Início

Questões de Concursos VUNESP

Resolva questões de VUNESP comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2741Q2862 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Soldado PM voluntário, Polícia Militar SP, VUNESP

Os debates sobre o novo Código no Congresso Nacional têm ocupado manchetes de jornais e revistas neste ano de 2011. Trata-se do novo Código
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2742Q692775 | Português, Interpretação de Textos, Enfermeiro Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

“A saúde não é um brinquedo político, ela deve ser usada para promover o bem-estar e a qualidade de vida. E isso só vai acontecer quando nos comprometermos a fazer da atenção primária à saúde a base da assistência universal.” A afirmação é do diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante a assinatura nesta quinta (25/10/2018) de um acordo internacional em Astana, capital do Cazaquistão, em que 194 países membros da OMS, incluindo o Brasil, comprometeram-se a fortalecer a atenção primária. Chamado de “Declaração de Astana”, o acordo também comemora o 40o aniversário da histórica Declaração de Alma Alta, que exortou o mundo a fazer dos cuidados primários de saúde o pilar da cobertura universal de saúde em 1978. Ocorre que, embora nos últimos 40 anos a expectativa de vida tenha aumentado e a mortalidade infantil, caído pela metade, por exemplo, o progresso em saúde tem sido desigual e injusto entre países e dentro dos países. “Devemos reconhecer que não alcançamos esse objetivo [saúde para todos]. Em vez de saúde para todos, conseguimos saúde para alguns. Temos ficado muito focados em combater doenças específicas, muito focados no tratamento, em detrimento da prevenção de doenças”, disse Ghebreyesus. 
Quase metade da população mundial não tem acesso a serviços essenciais de saúde e, segundo a OMS, 100 milhões de pessoas são empurradas para a pobreza a cada ano por causa de gastos catastróficos em saúde. A atenção primária à saúde pode fornecer de 80% a 90% das necessidades de saúde de uma pessoa durante sua vida. 
A Declaração de Astana aponta a necessidade de uma ação multissetorial que inclua tecnologia, conhecimento científico e tradicional, juntamente com profissionais de saúde bem treinados e remunerados, e participação das pessoas e da comunidade para que seja alcançada a tão sonhada saúde para todos com qualidade. (Cláudia Collucci, Saúde não é brinquedo político, diz diretor da OMS. Em: Folha de S.Paulo, 25.10.2018. Adaptado) 
De acordo com Tedros Adhanom Ghebreyesus, a universalização da saúde
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2743Q672493 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Crítico Analítico, Cabo da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2020

Se a temperatura cair, então precisarei me agasalhar. Se me agasalhar, então não poderei correr. Se puder correr, então não chegarei tarde. A temperatura caiu. Desse modo, é correto concluir que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2744Q596975 | Português, Crase, Aluno Oficial PM, Polícia Militar SP, VUNESP, 2019

O sinal indicativo de crase está empregado corretamente em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2745Q551088 | Informática, Windows, Agente de Telecomunicações Policial, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

Um usuário de um computador com o sistema Windows acessou uma pasta de nome A de sua propriedade, que possuía diversos arquivos, e tentou renomeá-la para A.old. Porém, ele não teve sucesso, sendo exibida uma mensagem informando que a ação não poderia ser concluída. Uma possível razão para esse fato é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2746Q483734 | Geografia, Cartografia, VUNESP

A principal função da projeção cartográfica é estabelecer uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2747Q476418 | Farmácia, Controle Microbiológico, Farmácia, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Em relação ao controle microbiológico dos medicamentos, pode-se afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2748Q460137 | Direito Penal, Falsidade de Títulos e Outros Papéis Públicos, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

O crime denominado ?petrechos de falsificação? (CP, art. 294) tem a pena aumentada, de acordo com o art. 295 do CP, se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2749Q412482 | Direito Administrativo, Figuras da Reforma Administrativa e Terceiro Setor, Investigador de Polícia, Polícia Civil BA, VUNESP, 2018

Assinale a alternativa que corretamente discorre sobre a Organização Administrativa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2750Q333818 | Matemática, Aritmética e Algebra, Analista de Suporte Administrativo I, PROCON SP, VUNESP

Em uma loja, 2 funcionários montam 14 armários em 7 dias. Para montar 20 desses armários no prazo de 8 dias, considerando o mesmo desempenho dos funcionários, será necessário que o número mínimo de funcionários seja de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2751Q205564 | Conhecimentos Específicos, Legislação dos Tribunais de Justiça, Escrevente Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Excetuados os casos especiais, decididos pelo juiz, os autos de processos não poderão exceder-se de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2752Q204320 | Português, Interpretação de Textos, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil SP, VUNESP, 2018

Texto associado.

