógicas específicas podem acelerar o desenvolvimento de habilidades motoras, especialmente quando iniciadas em idades pré-escolares.

IV. O desenvolvimento motor é linear e constante, sem períodos de aceleração ou desaceleração significativos ao longo da infância.


Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q911428 | Informática, Professor de Informática, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Avalie as seguintes afirmações sobre sistemas operacionais e marque a alternativa correta.

I. O sistema operacional Linux foi construído por Linus Benedict Torvalds, baseado no sistema Unix, com código livre e gratuito. O kernel do Linux foi originalmente escrito em linguagem C e atualmente é o sistema operacional mais utilizado em servidores web.

II. O sistema operacional Android foi construído com base no kernel do Linux. As primeiras versões do Android (entre 1.5 e 9) foram apelidadas alfabeticamente com nomes de doces ou sobremesas, iniciando com “Cupcake” (versão 1.5 de 2009), “Lolipop”(versão 5 de 2014) e indo até “Pie” (versão 9 de 2018). A partir da versão 10 não foram mais usados apelidos para as versões.

III. As primeiras versões do Windows eram executadas a partir do MS-DOS, exigindo que o usuário digitasse "win" para iniciar o Windows. As versões mais recentes eliminam essa etapa e carregam o Windows assim que o computador é ligado, mas ainda incluem o “Comand Prompt” ou "Prompt de Comando", que simula a antiga tela do MS-DOS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q873042 | Matemática, Sistemas de Numeração e Operações Fundamentais, Auxiliar De Serviços Externos, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A multiplicação é uma operação matemática fundamental que combina grupos iguais de números para determinar o total de elementos em um conjunto. Essa operação é utilizada em uma ampla gama de contextos, desde situações simples do dia a dia, como calcular o preço total de vários itens idênticos, até cálculos complexos em campos como engenharia e ciências.
Acerca da operação matemática de multiplicação, avalie as afirmações a seguir.

I. A propriedade comutativa afirma que a ordem dos fatores não altera o produto.
II. A multiplicação de dois números pares sempre resulta em um número par.
III. A multiplicação de dois números ímpares sempre resulta em um número par.

É correto apenas o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

314Q911450 | Farmácia, Assistência Farmacêutica e Saúde Pública, Farmacêutico, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

O Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf) é uma estratégia de acesso a medicamentos, no âmbito do SUS, para doenças crônico-degenerativas, incluindo doenças raras. As linhas de cuidado estão definidas em Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) publicados pelo Ministério da Saúde. Dentre os medicamentos listados abaixo, assinale aquele que pertence a lista dos medicamentos do Ceaf.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q911457 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Auxiliar de Ensino II, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

Referente as Tecnologias Assistivas, assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q883347 | Farmácia, Farmacologia Cardiovascular, Atendente de Farmácia, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Há 5 (cinco) classes principais de medicamentos que exercem ação terapêutica através de distintos mecanismos que interferem na fisiopatologia da hipertensão arterial, reduzindo comprovadamente a pressão arterial e a incidência de eventos cardiovasculares.


Assinale a alternativa que se refere a um fármaco auxiliar na redução da pressão arterial.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

317Q1045921 | Direitos Humanos, Sistema Global de Direitos Humanos, Professor Educação Especial, Prefeitura de Maravilha SC, Unoesc, 2024

A Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência é um Tratado Internacional sobre Direitos Humanos que foi construído pelas pessoas com deficiência de todo o mundo ao longo de vários anos. Tem o objetivo de garantir a igualdade de oportunidades, combate à discriminação e a eliminação das barreiras sociais, tanto arquitetônicas como de atitude. Porque só assim haverá o pleno exercício dos direitos, autonomia e respeito à dignidade inerente a todas as pessoas. Nesse tratado, também se decidiu sobre a nomenclatura correta a ser usada para designar-se a essas pessoas. Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

318Q1019062 | Alemão, Interpretação de Textos Textinterpretation, Professsor, Prefeitura de Treze Tílias SC, Unoesc, 2020

Texto associado.

Text 1

Tour durch Murtens Geschichte

Mit der Rundfahrt “Zeitreise per Velo” können Touristen das Städtchen Murten und seine Geschichte sportlich neu entdecken.

Die Tour startet am Bahnhof von Murten, wo die sportlichen Teilnehmer auf das eigene oder ein gemietetes Velo steigen. Die weniger sportlichen und jene, die es schon immer ausprobieren wollten, steigen aufs ElektroVelo. Dieses kann ebenfalls am Bahnhof gemietet werden.

Vom Bahnhof führt der Weg auf den historischen Hügel, wo Karl der Kühne sein Hauptquartier aufbaute, bevor sein Heer im Jahr 1476 besiegt wurde. Die Sportlichen kommen bei der Fahrt auf den Hügel ins Schwitzen, während die E-Biker ganz einfach den Elektromotor nutzen.

Oben angekommen kann man die wunderbare Aussicht auf den Murtensee genießen. Nach einer kurzen Pause geht es weiter nach Merlach. Dort steht ein Denkmal für Soldaten, die in der Schlacht bei Murten 1476 umgekommen sind. Danach geht die Fahrt zum Hafen und in die Altstadt. Unterwegs erfahren die Velofahrer vieles über die Region.

“Mit der Velorundfahrt für Gruppen wollen wir unser Angebot für aktive Radfahrer erweitern”, sagt der Geschäftsführer von Murten Tourismus. Damit soll sowohl das Gebiet für Velo-Touristen interessant gemacht als auch der Trend zum E-Bike unterstützt werden.

In diesem Text geht es darum, dass …
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

319Q883385 | Enfermagem, Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A prevalência de diabetes continua a aumentar em todo o mundo, levando a uma incidência crescente de complicações nos pés, incluindo infecções.

Qual alternativa corresponde a um cuidado com o pé diabético?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

320Q1019065 | Alemão, Interpretação de Textos Textinterpretation, Professsor, Prefeitura de Treze Tílias SC, Unoesc, 2020

Texto associado.

Text 2

Ein Dorf für grüne Energie

Das Dorf Feldheim in Brandenburg macht sich unabhängig von Öl und Kohle.

Seit Kurzem deckt das Dorf seinen kompletten Strombedarf und drei Viertel des Wärmebedarfs durch moderne Energien. “Das funktioniert mithilfe einer modernen Anlage für Bio-Gas”, erklärt der Diplom-Physiker Eckhard Meier. “Da kommen Abfall von den Tieren, Getreide und Holz rein und werden erwärmt. Ein Motor verbrennt das Gas und erzeugt dabei Wärme. Der Motor treibt dann einen Generator an, der Strom produziert.” Entstanden ist die Idee des “Bio-Energiedorfs” an der Universität Göttingen.

Ziel der Wissenschaftler war es zu zeigen, dass es möglich ist, ein Dorf komplett mit erneuerbaren Energien zu versorgen und damit einen Beitrag zum Klimaschutz zu leisten. Tatsächlich: Die Bio-Gasanlage erzeugt jährlich doppelt so viel Strom wie die Gemeinde verbraucht. Der Rest wird in das Stromnetz abgegeben und kostenlos anderen Dörfern zur Verfügung gestellt. Passt das Konzept auch für andere Dörfer? “Im Prinzip schon”, meint Eckhard Meier. Die technischen Anlagen könnten an anderen Orten genauso aufgebaut werden – der Raum bedarf ist gering. Man benötigt allerdings vor allem eines: aktive und begeisterte Einwohner!

Damit die Idee auch in anderen Dörfern funktioniert, ...
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.