      As crianças e os adolescentes estão vivendo boa parte de seu tempo no mundo virtual, principalmente por meio de seus aparelhos celulares. Em relatório divulgado em dezembro de 2017, o UNICEF usou a expressão “cultura do quarto” para indicar um dos efeitos desse fenômeno. Os mais novos têm escolhido o isolamento do espaço privado em detrimento do uso do espaço público para se dedicarem à imersão nas redes.

      Você certamente já viu agrupamentos de adolescentes que interagiam mais com seu celular do que uns com os outros, não é? Pois bem: esse comportamento gera consequências, sendo que algumas delas não colaboram para o bom desenvolvimento dos mais novos. Como eles aprendem a se relacionar, por exemplo? Relacionando-se com seus pares! Acontece que o relacionamento no mundo virtual é radicalmente diferente daquele que ocorre na vida real, o que nos faz levantar a hipótese de que eles têm se desenvolvido com deficit no processo de socialização.

      E como se aprenderia a ter – e a proteger – privacidade? Primeiramente sabendo a diferença entre intimidade e convívio social. Explorar o mundo social simultaneamente ao real cria uma grande dificuldade nessa diferenciação. Não é à toa que já se expôs na rede a privacidade de tantas crianças e jovens, com grande prejuízo pessoal!

(Rosely Sayão, As crianças e as tecnologias. Veja, 28-02-2018. Adaptado)

É correto afirmar que a expressão “cultura do quarto”, utilizada no relatório do UNICEF, exprime a ideia de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2753Q162199 | Biologia, Atendente de Necrotério Policial, Polícia Civil SP, VUNESP

Os fungos são seres vivos que podem ser encontrados em todos os ambientes. Entre os benefícios e prejuízos que eles podem trazer ao homem estão como exemplos, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2754Q27814 | Português, Servente, Câmara de Jaboticabal SP, VUNESP

Texto associado.
Mentem como respiram

    Conheço inúmeras pessoas que mentem. Para falar a verdade, mente-se por qualquer motivo: as pessoas ficam com vergonha quando estão doentes e dizem que estão ótimas; comentam que a amiga está bem vestida, quando acham um horror; elogiam alguém que emagreceu, para comentar nas costas que continua gordíssima. Eu mesmo minto: digo que vou viajar ou reclamo que não me sinto bem e fujo de um compromisso; finjo para mim mesmo que, no próximo mês, começo um regime e perderei a barriga.
    Ultimamente, tento parar com isso. Se me convidam, digo que não posso. Se vou a uma peça de teatro e não gosto, digo que não gostei. Sempre dá errado, a pessoa preferia uma mentira. A franqueza, descobri, é muito malvista. Até considerada falta de educação.
    Quantas mães e avós são assassinadas por empregados que querem faltar ao trabalho? Outros dizem que estão doentes. E por aí vai. A psicologia forjou um termo para designar aquele que faz da mentira um hábito: síndrome de Münchausen. Os mentirosos inventaram outro: “mentira branca", aquela que não prejudica ninguém. Para mim, não existe a tal “mentira branca". Tem gente que mente como respira. Mentira é mentira, e a tal “mentira branca" é só uma mentira a mais.

(Walcyr Carrasco. http://epoca.globo.com. Adaptado)
De acordo com o texto, as pessoas mentem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2755Q27752 | Direito do Trabalho, Agente Administrativo, Câmara de Jaboticabal SP, VUNESP

Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do enunciado.

O afastamento por licença-maternidade, de 120 dias, pode ser iniciado até _____ dias antes do parto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2756Q27428 | Conhecimentos Específicos, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Motorista, Câmara de Itatiba SP, VUNESP

A velocidade máxima permitida para a via será indicada por meio de sinalização, obedecidas suas características técnicas e as condições de trânsito.

Sendo assim, quando estiver trafegando por uma via coletora, um condutor não poderá ultrapassar a velocidade máxima de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2757Q18067 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Atualidades, Tecnólogo de Administração, Polícia Militar SP, VUNESP

Sobre a série de manifestações sociais iniciadas no ano de 2013 no Brasil, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2758Q14933 | Arquitetura, Arquiteto Urbanista, SPTRANS, VUNESP

Em projetos hidráulicos, a ventilação das instalações prediais de esgoto primário deve ser conectada à tubulação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2759Q14063 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Direito da Criança e do Adolescente, Agente de Segurança Escolar, Prefeitura de Suzano SP, VUNESP

Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, os dirigentes de escola de ensino fundamental devem comunicar ao Conselho Tutelar da Região os casos de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2760Q8650 | Matemática, Analista Administrativo, Fundação Casa, VUNESP

Para a preparação de eventos e festividades na Fundação CASA, organizam-se reuniões. Sobre uma dessas reuniões, contendo 15 pessoas, é correto afirmar que, necessariamente, há
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.